Colocação de lajes de piso: requisitos técnicos

Contente
  1. Peculiaridades
  2. Preparação
  3. Montagem
  4. Ancoragem
  5. Engenharia segura
  6. Possíveis problemas

Durante a construção de qualquer estrutura, os pisos são usados ​​para garantir a resistência da estrutura, para dar rigidez a edifícios de vários níveis. Os construtores geralmente usam três métodos principais de instalação. A instalação deve ser realizada por profissionais experientes com os conhecimentos necessários na área da construção.

Peculiaridades

Conforme já mencionado acima, as mais confiáveis ​​são três opções para a construção de pisos:

  • instalação de lajes monolíticas de concreto armado;
  • instalação de placas convencionais;
  • colocação de vigas de madeira.

    Deve-se notar que todos os pisos diferem em forma, estrutura e características técnicas. A forma das lajes de concreto pode ser plana ou nervurada. Os primeiros, por sua vez, são subdivididos em monolíticos e vazios.

    Na construção de edifícios residenciais, os tetos ocos de concreto são os mais utilizados, por serem mais baratos, mais leves e caracterizados por um índice de isolamento acústico superior ao dos monolíticos. Além disso, os orifícios internos são usados ​​para rotear várias redes de comunicação.

    Durante a construção é extremamente importante, já na fase de projeto, determinar a escolha do tipo de pavimento, tendo em conta todos os fatores técnicos.

    Cada fabricante produz placas com uma determinada nomenclatura, sua quantidade é limitada. Portanto, mudar o material durante o processo de instalação é extremamente imprudente e caro.

    Na utilização das lajes, algumas regras devem ser observadas no canteiro de obras.

    1. É melhor armazenar os pisos adquiridos em um local especialmente designado para esses fins. Sua superfície deve ser plana. A primeira laje deve ser assentada sobre suportes de madeira - barras com 5 a 10 cm de espessura, de forma a não entrar em contacto com o solo. Entre os produtos subsequentes, há blocos suficientes com 2,5 cm de altura, que são colocados apenas nas bordas, não sendo necessário fazer no meio. A pilha não deve exceder 2,5 metros por razões de segurança.
    2. Se estiver planejado o uso de vigas longas e pesadas durante a construção, você deve cuidar do equipamento auxiliar de construção com antecedência.
    3. Todos os trabalhos devem ser executados de acordo com o projeto, que deve ser elaborado tendo em conta os requisitos do SNiP.
    4. A instalação é permitida apenas por trabalhadores adultos que tenham permissão e os documentos relevantes que comprovem suas qualificações.
    5. Ao instalar pisos de estruturas de vários níveis, as condições climáticas devem ser levadas em consideração. As normas SNiP regulam a velocidade do vento e a limitação de visibilidade.

    Preparação

    Qualquer construção tem projeto próprio, que se baseia em diversos documentos normativos. As principais seções do projeto.

    • Plano de orçamentodescrevendo todos os custos e prazos.
    • Encaminhamento com a indicação de todos os processos da instalação, a descrição da complexidade de cada etapa e os requisitos para os recursos utilizados. Deve fornecer instruções para a execução de tarefas específicas, indicando métodos eficazes de trabalho, bem como o cumprimento das medidas de segurança. O mapa é o principal ato normativo de qualquer projeto.
    • Esquema executivo. Sua amostra é regulamentada pelo GOST. Ele contém informações sobre a execução real do trabalho de design. Inclui todas as alterações feitas no projeto durante a construção, bem como acordos com empreiteiros para a instalação.O diagrama reflete o quão corretamente a estrutura foi erguida, se atende aos padrões aceitos (GESN, GOST, SNiP), se as medidas de segurança foram seguidas, etc.

      Antes de assentar os pisos, deve-se realizar o nivelamento, ou seja, verificar se o plano horizontal do mancal é o ideal. Para fazer isso, use um nível ou nível hidráulico. Os profissionais às vezes usam a opção de nível de laser.

      A diferença de acordo com SNiP não é mais do que 5-10 mm. Para o nivelamento, basta colocar um longo bloco nas paredes opostas, sobre as quais está instalado o medidor. Isso define a precisão horizontal. Da mesma forma, você deve fazer medições da altura nos cantos. Os valores obtidos são escritos diretamente nas paredes com giz ou hidrocor. Depois de identificar os pontos mais extremos acima e abaixo, o nivelamento é feito com cimento.

      Antes da instalação das lajes, é executada a cofragem. Você pode fazer isso sozinho ou usar a versão de fábrica. A fôrma comprada pronta possui instruções detalhadas que descrevem todo o processo de instalação, até o ajuste de altura.

      Na montagem de pisos de madeira, não é necessária fôrma, pois há suportes disponíveis suficientes.

      Se as paredes forem erguidas com materiais de silicato de gás ou espuma de concreto, elas devem ser reforçadas adicionalmente antes de instalar os tetos. Para tal, utiliza-se uma cinta ou cofragem reforçada. Se a estrutura for de tijolos, a última linha antes da sobreposição deve ser feita com uma extremidade.

      Em preparação para o trabalho de construção e instalação os componentes da argamassa devem ser preparados com antecedência - cimento com areia e água. Você também precisará de argila expandida ou pedra triturada, que preenche os buracos antes do desbaste.

      Em tectos vazados, de acordo com SNiP, é imprescindível vedar os orifícios na parte lateral da parede exterior. Isso é feito para excluir seu congelamento. Também é prescrito o fechamento de aberturas por dentro, a partir do terceiro andar e abaixo, garantindo assim a robustez da estrutura. Recentemente, os fabricantes têm produzido produtos com vazios já preenchidos.

      Se for necessário equipamento de elevação para a construção, então, na fase preparatória, é necessário providenciar um local especial para ele. O solo deve ser compactado para evitar derramamento. Às vezes, os construtores colocam lajes sob o guindaste.

        Antes de iniciar a instalação, os pisos devem ser limpos de sujeira, especialmente se permanecerem vestígios de concreto velho. Se isso não for feito, a qualidade da instalação será prejudicada.

        Na fase preparatória, a impermeabilização da fundação é verificada quanto a quebras e defeitos.

        Montagem

        Serão necessárias três pessoas para instalar as placas: a primeira empenha-se em pendurar a peça na grua, as outras duas instalam-na no lugar. Às vezes, em grandes construções, uma quarta pessoa é usada para corrigir o trabalho do operador do guindaste lateralmente.

        As obras de instalação das lajes são realizadas de acordo com a tecnologia regulamentada pelas normas SNiP, bem como de acordo com o desenho e layout acordados em projeto.

        A espessura da partição é calculada dependendo da carga projetada. Se forem utilizadas lajes de concreto armado, elas devem ter pelo menos 10 centímetros de largura, para opções nervuradas - a partir de 29 cm.

        A mistura de concreto é preparada imediatamente antes da instalação. É melhor encomendá-lo a firmas especializadas para que tenha força de marca. A taxa de consumo da solução é determinada na taxa de 2-6 baldes para colocar um prato.

        A instalação é iniciada a partir da parede, onde é colocada sobre um suporte de tijolo ou bloco uma mistura de cimento-areia com 2 cm de espessura, cuja consistência deve ser tal que, após a instalação do pavimento, não seja espremida completamente.

        Para colocar a laje de forma correta e precisa, ela não precisa ser imediatamente desconectada das lingas do guindaste. Para começar, com as suspensões tensionadas, a sobreposição é nivelada, após o que é completamente rebaixada.Em seguida, os construtores verificam a diferença de altura usando um nível. Se não foi possível obter uma certa uniformidade, será necessário elevar novamente a laje e ajustar a altura da solução de concreto.

        Especialistas alertam que É melhor instalar lajes alveolares em dois lados curtos. Além disso, você não deve sobrepor vários vãos com uma sobreposição, pois ela pode estourar em um lugar inesperado. Se, no entanto, uma placa para 2 vãos é fornecida no esquema, então várias passagens com uma retificadora devem ser feitas nos lugares dos jumpers. Ou seja, é feita uma incisão na superfície superior acima da partição central. Isso garante a direção da rachadura no caso de uma futura divisão.

