Pisos de madeira: dispositivo e instalação
Com toda a popularidade da pedra para construção e dos materiais sintéticos, em alguns casos é simplesmente impossível ficar sem madeira. Também é utilizado na construção de pisos. Mas, para excluir erros, é necessário compreender profundamente a estrutura do piso de madeira e o método de sua construção.
Peculiaridades
Falando sobre as características dos pisos de madeira, deve-se imediatamente apontar as especificidades do projeto dos elementos de embasamento ou sótão do edifício. Ambas são as opções mais comuns; é muito menos comum criar sobreposições em outros lugares. Basicamente, a composição do bloco estrutural inclui vigas de uma barra ou tronco. Um pré-requisito é o fechamento em ambos os lados com materiais em folha ou uma placa de madeira de alta qualidade. Ao organizar um piso de madeira, certifique-se de pensar sobre como:
- sua capacidade de carga;
- características térmicas;
- propriedades acústicas.
Em alguns casos, você deve:
- usar isolamento (geralmente dentro da estrutura);
- aplique uma barreira de vapor;
- selecione cuidadosamente a colocação das vigas, levando em consideração a deflexão mínima.
Os pisos intermediários e do sótão são construídos em papelão e aglomerado, placa orientada e compensado. Colocando tudo isso tem que sobre as vigas.
Muitas vezes, o revestimento é conectado diretamente na base do chão. Em seguida, a estrutura atua simultaneamente como um teto para a sala inferior e um subpiso de cima. Na maioria dos casos, o piso é pregado; se não forem usados, as características do rolamento serão piores.
A folga de uma viga para outra às vezes é reduzida se estiver relacionada às características do convés.
As sobreposições de base / pedestal são criadas a partir de:
- placas não cortadas;
- laje;
- rolos de log.
Vantagens e desvantagens
É útil comparar pisos de madeira e concreto armado, uma vez que são essas duas opções que acabam sendo os principais rivais. As vigas de aço são obviamente usadas com menos frequência e principalmente na construção industrial e especial. Os produtos de madeira se distinguem por um peso relativamente modesto. Por 1 sq. m. de madeira é responsável por 350-400 kg.
O concreto armado, mesmo "leve", não pode pesar menos de 700 kg por 1 m². m.
A redução do peso da estrutura do edifício não só simplifica o trabalho dos instaladores como facilita o transporte da carga. Ao mesmo tempo, o custo do trabalho também é reduzido. E a oportunidade de sobreviver com uma base “mais simples” é muito atraente. Se os vãos forem relativamente pequenos e a etapa de colocação for frequente, os elementos de madeira podem ser dispostos sem equipamento de elevação especial. Consegue sobreviver com o esforço direto dos próprios participantes na construção.
Também é importante enfatizar a alta velocidade de trabalho. As lajes de piso de madeira são concluídas em apenas alguns turnos. Fazer o trabalho o mais rápido ao usar concreto armado certamente não funcionará. Mas é importante entender que há casos em que as lajes são melhores do que a madeira. Mesmo a melhor madeira deforma-se com muita facilidade.
É fácil ver como o chão vibra quando é pisado. É verdade que isso não confunde todas as pessoas. Mas devido a um deslocamento muito leve, podem aparecer rachaduras nas camadas de gesso, às vezes as costuras que separam as folhas de estruturas de acabamento se abrem.
Na maioria dos casos, os pisos de madeira são usados como substrato para pisos de madeira.Após alguns anos, podem ocorrer sons estranhos desagradáveis. O piso de pedra não tem essas desvantagens. Além disso, ele amortece os sons com muito mais eficiência. É possível combater a penetração de ruídos estranhos na madeira por meio de aterro adicional. Mas, ao mesmo tempo, vantagens como facilidade e velocidade de construção são perdidas. Além disso, tornar a sobreposição mais pesada nem sempre ajuda a resolver totalmente o problema.
Estruturas de madeira podem queimar, o fogo se espalha por elas muito rapidamente. Ambas as desvantagens podem ser atenuadas, é claro, por impregnações especiais. Mas então já é impossível falar completamente sobre a naturalidade da sobreposição, sobre sua pureza ecológica. As impregnações terão que ser repetidas de vez em quando, à medida que vão perdendo suas propriedades.
O processamento especial aumenta significativamente o custo de construção e grandes reparos.
A árvore pode sofrer de mofo e outros fungos, dos vermes da madeira. É muito sensível à penetração de umidade, especialmente quando misturado com substâncias agressivas. Deformações da madeira, o aparecimento de rachaduras é freqüentemente notado. A vida útil de até mesmo um piso de madeira perfeito com a manutenção mais cuidadosa não excede 50 anos. Finalmente, o concreto armado definitivamente vence em locais onde existe um grande perigo de um terremoto destrutivo.
Requerimentos técnicos
Ao construir um piso de madeira você pode se concentrar nas normas do SNiP II-25-80. De acordo com esta norma, é necessário fornecer proteção contra a entrada de água e contra agentes biológicos nocivos. Em locais onde é provável a exposição a um ambiente agressivo, deve-se tomar cuidado para proteger contra a corrosão. Os cálculos para a capacidade de carga e o nível não crítico de deformação são realizados com antecedência. É impossível usar pisos de madeira colados se a temperatura do ar, mesmo por um curto período de tempo, ultrapassar os 35 graus.
A madeira de coníferas é preferível para o trabalho. Em alguns casos, são utilizadas madeiras nobres. De acordo com GOST 4981-87, as vigas devem ser feitas de madeira macia. Para barras cranianas, é permitida a utilização de blanks de madeira nobre que atendam aos requisitos estabelecidos.
Você não pode usar uma árvore pior do que a segunda série. Você também não pode usar peças que em que fissuras ponta a ponta são maiores que 0,1 m. A avaliação da raça e do grupo de variedades é realizada visualmente. Para determinar com precisão os vícios, eles são orientados de acordo com as instruções do GOST 2140. Os tetos entre andares em uma casa particular podem ser usados sem muita dificuldade, mas nuances adicionais devem ser levadas em consideração. Assim, nos quartos do sótão, terá de reforçar adicionalmente as vigas.
O comprimento máximo do vão é de 8 m. A menor seção da viga é de 0,05x0,15 m, e a maior é de 0,14x2,4 m. As partes maiores raramente são usadas em casas particulares, porque a carga de suporte não justificar tal espessura do material. É permitida a utilização de vigas de toras maciças lixadas.
Os especialistas aconselham fortemente que seque completamente todas as peças de trabalho antes de colocá-las no local designado. A distância de uma viga a outra é de 0,6-1 m. Este indicador é influenciado por:
- o número de andares do edifício;
- valor de carga;
- área total da estrutura.
O comprimento das vigas deve ser tal que fiquem firmemente apoiadas nas paredes em locais especialmente designados. A disposição do piso sob o sótão frio tem nuances próprias. Uma vez que combina uma função de suporte de carga e de isolamento térmico, será necessário equipar um bloco multicamadas. Partes da "torta" e sua sequência são selecionadas com o maior cuidado possível. As instalações não residenciais podem ser equipadas sem piso acabado.
Quanto às vigas, elas são instaladas nas saliências das paredes ou emparelhadas nessas partes salientes. Definitivamente, você não pode usar uma árvore se a construção tiver mais de 10 m. Ainda mais, vãos com mais de 6 m só podem ser construídos com espaços em branco especiais, que são significativamente mais caros do que madeira simples. Além do isolamento, você terá que cuidar da impermeabilização e proteção contra vapor. Os pisos de madeira do segundo andar podem até ser usados em um prédio de tijolo ou concreto.
O nível limite (crítico) de carga de estruturas de piso e porão é de pelo menos 210 kg por 1 sq. m. Se o sótão estiver localizado no topo, esse valor é de pelo menos 105 kg. No entanto, no caso de um sótão residencial ou ao armazenar um grande número de objetos pesados, eles são guiados pelo indicador mais alto.
O nível mais alto de deflexão por 1 lm é 0,004 m. Se for maior, torna-se perigoso usar essa sobreposição.
Ao colocar ladrilhos de cerâmica e outros revestimentos de piso pesados a deflexão própria de um piso de madeira é limitada a 0,0025 m por 1 lm. Mas no caso de um sótão não residencial pouco aproveitado, pode-se aumentar o nível permitido para 0,005 m. Mas é melhor não economizar no rigor dos cálculos e fazer uma estrutura melhor.
Então, no futuro, se você precisar transformar um sótão simples em um sótão, você não terá que remodelar o chão. Você também precisa pensar sobre isolamento acústico. Não mais do que 50 dB de sons estranhos devem passar para a sala. Os especialistas recomendam o uso de materiais à prova de som, que também são isolantes. Então será possível simplificar o design e clarear um pouco a "torta".
Ao calcular o isolamento acústico de um prédio de dois andares, lembre-se de que os ruídos também podem passar pelos canos. Se estiverem, é melhor recorrer a profissionais do que correr o risco de perder o conforto. Independentemente do comprimento das estruturas de madeira e do piso em que o piso é criado, ele deve ser tratado com retardadores de fogo e fungos. Não use isolamento térmico que não permita a passagem de vapor. Caso contrário, a destruição rápida de estruturas de suporte de carga é inevitável.
Um piso de madeira em cima de um pedestal ou grade de fundação é erguido apenas com o uso de uma barra craniana. Não há outra maneira de isolar o chão bem o suficiente. Se a serragem e as aparas forem levadas para isolamento, também serão impregnadas anti-sépticos e substâncias que suprimem a combustão. Para evitar a umidade do contato com o solo, é necessário um tapete impermeável. Em salas úmidas, ele também é colocado no topo.
Ao construir pisos em um prédio de apartamentos, é imperativo o uso de meios construtivos de proteção contra incêndio. Você também terá que excluir os menores vazios que seriam limitados por elementos combustíveis.
Visualizações
Existem diferentes tipos de pisos de madeira. Dependem da disponibilidade de caves e se as instalações são aquecidas ou não. Quando um piso residencial é localizado no topo, uma laje de piso é aplicada. Estruturas acima de porões ou pisos de porões são chamadas de porões ou pisos de porões. Como neste caso a temperatura e a umidade são bastante diferentes, você deve usar:
- barreira de vapor;
- filme refletor de calor;
- revestimento isolado (camada de espessura aumentada).
Quando o piso é colocado diretamente no solo, são usados suportes de pedestal. Mas há outra opção - primeiro, um travesseiro de concreto é derramado e, em seguida, as defasagens são dispostas. Tetos de viga do tipo usual são usados em pisos residenciais e no sótão. Neste caso, não use peças isolantes especializadas. Também não há necessidade de tratamento com misturas impermeabilizantes.
Quando a sobreposição é feita sobre uma viga ou tronco de madeira, o vão maior é de 15 m. Mas o ideal é limitar-se a vãos de 6 m. Se houver nervuras de madeira sob o teto, o vão não deve exceder 5 m. - vigas ou nervuras combinadas (madeira-metal), pode-se aumentar vãos em até 12 m. Finalmente, ao usar produtos de vigas nervuradas como suporte, pode-se fazer vãos de 15 m com total tranquilidade.
A sobreposição, erguida em vigas ou toras, é usada por mais tempo. Foi dominado na antiguidade.As principais peças de apoio são vigas retangulares ou quadradas. São feitas de madeira maciça e depois assentadas com um degrau de 0,6-1,5 m, mas também existem soluções mais modernas que utilizam vigas de madeira colada ou contraplacada. Graças à tecnologia especial, não é pior do que no formato clássico.
As vigas retangulares agora aprenderam a fazer não apenas sólidas, mas também com um vazio interno. A liberação de vigas semelhantes a um círculo ou oval foi depurada. E há até uma variedade especial deles, semelhante a uma viga em I complexa. As diferenças também podem dizer respeito ao ponto de intersecção com a parede.
Para fixar a viga na parede, desprovida de passagens tecnológicas especiais, você terá que romper ninhos especiais... Eles devem ir fundo pelo menos 0,15 m. Na maioria dos casos a profundidade da escavação atinge 2/3 da camada de material.
As âncoras são utilizadas para fixação direta das vigas. Se houver uma cinta de concreto, a fixação pode ser feita com suportes, âncoras ou suportes especiais. Suportes de acoplamento são montados na parede de toras, mantidos no lugar por parafusos poderosos.
A sobreposição em bordas de madeira implica o uso de tábuas com espessura de 0,04-0,05 m, com altura variando de 0,2 a 0,28 m. O piso com nervuras claras contém um piso. Sob ele, costelas são montadas a cada 0,3-0,6 m. Importante: as nervuras devem ter apenas uma seção retangular, mas não uma seção I (caso contrário, serão consideradas vigas).
Pagamento
Independentemente da solução tecnológica específica, cálculos cuidadosos devem ser feitos. Apenas eles permitem que você determine os parâmetros mais racionais. Não é de admirar que, em alguns casos, eles não sejam definidos de forma rígida, mas na forma de uma série de números. Ao determinar o comprimento, eles são guiados pelos parâmetros específicos dos edifícios. A melhor coisa, se o comprimento de cada laje corresponderá exatamente ao vão. Antes de calcular, eles descobrem a que profundidade os elementos precisam ser imersos na parede e como corrigi-los.
Em um tijolo ou em blocos, uma placa é embutida a 0,1 m, uma viga a 0,15 m. Para construir um piso em uma casa de madeira, entalhes são feitos de 0,07 m. Quando você planeja anexar vigas a estruturas de fixação especiais, como um garfo ou suporte, o comprimento da viga corresponde exatamente ao tamanho do vão a ser coberto. Se as vigas são retiradas, as pernas da viga são fixadas diretamente a elas; o tamanho da saída varia de 0,3 a 0,5 m. Uma atenção especial deve ser dada ao cálculo das cargas. Seu valor total inclui:
- próprio peso de sobreposição;
- a severidade do piso acabado;
- muitos móveis;
- muitos objetos e decorações comuns;
- carga da presença e movimento de pessoas.
Para eliminar erros, é aconselhável entrar em contato com profissionais. Mas se você tiver algum conhecimento, pode fazer os cálculos sozinho. Para pisos de sótão isolados com lã mineral ou outro material leve, uma carga de 50 kg por 1 m². m. Para descobrir a carga operacional com mais precisão, você precisa consultar os documentos regulamentares. Certifique-se de aplicar um coeficiente (geralmente 1,3, a menos que indicado de outra forma) em quaisquer cálculos de resistência e seção.
Ao calcular a sobreposição, todos os valores são arredondados apenas. Para sótãos e sótãos usados ativamente, o fator de correção é aumentado para 1,5. Faça o mesmo se planeja usar cargas pesadas. Por padrão, todos os cálculos dos valores de vigas individuais são realizados para uma seção retangular. A única exceção é quando uma configuração diferente é fornecida inicialmente.
A altura do retângulo deve ser sempre maior que a largura. A determinação da altura é influenciada principalmente pela espessura da camada de isolamento. Em edifícios com moldura, é aconselhável dar um passo entre as partes, que coincide com a distância entre os postes. Se forem usados materiais de isolamento acústico espessos, eles também serão levados em consideração no cálculo da massa. Outras informações podem ser encontradas nos documentos regulamentares.
Tecnologia de instalação
O piso de madeira entre os pisos é criado em qualquer caso a partir das estruturas de suporte e de convés. Para selecionar toras, você precisa bater nelas com a coronha de um machado. Normalmente, um som de toque é ouvido. As ranhuras nas quais as vigas serão montadas deverão ser cuidadosamente limpas. Em seguida, são revestidos com material impermeabilizante (principalmente material de cobertura). Só então as próprias unidades de piso podem ser colocadas.
Para sua informação: as reentrâncias nas paredes de tijolo são tratadas com betume ou mastiques betuminosos. O mesmo betume é útil para revestir as partes finais das vigas. Em casas de madeira, os suportes são freqüentemente cortados de acordo com o sistema de "cauda de andorinha". A vantagem dessa abordagem é a simplicidade e excelente estabilidade.
Em alguns casos, em vez de placas, eles usam treliças de viga. Eles são muito mais práticos, apenas porque Placa 100% uniforme é uma raridade. Mesmo em casas particulares, a fazenda cobre vãos muito melhor.
Também às vezes usado feixe I-beam. É mais comprido do que a prancha, ao mesmo tempo que não está sujeito a ressecamento e torções. Essas vigas são geralmente fabricadas em plantas industriais. As correias acima e abaixo são feitas de madeira seca aplainada. Contraplacado ou placas orientadas são colocadas no meio do bolo.
Vale lembrar que as vigas I terão que ser muito perfuradas (serradas), caso contrário você não poderá perder várias comunicações. Atenção também deve ser dada à barreira de vapor do teto no piso de madeira. É efectuada se houver sótão frio no topo.
Essa cobertura não é necessária sob um sótão residencial. Mas ainda é preciso cobrir com o vapor o revestimento das encostas e a moldura das vigas. A barreira de vapor é feita de glassine, polipropileno ou polietileno. Dependendo da escolha dos instaladores, essas camadas são coladas ou pregadas com ripas. Somente após a barreira de vapor é que o isolamento está na torta. Pode ser apresentado:
- vários rolos;
- backfills;
- placas impermeáveis ao calor.
Na maioria dos casos, as lacunas entre as vigas são preenchidas. Apenas ocasionalmente eles preferem colocar a proteção térmica em um piso ou mesa áspera. Recomenda-se isolar, proteger da penetração de vapor todas as divisórias adjacentes ao teto. Atenção importante deve ser dada à passagem da chaminé pelo piso de madeira. É necessário escolher os materiais de proteção o mais cuidadosamente possível. As paredes da chaminé no ponto de intersecção com o teto devem ser mais largas do que na parte principal. A fixação rígida do sulco com sobreposição é inadmissível. As caixas são isoladas:
- lã mineral;
- argila expandida;
- vermiculita.
Exploração
A vida útil de um piso de madeira pode ser de 50 anos (em casas de estrutura e painéis). Os principais riscos para ele são:
- apodrecendo;
- danos causados por vermes da madeira;
- Desgaste mecânico de elementos de rolamento.
É necessário proteger o piso de madeira tanto quanto possível de:
- vazamentos de água;
- infiltração de precipitação;
- condensação de vapor d'água;
- carga injustificada (excedendo o projeto).
Para informações sobre como fazer revestimentos de madeira com as próprias mãos, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.