Lajes de piso: tipos, aplicações e tamanhos

Contente
  1. Tecnologia de produção
  2. Marcando
  3. Visualizações
  4. Dimensões (editar)
  5. Formulários
  6. Como escolher?

Para a formação de pisos, muitas vezes não são utilizadas estruturas de madeira ou aço, mas sim lajes capitais. Existem muitas variedades desses produtos, e cada tipo merece atenção especial. Mas primeiro você precisa descobrir exatamente como esse produto é feito.

Tecnologia de produção

É oportuno iniciar a conversa sobre a fabricação de lajes com o fato de que se trata principalmente de estruturas de concreto armado. Portanto, eles podem ser fabricados em empresas industriais ou, na melhor das hipóteses, em grandes canteiros de obras, com o envolvimento de tecnólogos experientes. As lajes podem ser feitas de vários tipos de concreto. Uma mistura densa de concreto é necessária se você quiser limitar a massa. E depois há o concreto estrutural leve, que forma uma estrutura densa.

Se você planeja usar a laje onde tensões de flexão significativas são criadas, o chamado concreto armado tensionado é usado. Os produtos com vazios internos são fabricados em técnica de cofragem. Vários tipos de concreto "pesado" são usados ​​como matéria-prima. No início, é preparado o reforço, que é necessário para criar grades de quadro.

Importante: a grade da estrutura deve estar em conformidade com os padrões de fabricação para resistência e configuração geométrica.

Enquanto os acessórios estão sendo preparados, a solução é misturada. Como de costume, é feito misturando cascalho e areia com cimento. As proporções exatas são selecionadas individualmente a cada vez. Dependendo da organização da produção, o cascalho com areia é obtido já feito nas pedreiras ou amassado diretamente no empreendimento. Neste caso, tal peça de trabalho é necessariamente peneirada.

O objetivo da triagem é eliminar as frações muito grandes que não podem ser moldadas. Em seguida, a grade é colocada no molde e o concreto é despejado nele. Para melhorar a uniformidade da distribuição da massa, o processamento de vibração é frequentemente praticado. Em algumas empresas, o tratamento adicional com vapor é praticado.

Importante: se a tecnologia for observada, devem ser obtidas placas que não caiam ou deformam.

Marcando

Mesmo um conhecimento superficial da tecnologia de fabricação de lajes de piso mostra como elas podem ser diferentes. E para um entendimento completo da essência de cada produto, sua finalidade, é importante saber ler o rótulo. Não é de forma alguma espontâneo, pelo contrário, os fabricantes são obrigados a seguir as instruções do GOST 2016. A ordem usual de notação é a seguinte:

  • tipo de elemento estrutural e produto;
  • comprimento;
  • largura (a altura é sempre a mesma, portanto não é prescrita);
  • nível admissível de carga do rolamento (1 unidade é igual a 100 kg por 1 m²);
  • categoria de reforço;
  • outros parâmetros.

O último grupo inclui informações sobre:

  • resistência a substâncias corrosivas e agressivas;
  • resistência sísmica;
  • resistência à baixa temperatura;
  • elementos embutidos ou orifícios especiais.

As letras P, PTS ou PP denotam um produto monolítico de peso total. Atrás da redução de GEE ou RP, placas maciças nervuradas estão ocultas. Se a placa estiver marcada como PV, significa uma placa nervurada contínua com aberturas de ventilação. Quando os furos para as luzes estão sendo preparados, as designações PS ou PF são usadas. A combinação dos símbolos PL significa que a laje foi projetada para um telhado fácil de derrubar.

Um telhado facilmente removível feito de lajes nervuradas arqueadas e abobadadas pode ser marcado como POS, POV, POF, POL.As lajes alveolares são rotuladas de acordo com o número de pontos nos quais a laje repousa. Os produtos da classe T repousam em 3 lados e os produtos da classe K - nos quatro. Se não houver nenhuma letra, isso significa que a estrutura foi projetada para ser apoiada em ambos os lados. As placas PC e PG diferem de outro núcleo oco (PB) no método de produção.

PG, PK - significa despejar na estrutura da cofragem. Mas PB significa formar em um transportador contínuo. O resultado é um alto nível de suavidade e segurança. Além disso, o PB não tem restrições significativas de comprimento. Portanto, tais placas podem ser utilizadas em locais com dimensões atípicas.

Mas a placa do molde tem aberturas relativamente estreitas. A perfuração de tais produtos não é permitida, portanto, o estabelecimento de comunicações através deles é impossível. Além disso, as marcações também indicam o tipo de concreto. A letra C significa maior resistência a choques sísmicos e I significa materiais celulares.

Avançar:

  • M - grão fino;
  • C - silicatos densos;
  • L - pulmões;
  • W - resistência ao calor;
  • P - concreto de areia;
  • H - permeabilidade normal.

Visualizações

Lajes de concreto pré-moldado só podem ser preparadas em um grande ambiente de produção especializado. É necessariamente utilizado concreto de graus selecionados, que é adicionalmente reforçado com uma treliça de reforço. Cada um desses produtos é padronizado. Suas dimensões são as seguintes:

  • de comprimento não inferior a 2,5 e não superior a 12 m;
  • em largura estritamente de 1 a 1,5 m;
  • em espessura de 0,14 a 0,22 m.

O uso de produtos de concreto padrão permite que você construa um piso o mais rápido possível. Consegue reduzir significativamente o custo do trabalho e simplificar a instalação. As estruturas de concreto pré-moldado podem ser completamente sólidas e, ao mesmo tempo, ter uma aparência diferente de outros tipos na aparência da superfície final. O aparecimento de cavidades longitudinais é completamente excluído aí.

O bloco sólido é extremamente robusto, mas bastante pesado.

Além disso, um bloco RC pré-fabricado monolítico permite a passagem de uma quantidade relativamente grande de calor. E o barulho na sala vai passar muito bem, o que, claro, não é bom para os moradores da casa ou para os que lá trabalham. A laje alveolar é constituída por cavidades posicionadas ao longo do eixo longitudinal. As cavidades geralmente têm uma seção transversal circular, o diâmetro interno é de 0,11-0,16 m.

Lajes com canais ovais internos são menos comuns. O uso de produtos de núcleo oco na construção tornou-se comum. Eles são apreciados por seus excelentes parâmetros de isolamento acústico. A redução da massa reduz o estresse nos principais elementos do edifício, incluindo as paredes principais. A construção da barraca também merece atenção.

Essas placas são semelhantes em seção transversal a uma bandeja com nervuras orientadas paralelas. A espessura de cada nervura é de 0,14 a 0,16 m. A construção leve da laje de telhado de quatro águas não a impede de manter alta resistência e resistir a fortes deformações. No entanto, o bloco em forma de U é muito difícil de terminar por dentro.

E mais uma fraqueza será sua maior condutividade térmica.

Alguns tipos de lajes de piso podem ser feitos de gaiolas de reforço. O método de soldagem envolve contato ou soldagem semiautomática de uma barra de aço. A malha tricotada é montada a partir de hastes simples. Um fio recozido especial é usado para conectá-los. A versão final da laje é escolhida, é claro, mesmo durante o processo de projeto.

Uma laje sólida plana é usada para cobrir tetos e vãos entre pisos. Nesse caso, você terá que abandonar o arnês. O mesmo produto é frequentemente utilizado na construção de edifícios baixos. Mas existem outros usos para elementos achatados:

  • construção de instalações técnicas e industriais;
  • a formação de aberturas;
  • colocação de canalizações de aquecimento;
  • construção de varandas e muitos outros objetos.

Um produto padrão só pode ser feito com concreto pesado de pelo menos M300.Categorias de força - B12 ou B20. Um mínimo de 50 ciclos de congelamento e descongelamento são garantidos. A laje é totalmente resistente à penetração de água. Além das simples, também podem ser utilizadas placas protendidas.

Esse produto permite reduzir significativamente o custo e encurtar o tempo de construção. É importante ressaltar que isso não afeta a confiabilidade. Portanto, os designers e construtores estão prestando cada vez mais atenção à tecnologia de pré-tensionamento. Também pode ser feito com "mecânica" simples (mais precisamente, com macacos). Mas às vezes o tratamento eletrotérmico também é praticado, quando um forte aquecimento é obtido durante a passagem de uma corrente de alta frequência.

A técnica eletrotermomecânica mista é caracterizada pelo aumento da produtividade. Mas o pagamento pelos produtos obtidos desta forma é muito alto. Portanto, esta versão da tecnologia é usada apenas quando há requisitos extremamente altos de força, estabilidade e resistência à força de flexão. As características são obtidas, de fato, em um nível muito alto. O único problema é que apenas as empresas mais preparadas podem produzir protensão eletrotermomecânica.

A placa protendida pode ser pré-fabricada ou monolítica. O tipo pré-fabricado é bastante barato, mas deve ser usado apenas para vãos não superiores a 6 m. A maior carga permitida por 1 sq. m não excede 10.000 newtons. Um bloco protendido monolítico é necessário ao criar estruturas de grande altura.

O reforço pode ser feito "no stop" (antes da aplicação da argamassa). Mas o endurecimento "no concreto" também é praticado. Ele é produzido apenas quando a solução endurece para a força declarada da marca. É importante ressaltar que o pré-esforço é ótimo para terremotos e explosões. É proporcionado um aumento da vida útil das estruturas como um todo.

As placas Caisson podem dar bons resultados. Em primeiro lugar, eles começaram a ser usados ​​na construção de suportes de pontes localizados diretamente no reservatório. Primeiro, uma ilha é formada usando o método de enchimento do solo. Em seguida, uma estrutura é formada de concreto armado ou metal. Toda a parte inferior da estrutura é equipada com facas de aço de primeira classe.

O problema é que usar laje de caixão para trabalhar as pessoas sob os apoios das pontes é extremamente perigoso para a saúde. Por mais de meio século, os caixões têm sido usados ​​apenas em casos completamente excepcionais, quando não se pode viver sem eles. Mas, na construção, uma laje em caixotão significa um objeto completamente diferente, o que é muito mais prático. A finalidade de tais elementos é dividir o teto ou a superfície interna da abóbada com o auxílio de reentrâncias semelhantes a caixas. Essas indentações estão localizadas nas lacunas das vigas transversais.

A seção inferior da seção é equipada com nervuras reforçadas. O reforço esticado está concentrado neles. Ao mesmo tempo, não há concreto aí. As costelas são colocadas em duas direções em ângulos retos entre si. O degrau da costela é de 1,5 m. Uma laje é colocada nas costelas.

Considerações técnicas dificilmente justificam o uso de lajes caixotadas complexas. Mas seu uso para fins puramente arquitetônicos e de design é bastante razoável. Como resultado, você pode simular:

  • mosaicos egípcios antigos;
  • estilo grego antigo;
  • Afrescos romanos.

O tipo de canal de lajes de piso (VP) não é usado na construção dos próprios edifícios. Mas, por outro lado, é indispensável onde quer que estejam instalados esgotos, coletores ou estruturas de pressão de água. E também esses elementos são necessários para estabelecer um canal principal de aquecimento. As lajes dos canais modernos são igualmente boas tanto no subsolo quanto nas partes superficiais de estruturas especiais. A velha tecnologia de fundição por vibração foi substituída pela vibrocompressão.

Essa mudança não foi por acaso - graças a ela, a proteção contra a água aumentou significativamente.Além disso, a resistência das placas a ácidos e vários sais metálicos aumentou. A placa de canal é igualmente procurada ao organizar os telhados de um edifício industrial ou de uma residência privada. Apesar das mesmas dimensões com o mesmo tipo de estruturas sólidas, obtém-se um produto mais leve. A placa do canal é amplamente utilizada para trabalhos de construção em solo solto, onde a água do solo é elevada.

Cada vez mais, não apenas o concreto armado, mas também as lajes de concreto de argila expandida são utilizadas para a construção de pisos. De acordo com a combinação de parâmetros, alguns especialistas até os preferem aos produtos de concreto comuns.

Os blocos de concreto de argila expandida podem ter execução pré-fabricada e monolítica; em ambos os casos, são totalmente aplicáveis ​​sem equipamento especializado.

Estruturas nervuradas podem suportar cargas significativas perfeitamente. Isso permite que você alterne para o uso de um material de densidade média.

Importante: a laje de concreto de argila expandida só pode ser colocada após o endurecimento final. Mas um revestimento de concreto de argila inquebrável é atraente porque é fácil de construir, mesmo sem ajuda externa. Para formar as vigas de apoio, uma viga I ou canal de aço é usada.

Para simular a fôrma, utiliza-se papelão ondulado. Importante: os blocos de concreto de argila expandida são feitos apenas de matérias-primas que não contêm cloretos e são caracterizados por maior resistência ao fogo. Para complementar e reforçar as vigas, são utilizadas lajes com nervuras frequentes. Mas esta solução só é adequada para vãos não superiores a 8 m.

Obviamente, qualquer uma das opções de sobreposição descritas pode ser usada somente após um cálculo cuidadoso.

Para a formação de lajes na forma pura, podem ser usados ​​graus de concreto de M250 a M350. Obviamente, quanto mais alta for essa categoria, maior será a carga que os elementos serão capazes de sobreviver.

Na seção, a sobreposição fica assim:

  • laje oca;
  • construção encorpada;
  • produto clássico em caixotão;
  • bloco de canal.

Dimensões (editar)

Lajes alveolares (mais utilizadas na construção privada) principalmente têm as seguintes dimensões:

  • espessura 0,22 me comprimento 4,78;
  • espessura de 0,26 m com comprimento igual ou inferior a 5,679 m;
  • espessura 0,22 m, comprimento é escolhido arbitrariamente.

A laje da marca PB pode ter um comprimento de 1,8-9 m. Esta solução é mais conveniente na encomenda de blocos "adicionais". Já os vazios são de no mínimo 0,114 m para produtos de PC ou SG, portanto, a passagem de risers de esgoto não causa problemas. Mas no PB, os furos são mais estreitos (máximo 0,06 m).

Formulários

Com base no que já foi dito, pode-se enfatizar que as lajes são utilizadas para o espaço entre os pisos em casas de painel e para a construção privada. É costume dividir essas estruturas em categorias públicas, industriais e residenciais. Claro, a indústria é abastecida com os produtos mais duráveis. É capaz de suportar cargas máximas e até mesmo exposição a substâncias agressivas. A laje com orientação de nervura superior é utilizada principalmente em edifícios industriais, e a inferior em piso.

Produtos com nervuras são usados ​​principalmente onde muitas pessoas vão:

  • em hipermercados;
  • em cinemas e centros de lazer;
  • em estádios;
  • em outros lugares semelhantes.

Como escolher?

Esta questão surge para desenvolvedores privados em primeiro lugar. Uma laje com muitos vazios é leve, mas sua resistência deve ser controlada com cuidado. Recomenda-se verificar a marcação com tabelas especiais onde é decifrada. Os designs de PC e NV são escolhidos principalmente onde a resistência é especialmente importante. Mas o PNO pode ser usado exclusivamente em construções baixas (1, máximo 2 andares).

Acontece que blocos de laje típicos não podem ser usados ​​por algum motivo. Em seguida, você terá que preencher o produto diretamente na instalação. Estruturas monolíticas pré-fabricadas (um tipo de monolítico moldado) são mais fáceis de construir. Ao mesmo tempo, os projetos mais ousados ​​estão sendo implementados com sucesso.

Mas a decisão final deve ser tomada somente após consulta com especialistas ao fazer o pedido diretamente.

Para obter informações sobre como colocar as lajes de piso de maneira uniforme, veja o vídeo abaixo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário