Sobreposição monolítica do tipo faça você mesmo
A construção de qualquer casa ou edifício envolve a instalação de tectos situados entre pisos ou sótão. Produtos de madeira são freqüentemente usados para realizar essa tarefa. Os elementos de madeira são fáceis de fazer e instalar, mas têm características de baixo isolamento térmico e acústico, portanto são visivelmente inferiores aos pisos de concreto. Por isso, é melhor dar preferência à opção concreta. Além disso, fazer uma sobreposição monolítica com suas próprias mãos é bastante simples.
Dispositivo
Se falamos da estrutura do piso em questão, então ela é formada por concreto armado especial. O concreto é despejado na fôrma, que não se deforma e não se dobra com a carga. Para criar tal produto com suas próprias mãos, você precisará de madeira, ferramentas para encaixar, cortar e coletar escudos. Após a retirada da fôrma, ela pode ser utilizada no mecanismo de caibro.
O vergalhão se tornará um consumível e as comunicações também serão concretadas. A mais difícil será a laje do subsolo - devido ao grande número de unidades de entrada para mecanismos de tipo de engenharia.
Cálculo de carga
Durante o uso, uma laje do tipo monolítico é exposta a uma variedade de cargas:
- temporário;
- permanente.
Se falarmos sobre o primeiro, seu valor estará associado ao peso das comunicações do tipo de engenharia, pisos, tetos, móveis, bem como ao número de pessoas que estão na sala. No segundo caso, a transferência é feita pela massa das paredes do edifício, divisórias internas e massa da cobertura, que também recebe massa adicional das cargas de vento e neve. Quando as obras de construção das paredes estiverem totalmente concluídas e o seu nível estiver ajustado, pode-se equipar a própria laje.
A carga que atua sobre o produto é determinada pela espessura da laje de concreto armado. Por exemplo, se a espessura for de cerca de 20 centímetros, cada metro quadrado da superfície pode levar até meia tonelada de carga útil.
Os seguintes aspectos afetarão a precisão dos cálculos:
- espessura da laje de concreto armado;
- grau de concreto usado;
- indicador de carga do tipo calculado por metro quadrado de piso;
- dimensões.
Deve ser entendido que ao projetar pisos de concreto armado, um plano preciso deve ser traçado, que geralmente é um desenho.
Ao escolher um vão, é necessário correlacioná-lo com a espessura da laje. Essa relação deve ser de aproximadamente 30: 1. Mas ao implementar a criação de um projeto independente, não faz sentido fazer algo mais espesso que 40 centímetros, pois a capacidade de carga aumenta com sua massa, assim como as tensões estáticas. Por esse motivo, a carga permitida em pisos de fabricação própria raramente é superior a 1,5-2 toneladas por metro quadrado.
Verdade, você pode corrigir esta situação, se você incluir na estrutura das vigas estruturais do tipo I de aço, que são colocadas na superfície nivelada de concreto da alvenaria das paredes do tipo estrutural. Outra opção, como você pode aumentar o vão, mantendo um layout livre, é focar toda a estrutura nas colunas.Se a espessura da solução monolítica for de até 40 centímetros e o comprimento do vão nas 4 direções das colunas for de 12 metros, a área da seção de suporte será de 1-1,35 metros quadrados. Mas isso só é possível se se a seção de armadura, que é colocada no pilar, será de no mínimo 1,5%.
Escolhendo um grau de concreto
É preciso dizer que a questão de escolher um tipo de concreto para um piso caseiro é extremamente importante. Afinal, a escolha errada desse material promete problemas de resistência, diminuição da resistência ao estresse e assim por diante. Portanto, as recomendações de especialistas neste assunto certamente não serão supérfluas. Considere o que são as marcas de concreto hoje.
- Marca М100 é a solução com a qualidade mais baixa e geralmente é usada antes do vazamento de estruturas monolíticas. Normalmente, essa opção é usada para verter uma fita de fundação, formando uma almofada de concreto, instalando um meio-fio e assim por diante.
- Concreto grau M150 utilizado em pavimentos, betonilhas, bem como na criação de alicerces para edifícios com reduzido número de pavimentos.
- M200 será utilizado para formar o piso, área cega e mesa. Devido à alta resistência do material, é utilizado para a produção de escadas de concreto.
- M250 será uma excelente solução na criação de um monólito de fundações de tiras, bem como lajes de piso.
- M300 ele é usado para formar lajes de piso, bem como escadas de concreto.
- M350 usado para criar várias superfícies monolíticas, vigas e piscinas.
As marcas M400, M450 e M500 praticamente não são utilizadas na construção de instalações privadas. Eles são procurados na criação de estruturas como barragens, barragens, pontes e várias estruturas hidráulicas.
Se você tirar conclusões das informações descritas, então é melhor usar as marcas M250, M300 ou às vezes M350 para criar um piso monolítico com suas próprias mãos.
Instalação de cofragem
Agora vamos falar de um momento como a instalação da fôrma, porque o dispositivo da laje de piso pressupõe que o concreto seja despejado na fôrma, colocado horizontalmente. Geralmente tem o nome do baralho. Existem as seguintes opções para organizar esta estrutura:
- instalação de uma solução removível pronta - plástico ou metal;
- realização de cofragens no local, utilizando placas ou contraplacados de tipo resistente à humidade.
A primeira opção é mais fácil de usar, porque a fôrma é desmontada, tem suportes telescópicos que são necessários para mantê-la em um determinado nível. Se você mesmo criar a fôrma, saiba que a espessura da madeira compensada deve ser de 2 centímetros e a espessura das tábuas afiadas deve ser de 3 centímetros. Derrubando a estrutura, você deve encaixar bem os elementos. Havendo vãos entre eles, a superfície da fôrma deve ser recoberta com filme tipo impermeabilizante.
Instruções passo a passo para a instalação da cofragem.
- Instalamos suportes de rack verticais. Normalmente são soluções telescópicas feitas de metal com altura ajustável. Alternativamente, toras podem ser usadas, posicionando-as a cada metro.
- Colocamos as barras transversais nas prateleiras.
- Em seguida, instalamos a fôrma horizontal no topo. Se não for usada uma versão pronta, mas feita à mão, então as vigas do tipo transversal são colocadas nas vigas do tipo longitudinal e o compensado com propriedades de resistência à umidade é instalado no topo. As dimensões de tal cofragem devem ser ajustadas perfeitamente para que não haja folgas.
- É necessário regular a altura dos apoios verticais de forma a que a parte superior da fôrma horizontal converja com a parte superior da alvenaria da parede.
- Em seguida, realizamos a instalação das peças de cofragem verticais. Para uma laje monolítica, as dimensões devem ser tais que as bordas vão 15 centímetros nas paredes. Um guarda-corpo do tipo vertical deve ser criado apenas a esta distância do interior da parede.
- Verificamos com o uso de um nível a disposição uniforme da estrutura e sua horizontalidade.
Reforço da laje
O monólito deve passar pelo procedimento de reforço.
- Primeiro você precisa preparar os acessórios. O diâmetro necessário das hastes deve ser selecionado conhecendo-se as cargas do projeto. Normalmente, hastes com um diâmetro de 12-14 milímetros são usadas para isso.
- Estamos colocando a primeira malha de reforço na parte inferior da estrutura - ela se tornará uma laje monolítica no futuro. Será uma espécie de cinto blindado. Em primeiro lugar, devem ser colocadas as hastes longitudinais e, a seguir, as transversais. O melhor tamanho de célula para tal grade é 12-15 centímetros. Se a área sobreposta não for muito grande, o tamanho das células pode ser aumentado para 20 centímetros.
- As juntas das hastes devem ser amarradas com fio de aço.
- Colocamos a segunda malha de reforço da mesma maneira que a primeira. Efetuamos amarrando as redes com arame. Se não houver hastes suficientes, você pode levar uma haste adicional, que deve ser amarrada com uma sobreposição igual a pelo menos 40 de diâmetro de reforço. Se forem usadas hastes com um diâmetro de pouco mais de um centímetro, a sobreposição deve ser de 48 centímetros. As juntas das hastes devem ser escalonadas. As extremidades das hastes de reforço devem estar nas vigas do tipo de mancal.
Como você pode ver, as armopoyas são fáceis de fazer. Esta solução com deck perfilado de aço irá melhorar significativamente a resistência do piso.
Como preencher?
O concreto deverá ser comprado diretamente na fábrica, o que facilitará muito a tarefa. O despejo da argamassa de um misturador em uma camada uniforme permite garantir a máxima resistência do produto. Seria melhor despejar concreto com uma camada de 20 centímetros sem parar. Antes de despejar o concreto na fôrma, é necessário instalar uma moldura ou uma caixa para furos técnicos. Estamos a falar, por exemplo, de uma conduta de ventilação ou de uma chaminé.
Depois de despejar, vibre com um vibrador especial de tipo profundo. Depois disso, o concreto é deixado para secar e ganhar resistência por um mês. Durante a primeira semana, a superfície deve ser constantemente umedecida com água. E é justamente para hidratar. Após 30 dias será possível desmontar a fôrma e a laje estará pronta. Como você pode ver, não há nada difícil em despejar concreto.
Cuidado depois de derramar
Se falamos em cuidar de tal produto, então devemos dizer que no processo de endurecimento emana muito calor, e isso se torna a razão para a rápida evaporação da umidade. Sua falta leva à deformação do revestimento de concreto, razão pela qual, em um primeiro momento, a laje deve ser umedecida com água regularmente. Pode ser vertido com baldes ou com uma mangueira com um spray especial. Antes disso, você pode colocar trapos no concreto e despejar água.
Em caso de calor, o concreto deve ser recoberto com polietileno para que a laje não rache. A fôrma pode ser removida em até 10 dias após a última molhagem. Normalmente, a prancha leva cerca de 3-4 semanas para ganhar força. Passado esse período, as obras podem ser continuadas.
No próximo vídeo, você espera a construção de uma laje monolítica com as próprias mãos.
O comentário foi enviado com sucesso.