Compatibilidade de pimentas e pepinos na mesma estufa e seu plantio

Contente
  1. Prós e contras da vizinhança
  2. Seleção de variedades
  3. Nuances de aterrissagem
  4. Características de formação

Os residentes de verão iniciantes muitas vezes se perguntam quais hortaliças são compatíveis e quais em nenhum caso devem ser plantadas nas proximidades. Isso é especialmente verdadeiro para o cultivo de vegetais como pepino e pimenta em condições de estufa. Apesar de essas 2 plantas pertencerem a famílias diferentes, quando plantadas juntas, você pode obter bons rendimentos se as condições agronômicas forem observadas.

Prós e contras da vizinhança

Pepinos pertencem ao gênero abóbora e pimentas à beladona. Apesar disso, os vegetais têm muito em comum em termos de cultivo e apresentam excelente compatibilidade quando cultivados na mesma estufa:

  • as plantas são termofílicas e crescem em temperaturas semelhantes + 22 ... 25 graus;
  • a mesma umidade, que não deve ser superior a 60%;
  • regar é quase o mesmo, então você não precisa se preocupar se alguém não terá umidade suficiente;
  • não tolera mudanças bruscas de temperatura, bem como correntes de ar;
  • prefere crescer em solos férteis;
  • responder positivamente aos fertilizantes minerais e orgânicos;
  • crescem bem em lugares ensolarados;
  • quando cultivados juntos, apresentam excelentes rendimentos;
  • os mesmos métodos de controle de pragas e infecções.

Apesar da grande identidade, algumas peculiaridades também devem ser levadas em consideração.

  • O pepino é uma videira que atinge uma altura de 2 metros ou mais, o que pode levar a um certo sombreamento da estufa. Nesse caso, é necessário distribuir corretamente os locais de plantio para que não interfiram entre si. Devido à falta de iluminação, as máscaras ficam para trás no desenvolvimento ou param completamente.
  • Pimentas doces e picantes não devem ser plantadas na mesma estufa, pois podem se tornar superpolinizadas e, como resultado, a pimenta amarga perderá seu sabor picante. É aconselhável plantar variedades tão semelhantes quanto possível entre si.

Seleção de variedades

Ao começar a plantar vegetais, você deve selecionar cuidadosamente as variedades de pimentão e pepino. Nem todas as espécies podem ser plantadas na mesma área. Uma vez que os pepinos já ocupam a maior parte da estufa, os pimentões devem ser escolhidos de tamanho inferior ao normal, atingindo não mais do que 40-50 cm de altura.

Portanto, é necessário estudar cuidadosamente as características de uma determinada variedade.

Portanto, os representantes ideais de solares noturnos podem ser espécies de salada, como "Kakadu" ou "Milagre da Califórnia"que têm as mesmas condições de cultivo e se dão bem com pepinos.

Nuances de aterrissagem

Como a área da estufa é bastante limitada, é necessário colocar as plantas corretamente, para que não interfiram umas nas outras. A melhor opção é separar as camas com caminhos. Se a área permitir, restam 50 a 100 cm entre os canteiros e 20 a 25 cm entre as plantas.

A pimenta é uma cultura mais termofílica, por isso é melhor plantá-la no lado sul e os pepinos no norte, para que a evaporação da umidade ocorra mais lentamente. Além disso, pepinos altos chegam à luz com muito mais facilidade do que pimentões raquíticos. Devido ao fato de que os pepinos crescem fortemente, eles têm mais espaço na estufa. Os arbustos de pimenta podem ser compactados - 3-4 pedaços são plantados em um metro quadrado.

No verão, o clima é quente, a temperatura na estufa é ainda mais alta, por isso a ventilação regular é obrigatória. No entanto, é importante não permitir correntes de ar: esses vegetais categoricamente não os toleram.

Várias regras devem ser seguidas a fim de colocar corretamente as hortaliças juntas.

  • É aconselhável dividir as plantas plantadas nas proximidades com uma divisória de polietileno, contraplacado ou ardósia. Pimentas exigem menos irrigação do que pepinos. Esta é a maneira mais fácil e eficaz de cuidar.
  • A estufa pode ser dividida em 2 partes. Plante pimenta à direita e pepinos à esquerda. A distância entre eles é de pelo menos 60 cm, o que também simplifica a manutenção e não há polinização cruzada. Além disso, as plantas não causarão problemas umas às outras.

A preferência pela composição do solo nas hortaliças é a mesma. O solo do jardim é enriquecido com turfa, húmus ou composto, serragem. Para aumentar a produtividade, as plantas precisam de polinização artificial. Você pode colocar uma colmeia ao lado da estufa e, com bom tempo, os insetos polinizarão as flores. Outra opção é plantar flores de mel próximo à estufa, que atrairão as abelhas com seu perfume.

Até o momento, os criadores domésticos criaram híbridos de ambas as culturas que dispensam a polinização por insetos. Essas variedades formam inflorescências exclusivamente femininas.

Antes de prosseguir com o plantio de mudas em casa de vegetação, elas são preparadas com antecedência. O solo anterior é removido, no qual podem permanecer fungos, bactérias e larvas de pragas nocivas. É efectuada a desinfecção de toda a divisão e terreno. As sementes também são desinfetadas antes do plantio em uma solução fraca de permanganato de potássio. É imprescindível que antes de prosseguir com o transplante de mudas para um local permanente, você precise pensar onde, o que vai crescer. Suportes são instalados no site para pepinos.

Os fertilizantes orgânicos e minerais devem ser aplicados constantemente. Após o plantio das mudas, elas são alimentadas com nitrato de amônio, o que possibilita a efetiva formação da massa vegetativa. Desde o início da floração, as mudas precisarão de fósforo e potássio, além de composto. Quando os frutos começam a se formar nos arbustos, a nutrição adicional na forma de curativos minerais é interrompida, uma vez que eles podem se acumular nos vegetais na forma de nitrito de sódio.

A rega deve ser moderada. Realiza-se estritamente sob a raiz e com água morna. A melhor hora é de manhã cedo ou ao pôr-do-sol. Pepinos são irrigados com mais freqüência do que pimentas. É preciso ter cuidado com a rega, pois a umidade excessiva do solo pode levar ao apodrecimento das raízes e ao desenvolvimento de infecções fúngicas.

Para evitar a perda excessiva de umidade do solo, utiliza-se cobertura morta de serragem ou palha. Jardineiros experientes usam um hidrogel que é colocado nos buracos durante o plantio de plantas. Ele é capaz de absorver o excesso de umidade para dentro de si e, se estiver faltando, dê-o às raízes. O melhor método de irrigação é a irrigação por gotejamento. Isso torna mais fácil regular a umidade do solo, aumentando ou diminuindo a irrigação.

As mudas são plantadas dentro de casa no final de abril - início de maio. As datas de plantio dependem muito das condições climáticas da região. O principal é levar em conta as geadas noturnas retornáveis. Neste caso, é necessário prever o aquecimento da estufa. Ou você terá que cobrir adicionalmente as mudas com fibra agrícola à noite.

Com tecnologia agrícola inadequada, as plantas podem ser afetadas por várias doenças infecciosas e pragas. Quaisquer problemas associados com vegetais de estufa são mais fáceis de prevenir do que lidar. O principal é prevenir a ocorrência de doenças com medidas preventivas. Para isso, todos os dias é preciso inspecionar os arbustos e, quando forem encontrados os primeiros sinais de doença, tomar a decisão adequada. Às vezes é melhor sacrificar várias plantas do que perder toda a colheita.

O uso de produtos químicos se justifica na época da floração, mas não durante o amadurecimento ativo dos frutos, uma vez que o tratamento de arbustos com herbicidas e fungicidas requer certo período de tempo para obter efeito.

Pepinos e pimentões são freqüentemente afetados por pulgões, ácaros e calla. Os caules suculentos atraem especialmente o último parasita, o que leva à interrupção do desenvolvimento, a murcha da parte verde. Pulgões atraem formigas, que podem infectar mudas com vírus.

O encharcamento excessivo do solo e o espessamento podem levar ao desenvolvimento de uma doença fúngica perigosa como a murcha de fusarium. É muito difícil combater essa doença, pois a maioria dos produtos químicos não é capaz de lidar com ela. A única opção é remover completamente os arbustos afetados para evitar sua propagação.

As pragas mais perigosas das hortaliças são lesmas e caracóis. Os moluscos com fome eterna podem destruir quase toda a safra, espalhando a infecção. Residentes de verão experientes trazem pequenas folhas de ardósia para a estufa e as instalam entre as fileiras. Um grande número deles se reúne neles durante o dia.

Lesmas e caracóis destruídos não precisam ser removidos. As novas pragas que vieram para substituí-los ficam felizes em devorar os parentes mortos, dando tempo para combatê-los.

Outra praga insidiosa é o urso. Muitas vezes aparece em uma área com solo contaminado, como húmus comprado. Portanto, não se apresse em transferir fertilizantes orgânicos diretamente para a estufa. A pilha deve ser tratada com preparações especiais contra parasitas. Para fazer isso, você pode pegar qualquer recipiente e derramar com uma solução diluída.

Medvedka prefere fazer ninhos em esterco de porco ou vaca, categoricamente não tolera esterco de galinha, pois é muito azedo.

Características de formação

A formação de arbustos permite manter mais luz no ambiente, por isso os arbustos adoecem menos e são mais bem ventilados. Com a poda regular, você não só pode aumentar a produção, mas também prolongar a frutificação.

Esquema de plantio para pepinos - 2-3 plantas por 1 sq. m., pimenta - 3-4. Em nenhum caso o espessamento excessivo deve ser permitido. Isso pode levar ao desenvolvimento de doenças e infecções em culturas cruzadas.

Os pepinos são formados em 2 hastes, à medida que se desenvolvem, o excesso de rebentos e a folhagem amarelada são removidas. Assim, mais nutrientes irão para a configuração dos ovários. Amarre a planta ao suporte com cuidado. Os rebentos são muito frágeis - são fáceis de quebrar. A ligação de controle é realizada uma vez por semana.

Como regra, as beladonas são formadas em 2 hastes, menos frequentemente em 3. Quando eles atingirem a altura de 50 cm, aperte a parte superior, então eles se tornarão mais fofos e compactos. Para estimular a formação de mais ovários, o botão superior é arrancado. Folhas extras e inflorescências vazias também estão sujeitas a remoção. Os brotos laterais são beliscados, os fracos cortados para que a cultura coloque toda a sua força na formação dos frutos.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário