Sobreposição monolítica: dispositivo e tipos

Sobreposição monolítica: dispositivo e tipos
  1. O que?
  2. Vantagens e desvantagens
  3. Dispositivo
  4. Visualizações
  5. Como escolher?
  6. Pagamento

O piso monolítico é uma das opções mais populares para organizar elementos horizontais. É utilizado em edifícios e estruturas utilizadas na construção de edifícios baixos, caso o layout da instalação seja diferente do padrão. Por exemplo, quando não há paredes e divisórias internas de suporte de carga, ou os vãos excedem as dimensões de lajes prontas padrão produzidas por um método industrial. Existem várias formas de arranjar tectos monolíticos - com vigas ou sem vigas, sobre cartão canelado ou cofragem amovível.

O que?

Como determinar qual monólito é melhor para uma casa particular? Na hora de escolher o projeto ideal, vale a pena prestar atenção não apenas às características do material utilizado e ao layout das paredes do edifício. Também é necessário levar em consideração as cargas que a placa deve suportar. Isso permitirá que você determine com precisão o número e as características do reforço, proporcionando-lhe resistência.

Um piso monolítico é um tipo de estrutura de suporte que tem uma posição horizontal no espaço, criada pelo vazamento de reforço de metal com concreto. Seu arranjo oferece oportunidades para a formação de uma base sólida que pode servir de suporte para o posterior funcionamento do edifício. Na autofreparação de um monólito, utiliza-se a cofragem com varões de reforço no seu interior. A utilização de tectos sólidos será absolutamente justificada nos seguintes casos.

  1. Ao erguer edifícios com parâmetros de configuração complexos ou arquitetura original. Quando é impossível fazer toda a estrutura da casa pré-fabricada, é necessário complementá-la com seções monolíticas. Mas seria muito mais racional, neste caso, concluir imediatamente o arranjo de uma única laje sobre todo o edifício.
  2. Em caso de dificuldades com a entrega e transporte das placas, a impossibilidade de utilização de guindastes pesados.
  3. Na presença de vãos fora do padrão, que não pode ser coberto com produtos de concreto armado em série. Neste caso, também podem ser utilizadas nervuras maciças para reforço ou suportes de viga para postes intermediários.
  4. Sob severas condições de operação da instalação. Quanto maior a carga do piso, maior a probabilidade de substituir as lajes compostas padrão por um monólito. Com alto nível de umidade e ruído, somente devem ser utilizadas soluções que tenham resistência suficiente às condições ambientais adversas.
  5. Ao erguer estruturas monolíticas e monolíticas pré-fabricadas, em que se utiliza a comprovada tecnologia de instalação de cofragem e malharia de armadura.

Com a abordagem certa, a escolha de um piso monolítico é garantida para dar muitas vantagens na operação posterior do edifício.

Vantagens e desvantagens

Quanto mais barato é um monólito do que placas? Tudo depende da área em que o trabalho vai ser realizado, da complexidade do processo. Mas tal decisão também tem desvantagens óbvias que devem ser levadas em consideração antes da decisão final ser tomada. Em particular, um piso de concreto monolítico requer um aumento gradual de resistência. Conseqüentemente, os custos de mão-de-obra e os tempos de conclusão do processo serão significativamente maiores do que com o uso de fogões convencionais. Mas esses inconvenientes são totalmente cobertos pelas vantagens que esta solução tem:

  • alta capacidade de carga - resiste até mesmo ao choque de uma onda de choque e cargas de vibração significativas;
  • sem restrições no tamanho dos vãos, em alguns casos, são utilizados apoios em forma de colunas;
  • a localidade do processo de instalação - tudo é criado no local, diretamente na instalação;
  • a capacidade de realizar trabalhos de forma independente, sem envolver a mão de obra de especialistas terceirizados;
  • a maior vida útil possível - devido à espessura variável do concreto, é possível evitar a exposição da armadura por muitas décadas;
  • alto nível de segurança contra incêndio, o teto é feito de material incombustível e não suporta processos de combustão;
  • sem dificuldades operacionais - sem necessidade de manutenção, substituição de elementos de suporte de carga;
  • reduzindo a espessura da estrutura sem perder sua resistência.

Outro ponto importante: a necessidade de manter determinadas condições de temperatura e umidade durante a concretagem. Este método não funcionará se a construção exigir um prazo apertado, pois a maturação da mistura leva tempo. Além disso, em espaços residenciais, o teto criado com a ajuda de um monólito de concreto precisa de acabamento adicional. E seu arranjo requer uma certa resistência da fundação e das paredes. Por exemplo, a capacidade de suporte de vigas de madeira ou toras não será suficiente.

Dispositivo

Todos os tipos de pisos de concreto armado são subdivididos em monolíticos, muitas vezes nervurados e pré-fabricados. Se considerarmos uma laje maciça como base, então para o seu vazamento será necessário utilizar fôrmas, que permitem garantir a correta formação de uma camada de concreto com componentes de reforço em seu interior. Isso só pode ser alcançado usando uma moldura externa removível ou não removível. Na maioria das vezes, o dispositivo de viga de concreto armado e lajes sem moldura em papelão ondulado é usado, o que é relevante para edifícios industriais e comerciais.

Em edifícios residenciais, são utilizadas fôrmas de estoque removíveis, que possibilitam a desmontagem da estrutura após o concreto ter ganho a resistência e dureza especificadas.

Espessura

Entre os parâmetros importantes na construção de um pavimento monolítico, em primeiro lugar, distingue-se a espessura. De acordo com os padrões calculados, esse número deveria ser 1/30. Ou seja, os valores médios corresponderão a 30 mm por vão de 1 m. Quanto maior a distância de parede a parede, mais espessa deve ser a camada de monólito. Se as cargas operacionais da futura estrutura não forem muito altas, ela pode ser tornada mais fina em 10-15%.

Estado de tensão-deformação e reforço

No cálculo da armadura de fundações monolíticas, o indicador SSS é sempre levado em consideração, levando em consideração o "comportamento" posterior do material, sua resistência às cargas de deformação. Dependendo do método de instalação, as lajes não dobram da mesma forma. É por isso que, ao determinar a natureza ótima da instalação da armadura, é necessário calcular antecipadamente o método de fixação e a distribuição das cargas. A natureza do suporte é determinada destacando os nós / pontos sobre os quais a carga máxima cai.

As propriedades do concreto permitem que ele exiba alta resistência à compressão. Mas o material não é resistente a cargas de tração. O reforço é projetado para resolver esse problema. O material compósito acabado (concreto armado) requer o uso de hastes correspondentes às suas características.

A instalação da armadura é realizada em áreas sujeitas a maior tensão. É denominado longitudinal ou funcional e requer o uso de hastes de perfil periódico, denominadas A400. A escolha do tom (distância entre os elementos individuais) é importante. O intervalo padrão é 150-200 mm, com o centro e a borda da placa sendo as áreas mais importantes. Na presença de elementos de suporte (colunas, paredes intermediárias), essas zonas também estão sujeitas a maiores tensões.

O reforço na parte superior e inferior da camada de concreto requer conexões verticais por meio de armadura transversal. Em condições operacionais difíceis, com cargas significativas, a presença deste componente evita a delaminação do monólito de concreto. Na ausência de tais fatores de influência, o papel da armadura transversal é bastante construtivo; aqui, hastes com um perfil liso são usadas.

Visualizações

Um piso monolítico em uma casa ou instalação não residencial pode ter uma viga ou uma estrutura sem viga. No caso da presença de apoios, as vigas e vigas utilizadas na construção da laje tornam-se uma só. Soluções sem costura são criadas sem nervuras salientes, mas têm seções que se estendem por 0,3 m da borda do vão. Nas versões de viga, existem suportes de vigas transversais ou em forma de cruz.