        Os tetos pré-fabricados monolíticos ou vazados têm um comprimento padrão. Às vezes, outras dimensões são necessárias para a construção, por isso são divididas por uma serra com um disco de diamante. É importante lembrar que não é possível o corte longitudinal de lajes vazadas e lisas, o que se deve à localização da armadura nas zonas de apoio. Mas os monólitos podem ser divididos em qualquer direção. Cortar um bloco de concreto monolítico pode exigir o uso de cortadores de vergalhão e uma marreta.

        Primeiro, você precisa fazer um corte na superfície superior ao longo da linha marcada. Em seguida, a marreta rompe o concreto na área dos vazios e quebra a parte inferior da laje. Durante o trabalho, um forro especial é colocado sob a linha de corte e, em seguida, a uma certa profundidade do furo feito, ocorrerá uma ruptura com o próprio peso. Se a peça for cortada ao longo, é melhor fazer isso ao longo do furo. As barras de reforço internas são cortadas com uma ferramenta de gás ou soldagem de segurança.

        Os profissionais aconselham não cortar o vergalhão com uma trituradora até o final, é melhor deixar alguns milímetros e quebrá-los com um pé de cabra ou uma marreta, caso contrário o disco pode emperrar e quebrar.

        Nenhum fabricante se responsabiliza pela placa picada, pois este procedimento viola sua integridade e, portanto, características técnicas. Portanto, durante a instalação, é ainda melhor evitar o corte e usar peças inteiras.

        Se a largura da laje não for suficiente, propõe-se a realização de betonilhas monolíticas. Abaixo, sob duas lajes adjacentes, é instalada uma fôrma de compensado. Nele é colocado um reforço em forma de U, a base do qual se encontra em um recesso e as extremidades vão para os tetos. A estrutura é preenchida com concreto. Após a secagem, é feita uma betonilha geral no topo.

        Terminada a instalação do forro, inicia-se o processo de assentamento da armadura. A ancoragem é fornecida para fixar as lajes e dar rigidez a toda a estrutura.

        Ancoragem

        O procedimento de ancoragem é realizado após a instalação da laje. As âncoras prendem as lajes às paredes e umas às outras. Esta tecnologia ajuda a aumentar a rigidez e resistência da estrutura. Os fixadores são feitos de ligas metálicas, geralmente de aço galvanizado ou inoxidável.

        Os métodos de conexões entre pisos dependem da presença de dobradiças especiais.

        Para pendurar elementos de alta densidade, são utilizadas fixações com a forma da letra "G". Eles têm um comprimento de curvatura de 30 a 40 centímetros. Essas peças são instaladas a 3 metros de distância. As lajes adjacentes são fixadas de forma transversal, as extremas - de forma diagonal.

        O procedimento de ancoragem é o seguinte:

        • os fechos são dobrados de um lado sob a saliência na placa;
        • as âncoras adjacentes são puxadas juntas até o limite, após o que são soldadas ao laço de montagem;
        • as costuras interpainéis são fechadas com argamassa.

          Com produtos ocos, a lingagem é executada da mesma forma, mas adicionalmente uma linha de concreto armado é colocada ao longo do perímetro. É chamado de anular. O fixador é uma moldura com reforço derramado com concreto. Além disso, protege os tetos nas paredes.

          A ancoragem pode ser feita por dois trabalhadores.

          Engenharia segura

          Ao realizar os trabalhos de instalação e preparação, certas regras de segurança devem ser observadas para evitar acidentes. Eles são especificados em todos os regulamentos de construção.

          Todas as medidas preparatórias e organizacionais no campo da construção são descritas no SNiP. Entre os principais estão os seguintes.

          1. Todos os funcionários devem ter as licenças necessárias e outros documentos que lhes permitam exercer tais atividades. O pessoal de engenharia e técnico deve instruir e se familiarizar com as precauções de segurança. Operadores de guindastes e soldadores são obrigados a ter treinamento especial, comprovado por certificados.
          2. O local da construção deve ser cercado para evitar mal-entendidos e lesões.
          3. O projeto deve obter todas as licenças e aprovações de órgãos reguladores do governo e outras organizações de auditoria. Estes incluem, em particular, topógrafos, bombeiros, supervisão técnica, serviços cadastrais, etc.
          4. A construção dos pisos superiores de um edifício de vários pisos só é possível após a instalação completa dos pisos inferiores, devendo as estruturas estar concluídas e rigidamente fixadas.
          5. Caso não seja possível dar sinais visuais ao operador da grua (por exemplo, durante a construção de grandes objetos), deve-se instalar um sistema de alarme sonoro e luminoso, comunicação por rádio ou telefone.
          6. Os pisos são limpos antes de serem içados para o local.
          7. A instalação é necessária de acordo com o esquema de layout estabelecido.
          8. Na ausência de laços de montagem, a peça não participa do levantamento. Eles são rejeitados ou usados ​​para outros trabalhos que não requerem seu transporte.
          9. As peças pré-fabricadas devem ser armazenadas separadamente.
          10. Na construção de estruturas de vários andares, as regras para trabalhos em altura são obrigatórias.
          11. É estritamente proibido permanecer sobre o fogão no momento do transporte.
          12. Fornecer equipamentos de proteção individual aos funcionários é responsabilidade do empregador. Você não pode estar no local sem um capacete.
          13. A remoção dos produtos das lingas só é possível depois de fixá-los firmemente na superfície de trabalho.

            Estas são apenas regras básicas. O SNiP oferece muito mais condições para o desempenho seguro das obras de construção durante o assentamento de pisos.

            Vale destacar que a construção de estruturas se refere a uma atividade com alto grau de periculosidade. Portanto, apenas a estrita observância das regras de segurança é a chave para salvar a vida dos trabalhadores durante a construção de um edifício e de seus proprietários no futuro.

            Possíveis problemas

            Na montagem da estrutura, são possíveis situações imprevistas de vários níveis de complexidade.

            Por exemplo, uma das lajes de concreto pode rachar. Deve ser lembrado que ao construir edifícios com vários apartamentos, é necessário estabelecer uma certa margem na estimativa. Além disso, é necessário seguir as regras de armazenamento e descarga de produtos para evitar tais transtornos.

            Se a sobreposição estourou, além de substituí-la, os profissionais oferecem várias soluções.

            1. A laje deformada deve ser suportada por 3 paredes de suporte. Também deve ser colocado sobre um dos apoios de capitel em pelo menos 1 decímetro.
            2. O material de ruptura pode ser usado em locais onde uma partição adicional de tijolo é planejada a partir de baixo. Ela desempenhará a função de rede de segurança.
            3. Essas lajes são mais bem utilizadas em locais com menos estresse, como pisos de sótão.
            4. Você pode fortalecer a estrutura com uma mesa de concreto armado.
            5. Rachaduras em lajes ocas são derramadas com concreto. Os especialistas aconselham não usá-los em locais onde uma carga pesada é planejada.

            Em caso de deformação severa, faz sentido cortar a sobreposição e usá-la onde peças curtas são necessárias.

            Em vigas de madeira, os possíveis defeitos são várias lascas, madeira podre, aparência de mofo, mofo ou insetos.Em cada caso individual, você deve inspecionar cuidadosamente a peça para seu uso como uma sobreposição. Em qualquer caso, muitos problemas podem ser evitados com o armazenamento adequado do material, seu processamento preventivo e inspeção cuidadosa no momento da compra.

            Para vigas de metal, a deflexão é o problema mais significativo. Nesse caso, você precisa fazer cálculos adicionais, com foco no SNiP. Se não for possível alinhar o piso ao nível necessário, a viga deverá ser substituída.

            Como colocar lajes, veja abaixo.

            sem comentários

            O comentário foi enviado com sucesso.

            Cozinha

            Quarto

            Mobiliário