Pisos de viga: para que servem e para que servem?

Contente
  1. O que é isso?
  2. Para que eles são necessários?
  3. Características de design
  4. Visualizações
  5. Como escolher?
  6. Recomendações

As vigas, localizadas em andares iguais, são o principal elemento estrutural de qualquer edifício. As peças funcionais de fechamento adicionais são suportadas nos tetos das vigas. Concreto armado, madeira, metal e materiais combinados são usados ​​como material para as vigas.

O que é isso?

Cada elemento do sistema de vigas desempenha um papel importante. As peças geralmente são feitas de tamanhos padrão, montadas no local por meio de mecanismos improvisados. O tipo de piso em vigota está sempre relacionado com a escala da edificação. A opção mais simples é feita de madeira, adequada para construção individual privada. As lajes de piso são um elemento estrutural de um edifício de vários andares. Os elementos estão envolvidos na divisão direta da casa em andares.

    A laje clássica é a estrutura de suporte horizontal do edifício. Além dos elementos entre pisos, os pisos são cave e sótão. Eles se distinguem por sua forma em planos e abobadados. As principais características das lajes geralmente correspondem aos requisitos que os projetistas, arquitetos e demais responsáveis ​​pelo conceito de habitação conhecem. A classificação das sobreposições por características distingue as seguintes posições:

    • por material;
    • por nomeação.

    O papel dos tetos com vigas na construção de moradias é alto. Sem as vigas do piso, o piso dos apartamentos se dobrará, mesmo com um leve peso, e os tetos desmoronarão com os lustres comuns. É uma espécie de esqueleto robusto com aparência de costela. Esse esqueleto foi chamado de vigas de piso por muito tempo. Este suporte principal sempre foi e está a ser construído com resistência suficiente, aumentando significativamente o peso da estrutura como um todo.

    É verdade que os materiais modernos são leves e têm boa resistência.

    Para que eles são necessários?

    O sistema de piso com vigas não transporta apenas cargas mecânicas. É também uma camada isolante de calor e de absorção de som. Isola o interior da casa das influências externas. Por exemplo, não permite a humidade da cave, fria do sótão. É graças às fundações de alta qualidade do piso de vigas que os sons da rua não entram nos quartos. Em prédios residenciais baixos, eles são geralmente do tipo moldura, e os pisos entre andares parecem uma estrutura sólida que não se encaixa apenas entre o primeiro e o segundo andares. Eles são o esqueleto comum da estrutura.

    A carga mecânica no piso é medida pelo material utilizado e pelo desempenho do edifício. Todos os parâmetros são calculados com base em certas tarefas que não são tão fáceis de executar.

    Profissionais responsáveis ​​alcançam os resultados certos.

    A diferença nos cálculos está associada à presença de aquecedores, aos tipos de materiais utilizados. A intensidade de operação do espaço do sótão, armazenamento de coisas também afetam os valores calculados.

    Se for planejado um sótão no espaço do sótão, o peso do revestimento do piso, bem como os móveis e divisórias existentes, também é levado em consideração.

    Dependendo dos indicadores, os pisos são pré-fabricados, monolíticos ou combinados. São necessários para separar os pisos, a estrutura do sótão ou a cave da divisão principal. Os principais tipos de vigas são geralmente de madeira ou aço.As vigas de madeira são baratas, mas não usadas na construção industrial em grande escala. Desvantagens do material:

    • combustibilidade;
    • decair;
    • baixa resistência.

    Os tectos são adequados para a construção de estruturas de madeira, estruturas baixas, estruturas utilitárias. Em edifícios residenciais do tipo massivo, são utilizadas lajes pré-fabricadas de concreto armado e painéis combinados. Os elementos são subdivididos em pequenos e grandes. As lajes pequenas são utilizadas na construção privada ou na construção de edifícios baixos.

    Grandes lajes são necessárias para estruturas muito significativas, na presença de cargas dinâmicas significativas. Às vezes, projetos de laje típicos não podem ser aplicados, uma vez que não fornecem a rigidez necessária. Por exemplo, se o edifício a ser construído é de forma complexa, o teto para ele é feito sob encomenda.

    Pisos de vigas têm muitos usos. No esquema geral do dispositivo, as vigas não só assumem parte do esforço, mas também o transferem através das paredes até a fundação. Esses são um tipo de diafragma de rigidez que cria a resistência da estrutura.

    Características de design

    As opções ideais de design são selecionadas pelos desenvolvedores usando métodos especiais. Normalmente, são comparados os preços, a qualidade do material, os possíveis custos de mão de obra, o tempo de construção. Esse elemento da estrutura dos andares inferiores é o teto. Para pisos superiores, as vigas são o piso. Os requisitos para alguns tipos de pisos de vigas são bastante rigorosos.... Por exemplo, quando é necessário realizar divisão de instalações com diferença de temperatura. A funcionalidade dessas estruturas é quase a mesma das paredes externas.

    O número de cargas totais em pisos de vigas deve ser proporcionais às características operacionais do edifício. Se os valores calculados não forem cumpridos, isso pode levar a defeitos, o menor dos quais é o rangido do piso. Em caso de violações graves de trabalho, o edifício entrará em colapso durante a operação. O tipo de sobreposição deve ser selecionado corretamente. Só assim será garantida a fiabilidade da estrutura, bem como o conforto dentro de casa.

    Visualizações

    Os tetos com vigas agem esquematicamente como uma peça de suporte de carga, e a lacuna entre eles é preenchida com materiais de acabamento para o piso e o teto. As sobreposições em vigas de madeira são mais frequentemente feitas de madeira no tamanho:

    • 50*150;
    • 100*150;
    • 150*150;
    • 150*175;
    • 175*175.

    A peculiaridade das vigas de madeira é que em longas distâncias fornecem resistência, mas não afetam a rigidez da qualidade. Este defeito é eliminado pela correcção dos cálculos, mas na construção privada nem sempre é possível realizá-los. O passo recomendado para pisos de vigas é de 500-600 mm.

    O deck estriado, de uso limitado no sentido convencional, encontrou aplicação em estruturas de sótão. São fabricados com nervuras em uma ou duas direções. Existe uma laje maciça no topo. As lajes são conectadas entre si por juntas de aço de ancoragem. Eles também garantem a unidade das lajes com os elementos de suporte de carga verticais do edifício. As vigas de aço também são divididas em tipos, incluindo:

    • conjunto;
    • semi-montagem;
    • sistemas monolíticos.

    Canais ou barras em T raramente são usados ​​em construções individuais, embora tenham sérias vantagens sobre outros tipos. A principal desvantagem dessas estruturas é seu peso significativo, que pode chegar a 400 kg. A capacidade de carga dos elementos externos deve obedecer a esta característica. Por exemplo, tais peças não são adequadas para painéis ou estruturas pré-fabricadas de concreto aerado.

    A estrutura de concreto armado raramente é praticada na construção de moradias individuais. Tecnicamente, deve corresponder à altura do transportador, que deve formar 1/20 do vão entre as bases. A largura da viga é calculada com uma proporção de 5: 7.

    A vantagem das estruturas de concreto armado é que podem ser fabricadas de forma independente. Isso é permitido na presença de equipamentos de fôrma, mistura de concreto armado do tipo 300 e materiais especiais. O piso de concreto armado é preenchido com blocos de concreto aerado ou pedras ocas de cerâmica.

    O uso de tal sistema em habitações privadas acarreta custos trabalhistas elevados e a desvantagem econômica do projeto.

    No entanto, as tecnologias estabelecidas estão sendo ajustadas com sucesso. Por exemplo, um esqueleto em vigas de madeira pode ser obtido da mesma forma que para as características do metal. A modificação dos parâmetros pode ser alcançada devido a uma ordem diferente de colocação das estruturas de suporte.

    As vigas são dispostas aos pares, com passo de 500 mm. Uma parte de um par de grandes dimensões atua como base para o piso, e a outra (menor) desempenha o papel de elemento de suporte para o teto. Ao criar este sistema, quaisquer vibrações são excluídas e também aparece o isolamento acústico ideal.

    Como escolher?

    O comprimento das vigas é selecionado de acordo com o tamanho do vão a ser coberto. Como regra, a menor distância está envolvida nos cálculos se os quartos forem retangulares. Na presença de um quadrado, o fluxo de empilhamento perde o sentido. Especialmente se a casa for feita de pedra e todas as suas paredes forem de suporte, com resistência suficiente. Eles resistirão não apenas a vigas de madeira, mas também a estruturas de aço e concreto armado.

    Os parâmetros das vigas são selecionados a partir da proporção dos parâmetros dos vãos existentes. Se necessário, elementos auxiliares de grandes dimensões são introduzidos na estrutura, os quais se apóiam em partes de uma seção menor.

    Para terminar com um piso ao mesmo nível, as vigas da estrutura secundária são colocadas nas bases de apoio à altura da sua secção.

    O espaçamento das vigas nem sempre obedece a um único princípio. Esse compromisso tem a ver com os alicerces das paredes em que os nichos são construídos. Eles aparecem durante o processo de construção, e aqui surgem suas próprias nuances. Em alguns casos, as vigas do piso podem ser suportadas por suportes autônomos, por exemplo, quando a estrutura está emoldurada. As estantes também podem ser feitas de madeira, tais elementos são interligados com suportes especiais.

    Se os vãos da edificação construída forem superiores a 7 metros, recomenda-se preenchê-los com vigas de piso de aço. Esses elementos também são indispensáveis ​​para a reconstrução de edifícios. Por exemplo, vigas de aço foram usadas na construção de arranha-céus stalinistas. Juntamente com o monólito de concreto armado, as estruturas se mostraram muito duráveis ​​e hoje consideradas de alta qualidade.

    O princípio da disposição dos elementos de aço é semelhante ao das estruturas de madeira. A preparação de nicho difere em algumas peculiaridades. Por exemplo, os elementos de suporte de carga precisam ser protegidos da divisão desigual de forças.

    É comum colocar chapas de aço especial sob as vigas de aço ou preparar uma base de concreto. Os nichos são isolados com materiais especiais.

    Recomendações

    O isolamento pode ser colocado diretamente no nicho, mas desde que esteja ausente da estrutura da parede. Um nicho aberto pode ser não apenas um condutor de frio, mas também a causa do acúmulo de umidade e condensação. É importante isolá-lo adequadamente com um material isolante de calor adequado.

    O poliestireno expandido é adequado como isolante térmico. O material não absorve umidade e retém bem o ar interno quente. Na hora de escolhê-lo, vale a pena considerar o aumento da inflamabilidade do poliestireno expandido, por isso tome cuidado ao preencher nichos de madeira com vigas de madeira. Neste caso, é preferível selar o nicho com argamassa de concreto e espuma especial de poliuretano incombustível. Ao escolher a última opção, é recomendável embrulhar a extremidade da viga com papel de alcatrão ou feltro de telhado.

    É altamente desencorajado escolher um filme ou um saco plástico comum para os mesmos fins. A condensação aparecerá na área fechada do saco, a parede irá congelar. A impregnação com alcatrão ou qualquer preparação anti-séptica moderna é adequada como substrato isolante.Isso excluirá a deterioração prematura das vigas do piso.

    Um nicho vedado com isolamento adicional é chamado de surdo. A definição é mais comum do que a construção aberta. Neste caso, a lacuna entre a viga e a parede não é preenchida com nada. Os custos de materiais e mão de obra serão economizados, mas o isolamento acústico é significativamente reduzido. Neste caso, também é necessária a impermeabilização da parede interna, por exemplo, as vigas devem ser revestidas com materiais de proteção.

    Você mesmo pode escolher o tipo de sobreposição. Neste caso, é necessário levar em consideração as características do terreno. Opções econômicas podem ser selecionadas para cada região separadamente. As características importantes dos pisos são tidas em consideração pelos designers. Os cálculos são individuais para cada estrutura específica. Só neste caso, você pode ter certeza da confiabilidade da estrutura, que, independente das cargas, terá uma longa vida útil.

    O cálculo de um piso de madeira é descrito em detalhes no vídeo abaixo.

    sem comentários

    O comentário foi enviado com sucesso.

    Cozinha

    Quarto

    Mobiliário