Por que as pimentas murcham e como tratá-las?
Mudas pertencentes a uma determinada cultura do jardim podem murchar devido a cuidados inadequados e condições inadequadas, e a pimenta não é exceção a esta regra. Existem várias maneiras de salvar mudas que estão morrendo, nem todas elas são eficazes quando o tempo é perdido.
Condições inadequadas
Condições inadequadas para o crescimento e desenvolvimento da pimenta, boa frutificação na época de colheita - alta temperatura no calor, falta de chuva, solo muito ácido ou supersaturado com álcalis, terreno pantanoso, tentativa de germinação sem estufa no Extremo norte. O transplante tarde demais também é considerado uma violação se você não tiver uma estufa com aquecimento para todos os climas que continue a operar mesmo no inverno.
As mudas, cujo crescimento parou nas células colocadas na janela, devem ser plantadas imediatamente nos canteiros.
Cuidado impróprio
As razões pelas quais as pimentas murcham são as seguintes.
- Regar durante o calor. Você fica meio dia sem abrir a torneira, mesmo tendo água gratuita em seu local, retirada de um poço e despejada em um tanque por meio de uma bomba manual. Se a rega em campo aberto com o calor terminar rapidamente, então a terra úmida vai aquecer em uma hora a 55 graus ou mais, e a água, que fica quase quente, simplesmente escaldará as raízes das plantas. Os primeiros sinais são de que o topo cai, as folhas pendem, a planta afetada não pode ser salva. Regar com água superaquecida na cisterna também é referido a tais violações.
- Fertilização prematura. É extremamente difícil fazer solo preto com solo podzólico - levaria para fertilizar o solo por pelo menos três anos com grandes porções de matéria orgânica antes que tanto húmus se acumulasse que o solo mudasse sua cor de acinzentado para quase preto. Muito raro revestimento de cobertura, especialmente em solos extremamente pobres, por exemplo, argilo-arenoso, leva ao esgotamento da pimenta, uma pequena quantidade de colheita, as plantas não ganham o esplendor necessário e largura da copa, padrão (característica de um determinado tipo de cultura) altura. O principal alimento para as plantas, além das cinzas e resíduos vegetais, é potássio e fertilizantes de fósforo.
- Recusa de tratamento contra pragas de insetos, mofo, fungos e bactérias patogênicas. A derrota por requeima, formações putrefativas é um fenômeno natural: todos esses patógenos de "doenças do jardim" aparecem onde as ervas daninhas cresceram até a cintura e mais alto, os pés do proprietário não pisam há semanas. É necessário usar pelo menos remédios populares - ácido bórico, iodo, permanganato de potássio, sulfato de ferro ou cobre, se você não quiser usar pesticidas e herbicidas.
- Recusa de procedimentos formativos de poda sanitária, pinçamento, pinçamento e outros, que visa limitar o crescimento do excesso de vegetação verde, que consome a maior parte dos nutrientes, que são absorvidos do solo na forma de uma solução aquosa durante a rega das plantações.
- Rega prematura - não todos os dias ou uma vez a cada dois dias, mas, digamos, uma vez por semana. Uma planta que não recebe umidade suficiente enfraquece e desacelera ou para de crescer completamente. Um erro comum - regar com água fervida e gelada, bem como em temperaturas abaixo de +18 - pode destruir a pimenta e, na verdade, qualquer planta cultivada.
- Uma tentativa de cultivar pimenta não em solo preto. O solo com as propriedades nutricionais mínimas é a castanha, mas não deve ser argilosa. Na argila, principalmente na que se unta depois da rega e mal é lavada por muito tempo, praticamente não há ar: ela não deixa passar bem a água, praticamente "fecha" as raízes em um espaço sem ar. E eles, por sua vez, também precisam do mínimo, mas ainda respiram. Como resultado, se as mudas germinarem (ao plantar sementes em campo aberto), elas crescerão mal e logo morrerão. A germinação de uma planta na areia, que não contém nenhuma substância útil (pedreira, areia lavada sem fertilizantes), não dará resultado: as mudas simplesmente não terão com que se alimentar e se a introdução de fertilizantes minerais e orgânicos não entrar com o tempo, eles não crescerão e também morrerão.
- Não cometa esses erros - a pimenta, como qualquer cultura, precisa de nutrição adequada., irrigação e proteção contra doenças. Para reduzir o consumo de água, você pode germinar pimentões em uma estufa hermeticamente fechada, de onde a água não evapora e onde há sempre - todos os dias - uma luz forte. Isso é evidenciado pelos casos de experimentadores que tentaram cultivar várias safras em uma garrafa de 19 litros ou recipiente com paredes transparentes.
- Plantar mudas ao sol em calor extremo, em um peitoril de janela acima de radiadores de aquecimento, ligado na potência máxima, é capaz de destruir plantas recém-nascidas.
Em uma estufa e em uma estufa, para que nenhum fungo comece a crescer, micróbios perigosos não se multipliquem, a ventilação diária será necessária para reduzir o excesso de umidade, já que seu nível relativo de 90-100% prejudica todas as culturas.
Tratamento de doenças
A lista de doenças que "gostam" de infectar pimentas é a seguinte: podridão cinzenta, perna preta, fusarium, verticelose e requeima. A propósito, a requeima também afeta os tomates. A tarefa é evitar a "disseminação" desses patógenos por todo o local, caso contrário seria necessário desenterrar e queimar tudo o que crescia antes dessa "invasão".
Podridão cinzenta
A podridão cinzenta do pimentão ataca as mudas e os locais de germinação de novos brotos dos cílios principais já existentes. O agente causador é um fungo que parasita 200 espécies de plantas cultivadas e ornamentais. Também pode infectar frutas. Aparece na forma de manchas esverdeadas acinzentadas nas quais os esporos se multiplicam. Ao mesmo tempo, as folhas ficam amarelas. Se você não processar a planta, ela morrerá em breve. Alguns brotos laterais são afetados principalmente. Tratamento - borrifar ou borrar com imidazóis (uma classe de pesticidas).
Perna negra
Haste enegrecida - parte inferior da haste infestada por micróbios. O culpado dessa derrota do arbusto é o solo em que essas bactérias cresceram. O tratamento da doença é feito precocemente, até o caule ficar mais ralo, o que faz com que a planta inteira morra rapidamente. Os primeiros sinais são de que o caule está descolorido. Observa-se amarelecimento, observa-se necrose foliar nas bordas. É impossível detectar esta doença até que uma parte significativa do caule seja afetada. Para destruir os micróbios de "pés negros", uma solução a 1% de permanganato de potássio é usada, que é borrifada nas próprias plantas e regada no solo. 3 g de permanganato de potássio são diluídos em um balde de água - a solução deve ser carmesim claro. Após regar e pulverizar com esta solução, as mudas ou pimenteiras cultivadas não devem ser regadas por pelo menos três dias.
Requeima
A derrota do fungo da requeima começa com a fruta. A "erupção" marrom se espalha para as folhas com ramos laterais, de onde chega ao tronco. Para o tratamento da requeima, mais de uma dúzia de fungicidas são usados.
Remédios populares - prevenção na forma de poda formativa e sanitária, pulverizando as plantas com uma solução fraca de iodo (até 1 ml por balde de água).
Fusarium
Os fusários infectam as plantas de pimentão e pimentão de dentro para fora - eles chegam lá com a água, junto com os nutrientes, pelas raízes, diretamente do solo. Quando o fungo cresce dentro do caule na forma de fios escuros, ele absorve água e nutrientes, obstruindo os vasos mais finos, e a planta murcha, depois morre e seca. As folhas superiores e inferiores imediatamente murcham e morrem junto com o topo. Dos remédios populares, uma infusão de esterco de vaca e cinzas ajuda - é preparada na proporção de 1: 3, filtrando após insistir por três dias. As plantas são regadas pela raiz. As plantas afetadas são destruídas.
Murcha vertical
Os sinais de verticilose são áreas mortas das raízes começando pelas pontas. Só pode ser detectado por frutas diferentes das saudáveis. O fungo pode não interferir na floração e na frutificação por algum tempo, em alguns casos até o amadurecimento da safra é possível. Nem sempre é possível curar a planta afetada, a melhor medida são os métodos preventivos, porém, uma mistura de sulfato de cobre e cal, além do produto biológico "Trichodermin" ainda pode ajudar. Uma solução fraca é preparada - não mais do que 1%, após o que as plantas são pulverizadas com ela completamente.
Controle de pragas
As colônias de formigas podem ser removidas com açúcar dissolvido em uma solução fraca de ácido bórico. As formigas comem açúcar, algumas delas se afogam neste xarope, os sobreviventes carregam ácido bórico por todo o formigueiro e ele acabará quebrando. Outra forma de livrar-se das formigas e evitar que formem-se é regando abundantemente os canteiros. No local onde se assentaram, despeja-se água para que se espalhem ou, ainda, despeja-se uma solução fraca de ácido bórico ou iodo.
Para remover as moscas brancas, as plantas são pulverizadas com uma solução de sabão neutro. É fácil fazer essa solução: dissolva o sabão em pó até que a solução resultante comece a ensaboar levemente suas mãos. Mas da mosca branca, permanganato de potássio, iodo e ácido bórico também são adequados, assim como de carrapatos, pulgões e outras pragas.
O comentário foi enviado com sucesso.