Reforço da laje de piso: materiais e regras de cálculo

Contente
  1. Compromisso
  2. Requisitos
  3. Que materiais são usados?
  4. Recursos de cálculo
  5. Regras fundamentais
  6. Como reforçar?
  7. Instruções de reforço

O reforço de um painel de pavimento monolítico sem vigas (estrutura envolvente horizontal interna) é um processo tecnológico obrigatório para o seu fabrico. O reforço na estrutura da estrutura de concreto leva a carga e aumenta as propriedades de resistência do produto.

Compromisso

O objetivo da armadura é aumentar a capacidade de suportar a carga da estrutura, para reduzir a possibilidade de fissuras que surgem devido a saltos de temperatura. Para tais tarefas, um material com propriedades de alta resistência é usado - fibra, fibra de vidro, fibra de basalto, aço. Para eliminar a corrosão prematura e aumentar a resistência ao desgaste das edificações, o método do reforço passou a ser praticado.

Requisitos

O reforço de um painel de piso monolítico é um processo responsável, cuja implementação está sujeita a uma série de condições. Ao realizar os trabalhos de criação de um painel de piso de concreto armado, é necessário seguir as seguintes recomendações.

  • Para conectar hastes de metal, um fio de tricô com uma seção transversal de 1,2-1,6 milímetros deve ser usado. O uso de solda elétrica é inaceitável devido a uma mudança na estrutura do metal nos pontos de interface.
  • É necessário prever a espessura (altura) necessária da laje de concreto em relação à distância entre as paredes que recebem o carregamento. A altura do painel de concreto armado é 30 vezes menor que a distância entre os apoios. Ao mesmo tempo, a menor espessura do painel é de pelo menos 15 centímetros.
  • O assentamento dos componentes da moldura de ferro, atendendo às dimensões da sobreposição, é realizado na vertical. Na altura mais baixa do painel, o reforço é disposto em uma camada. A uma altura de mais de 15 centímetros, o reforço reforçado é feito em duas camadas.
  • Para o vazamento na fôrma, uma mistura de concreto do tipo M200 e superior é usada. O concreto dessas qualidades tem excelentes propriedades de desempenho, pode suportar cargas significativas e tem um custo razoável.
  • Hastes de reforço com uma seção transversal de 8–12 milímetros são usadas para montar a grade de aço. Ao implementar um reforço de duas camadas, um tamanho aumentado da seção do perfil de metal na linha inferior é praticado. A opção de usar a malha acabada é permitida.
  • A cofragem é feita de contraplacado à prova de água ou pranchas processadas por aplainamento. As juntas são cuidadosamente seladas. Para o reforço da cofragem, utilizam-se estantes de ferro deslizantes ou pilares de madeira com um diâmetro de até 20 centímetros.

O cumprimento dos requisitos especificados na implementação dos processos de reforço garantem as características de resistência da estrutura a ser construída. Painel reforçado, fabricado de acordo com as condições técnicas, vai servir por mais de uma década.

Que materiais são usados?

Entre outras coisas, você precisa se preocupar em escolher o material certo que pode ser usado. Para a fabricação de lajes de piso, conforme mencionado acima, é preferível usar o grau de cimento 200 e superior. Pois é este o cimento que se caracteriza pelo maior grau de resistência - um indicador que é especialmente importante no caso concreto. Afinal, a massa do painel é de aproximadamente 500 kg / m2.

Na função de reforço da laje, utilizam-se principalmente hastes metálicas da classe A500C. Vergalhões laminados a quente de perfil periódico. O diâmetro das barras é determinado pelo cálculo realizado no plano desenvolvido. Como regra, o diâmetro das hastes de sobreposição está na faixa de 8-16 milímetros.

Devido ao fato de que a sobreposição monolítica funciona principalmente para fraturas, a armadura subjacente é especificamente a armadura subjacente, que é puxada para fora durante a operação. Para criá-lo, em alguns episódios, são utilizadas hastes com uma seção transversal maior do que para a camada superior. A situação é ligeiramente diferente nas áreas onde os painéis e suportes são encaixados. Aqui, cargas impressionantes atuam nas hastes superiores de forma semelhante, neste aspecto, ela é adicionalmente reforçada. Quando a laje assenta em pilares ou entre apoios com vãos bastante largos, utiliza-se uma armadura situada no sentido transversal da estrutura armada, sendo a classe A240C ou A240 (armadura de construção com superfície lisa).

Recursos de cálculo

Cálculo competente de um painel monolítico para pisos e seu reforço carrega muitas qualidades positivas.

  • Uma estrutura de painel monolítico horizontal terá uma alta capacidade de carga final.
  • O cálculo correto fornecerá uma opção otimizada para a seleção de armadura, altura do painel, grau e volume de concreto. Tudo isso junto permite economizar tempo e dinheiro.
  • O cálculo altamente profissional permite, como suporte de uma estrutura monolítica, explorar não só as paredes, mas também as colunas no interior do objeto.
  • O cálculo dará todos os volumes de trabalho necessários e seu valor.
  • É possível calcular um painel de piso que não atenda ao padrão de configuração.
  • A vida útil de uma estrutura construída em proporção total aos cálculos da armadura é essencialmente ilimitada.

Regras fundamentais

Nem todo mundo é capaz de fazer um cálculo profissional preciso. No entanto, existem padrões uniformes para a fabricação e reforço de um piso monolítico. Com base nessas regras, a altura do painel deve ser 1/30 da distância entre os suportes de vão adjacentes. Por exemplo, com um vão de 600 centímetros, a altura da estrutura monolítica acabada será de 20 centímetros. Um aumento na altura resultará apenas em um aumento de concreto caro.

Quando o comprimento das aberturas sobrepostas não excede 7 metros, então o método de cálculo padrão deve ser usado. De acordo com este método, um painel monolítico deve ser reforçado com duas camadas de reforço. Ambas as camadas são colocadas com barras de reforço A-500C com um diâmetro de 10 milímetros. As hastes são colocadas em intervalos de aproximadamente 150-200 milímetros. A ligação das hastes em uma estrutura com tamanho de célula de 150-200 milímetros é realizada com um fio de tricô macio com seção transversal de 1,2 a 3 milímetros. O painel pode ser reforçado com uma tela soldada padrão disponível no mercado.

Ao calcular as dimensões de uma estrutura monolítica, é necessário levar em consideração a quantidade de aderência. Esta é a parte do painel que se encaixa na parede. Com paredes de tijolo, o tamanho da empunhadura (superfície de trabalho) deve ser de 15 centímetros ou um pouco mais. Para paredes feitas de espuma de concreto, esse tamanho é de 25 centímetros ou mais. As hastes de reforço são cortadas de forma que suas extremidades sejam cobertas com uma camada de mistura de concreto com altura de pelo menos 25 milímetros.

O cálculo mais simples revela que com reforço adequado para um metro quadrado. metros de uma laje de concreto monolítico com altura de 20 centímetros, o consumo é de aproximadamente 1 m3 de concreto do tipo M200 e superior (preferencialmente M350), 36 quilogramas de armadura A500C com área de seção transversal de 10 milímetros. Estas são as regras básicas. No entanto, apenas um especialista pode realizar um cálculo cuidadoso.

Como reforçar?

A carga em painéis monolíticos sem vigas vai verticalmente para baixo e se espalha proporcionalmente por toda a área.Acontece que o lado superior da estrutura de reforço suporta cargas de compressão e o inferior suporta cargas de tração. As hastes são colocadas na cofragem e atadas umas às outras por meio de um fio de tricô macio. Para o esqueleto subjacente, barras de metal grossas são praticadas. A camada superior é composta por hastes de seção menor.

Após a conclusão do tricô das malhas de reforço, elas devem estar corretamente espaçadas em altura.

Com uma altura de estrutura de piso monolítico de 180 a 200 milímetros, o vão a ser coberto pode estender-se até 6 metros. Em tais painéis, a distância entre a malha de reforço inferior e superior é mantida em um intervalo de 100-125 mm. Para isso, são praticadas pinças, que são feitas a partir de restos de armadura com diâmetro de 10 milímetros. As hastes longas são dobradas na forma da letra "L" e colocadas em intervalos de um metro. Nos locais onde é necessário o reforço do painel de piso, a distância é reduzida para 40 cm, sendo normalmente o meio da interface com os apoios e a zona de maior carga.

Uma camada de concreto de aproximadamente 25-30 milímetros, ou um pouco mais, deve permanecer sob a estrutura de reforço do painel subjacente. A malha de reforço superior é derramada com uma camada semelhante. Para manter esse tamanho, apoios de plástico são colocados sob a intersecção das barras inferiores da armadura com intervalo de cerca de um metro. Esses dispositivos são vendidos em lojas de materiais de construção. Podem ser substituídos por blocos de madeira pregados ou aparafusados ​​à cofragem com parafusos auto-roscantes. Se você não fixar sua localização neste tipo, eles poderão flutuar ao preencher o formulário com uma solução concreta.

Instruções de reforço

O processo de construção consiste em uma série de etapas que precisam ser implementadas na sequência estabelecida.

Instalação de cofragem

Uma forma dobrável é feita de canais de metal, placas e folhas de madeira compensada. Sob a fôrma, elementos telescópicos especiais de suporte (racks) são colocados em tripés confiáveis ​​e estáveis. A quantidade de apoios deve suportar bem a caixa, não permitindo que ela dobre sob o peso da argamassa. Com uma camada de 200 mm de altura, o peso é de 1 sq. metro de solução de concreto atinge 300-500 kg. Em vez de racks retráteis, você pode praticar madeira redonda ou barras de madeira com uma seção de 100 × 100 milímetros. Eles são dispostos com um intervalo de 1,2-1,5 metros. As vigas longitudinais são colocadas nas prateleiras e elevadas até uma altura especificada. Em seguida, são instaladas as travessas, nas quais o compensado com filme resistente à umidade é fixado no topo das camadas externas por meio de parafusos. A espessura permitida é de 18–20 milímetros.

O compensado com face de filme pode ser substituído por um comum, revestido com tinta à base de verniz. Outro tipo de base são placas lisas cobertas com filme de celofane. A argamassa não adere a uma superfície escorregadia - neste aspecto, a parte inferior do painel de pavimento fica totalmente lisa e uniforme.

Como tricotar o reforço corretamente?

O layout e a tricotagem das hastes de metal são executados de acordo com o esquema de reforço do projeto. O tamanho ideal da célula é 150 × 150 ou 200 × 200 milímetros. É necessário tentar garantir que as seções do quadro que correm na direção do comprimento sejam integrais. Se o comprimento das hastes não for suficiente, então as hastes auxiliares são colocadas com uma sobreposição decente. As zonas de conjugação são organizadas em um padrão xadrez. Tal reforço garante confiabilidade e rigidez adequadas do painel.

Preenchendo o formulário

É aconselhável usar uma solução de concreto pré-fabricado. Mantém a proporção dos componentes, a mistura inclui aditivos que fazem melhores indicadores de desempenho. O concreto é sujeito a um controle confiável e é levado ao canteiro de obras em volume suficiente para um vazamento único. Por meio de uma bomba de concreto, a mistura é distribuída diretamente para todo o espaço do painel. O vibrador de concreto submersível compacta efetivamente a argamassa e a distribui proporcionalmente sobre a fôrma. Paralelamente, as bolhas de ar são removidas. Após a conclusão do vazamento, o plano é alisado com uma espátula especial em um cabo alongado e coberto com uma fina capa de cimento seco.

A temperatura apropriada da atmosfera ambiente ao encher a estrutura com uma solução deve ser de pelo menos +5 graus. Em temperaturas negativas, o líquido dentro da mistura pode solidificar e quebrar o monólito. A rachadura enfraquece a resistência do painel e encurta sua vida útil. A uma temperatura operacional adequada, o piso reforçado endurece completamente após um mês. Nos primeiros 3-4 dias, o concreto é constantemente umedecido com água para reter a umidade e, no verão, é adicionalmente coberto com uma película.

Importante! O diagrama detalhado do reforço do painel envolvente horizontal deve estar presente na documentação técnica, incluindo os desenhos. Tendo informações sobre como reforçar o painel de piso, é fácil fazer o trabalho por conta própria e economizar muito com isso. O principal é realizar corretamente os cálculos e aderir à tecnologia.

Para informações sobre como preencher corretamente a armadura da laje, veja o próximo vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário