Lajes de piso de apoio nas paredes
A sobreposição é um componente muito importante de qualquer construção de capital. Seu uso também está intimamente relacionado a encostar nas paredes. Vamos tentar entender esse tópico com mais detalhes.
Características e propósito
É conveniente iniciar uma conversa sobre o uso de painéis de piso com o fato de que se a tecnologia de instalação for violada, os problemas surgem muito rapidamente neles. De vez em quando, é relatado que as sobreposições estão desmoronando em diferentes lugares. Em seguida, torna-se impossível usar os edifícios normalmente.
As lajes ou painéis de piso podem ser apoiados em uma coluna ou em uma parede externa. Em qualquer caso, eles estão localizados horizontalmente.
O objetivo da utilização das lajes é perceber a carga exercida de cima, com uma transferência parcial desta para as estruturas de suporte verticais da casa. Na maioria dos casos, esses são produtos típicos. A vantagem de placas acabadas é:
- confiabilidade;
- fácil de usar;
- sem requisitos especiais para uso;
- retenção de vapores, gases e água;
- risco zero de incêndio.
Na maioria dos casos, os painéis de cobertura são feitos de concreto armado. É um material composto feito de ingredientes puramente naturais. Os produtos modernos deste tipo, de acordo com a GOST, devem suportar o mau tempo e geadas severas. Uma característica importante dos blocos de qualidade é sua alta resistência mecânica. Quanto à classificação das lajes, decorre principalmente da estrutura interna e dos métodos de instalação.
Se o painel tiver cavidades longitudinais, ele pode ser usado tanto na construção residencial quanto na industrial. De acordo com o diâmetro dos vazios em diâmetro, os seguintes tipos de produtos são distinguidos:
- com canais cilíndricos de 159 mm;
- com câmaras circulares de 140 mm (tais lajes são feitas de tipos pesados de concreto);
- com vazios de 127 mm;
- com cavidades redondas 114 mm.
Parâmetros de projeto
Para não entrar em situações desagradáveis, principalmente em telejornais, é necessário ter muita atenção ao cálculo dos parâmetros principais. Os valores das estruturas de piso são selecionados para todas as estruturas separadamente. Isso leva em consideração o comprimento dos vãos entre as paredes. O esquema espacial do edifício permite calcular a massa que pressiona as estruturas de suporte. Com base nessa massa, é possível determinar as cargas que incidem sobre uma laje individual.
Importante: no cálculo da carga total, leva-se em consideração a severidade da mesa e divisórias, materiais de isolamento, móveis e demais equipamentos. Suponha que a laje pesa 2.900 kg e a área de apoio é de 9 metros quadrados. metros. Assim, 1 sq. medidor é responsável por 322,2 kg de peso. Além disso, o valor calculado deve ser subtraído do valor padrão.
Da diferença resultante, é necessário subtrair a carga aproximada criada por móveis, outras estruturas e eletrodomésticos. Depois disso, uma sólida margem de segurança deve permanecer. Normalmente, a carga real por unidade de área é 2-3 vezes menor do que o valor estabelecido no projeto. Essa abordagem permite que você exclua quaisquer surpresas durante a operação.
A maior carga estática por ponto deve ser calculada com um fator de segurança de 30%.
A carga dinâmica já está calculada com um fator de reserva de 50%. Se você precisa avaliar a adequação de estruturas antigas, você precisa levar em consideração:
- capacidade de carga das paredes;
- o estado atual dos blocos de construção;
- segurança de reforço.
Colocar itens de móveis pesados, grandes banheiras de ferro fundido em um apartamento antigo, o limite de carga deve ser levado em consideração. Os resultados mais precisos podem ser obtidos envolvendo especialistas. Um cálculo executado profissionalmente evitará muitas situações desagradáveis. Quanto à largura e altura das lajes, aqui mais é necessário levar em consideração as recomendações dos profissionais. Em alguns casos, é possível resolver no local os problemas de reforço das lajes, utilizando o seu re-suporte em apoios provisórios.
As lajes podem ser decapadas de acordo com os requisitos estabelecidos somente após o endurecimento do concreto até 70% do valor de projeto. Neste caso, coloque uma única camada de racks. Para a sua informação: se você precisar de 50% de remoção, será necessário colocar algumas camadas de racks. Vãos de até 8 metros de comprimento devem ser construídos com apoio provisório no centro. Se o vão for mais longo, então mais adereços são necessários; mas em lajes menores que 3 metros, raramente é necessário suporte.
