A que distância plantar pimentas em uma estufa?
Os pimentões doces são cultivados não apenas em diferentes regiões da Rússia, mas também muito além de suas fronteiras. É uma cultura vegetal popular, mas excêntrica, exigente em termos de cultivo e condições de cultivo.
A chave para uma colheita bem-sucedida não é apenas irrigação e fertilização regulares, mas também escolher o padrão de plantio correto.
Por que o padrão de pouso é importante?
O plantio de mudas deve ser feito de tal forma, para que haja espaço livre suficiente entre as plantas. A densidade excessiva reduz a produtividade e é ruim para o estado dos arbustos.
A necessidade de um certo intervalo entre as plantas deve-se aos seguintes fatores:
- Ar fresco circulará livremente no local, o que terá um efeito positivo no crescimento das mudas;
- com plantio espessado em massa verde pragas perigosas são freqüentemente encontradas;
- frutas não vão faltar luz natural, portanto, a cor da pimenta será brilhante e o sabor será doce e rico (quando cultivada em ambientes internos, são utilizadas fontes de luz artificiais);
- um esquema bem escolhido e implementado - promessa de boa saúde de arbustos e prevenção de fungos;
- é necessário espaço livre suficiente para um tratamento confortável das plantas e colheita.
A maioria dos jardineiros novatos subestima a necessidade de calcular a distância correta entre as plantas, muitas vezes violando as regras estabelecidas da tecnologia agrícola. No entanto, especialistas dizem que afeta diretamente o tamanho dos vegetais. O plantio adequado tornará mais fácil o controle de pragas perigosas que costumam atacar as raízes das frutas.
Além disso, a uma certa distância, os arbustos não transmitem esporos de fungos uns aos outros, o que é especialmente importante quando cultivados em estufas ou estufas.
O cultivo de pimenta de acordo com o esquema tem as seguintes vantagens:
- um esquema competente ajudará a alcançar frutificação máxima, especialmente quando se trata de variedades de alto rendimento;
- arbustos criam raízes rapidamente e as raízes se desenvolvem em um ritmo acelerado - se a distância entre as mudas for insuficiente, as raízes crescem muito lentamente e interferem umas nas outras, fazendo com que o desenvolvimento dos arbustos diminua e o rendimento caia sensivelmente;
- ao colocar mudas em pequenos lotes de terra, você pode economizar espaço significativamente e plantar o número ideal de mudas - As plantas podem ser colocadas no local de forma compacta, enquanto não interferem umas nas outras.
Opções de pouso
Tipos de circuitos
Hoje, existem muitos esquemas que os jardineiros modernos usam ao plantar pimentas. Cada uma das opções possui determinados recursos. Os jardineiros compilaram uma lista dos esquemas de plantio mais comuns e eficazes, avaliando seus prós e contras.
Ao cultivar pimentas em condições de estufa, um dos esquemas listados abaixo funcionará.
Tradicional
Ao escolher esta opção, as camas são feitas com largura de um metro, restando um trecho mínimo de 50 centímetros entre elas. Plantar em linha significa plantar mudas em duas fileiras, entre as quais deixam uma lacuna de não mais de 0,6 metros.
É necessário plantar pimentas em uma estufa de policarbonato a uma distância de 15 centímetros - o espaço ideal entre arbustos de variedades subdimensionadas.Ao trabalhar com mudas de médio porte, aumenta-se para 25 centímetros e os arbustos altos são plantados a uma distância de 40 centímetros um do outro.
Quadrado aninhado
Neste caso, as mudas são plantadas em pequenos grupos - 2-3 arbustos em uma cova de plantio com dimensões de 60x60 centímetros. Uma videira lenhosa é colocada em cada buraco antes do plantio. Servirá como cobertura nos estágios iniciais de desenvolvimento da planta. Este método é recomendado para as regiões do sul, onde o verão é longo e quente.
Os arbustos que crescem lado a lado são uma defesa natural uns dos outros, protegendo-os de queimaduras.
Xadrez
Esta opção há muito tempo é popular entre iniciantes e residentes de verão experientes. Nesse caso, eles seguem parâmetros como 30 x 50 ou 30 x 30 centímetros. O esquema é perfeito para pequenas áreas, onde é importante o uso correto de cada metro do território.
Ao escolher um dos esquemas, é fundamental levar em consideração o método e a frequência da irrigação. Ao estabelecer uma plantação em grande escala, é aconselhável usar irrigação por gotejamento. Hidrata moderada e regularmente o solo, evitando que fique encharcado e resseque. Nesse caso, você deve fazer uma escolha a favor de um pouso de linha. Com o método de aspersão, as mudas são plantadas em um padrão quadrado ou quadriculado.
A anotação! O espaço orgânico força a compactação do plantio, deixando apenas 25 centímetros entre as fileiras e não mais que 10 centímetros entre as plantas. Este posicionamento não é adequado para uma colheita rica.
Se as mudas são plantadas em terreno aberto, você precisa escolher um dos esquemas que foram desenvolvidos especificamente para este método de cultivo. O trabalho de plantio é realizado no final da primavera ou início do verão. Nesse período, a temperatura do ar não cai abaixo de 15 graus, mesmo à noite.
Você precisa decidir a distância entre arbustos e fileiras antes do dia do desembarque. Escavando as covas de plantio, uma lacuna de cerca de 0,5 metros é deixada entre eles. Não reduza a distância recomendada, especialmente ao trabalhar com arbustos altos. Eles crescem rapidamente e interferem uns nos outros. É necessário muito espaço para a livre formação dos remates laterais. As plantas jovens são colocadas nos buracos, formando fileiras regulares. O solo nas covas de plantio é alimentado com minerais e matéria orgânica.
Mudas baixas são plantadas a uma distância de cerca de 50 centímetros. Essas variedades formam um grande número de frutos nos brotos laterais, portanto, você não pode se livrar deles. Arbustos altos precisam de mais espaço - 55 a 60 centímetros entre arbustos. Esses indicadores são considerados ótimos e o esquema pode ser alterado dependendo das características de uma determinada variedade.
Ao fazer um plantio, deve-se calcular corretamente a distância não só entre as plantas, mas também entre os canteiros. Como muitas outras variedades de vegetais, os pimentões são plantados em fileiras. Para uma manutenção fácil e conveniente, é aconselhável fazer as camas o mais compridas possível. O tamanho recomendado é de cerca de 60–70 centímetros.
Se essa condição for atendida, o jardineiro recebe vantagens importantes.
- Alimentar pimentas torna-se muito conveniente. Isso se aplica tanto a temperos foliares quanto a preparações que são pulverizadas nas folhas e brotos. Com um plantio confortável, as plantas não serão prejudicadas.
- Para realizar a rega em tempo hábil, também é necessário posicionar corretamente as mudas na área selecionada.... Se desejar, você pode instalar qualquer um dos sistemas de irrigação.
- O acesso gratuito a cada planta permitirá que você colha na hora certa e monitorar o estado de maturidade dos vegetais.
Dada a variedade
A taxa média de plantio da pimenta pode variar em função das características da variedade selecionada.
- Arbustos altos precisam de mais altura livre do que plantas médias a baixas... A distância ideal é indicada acima no artigo.
- Leve também em consideração a estrutura da planta. Arbustos extensos ocuparão mais espaço no local devido ao formato especial.
- Se a variedade formar frutos nos brotos inferiores, a distância entre as linhas deve ser aumentada.
- Algumas plantas não toleram luz solar intensa e crescem bem em áreas sombreadas... Ao plantar arbustos em locais escuros, eles devem ser colocados mais longe uns dos outros.
- Se a variedade formar um grande número de brotos laterais, isso também é levado em consideração ao escolher um esquema adequado.
- A lacuna entre as fileiras e as mudas pode ser reduzida, se você está podando o crescimento excessivo ou amarrando arbustos.
Tendo interrompido sua escolha por uma variedade específica, você definitivamente deve se familiarizar com a tecnologia agrícola. Deve indicar não apenas informações sobre os cuidados, mas também o esquema de cultivo recomendado.
A anotação! Deixar um espaço muito grande entre as fileiras e as mudas também não vale a pena, especialmente se os galhos estiverem presos a suportes para um crescimento confortável. Se for instalado um sistema de irrigação no local ou na estufa, os canteiros devem ser dispostos de forma que as plantas recebam a quantidade de umidade necessária. Ao regar manualmente, a distância média é de cerca de 50 centímetros.
Dicas úteis
Antes de plantar arbustos em uma estufa ou em áreas abertas, você deve preparar a área selecionada. Se necessário, é nivelado, limpo de detritos, ervas daninhas e também alimentado. Compostos minerais ou matéria orgânica são usados como fertilizantes. Se a acidez do solo for elevada, pode ser reduzida com calcário ou farinha de dolomita. Só depois de realizar o trabalho preparatório você pode começar a cavar buracos.
Se anteriormente raízes ou outras culturas frutíferas cresceram no local, é imperativo manter uma distância adequada entre os arbustos... Cada centímetro de solo usado precisa ser alimentado adicionalmente para repor a quantidade de nutrientes no solo.
Ao crescer em uma estufa, a proximidade de outras plantas (se houver) deve ser levada em consideração. Se a pimenta crescer muito perto de outras culturas, o sistema radicular sofrerá e o tamanho da fruta diminuirá.
Também é recomendável considerar as seguintes características de cultivo e plantio de pimenta.
- Usualmente, recomenda-se a transferência de mudas para campo aberto no período de início a meados de maio... As mudas devem ter 60 dias de idade e 25 centímetros de altura.
- A cultura vegetal prefere solo leve rico em nutrientes.
- Você precisa plantar plantas jovens à noite, para que não sofram de queimaduras solares.
- Profundidade média do buraco de plantio - cerca de 15 centímetros.
- Quando os sintomas da doença são detectados você precisa se livrar imediatamente da planta doente ou curá-laaté que a infecção se espalhe para o resto dos arbustos.
O comentário foi enviado com sucesso.