Pisos monolíticos pré-fabricados: características, tipos e instalação
Os tetos usados em edifícios baixos e de vários andares devem atender a requisitos muito sérios. Talvez a melhor opção em muitos casos seja uma solução pré-moldada monolítica, cuja história foi interrompida de forma irracional em meados do século XX. Hoje está ganhando popularidade novamente e merece um estudo cuidadoso.
Vantagens e desvantagens
Por sua natureza, um piso monolítico pré-moldado é formado por uma estrutura de bloco de viga. No caso de execução competente da obra e tendo em conta todas as subtilezas, a estrutura pode atingir uma resistência muito elevada. A vantagem mais importante é o aumento da resistência ao fogo, uma vez que a presença de peças de madeira é excluída. As vantagens adicionais do bloco monolítico pré-moldado são:
- ausência de costuras durante a instalação e vazamento;
- nivelamento máximo de pisos e tetos;
- adequação para o arranjo de vãos entre pisos;
- adequação para organizar sótãos e caves;
- não há necessidade de usar equipamentos de construção poderosos;
- eliminação da necessidade de isolamento reforçado;
- redução dos custos de construção;
- a possibilidade de dispensar várias camadas de betonilha, colocando os revestimentos de pisos diretamente nas estruturas sobrepostas;
- conveniência máxima de estabelecer comunicações elétricas e de dutos;
- excelente compatibilidade com paredes de formas geométricas bizarras;
- a capacidade de ajustar os produtos às dimensões exigidas diretamente nos canteiros de obras.
As estruturas monolíticas pré-fabricadas são frequentemente utilizadas no processo de trabalho de reconstrução sem desmontar o telhado. É fácil comprar blocos de diferentes formas e outros componentes em uma forma totalmente acabada.
Entre as desvantagens, é importante notar que piso monolítico pré-fabricado ainda é mais difícil de fazer do que uma estrutura puramente de madeira... E os custos estão crescendo; no entanto, as vantagens técnicas geralmente superam.
Tipos
Na maioria dos casos, os pisos pré-moldados monolíticos são formados na forma de lajes de espuma de concreto. A diferença de outras estruturas é que os guindastes são necessários apenas no processo de levantamento e colocação de blocos em uma parede ou em uma barra transversal. Além disso, quaisquer manipulações são realizadas manualmente. Os blocos funcionam como uma espécie de cofragem não removível. Desta forma, uma placa de construção muito resistente pode ser formada.
A execução sem equipamento também se tornou bastante difundida.
Importante: nesta versão, as placas são dispostas somente quando os capitéis são reforçados de acordo com o projeto. Ao calcular para operação, assume-se que a estrutura será usada de acordo com um esquema monolítico. As cargas resultantes são selecionadas e avaliadas de acordo.
Também merecem atenção os tetos monolíticos pré-fabricados com elementos de viga de concreto armado com um tipo de barra transversal oculta. Esses sistemas de construção surgiram há relativamente pouco tempo.
De acordo com seus desenvolvedores, é possível reduzir significativamente os custos de mão de obra na execução de trabalhos de construção e instalação. Isto é conseguido devido ao máximo envolvimento no processo dos equipamentos instalados nas empresas industriais. Além disso, o revestimento da barra transversal dentro da laje contribui para uma melhor percepção estética da estrutura.
As juntas são feitas de acordo com o esquema de monólito rígido; a tecnologia é bem desenvolvida e permite fazer essas juntas de forma confiável nas condições do canteiro de obras.
Os próprios pisos são formados por lajes contendo um grande número de vazios. As travessas internas têm duas funções: algumas suportam a carga do rolamento, outras atuam como uma espécie de conexões mecânicas. As colunas são unidas em altura usando o método de plug-in. No interior das colunas existem os chamados vãos de concreto. As barras transversais também atuam como uma espécie de cofragem fixa.
Não é difícil de entender na maioria dos casos, piso pré-moldado monolítico refere-se aos tipos de estruturas de concreto... Mas pode ser usado não apenas em prédios residenciais. Existe uma grande experiência na sua utilização em casas de madeira.
As vigas modernas são fáceis de cortar em um tronco, em vigas e em painéis do formato SIP. Além disso, se você também aplicar meios para proteção hidráulica penetrante, mesmo a ruptura do tubo será praticamente segura.
É importante ressaltar que não há problemas associados à colocação de ladrilhos ou à formação de um piso quente. O piso monolítico pré-moldado é muito mais adequado para essas obras do que a solução tradicional feita de madeira. Separe a madeira e o concreto com filme plástico. Alta rigidez espacial garantida. Mas é preciso ter em mente que não existe uma solução ideal para todos os casos, devendo sempre consultar especialistas.
O uso de tetos monolíticos pré-fabricados para edifícios sem moldura merece uma discussão separada. Esta solução tecnológica também pode ser adequada para edifícios baixos. Sem falta, as lajes são apoiadas em armaduras protendidas. Os elementos de centragem têm seção transversal retangular, e no seu interior são previstos canais para a passagem desta armadura. Importante: esses orifícios estão localizados em ângulos retos entre si.
Selos
A experiência dos construtores russos mostra que existem várias marcas de pisos pré-moldados monolíticos em que você pode confiar. Um exemplo marcante são os produtos da empresa polonesa Teriva.
"Teriva"
Os kits de entrega de seus produtos incluem:
- vigas de concreto armado leve (tamanho 0,12x0,04 me peso 13,3 kg);
- estruturas ocas baseadas em concreto de argila expandida (cada estrutura pesando 17,7 kg);
- costelas para maior rigidez e distribuição de carga eficaz;
- correias de reforço;
- concreto monolítico de vários tipos.
Dependendo do modelo específico, uma distribuição de carga uniforme é fornecida no nível de 4, 6 ou 8 kilonewtons por 1 sq. m. A Teriva projeta seus sistemas para construção civil residencial e geral.
"Marko"
Entre as empresas nacionais, a empresa "Marko" merece atenção. A empresa atua na área de lajes pré-moldadas de concreto desde o final dos anos 1980. No momento, 3 tipos principais de estruturas SMP foram criados (na verdade, existem mais deles, mas esses são os mais populares do que outros produtos).
- Modelo "Poliestireno" é considerada a mais leve, o que se consegue com a utilização de concreto especial de poliestireno. Este material permite dispensar o isolamento reforçado e utilizar meios para aumentar o isolamento acústico. Mas é preciso entender que devido ao uso de uma grande fração de filler, a resistência total das estruturas é baixa.
- Modelo "concreto aerado" recomendado para edifícios monolíticos com configuração extremamente complexa. O nível de resistência é 3-4 vezes maior do que os sistemas de concreto de poliestireno.
Para esses e outros tipos, entre em contato com o fabricante para obter mais detalhes.
"Ytong"
É apropriado completar a revisão sobre pisos monolíticos pré-moldados Ytong. Os desenvolvedores garantem que seu produto é perfeito para todos os três segmentos principais da construção - construção de moradias "grandes", desenvolvimento privado e construção de instalações industriais. As vigas leves podem ser feitas de concreto armado ou apenas aço. O reforço livre também é usado para formar uma estrutura espacial.
O comprimento das vigas é selecionado individualmente, de acordo com as necessidades técnicas. O reforço é feito na fábrica, o que permite ter a certeza da sua qualidade.
Ytong domina a produção de vigas para vãos de até 9 m de comprimento. Carga total permitida por 1 sq. m pode ser 450 kg. Juntamente com vigas padrão, o fabricante recomenda o uso de blocos de concreto aerado da marca no formato da letra T.
A seção transversal, mesmo ajustada para concreto monolítico, não ultrapassa 0,25 m de altura. O concreto monolítico acaba sendo uma camada de nivelamento pronta. Peso 1 linear m máximo 19 kg, então a instalação manual das vigas é bem possível. Uma pequena equipe construirá 200 sq. m de sobreposição durante a semana.
Montagem
A instalação do tipo "faça você mesmo" de pisos monolíticos pré-fabricados não é particularmente difícil, mas você deve seguir claramente os requisitos básicos e técnicos.
Em primeiro lugar, é necessário colocar placas com o tamanho de 0,2x0,25 m no interior dos vãos a serem processados, que devem ser apoiadas adicionalmente com racks expansíveis de uma amostra especial. Recomendação: em alguns casos é mais prático realizar este procedimento quando o layout das vigas já estiver concluído. Vigas de concreto armado colocadas no plano longitudinal são separadas por uma distância de 0,62-0,65 m.
Importante: as linhas horizontais das paredes são aconselhadas a limpar bem antes de colocar as vigas. A melhor maneira de colocá-los é usando uma solução de grau M100. Sua espessura pode ser de até 0,015 m, no máximo.
O perímetro da sobreposição criada é geralmente formado por fôrmas de madeira (a menos que a tecnologia forneça uma solução diferente). Os blocos são dispostos em linhas transversais, tentando minimizar as lacunas.
As hastes de reforço são sobrepostas (a partir de 0,15 me mais). Certifique-se de remover toda a poeira e sujeira que apareceu durante o trabalho. Além disso, concreto de granulação fina é derramado de M250 e acima. É regado e cuidadosamente nivelado. Levará cerca de 3 dias para aguardar o endurecimento técnico completo.
Sobre o que são pisos monolíticos pré-fabricados, veja abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.