Sobreposição e profundidade de acordo com SNiP
Os requisitos do SNiP da Rússia afirmam que a sobreposição da laje de piso na parede subjacente é determinada por:
- a finalidade de uso do edifício;
- a largura das paredes;
- a espessura das estruturas sobrepostas;
- sua massa;
- nível de risco sísmico;
- o tamanho dos vãos cobertos.
Uma sobreposição maior no SNiP simplesmente não é fornecida. Os painéis dos tipos PC e PB em casas de alvenaria são colocados em um par de lados curtos. Se a estrutura tiver até 4 metros de comprimento, a sobreposição deve ser de 7 cm; com um comprimento maior - deve ser de 9 cm.
A profundidade em que as estruturas pré-fabricadas são suportadas é a seguinte:
- quando apoiado ao longo do contorno - 4 cm;
- quando apoiado por um par de lado longo e um lado encurtado - 4 cm;
- quando apoiado nas duas faces e em vão de lajes de até 4,2 m, a profundidade deve ser de 5 cm;
- quando apoiado em 2 lados curtos e 1 lado longo - 5 cm;
- quando apoiado em 2 lados com comprimento superior a 4,2 m, a profundidade do apoio não pode ser inferior a 7 cm.
SNiP 2.03.01–84 prescreve uma série de requisitos para ancorar estruturas de reforço colocadas em suportes. Claro, este momento também afeta a profundidade final.
Importante: a espessura de todas as partes do piso, localizadas acima das salas técnicas subterrâneas e passarelas (calçadas), é calculada em conjunto com a camada isolante.
Requisitos separados são impostos à profundidade das estruturas embutidas nas ranhuras. Se a sobreposição for feita com uma sobreposição selecionada incorretamente, você pode temer o surgimento de rachaduras e até mesmo a destruição total das estruturas.
Nós de suporte
Ao preparar uma unidade de rolamento em blocos de concreto aerado, é imperativo levar em consideração todas as cargas criadas por:
- blocos localizados acima;
- correias de reforço;
- outros objetos pressionando o jumper.
Alguns dos lintéis das janelas sob os tetos são simplesmente despejados no bloco em U. Em outros casos, o lintel de concreto é lançado dentro da cofragem de madeira.
Você também pode usar lintéis de concreto aerado pré-fabricados. A fila de blocos que suporta o lintel deve ser reforçada com um par de hastes com diâmetro de 8 mm. A faixa de reforço deve ter 0,9 m em ambos os lados ou mais.
A fileira acima do lintel de concreto aerado, sobre a qual repousa parte do piso, também precisa ser reforçada. Caso contrário, a carga de ponto alto pode causar danos graves. Atenção: os lintéis e as próprias paredes devem ter a mesma espessura. Lajes de concreto aerado, bem como lajes em paredes feitas de pequenos blocos de concreto aerado, devem ter uma profundidade de apoio de pelo menos 12 cm. Quando as cargas locais são transferidas para a alvenaria, é necessário derramar uma solução (não mais do que 15 cm).
É estritamente proibido embutir vigas e lajes de varandas em alvenaria com aperto... Para que a excentricidade não seja muito grande para evitar lascas na parede de concreto aerado fino, o piso é sustentado por uma fileira de tijolos. Eles são colocados “planos” em cima de uma argamassa ou uma cinta de concreto armado. As lajes são fixadas a paredes autoportantes feitas de concreto aerado com suportes.
Importante: pisos de concreto aerado apoiados em elementos de embasamento devem ter forro com propriedades impermeabilizantes.
As extremidades dos pisos de concreto armado devem ser cobertas com um isolamento confiável. Ao colocar lajes de cornija de concreto armado em uma parede de tijolo, você pode escolher lajes lisas e nervuradas. É proibido o uso de aberturas tecnológicas ou encurtamento dos painéis. Caso falte alguma parte da laje, é necessário suprir essa deficiência com uma malha de concreto armado. Quando todas as lajes estiverem dispostas, é hora de ancorar; todas as costuras e orifícios de laço são imediatamente fechados.
Se as lajes forem apoiadas em uma travessa de concreto armado de suporte ou em uma parede de concreto denso, a profundidade do nó será de pelo menos 6,5 cm. Em uma parede de tijolo, esse valor será de 8 cm. Mas em concreto aerado , concreto de poliestireno ou silicato de espuma - 1 cm ou mais.
Todo o trabalho deve ser feito o mais rápido possível. É categoricamente excluído que os detritos da construção entrem em quaisquer orifícios e pontos de apoio.
Limites máximos mínimos
As tecnologias modernas tornam possível implementar quase qualquer solução de design. Assim, com a ajuda de uma laje monolítica, pode-se fechar com segurança um vão de 6x6 m. Neste caso, não são necessários pontos de apoio adicionais. Uma tarefa semelhante é resolvida com segurança:
- uma placa apoiada em 4 lados (10 cm de espessura);
- malha inferior 10 mm;
- malha superior de 6 mm.
Na maioria dos edifícios residenciais construídos com tijolos, a parte final da laje alveolar deve estender-se à parede em 9 cm. O valor mais alto é 12 cm. A informação mais precisa pode ser obtida por cálculos especiais. No assentamento de laje pré-fabricada com vazios em parede de painel, o limite mínimo é de 5 cm e o máximo é de 9 cm.
Se a parede for feita de concreto aerado ou blocos de espuma, esses indicadores são de 12 e 25 cm, respectivamente.
Ao usar uma laje nervurada, todos os menores e maiores parâmetros são mantidos iguais aos dos produtos com alma vazada. Em ambos os casos, eles procedem de um esquema de feixe de vão único. Atenção especial deve ser dada aos parâmetros de suporte das lajes para uma casa de madeira. Neste caso, as paredes devem ter pelo menos 250 mm de espessura. O menor valor de suporte é 1 cm; o maior, de acordo com várias fontes, tem 16, 22 ou 25 cm.
Maneiras de colocar nas paredes
Sem dúvida, a técnica clássica é o apoio em 2 lados. Nesse caso, a flexão ocorre sob a massa de carga e o reforço absorve a tensão resultante. A principal condição de sucesso é o cumprimento da carga criada e dos parâmetros da laje. Às vezes, eles tentam se apoiar em 3 lados. Esta técnica tem um nome alternativo - suporte com válvula.
Uma abordagem semelhante é aceitável se for impossível colocar lajes na largura e não fizer sentido fazer um bloco monolítico. Esta solução é tecnicamente pior do que o suporte bilateral. É indesejável instalar placas no lado comprido na parede com uma profundidade que exceda a espessura do próprio produto. Caso contrário, ocorrerá pinçamento. Eles são especialmente perigosos para estruturas pré-fabricadas.
É categoricamente impossível:
- apóie a placa em dois lados compridos;
- colocar um suporte auxiliar no vão;
- apoiar a laje em duas paredes, retirando uma parte como balcão ou consola.
Arranjo de lajes de piso de apoio
Para reduzir o congelamento, é necessário fechar os furos dentro das lajes alveolares. É mais correto e mais fácil fazer isso enquanto as estruturas ainda estão no solo. As lajes de concreto aeradas são colocadas em cintas sísmicas de concreto armado. Os requisitos obrigatórios serão:
- layout simétrico;
- desvio dos planos ideais não superior a 5 mm;
- um feixe de placas com uma correia por meio de soldagem, o que garante alta resistência;
- despejando linhas anti-sísmicas exatamente na largura das paredes.
Você precisa colocar lajes pesadas com um guindaste até que a solução congele. A solução deve ficar espessa, não é necessário diluí-la com água.
Importante: as superfícies das paredes de suporte devem ser niveladas tanto quanto possível antes da formação do piso. Se você tiver que apoiar a laje em três lados ao mesmo tempo, deve seguir estritamente o esquema proposto pelo fabricante. Quando não existe tal esquema no site, é melhor esclarecer tudo adicionalmente enviando um pedido.
A fôrma para as correias de reforço deve ser feita de qualquer material com higroscopicidade reduzida. Na falta de experiência, é aconselhável encomendar cofragens prontas. Dada a probabilidade de penetração de frio através da correia de reforço, ela deve ser isolada. É inaceitável usar camadas de tijolos ou uma grade em vez de um cinto blindado completo (juntos e separadamente). Em alguns casos, são utilizadas âncoras de anel de concreto.
Como instalar corretamente as lajes, veja abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.