Tudo sobre lajes alveolares
Lajes de piso são um tipo de estrutura de concreto armado, que encontra sua aplicação durante a construção de uma casa particular ou instalação industrial. Eles são usados para separar o número de andares de caixas subterrâneas e acima do solo de edifícios residenciais, edifícios públicos e industriais. Essas estruturas são caracterizadas por um grande número de vantagens, entre as quais se destacam a alta capacidade de carga e o baixo custo.
Peculiaridades
A laje alveolar é feita de concreto resistente combinado com reforço de aço de alta qualidade que pode ser protendido. Este projeto tem a forma de um retângulo, é equipado com câmaras de ar redondas. Esta característica determina a leveza das lajes alveolares, para que possam reduzir a carga geral na fundação e nas paredes. Movê-los com a técnica não causa desconforto, pois existem laços especiais para isso.
A construção de lajes ocas é mais leve do que a de lajes maciças, mas ao mesmo tempo sua resistência e confiabilidade são de alto nível. A presença de cavidades de ar neste produto contribui para o isolamento térmico e acústico. A produção de placas deste tipo é realizada de duas formas:
- sem cofragem, que envolve o uso de compactadores vibratórios;
- vazamento de fôrmas metálicas estacionárias com uma mistura de concreto, após o que a estrutura vazada é enviada para compactação por vibração e tratamento térmico.
Devido à presença de cavidades em forma de cilindro, as seguintes capacidades operacionais das placas são aprimoradas:
- força aumentada;
- melhor isolamento térmico;
- facilitar o procedimento para estabelecer comunicações por engenheiros;
- reduzindo a influência de sons externos.
Vantagens e desvantagens
Quando uma estrutura está sendo construída, você deseja economizar não apenas finanças, mas também seu tempo, ao mesmo tempo que mantém a qualidade da estrutura. Para que a estrutura seja confiável e segura, você não deve economizar em materiais. A melhor opção para lajes de piso são as estruturas ocas, que se caracterizam pelas seguintes vantagens:
- força, segurança e longa vida útil;
- resistência à umidade e líquidos;
- resistência ao fogo até 3 horas;
- simplicidade e rapidez de instalação;
- a possibilidade de utilizá-lo como opção de parede de suporte.
Se compararmos lajes maciças e lajes ocas, então as últimas apresentam as seguintes vantagens:
- alto nível de isolamento térmico e acústico devido à presença de ar no interior;
- simplicidade de comunicação e, consequentemente, redução do tempo de acabamento dos processos;
- a possibilidade de uso em zonas sísmicas;
- alto nível de capacidade de carga;
- facilidade de transporte e instalação;
- um aumento do volume útil da estrutura a ser erguida;
- o piso pode ser carregado imediatamente após a instalação sem contrapisos de concreto;
- baixo custo, que se baseia no baixo consumo de concreto e armadura.
Praticamente não há desvantagens de estruturas de piso oco, mas as seguintes características ainda podem ser atribuídas às desvantagens:
- disponibilidade limitada, que reside no fato de hoje um pequeno número de empresas se dedicar à sua produção;
- ao instalar placas deste tipo, é necessário o uso de equipamentos pesados especiais.
Especificações
Seu preço dependerá do tamanho da laje alveolar, além disso, são levados em consideração os parâmetros de comprimento, largura, peso.
Estruturas deste tipo podem ser caracterizadas pelas seguintes dimensões:
- comprimento da laje - 1,68-12 m;
- largura - 0,98-1,48 m;
- espessura da estrutura - 22 cm;
- o diâmetro do plano do cilindro - 11,4-15,9 cm;
- classe de concreto - M200-M400;
- a quantidade de concreto e armadura usada na produção de futuras fundações de piso;
- peso - 0,75-5 toneladas;
- o indicador dos esforços calculados - 800 kg / cm2.
Vale lembrar que durante a produção de uma laje com vazios, a tecnologia de sua fabricação deve ser plenamente observada. Só assim pode ter a certeza da fiabilidade dos produtos com que é formada a base intermédia.
Variedades de designs.
- PC caracterizado por uma espessura padrão de 22 cm, presença de cavidades passantes de formato cilíndrico. As lajes são feitas de concreto armado, que tem uma classe de pelo menos B15.
- PB - este tipo de produto é obtido por meio de um método sem fôrma por meio de um transportador. Na fabricação dessas estruturas, é utilizado um método especial de reforço, com o seu auxílio, o corte ocorre sem perda de resistência. Como as lajes têm superfície plana, o posterior acabamento de pisos e tetos é mais fácil.
- PNO - um tipo de estrutura leve que é produzida pelo método sem forma. A diferença em relação ao tipo anterior pode ser chamada de espessura menor de 0,16 metros.
- HB - tipo de piso interno, em concreto armado da classe B40, com reforço em uma fileira, que é protendido.
- NVK é um tipo de piso interno que possui duas fileiras de reforço de tensão e espessura de 26,5 centímetros.
Na fabricação de estruturas de piso, as armaduras protendidas são submetidas a esforços de compressão nos pontos onde ocorrerá a maior tensão. Depois de passar por esse tratamento, as estruturas de núcleo oco protendidas tornam-se mais fortes e estáveis. A característica de tais dispositivos contém a designação "placa protendida".
As dimensões padrão de lajes alveolares circulares de 0,22 m de espessura (PC, PB, NV) e 0,16 m (PNO) são caracterizadas por um comprimento de 980-8990 mm, que é registrado na marcação como 10-90. A distância entre dimensões adjacentes é de 10-20 centímetros. A largura de um produto de tamanho normal é 990 (10), 1190 (12), 1490 (15) milímetros. Para que o consumidor não tenha que cortar os produtos, são utilizados elementos adicionais, cuja largura é de 500 (5), 600 (6), 800 (8), 900 (9), 940 (9) milímetros.
Os PBs são caracterizados por um comprimento de até 12 metros. Se este número for maior que 9 metros, então a espessura deve corresponder a 22 centímetros, ou a capacidade de carga da laje será menor. Os produtos da série NVK, NVKU, 4NVK podem ser caracterizados por dimensões que não se enquadram no padrão. A distância entre os vazios da laje é atribuída usando os parâmetros do equipamento que são usados na fábrica. De acordo com o GOST, a distância deve ser menor do que os seguintes indicadores:
- para placas 1PK, 1PKT, 1PKK, 2PK, 2PKT, 2PKK, 3PK, 3PKT, 3PKK e 4PK - 185;
- para estruturas do tipo 5PK - 235 milímetros;
- 6PC - 233 mm;
- 7PC - 139 mm.
O número ideal de vazios neste projeto é de 6 peças.
Marcando
Cada tipo de laje alveolar é dotada de marcações que atendem aos padrões de qualidade. Graças a isso, o cliente e o designer podem determinar os parâmetros necessários. No final da estrutura, o consumidor pode ver a marcação, a data de fabricação, o peso e o carimbo da OTK.
Na marcação padrão, existem várias letras que designam a série, assim como 3 grupos de números que determinam as dimensões, a capacidade de carga. Ambos os grupos têm a forma de dois números, que são considerados indicativos do comprimento, bem como da largura em decímetros. Esses indicadores são arredondados para números inteiros. O último grupo é apresentado na forma de uma única figura, ele determina a uniformidade da distribuição das cargas em kPa.
Este indicador também é arredondado.
Exemplo de marcação: PK 23-5-8.A sua descodificação é a seguinte: a placa tem vazios redondos, é caracterizada por um comprimento de 2280, largura de 490 milímetros, enquanto a estrutura tem uma capacidade de carga de 7,85 kPa. Existem esses tipos de produtos que são equipados com marcações, complementadas por designações latinas, que determinam os tipos de hastes. Um dos exemplos de marcação: PK 80-15-12,5 significa que o quadro foi feito de armadura de tensão. Como complemento, as seguintes designações estão disponíveis em estruturas ocas:
- t - concreto pesado;
- a - a presença de inserções para o selo;
- e - formação pelo método de extrusão.
Que tipo de carga eles podem suportar?
A capacidade de carga das lajes é determinada por uma norma que regulamenta a observância da fabricação de acordo com a tecnologia aplicada no momento de sua produção. O cálculo da carga máxima admissível dos elementos de concreto armado é necessário para descobrir qual o indicador que a estrutura suportará e, assim, evitar sua destruição. A carga em uma estrutura de piso oco pode ser estatística e dinâmica. O primeiro inclui os elementos que estão localizados ou fixados na placa. Tudo o que se move ao redor da estrutura é considerado dinâmico.
As cargas também podem ser distribuídas de maneira uniforme e não uniforme. Por exemplo, para um edifício onde moram pessoas, é calculada uma carga uniformemente distribuída, que é determinada em Newtons por metro ou kg / cm. Uma laje comum com vazios é calculada de acordo com a carga distribuída, que é de 400 kg por m2. A este indicador é necessário adicionar a massa da estrutura, que é de cerca de 2,5 centavos, e as betonilhas e cerâmicas, que pesam cerca de 1 centavo. A massa calculada deve ser multiplicada pelo fator de segurança (1,2). Como resultado, sai 900 kg / m2. Existem também documentos especialmente desenvolvidos que permitem calcular com precisão a carga em uma laje de concreto armado que possui armadura.
Para calcular a carga ideal, é necessário saber o peso de todos os elementos que afetarão seu efeito., nomeadamente, betonilhas de cimento-areia, divisórias de betão gesso, pavimentos e massas de isolamento térmico. Depois de somar todos os indicadores anteriores, é necessário dividir o número pelo número de painéis que estarão presentes no edifício. Da mesma forma, você pode calcular a carga final máxima em cada uma das estruturas ocas.
Muitos painéis disponíveis no mercado têm uma capacidade de carga padrão de 800 kg / m2.
Regras de instalação
Para realizar uma instalação confiável de lajes alveolares, vale a pena seguir rigorosamente todas as regras. Se a área de apoio for insuficiente, as paredes podem deformar-se e, numa situação de excesso de área, é possível um aumento da condutividade térmica. Na instalação de lajes deste tipo, é importante levar em consideração a profundidade máxima de apoio:
- para uma estrutura de tijolo - 9 centímetros;
- para concreto aerado e concreto espumoso - 15 centímetros;
- para estruturas de aço - 7,5 centímetros.
Neste processo, deve-se ter em mente que a profundidade de embutimento do painel na parede não deve ser superior a 16 cm para uma construção de bloco leve e tijolo, bem como 12 cm para uma estrutura de concreto e concreto armado .
Antes de iniciar a instalação das lajes, os vazios marginais devem ser selados com uma mistura de concreto leve até a profundidade de 0,12 metros.
Não é altamente recomendável instalar placas sem usar argamassa. Uma camada de solução de pelo menos 2 milímetros é colocada na superfície de trabalho. Graças a esta medida, a carga na parede é transferida uniformemente. Ao equipar as lajes em uma parede frágil, é necessário fazer um procedimento de reforço, graças ao qual não haverá flexão dos blocos. Para reduzir a condutividade térmica das lajes, vale a pena isolar a estrutura pelo lado de fora.
Na compra de painéis de piso oco, deve-se atentar para a qualidade, estética e disponibilidade de certificados, pois deles dependerá a segurança. A utilização de lajes alveolares proporciona um baixo carregamento em todo o perímetro da estrutura, garante elevada resistência e fiabilidade da estrutura.
Este tipo de estrutura contribui para um calado menor do edifício do que quando se utilizam opções encorpadas, além disso, o preço por elas é aceitável.
Você pode aprender como colocar lajes de piso corretamente no vídeo abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.