Vigas de piso: tipos, características, seleção e instalação

Contente
  1. O que é?
  2. Vantagens e desvantagens
  3. Visualizações
  4. Requerimentos técnicos
  5. Pagamento
  6. Montagem

A construção de casas geralmente está associada a paredes, tetos e telhados e fundações. Mas todos esses e outros componentes não serão capazes de funcionar normalmente sem as vigas do piso, portanto, eles devem receber maior atenção, mesmo na construção privada.

O que é?

O conhecimento da estrutura da viga do piso e sua finalidade é muito importante. Sem considerar esses momentos, é absolutamente impossível construir uma casa acima de um andar. A necessidade de vigas no piso não pode ser questionada. É sabido que nos tectos penduram lustres e fixam-se estruturas decorativas, e as pessoas andam no chão dos pisos superiores, sem falar na carga criada pelos móveis e electrodomésticos, bem como outros bens.

Tudo isso não pode ser suportado por estruturas de edifícios se não houver vigas no piso. Eles desempenham o papel de uma espécie de esqueleto especialmente forte, conectando camadas de diferentes alturas. Até o final do século 19, a única opção para organizar tal esqueleto eram as estruturas de madeira e metal.

O concreto armado é agora amplamente utilizado para esse fim. A colocação de vigas durante a construção deve ser realizada com cuidado escrupuloso, mesmo que se construa uma casa particular ou uma casa de veraneio. Distorções aparentemente insignificantes podem levar ao colapso de todas as estruturas. Claro, cálculos precisos também são necessários. Há muito tempo que ninguém confia seriamente nos olhos e na intuição dos construtores.

Vantagens e desvantagens

No entanto, a tecnologia não pára. Mais cedo ou mais tarde, surge a pergunta: é possível prescindir de vigas, para simplificar a construção. Como resultado de uma pesquisa técnica, foram criados os chamados pisos sem vigas. A variante mais comum de tal projeto é o mesmo tipo de lajes e painéis dispostos em sequência, ou uma laje de desenho monolítico. Eles diferem:

  • força elevada;
  • resistência ao fogo;
  • prontidão inicial da fábrica;
  • maior capacidade de fabricação.

Mas você não deve presumir que, em termos desses indicadores, as vigas são muito inferiores às estruturas sem moldura - com um trabalho adequado, a diferença é pequena. Além disso, as lajes sem vigas são muito difíceis e caras de transportar, carregar e descarregar. O consumidor acaba sendo amarrado às suas dimensões padrão ao escolher o tamanho do vão. Mas também há uma vantagem: uma superfície de concreto monolítico, despejada diretamente no local, geralmente é da melhor qualidade.

Visualizações

Para construção privada, faz pouco sentido abrir mão das vigas do piso. É outra questão que tipo de concreto eles serão. Estruturas de concreto armado são comuns. Eles permitem que você distribua com eficácia as cargas criadas pelo piso do piso superior nos elementos de suporte de carga. O concreto armado é muito forte e estável. Mas essas vantagens são muito ofuscadas pela grande massa e complexidade do trabalho de instalação. Na maioria dos casos, não será possível prescindir de equipamentos especiais e isso aumenta significativamente o custo de construção de qualquer edifício.

Por esta razão, vigas de concreto armado são usadas principalmente onde as cargas são obviamente muito altas:

  • nas instalações de transporte;
  • em prédios de apartamentos;
  • na grande indústria;
  • em edifícios de escritórios;
  • em instalações esportivas.

As vigas de concreto armado podem ter diferentes seções transversais (tamanho e forma geral). Dependendo do método de fabricação, os seguintes produtos são diferenciados:

  • concreto armado pré-fabricado fabricado na fábrica;
  • vigas preparadas no próprio canteiro de obras;
  • produtos monolíticos pré-fabricados (combinar os dois formatos anteriores).

As vigas I de madeira são consideradas leves e altamente duráveis. Tal produto é considerado inovador, mas apenas em nosso país, pois no exterior tais designs são bastante comuns. A vantagem mais importante de uma viga em I de madeira é sua facilidade de fabricação - ela pode ser feita mesmo em casa, sem o uso de ferramentas complexas. A aparência não é totalmente familiar para os construtores, pois as partições são muito finas.

No entanto, os engenheiros conseguiram, usando as leis da física, aumentar ao máximo a resistência dos produtos. De cima, a viga funciona para dobrar, e de baixo aceita tensão. Os especialistas prestam atenção especial ao rigor da geometria das vigas I. Graças a isso, a instalação subsequente de revestimentos de piso ou estruturas de teto é muito simplificada. Além disso, os custos gerais de construção são reduzidos.

As vigas do piso de metal são bastante comuns. A razão é simples: o metal está disponível e é muito forte. Basicamente, aço de alta qualidade é utilizado para a fabricação da estrutura. É importante saber que em casas muito maciças, onde a carga é bastante alta, uma viga em I é formada de aço. Ele permite que você distribua a carga da maneira mais uniforme possível.

Atenção deve ser dada aos chamados números das vigas, que indicam o tamanho. Por exemplo, o número 10 só pode ser usado como um guia, mas o 16 já é um suporte completo. Junto com o aço, o alumínio também é amplamente utilizado. É muito resistente a influências químicas prejudiciais, no entanto, tolera tensões mecânicas piores do que o aço.

Por esta razão edifícios industriais envolvem principalmente o uso de vigas de aço... A construção de casas particulares é mais frequentemente realizada com a ajuda de estruturas de alumínio. A questão não é apenas a leveza do material, mas também a ausência da necessidade de tratamento anticorrosivo especial. Se nem as vigas de metal nem de concreto forem adequadas ao proprietário por qualquer motivo, vale a pena dar uma olhada mais de perto nas estruturas coladas. Esta é uma variedade de elementos de viga testada pelo tempo.

Basicamente, o bloco de uma só peça é feito de abeto, cedro, pinheiro ou lariço. A última opção é a mais durável e mais resistente às influências externas. No entanto, ele pesa muito mais do que suas contrapartes. Colar madeira acaba sendo muito mais atraente do que usar uma matriz monolítica. Antes de começar a colar, qualquer área defeituosa é removida, para que a estrutura fique mais forte e estável.

Além disso, as vigas coladas atendem aos requisitos de construção de alta tecnologia, pois os produtos são processados ​​em mecanismos de alta precisão. Excluem-se as deformações e fissuras durante o transporte e armazenamento. Além disso, um bloco colado de alta qualidade manterá suas dimensões durante o período regular de uso. A resistência ao fogo da madeira colada é visivelmente maior do que a dos elementos sólidos.

Suas propriedades decorativas são bastante elevadas. No entanto, o uso de pisos monolíticos pré-fabricados merece atenção. Na maioria dos casos, eles têm costelas grossas. Normalmente, vigas leves de concreto armado são utilizadas para a fabricação de pisos.

Eles são formados por uma estrutura feita de reforço de aço. Este produto espacial repousa sobre uma viga retangular de concreto armado. Também são usados ​​blocos contendo um vazio, no qual o concreto monolítico é despejado. O bloco oco é feito das seguintes opções:

  • cerâmicas especiais;
  • silicato de gás;
  • concreto de poliestireno;
  • concreto limpo.

A vantagem soluções monolíticas pré-fabricadas é um excelente isolamento acústico e proteção contra o calor. Os canais colocados no interior permitem organizar qualquer comunicação sem quaisquer dificuldades especiais.Outra vantagem da solução descrita é que pode ser utilizada em construções independentes. Pisos monolíticos pré-fabricados frequentemente nervurados:

  • mais leve do que lajes alveolares;
  • permitem que você abandone o uso de contrapisos sob o piso;
  • permitem que você não use o guindaste;
  • ajudar a cobrir salas complexas com janelas salientes, saliências;
  • aplicável nas áreas mais inacessíveis;
  • são mais baratos do que o concreto armado oco e monolítico;
  • transportar uma carga de até 1 mil kg por 1 sq. m.;
  • permitem que você crie jumpers de suporte de carga poderosos.

Vigas T feitas de ligas de aço laminadas a quente em planta lembram a letra "T"... É importante saber que a desvantagem dessas estruturas é sua baixa resistência. Eles são usados ​​principalmente em estruturas leves, como escadas, porões, estufas, garagens. Mesmo em um edifício residencial comum, uma viga em T não é adequada para a formação de pisos de suporte de carga. Por esse motivo, é muito melhor usar o OSB na prática.

Esta abreviatura significa viga em I de madeira. A tábua de vertente orientada é perfeita para casas com estrutura, bloco e madeira. Ele também é usado em edifícios de tijolos. É importante saber que OSB será a melhor escolha se o comprimento das vigas for superior a 5 m. O telhado instalado será usado de forma estável por muitos anos, e o custo total da estrutura agradará agradavelmente ao proprietário.

O comprimento máximo do vão chega a 12 M. Soluções tecnológicas modernas garantem o cumprimento da geometria do projeto. Trabalhar com feixes OSB é possível em qualquer estação. Várias comunicações de engenharia podem ser colocadas dentro. De acordo com os especialistas, é 5 ou até 10 vezes menos trabalhoso montar tais produtos do que um monólito de concreto armado.

Para vãos entre pisos superiores a 6 m, apenas vigas I de madeira da categoria LVL são usadas, enquanto a união das barras com cola não é realizada. Não há necessidade de realizar trabalhos "úmidos". As melhores matérias-primas são as coníferas. Já as vigas de concreto aerado são consideradas uma solução bastante econômica e relativamente fácil de usar.

O concreto aerado é confiável e durável, tolera perfeitamente as flutuações de temperatura. A transferência de todas as cargas aceitas para a fundação e paredes de suporte é garantida. A julgar pelas avaliações, os elementos de concreto aerado ajudam a prevenir ruídos altos e também aumentam a qualidade do isolamento térmico. Mas dificilmente é razoável usar pisos de madeira entre pisos em uma casa de concreto aerado por vários motivos:

  • vão máximo entre paredes de suporte - máximo 6 m;
  • você terá que usar anti-sépticos e retardantes de fogo;
  • a distância que separa as vigas adjacentes é limitada.

Entre os designs inovadores, vale destacar vigas de piso compostas. Eles são criados com base em fibra de vidro, a partir da qual muitos produtos diferentes foram produzidos recentemente. A área de aplicação das vigas de fibra de vidro é aproximadamente a mesma das contrapartes de metal, enquanto o peso total é 4 ou 5 vezes menor.

Esses produtos são feitos por muitas empresas russas. Eles também são adequados para o espaço do sótão.

Vigas dobradas com espaçadores são usadas em edifícios residenciais de dois andares feitos de blocos de concreto de argila expandida. Normalmente, as placas emparelhadas medem 1,5x0,5 m para isso.Para excluir ruídos, as placas são perfuradas com pregos ou apertadas com parafusos auto-roscantes. Nesse caso, o degrau das vigas deve ser de 0,6 m, desde que sejam utilizados aquecedores convencionais. As vigas de metal-madeira são consideradas uma solução versátil.

A resistência do metal e a relativa leveza da madeira combinam-se harmoniosamente. Este projeto permite uma construção rápida e econômica. Economizam-se recursos e, ao mesmo tempo, dinheiro. O aparecimento de resíduos é excluído. As vigas de contorno podem ser usadas em uma variedade de casos, mas esta solução já exigirá cálculos particularmente cuidadosos.

Requerimentos técnicos

Para uma viga, um indicador como o comprimento máximo sem suportes é muito importante.A maneira mais fácil de determinar isso é usar uma calculadora online. Levado em consideração:

  • tamanhos de extensão;
  • métodos de fixação de estruturas;
  • tamanho da carga de acordo com o projeto.

É importante saber que tabelas especiais são usadas para determinar o degrau e a seção das vigas. Ao selecionar as seções de suporte, sua espessura é levada em consideração: em uma casa de madeira varia de 0,1 a 0,2 m. Na determinação do comprimento das vigas, além da distância que separa as paredes, são adicionados 0,2-0,25 m. o suporte de dupla face. Uma simples viga de madeira pode ter até 6 m de comprimento. Quando feita de madeira colada, essa figura sobe para 9 m.

A seleção de pisos para uma casa de madeira é muito mais difícil do que para uma casa de madeira. A questão é que os erros podem ser muito mais sérios. Os construtores inexperientes ou não profissionais podem cometer muitos erros. As informações necessárias podem ser obtidas no SP 31-105-2002. Independentemente da massa da carga de pressão, é categoricamente impossível usar madeira bruta, caso contrário, você pode encontrar rachaduras. A árvore terá que ser descontaminada e tratada com misturas que evitem incêndios.

As vigas devem ser fixadas nas travas superiores das paredes de suporte de carga ou terças. Você não pode reduzir a seção transversal dos elementos preenchendo um recorte para unir produtos com acabamento. Os suportes de aço das vigas devem ter a mesma altura das próprias vigas. Vigas de metal e concreto:

  • não deve ter manchas enferrujadas e gordurosas;
  • atender aos requisitos de GOST para desvios de planura, retidão;
  • corresponder aos padrões de acabamento;
  • conter um material com uma certa resistência à compressão.

Pagamento

Abaixo está um exemplo simples de cálculo de vigas de madeira. A densidade da madeira de coníferas para instalações comuns deve ser de 500 kg. Em uma sala úmida e em edifícios abertos, esse valor é de 600 kg. A resistência à carga longitudinal é de 10 mil megapascais e à carga transversal é cerca de 50 vezes menor.

A carga do projeto é determinada multiplicando o indicador padrão pelos fatores de confiabilidade.

A resistência da viga é verificada pelo momento fletor máximo. Para fazer isso, você precisa dividir a tensão pelo momento de resistência calculado. Você deve obter pelo menos 13 MPa. Para selecionar a seção, eles são guiados pelo momento de resistência necessário. É importante saber que, por exemplo, no caso de uma casa de madeira, sem falar em estruturas mais complexas, é melhor confiar todos os cálculos a profissionais.

Montagem

As placas são geralmente colocadas em vigas de metal no topo da camada de cimento. Vigas de metal ou concreto com 5-7,5 m de comprimento requerem reforço com fio de aço de 0,02 m de diâmetro. Ele é colocado no meio do vão. Se o vão em si tiver um comprimento de 7,6-9 m, então o reforço é realizado a cada 2,5-3 m. Quanto mais largo o vão, mais altas devem ser as vigas de aço. As estruturas de madeira são utilizadas em 1 peça. por 1 sq. m.

Para estruturas metálicas, este número é de 1 peça. por 2 sq. m. Para simplificar a fixação da cofragem, utilizam-se estantes telescópicas. Na utilização de cofragens de madeira, é necessário excluir a ausência de fissuras. A instalação de lajes em vigas de metal é muito mais fácil do que em uma base de concreto ou tijolo.

Vale a pena abandonar a viga metálica se a estrutura tiver que ser suportada por uma parede baixa de tijolos, por ser muito cara. Além disso, podem ser provocadas fissuras na parede. Na maioria dos casos, as partições são suportadas por quadros de suporte. As lajes de concreto pré-moldado são predominantemente montadas em uma viga em I de metal.

Para obter informações sobre como instalar corretamente uma viga de piso de madeira, consulte o próximo vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário