Pratos PB: variedades, características e propriedades

Contente
  1. O que são e onde são usados?
  2. Visualizações
  3. Peculiaridades
  4. Requerimentos técnicos
  5. Dimensões (editar)
  6. Vantagens e desvantagens
  7. Marcação e decodificação

Na implementação de processos associados à construção de edifícios residenciais e industriais, são utilizados pisos de concreto armado de alta qualidade, montados entre pisos. Nos canteiros de obras, produtos de concreto armado aparentemente idênticos eram empilhados. É difícil para um homem comum ver as discrepâncias entre eles. Apenas os designers e construtores são capazes de separar com segurança os painéis de piso ocos (núcleo oco) PB na aparência de painéis de PC semelhantes.

O que são e onde são usados?

Os painéis de concreto armado PB são amplamente utilizados na construção de empreendimentos industriais, bem como no revestimento de pisos de estruturas e edifícios residenciais com pisos de concreto. A laje de concreto armado PB inclui concreto de alta resistência, cordas de reforço pré-tensionadas, contém vazios ovais e possui buchas nas bordas laterais. O painel PB permite que você crie o piso de concreto horizontal, resiste a altas tensões, é projetado para reter o calor nas instalações e reduzir o nível de ruído.

    Os vazios que correm ao longo do painel permitem a fiação e também reduzem o peso da estrutura, reduzindo assim a carga nas paredes da estrutura.

    As lajes de concreto armado PB são praticadas em:

    1. construção de quadros;
    2. construção da caixa do painel;
    3. construção de habitação monolítica pré-fabricada;
    4. construção de edifícios em pedra, painéis de parede, blocos, tijolos;
    5. edifícios baixos, construção de instalações domésticas e instalações do tipo senhorial.

    Visualizações

    Atualmente, existem milhares de amostras de produtos de placa produzidos de acordo com GOST 9561-91, que são divididos de acordo com o método de produção (transportador, fluxo agregado, não-cofragem), materiais, resistência e estrutura. As placas mais comuns são PC e PB.

    Vamos considerar os recursos deste produto com mais detalhes.

    1. Os painéis de piso PB são fabricados sem cofragem em equipamentos especiais com utilização de compactação vibratória. A criação de produtos com o comprimento necessário ocorre através do corte do concreto na etapa de endurecimento na linha de transporte com o movimento constante da massa de concreto. A metragem na qual o painel PB é cortado depende das necessidades do consumidor e é de no máximo 12 metros. Ao inspecionar a parte final, é fácil ver que o painel da fonte de alimentação é reforçado com cordas. As lajes são reforçadas com reforço de aço forte, o que garante características de alta resistência.
    2. O produto marcado com PC é feito através do enchimento com argamassa de concreto de cofragem de ferro com barras de reforço e redes. A base formada é submetida a compactação por vibração, tratamento térmico com posterior extração da estrutura totalmente acabada. Comprimento não superior a 7,2 metros.

    Os painéis PB e PC apresentam uma diferença significativa em relação às especificidades do processo de produção.

    Peculiaridades

    Painéis de piso PB, fabricados por formação permanente sem forma de uma massa de concreto sem o uso de cofragem, conhecidos por suas boas características técnicas:

    • parâmetros de isolamento acústico elevados;
    • superfície externa impecável;
    • a capacidade de suportar tensões mecânicas impressionantes, efeitos de choque;
    • uma margem de segurança impressionante;
    • a capacidade de uso em uma variedade de regiões climáticas;
    • peso reduzido;
    • boas características de proteção térmica;
    • uma ampla gama de comprimentos de estruturas, predeterminados pelas especificidades da tecnologia de produção;
    • a presença, se necessário, de um corte oblíquo da superfície final;
    • resistência à penetração de umidade profundamente na massa de concreto, que ativa a corrosão.

    Requerimentos técnicos

    Os painéis devem ser fabricados de acordo com os requisitos desta norma e documentos tecnológicos aprovados pelo fabricante, conforme desenhos de trabalho de projetos de estruturas (edifícios) ou estruturas padrão.

    É permitido, por acordo entre o fabricante e o cliente, produzir painéis que difiram em tamanhos e tipos daqueles especificados nesta norma, observados os demais requisitos desta norma.

    Dimensões (editar)

    As placas PB são fabricadas de acordo com um método relativamente novo de moldagem em suportes sem o uso de moldes. A principal característica é o uso de armadura protendida, independente do comprimento, e, claro, concreto da classe M-400 e superior. A decodificação da marcação é semelhante à do PC.

    A largura depende do estande em que é feita a moldagem, basicamente é de 1,2 metros, mas existem caminhos de outras larguras. Apenas uma laje de 12 decímetros é mais conveniente para preencher a abertura média.

    O comprimento é bastante variável e varia de 1,8 a 12 metros, tudo depende da altura (espessura) do painel e da carga recebida. Basicamente, uma carga padrão de 800 kgf / m2 para uma espessura de 220 milímetros usando esta tecnologia pode ser feita até um comprimento de 9,6 metros. Depois disso, ou a carga final da estrutura é reduzida ou a altura das lajes aumenta.

    As larguras mais comuns dos painéis de concreto armado em fábricas de concreto pré-moldado são: 10, 12, 15 decímetros, ou seja, 1 metro, 1,2 metros e 1,5 metros. Os parâmetros mais comuns para o comprimento dos painéis PB: de 24 decímetros a 90 decímetros.

    A configuração dos furos, o diâmetro, bem como a distância entre eles são definidas pelo fabricante do equipamento e pelo projeto. Para qualquer empresa, esses padrões são individuais. Via de regra, os furos redondos têm diâmetro um pouco menor, por exemplo, 150 milímetros, a fim de garantir confiabilidade sob a pressão da parede localizada acima das extremidades sem o uso de reforço auxiliar.

    Painéis de concreto armado com comprimento superior a 100 decímetros (ou seja, mais de 10 metros) podem ser feitos a pedido individual do comprador e desenhos da laje, e adicionalmente, painéis PB - em outras dimensões exigidas.

    Vantagens e desvantagens

    Os painéis PB têm muitas qualidades positivas.

    1. Devido à presença de vazios que amortecem os processos de vibração, são mantidas boas propriedades de isolamento acústico, diminuição do consumo de matéria-prima e clareamento de toda a estrutura. Esta propriedade se aplica igualmente a painéis de PC.
    2. Excelente qualidade de superfície, uniformidade e suavidade.
    3. Configuração impecável da estrutura acabada.
    4. Uma gama impressionante de tamanhos.
    5. Possibilidade de aquisição de painel adaptado às mais variadas cargas. Esses painéis de piso são capazes de transportar cargas de 600 a 1.450 kg por m2.
    6. Protensão de armadura de aço em laje de qualquer comprimento.
    7. Resistência ao fogo e resistência à umidade.
    8. A capacidade de cortar painéis em um ângulo de 45 graus para sobrepor objetos de configuração não padronizada, o que torna possível reduzir o número de zonas monolíticas em pisos pré-moldados monolíticos.

    Mas também existem desvantagens.

    1. A ausência de laços de montagem dificulta a ligação das estruturas e o procedimento para montá-las na posição pretendida. É necessário usar uma barata.
    2. É impossível fazer furos em painéis PB devido à pequena largura dos furos, o que complica a construção de comunicações internas em comparação com placas de PC, a configuração redonda e o diâmetro bastante grande dos vazios que tornará possível Faça furos para a tubulação sem tocar nas partições reforçadas.

    Para efeito de comparação - a largura dos furos, que não têm lajes de fôrma PB 60 mm, enquanto para os painéis da série PK, a largura do furo é de 159 mm. Isso possibilita a passagem de tubos com diâmetro de 100 mm sem complicações.

    Às vezes, os especialistas permitem fazer furos para edifícios baixos, mas tal operação é indesejável.

    Marcação e decodificação

          A informação na forma de inscrições nas estruturas do piso do PB significa que se trata de painéis que foram fabricados na empresa de produtos de concreto armado de acordo com o método mais recente de moldagem contínua sem fôrma para o período atual usando ação de vibração sobre a mistura de concreto .

          Marcação de amostra de painéis de concreto armado PB 63-15-8 e decodificação:

          • PB - laje produzida pelo método de moldagem sem forma;
          • 63 - comprimento, decímetros;
          • 15 - largura, decímetros;
          • 8 - carga em kPa (quilopascais) (kgf / m2 - quilograma / força por metro quadrado);
          • espessura do painel - 220 mm.

          Assim, aprendemos que pisos de concreto armado feitos de painéis ocos (alveolares) do tipo PB são a melhor opção para uma construção sólida e uma solução universal que lhe dará a oportunidade de construir exatamente a casa que você planejou.

          Para informações sobre as propriedades das lajes PB, veja o próximo vídeo.

          sem comentários

          O comentário foi enviado com sucesso.

          Cozinha

          Quarto

          Mobiliário