A fôrma mais simples para a montagem é a versão sem vigas de lajes. Ele pode ser usado para definir uma forma e volume arquitetônicos complexos para capitéis monolíticos. Os pilares de apoio são dispostos em malha quadrada, com distribuição uniforme das cargas. Com a ajuda deles, é fácil obter um teto liso de concreto armado.

A instalação de concreto armado em papelão ondulado é regulamentada pela SNiP II-23-81 e é realizada nos casos em que seja necessário erguer edifícios e estruturas com ampla gama de cargas disponíveis. Na formação de um monólito sobre uma chapa perfilada, é necessário garantir sua proteção com revestimento galvanizado ou pulverização de polímero para que a corrosão não danifique o material no futuro.

Ao criar estruturas monolíticas, podem ser usados ​​agregados de concreto de argila expandida, concreto de espuma e outras frações trituradas, que aumentam as características de isolamento acústico. O desenho seccional ajuda a determinar a espessura da camada de enchimento e a distribuição de todos os componentes dentro da laje. É realizada uma junta de dilatação em laje monolítica com instalação tipo suporte para evitar fissuras no material. Em áreas abertas, faixas retráteis e isolantes são colocadas a uma distância de cerca de 3 m.

Como escolher?

Ao escolher um piso monolítico que será equipado em uma casa, é melhor levar em consideração todos os fatores. Para um edifício com vários pisos, é preferível utilizar fôrmas de inventário amovíveis, que podem ser montadas no local de forma fácil e rápida. No setor privado, você pode usar estruturas sem vigas. Mas se a carga for significativa, as forças das colunas e apoios podem não ser suficientes.

Um espaço entre pisos preenchido com uma gaiola de reforço pode exigir isolamento adicional para isolamento e redução de ruído. Neste caso, o espaço entre os pisos é preenchido com concreto com adição de argila expandida. A versão em coluna é mais adequada para propriedades não residenciais, edifícios comerciais, de varejo ou espaços abertos. Em paredes feitas de blocos de espuma, é melhor usar não uma laje de concreto monolítica, mas pisos mais leves. Se for escolhida uma opção de uma peça, os cálculos de carga devem ser tão precisos quanto possível.

Pagamento

Para realizar o cálculo de um piso monolítico, recomenda-se o uso de programas especiais que permitem resolver o problema rapidamente. O manual SNiP, que estabelece os principais parâmetros técnicos, é utilizado como base para o cálculo da moldura e da unidade de suporte. O esquema incluirá os seguintes parâmetros:

  • massa de concreto armado - o padrão é igual a 2500 kg / m3;
  • o peso da estrutura do piso construída sobre ela, divisórias - 150 kg / m2 (valores médios);
  • carga útil - será de pelo menos 300 kg / m2.

A seleção da armadura é realizada pelo programa ao longo dos eixos X e Y, levando em consideração as cargas de deformação esperadas e simuladas. O comprimento da obra, a classe de concreto e armadura e a espessura da cobertura também são levados em consideração. No cálculo, o peso próprio do piso soma-se a um indicador semelhante, mas tendo em conta a fiabilidade da carga, o peso das divisórias, o cálculo da carga temporária.Ao adicionar esses parâmetros, você pode obter informações que são aplicáveis ​​ao desenvolver soluções de esboço.

Outro componente dos cálculos é a determinação das forças de momento nas seções de uma laje monolítica. É calculado com base nos parâmetros do projeto e determinado individualmente. A determinação do número de armadura é feita de acordo com o coeficiente de peso médio - é igual a 80 kg / m3. A área da laje é multiplicada pela sua espessura e multiplicada por 80. O resultado é igual à massa total das armaduras.

Para obter informações sobre o que é uma sobreposição monolítica, consulte o próximo vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário