Quem come pimenta na estufa e o que fazer?
Folhas de pimenta com vazamento são uma situação bastante comum em estufas. Isso ocorre devido a pragas que corroem a folhagem, causando danos irreparáveis a ela. Os tipos dessas pragas e os métodos de lidar com elas serão discutidos no artigo.
Visão geral de pragas
Existem vários parasitas capazes de comer pimentas em uma estufa. Vamos listá-los.
-
Lesmas. Eles amam a umidade e a escuridão, então é quase impossível encontrá-los durante o dia. No entanto, a presença de uma praga pode ser determinada com precisão, pois ela deixa listras pegajosas. As lesmas gostam muito de comer pimentões doces, deixando buracos nas placas das folhas.
- Escudo. São insetos muito pequenos que parasitam a folhagem e os frutos da pimenta. Se houver muitos insetos, você poderá vê-los a olho nu, pois as larvas cobrem a lâmina foliar com uma camada densa. Esses insetos também são perigosos por sua capacidade de espalhar o fungo.
- Whitefly. Borboleta pequena e leve. As lagartas, que começam a se alimentar de folhagens e caules imediatamente após o nascimento, são especialmente perigosas. Eles amam especialmente mudas jovens. Não é difícil encontrar uma praga: você só precisa sacudir o arbusto, e uma nuvem inteira de minúsculos insetos voará imediatamente para fora dele.
- Aphid. Esta é provavelmente a praga mais popular, e não apenas da pimenta, mas em geral de todas as culturas de jardim. Os pulgões comem completamente a folhagem, deixando apenas listras. Você pode reconhecê-lo pelas placas torcidas e pela abundância de marcas pegajosas.
Além disso, as formigas rastejam nas proximidades.
- Ácaro-aranha. Um pequeno inseto com uma tromba curta, do qual se alimenta. O resultado do trabalho do carrapato são folhas roídas com pequenos orifícios. Além disso, as teias de aranha trançam a folhagem.
- Scoop. É uma pequena borboleta voando à noite. Suas larvas parasitam a pimenta, comem fortemente as bordas das placas das folhas. É fácil identificar as lagartas-concha: são verdes, com uma faixa longitudinal verde-clara no dorso.
- Besouro do Colorado. Esta praga é inequivocamente reconhecida por sua cor clara com listras escuras. A folhagem será comida por adultos e larvas. Você pode reconhecer as larvas do besouro da batata do Colorado por sua cor rosada característica.
- Medvedka. Um inseto enorme e aterrorizante que parasita no subsolo. Medvedka é uma verdadeira toupeira entre os insetos: ela cava longas passagens, passando de planta em planta. Ele come raízes e, quando atinge a superfície, morde o caule.
Métodos de controle
Se folhas comidas aparecerem na pimenta da estufa, algo precisa ser feito com urgência. O primeiro passo é determinar o tipo de praga. Só depois de perceber que tipo de criatura está causando dano, você pode começar a lutar com ela.
Por exemplo, você pode se livrar das lesmas sem química. Eles são procurados durante o dia em locais isolados e recolhidos à mão. E também os lugares da acumulação de parasitas podem ser derramados com o arremesso. Outra ótima medida é espalhar cal entre os arbustos. Ela queimará o corpo delicado e o inseto morrerá. Você também pode machucá-lo com agulhas de coníferas usadas como cobertura morta.
No estágio inicial, a bainha também é livremente removida manualmente. A tintura de cebola também será uma excelente técnica contra eles. Você precisa pegar uma cebola grande e cortá-la em pedaços pequenos. Em seguida, mergulhe o produto em um copo de água. Depois de algumas horas, a mistura é filtrada e os arbustos são borrifados com ela. Esta é a forma mais barata disponível para todos.
Quanto às moscas brancas, suas lagartas são facilmente lavadas com água, mas a pressão deve ser forte. Em seguida, limpe a folhagem com uma solução de sabão neutro. Também pode usar alho, para isso despeja meio litro na cabeça picada e deixa-se repousar 7 dias.
Dilua o concentrado com água antes de pulverizar.
Lançar joaninhas em estufas ajudará a lidar com os pulgões. Além disso, uma mistura de cinzas e tabaco dá bons resultados (um copo de cada produto em um balde de água quente). Um dia depois, um pouco de sabão é adicionado e os arbustos borrifados com o produto. No combate aos pulgões, é preciso cuidar também da destruição das formigas no local.
O tabaco também ajuda a matar os ácaros da aranha. Você precisa levar 0,4 kg deste produto, despeje um balde de água, deixe por 24 horas. Em seguida, leve ao fogo por 120 minutos, acrescente o sabão em pó e dilua novamente em 10 litros. E também o querosene pode ser usado na luta contra os insetos.
Recomenda-se recolher a colher manualmente. Além disso, os jardineiros costumam usar armadilhas caseiras com misturas doces, onde os insetos se aglomeram à noite.
Se os besouros do Colorado vierem para os arbustos de pimenta, eles serão primeiro coletados independentemente. Em seguida, a pimenta pode ser pulverizada com uma solução de absinto. É necessário levar 0,2 kg desta erva, assim como um copo de cinzas de madeira, insista algumas horas em um balde de água fervente. Coe e use conforme as instruções.
Armadilhas leves com querosene são instaladas em estufas para combater os ursos. E também as larvas podem ser encontradas sozinhas nas camadas superiores do solo. As passagens pelas quais o parasita rasteja são derramadas com água morna com sabão (0,2 kg de sabão por balde de água).
Importante: é necessário recorrer ao uso de inseticidas apenas em casos extremos, quando os métodos tradicionais se revelaram inúteis.
Medidas de prevenção
As seguintes regras ajudarão a prevenir o aparecimento de parasitas comedores de folhas:
-
desinfetar o solo antes do plantio e monitorar a qualidade das sementes;
-
antes mesmo de desembarcar, fumigue a estufa com uma bomba de fumaça;
-
desenterre o solo no outono - larvas e ovos podem permanecer lá;
-
mantenha o regime correto de temperatura, não se esqueça da umidade;
-
aumentar a imunidade pela alimentação;
-
abrir as portas da estufa para ventilação todos os dias;
-
realizar tratamentos preventivos com produtos biológicos.
O comentário foi enviado com sucesso.