Cultivo de pimenta de "A" a "Z"
O pimentão é um excelente vegetal com tremendos benefícios à saúde. Pimentas de diferentes tipos e variedades são amplamente cultivadas em terrenos abertos e estufas para elas mesmas e para venda. No entanto, os novatos no ramo da jardinagem nem sempre sabem o quão caprichosa é essa cultura. Portanto, é melhor descobrir as características de seu cultivo com antecedência.
Como cultivar mudas?
Os pimentões são cultivados pelo método de mudas. Para isso, tanto sementes de variedades coletadas de forma independente quanto espécimes híbridos adquiridos na loja são adequados. Vamos analisar o cultivo de mudas de "A" a "Z", pois este é o primeiro passo para a obtenção de uma colheita de alta qualidade.
Antes de semear, você precisará preparar o solo e bons recipientes. Se você está apenas começando a dominar o artesanato de jardinagem, seria aconselhável comprar solo pronto para as soleiras. Aqueles que têm experiência geralmente o preparam, misturando húmus, turfa e solo de jardim (3: 5: 2). Esse substrato é necessariamente calcinado, e não apenas antes do plantio, mas com duas semanas de antecedência, para que nele as bactérias benéficas sejam regeneradas.
Em seguida, selecionamos os containers. A melhor opção são potes de turfa, mas este é um recipiente bastante caro. Você pode usar apenas copos de plástico comuns ou recipientes de iogurte, sobremesas. O recipiente é bem lavado e, em seguida, despejado em água fervente. Se você já usou antes, o tratamento com manganês será necessário. Após a desinfecção, são feitos orifícios, mas não no fundo, mas nas laterais, a um centímetro e meio do fundo. Isso irá umedecer a cultura com mais eficiência.
É importante ressaltar que não é comum cultivar mudas de pimenta em vasilhame grande, pois essa cultura responde negativamente à colheita.
Depois de selecionar os recipientes e o solo, o jardineiro prepara as sementes. Para que as mudas cresçam bem, a semente deve ser calibrada selecionando os grãos mais lisos. Em seguida, uma colher de chá de sal é mexida em um copo d'água, e as sementes são imersas nessa composição. Em alguns minutos, as amostras inutilizáveis irão flutuar para a superfície. Os grãos restantes são lavados e secos e, em seguida, mergulhados em uma solução desinfetante. Pode ser manganês ou Fitosporin-M. A duração do procedimento é de 30 minutos.
Em seguida, dobre a gaze, espalhe os grãos sobre ela e cubra por cima com o mesmo pano. Coloque em um prato, adicione água. Hidrate regularmente por 10 dias até que os brotos sejam vistos. Assim que eclodem, os grãos começam a endurecer. Isso levará vários dias. O endurecimento é o seguinte: as sementes são colocadas na geladeira por 12 horas, depois podem passar o mesmo tempo aquecidas. Em seguida, vem a geladeira novamente, e novamente está quente.
O plantio de sementes germinadas em um recipiente é o seguinte:
- os recipientes limpos são 3/4 cheios de terra;
- regar o solo com uma solução de manganês muito fraca;
- formar covas com um centímetro e meio de profundidade;
- colocam grãos ali, borrifam terra por cima;
- após a compactação leve, o plantio é irrigado;
- cubra com papel alumínio;
- levado para uma sala com um microclima quente.
Além disso, os recipientes com grãos também não são desconsiderados. Até que apareçam os brotos, é necessário abrir o abrigo por um curto período todos os dias para ventilar as plantações e verificar o teor de umidade do solo. Assim que os rebentos eclodem, a película é removida e o recipiente colocado no parapeito de uma janela iluminada.Para que as mudas cresçam saudáveis é preciso dar-lhes as condições e cuidar bem delas. Portanto, a temperatura durante o dia deve ser cerca de +26 graus, e à noite - + 10-17. Se estiver calor o tempo todo, as mudas vão esticar muito.
A luz do dia para os brotos deve ser de pelo menos 14 horas. É provável que a luz natural seja escassa, por isso é melhor comprar fitolampos com antecedência. É conveniente regar com um pulverizador, para que a água não lave o solo. A temperatura do líquido é de cerca de +30 graus e deve ser estabilizada. Água conforme necessário. Você também precisa cuidar da umidade do ar. Se a casa estiver muito seca, você pode comprar um umidificador ou colocar alguns pratos de água ao lado das mudas. Por 10-14 dias, vale a pena começar o endurecimento dos arbustos.
Leve-os para o ar fresco, aumentando seu tempo lá um pouco a cada dia. No entanto, fique sempre de olho no clima. As mudas não devem ser apanhadas na chuva ou no frio.
Momento de pouso no solo
A pimenta deve ser plantada em terreno aberto somente depois que o solo aquecer até 15 graus Celsius. Caso contrário, você terá uma pequena colheita. O tempo é diferente para cada região. Para ficar mais claro, vale a pena considerar a tabela de épocas de plantio recomendadas.
Enredo |
Pista do meio |
Zonas do sul e lugares com clima temperado |
Sibéria, Ural, região de Leningrado |
terreno aberto |
o final de maio |
últimos dias de abril |
1 a 10 de junho |
estufa de policarbonato |
primeiros dias de maio |
depois de 15 de abril |
meados de maio |
prédio aquecido |
meados ou final de abril |
de 25 de março a 5 de abril |
1 a 10 de maio |
estufa feita de polietileno |
depois de 15 de maio |
depois de meados de abril |
últimos dias de maio |
Preparação
Antes de plantar pimenta no local, é necessário realizar algumas medidas preparatórias.
Seleção de assento
Tanto a estufa quanto o campo aberto devem estar iluminados o dia todo. Mesmo um pouco de sombreamento é prejudicial para os pimentões. As correntes de ar frio também devem ser evitadas.
Para que os arbustos em campo aberto não sejam destruídos, é necessário protegê-los com árvores altas e plantas em todo o perímetro. Mas a sombra desses objetos não deve cair sobre a pimenta.
Ao escolher o melhor site, você precisa se lembrar do que cresceu nele no ano passado. Antecessores excelentes serão:
- pepinos;
- repolho;
- cebola e alho;
- leguminosas;
- abóboras;
- abobrinha;
- cenoura.
Você não pode plantar pimentas depois de:
- batatas;
- tomates;
- morangos;
- beringela;
- tabaco.
Material de plantio
As mudas não precisam ser preparadas de nenhuma maneira especial. Só precisa ser endurecido na hora do desembarque, acostumado às novas condições. Além do mais, em algumas horas é necessário regá-lo para que a massa de barro saia facilmente do recipiente. Esta regra não precisa ser seguida se você tiver vasos de turfa.
A cultura é plantada quando chega a 20 centímetros de altura, tem cerca de 10 folhas.
O solo
A pimenta cresce muito bem em solos leves e nutritivos. A frouxidão do substrato é uma das principais condições para o crescimento confortável da cultura. Você pode escolher argila arenosa ou argila. Prepare o solo nos meses de outono. Eles cavam profundamente, limpam tudo o que é supérfluo. E também necessariamente complementar o substrato com fertilizantes: nitrogênio (20 gramas), potássio e fósforo (40 gramas). A dosagem é calculada por metro quadrado.
Se o solo for arenoso, no outono você precisa adicionar argila ou matéria orgânica.
Observe que os orgânicos não são adicionados junto com os minerais. Solos argilosos são enriquecidos com turfa ou areia. A farinha de dolomita é adicionada às ácidas.
Arranjo de camas
Os canteiros para os pimentões começam a se formar cerca de um dia antes do plantio dos arbustos. Buracos de pouso são cavados no local. Eles devem ter 10 cm de profundidade. Se o pimentão for alto, deixe 40 cm entre os furos e 70 entre as fileiras, e serão plantados arbustos de porte baixo no esquema 30x50 centímetros.
Se o vegetal for cultivado ao ar livre, com certeza terá vizinhos. E para economizar espaço, os jardineiros costumam plantar algo na estufa.A pimenta vai se sentir bem ao lado de cebola e alho, repolho branco e couve-flor, cenoura, rabanete, salada, abobrinha. Vários dentes-de-leão e arbustos de urtiga podem ser plantados nas proximidades. Mesmo sendo ervas daninhas, estimulam as pimentas. Mas deve haver apenas alguns deles. Outros bons vizinhos são salsa, manjericão, malmequeres, tomilho. Mas ao lado da erva-doce, endro, batata, tomate, berinjela e leguminosas, o desenvolvimento da pimenta e do rendimento cairá pela metade.
Como plantar corretamente?
O cultivo de mudas é apenas o primeiro estágio no cultivo de pimentas. Agora é muito importante plantá-los corretamente no solo. Vejamos o processo passo a passo.
- Regue bem as plantas envasadas em algumas horas. A turfa não pode ser regada.
- Despeje os buracos com dois litros de água e coloque um punhado de cinzas dentro.
- Retiramos os arbustos dos contêineres, colocando-os cuidadosamente no centro. Polvilhe com terra, sem aprofundar o ponto de crescimento.
- Nós socamos o solo, regamos, colocamos a camada de cobertura morta.
- Colocamos ao longo do perímetro do arco, apertamos com polietileno. Fechamos o plantio, protegendo do sol. Removemos o abrigo em julho.
Importante: os arbustos de pimentão não devem ser colocados ao lado de arbustos amargos. Caso contrário, os frutos terão um sabor amargo e queimarão. E suas sementes perderão características varietais.
Cuidado
Cultivar pimentões não é fácil, especialmente para iniciantes, mas até eles podem lidar com isso se levarem em consideração todas as etapas necessárias da tecnologia agrícola e os conselhos de jardineiros experientes. Vamos ver quais tecnologias e práticas são recomendadas para obter uma boa colheita grande.
Rega
A pimenta tolera bem a seca, mas também adora muito a água. O principal é não regar em excesso, para que as raízes não comecem a apodrecer. Pela primeira vez, deve-se regar 10 dias após o plantio, depois a cada 5 dias. Os arbustos jovens requerem 1-1,5 litros, adultos - o dobro. Nesse caso, um líquido quente é despejado sob a raiz para que não caia na folhagem.
É melhor organizar a irrigação por gotejamento.
Top curativo
Pimentas que crescem em uma estufa ou em uma horta devem ser fertilizadas. A primeira alimentação é sempre de nitrogênio, é realizada 2 semanas após o plantio das mudas. Para fazer isso, você pode usar uréia (uréia) ou compostos orgânicos como esterco podre ou fezes de galinha. E também pimentões recém-plantados podem ser alimentados com nitrato de amônio.
Além disso, a alimentação é realizada a cada 15 dias, utilizando minerais para isso. Nitrato de amônio (10 gramas), superfosfato (30 gramas) são diluídos em um balde de água. Você precisa de 5 litros de produto por metro quadrado de camas. Quando as plantas começam a frutificar, pode-se dissolver o nitrato de amônio (10 g) e as cinzas (0,2 kg) em 10 litros, regar as plantas com esta composição. O ácido succínico também é frequentemente usado para fertilização. Pode ser usado em solos pobres, bem como se os pimentões não estivessem particularmente saborosos na temporada passada. Também melhora a imunidade também.
Afrouxamento
Vale a pena remover as ervas daninhas e soltar o solo um dia após a rega ou precipitação. Você não precisa penetrar profundamente no solo, pois isso pode danificar as raízes. O afrouxamento da superfície será suficiente.
Observe que o primeiro procedimento é realizado 10 dias após o plantio, não antes. Após o afrouxamento, a camada de cobertura morta também deve ser renovada.
Quanto ao amontoado, cada jardineiro decide por si mesmo se precisa ou não. Existem muitas opiniões. Alguns acreditam que é necessário se amontoar, enquanto outros se lembram do sistema de superfície dos arbustos. Em qualquer caso, as pimentas costumam ficar amontoadas em campo aberto. O procedimento é realizado quando as plantas crescem. No primeiro amontoado é feito um montículo de 8 cm, no segundo (durante a floração) - 10 cm, e no terceiro (formação de ovários) - 16 cm.
Moldar e beliscar
É necessário formar variedades altas e médias. Aqueles que são muito baixos não precisam de tais procedimentos. Quando a planta atinge 0,3 m, o topo dela deve ser beliscado. Em seguida, eles encontram o primeiro garfo e o moldam de forma que 2 dos brotos mais poderosos permaneçam. Nas próximas forquilhas, sobram cerca de 3 brotos. As plantas precisam ser borrifadas a cada duas semanas e, se chover com frequência, a cada 8 dias. Todos os tratamentos são realizados no início da manhã.
Além disso, as variedades altas são amarradas a suportes, que são colocados na fase de plantio. Você precisa amarrar todos os arbustos. E também nas plantas adultas, as folhas inferiores são removidas para que o sol penetre livremente no solo.
Doenças e pragas
Pimentas com erros de cuidado costumam ser expostas a doenças. Se as folhas ficarem amarelas, os arbustos provavelmente estão infectados com fusarium. Esses arbustos podem ser tratados com "Fundazol". Não cura a doença, mas inibe seu desenvolvimento. Você terá tempo para coletar frutas nos arbustos. Manchas marrons na folhagem indicam Fusarium. É desejável usar "Quadris" aqui. O padrão de mosaico claro é um mosaico de folhagem. É inútil tratar, simplesmente não existem medicamentos para essa doença. Melhor desenterrar espécimes infectados. Manchas cinzentas com flores são um sinal de podridão cinzenta, uma doença perigosa que ama a umidade. Para o processamento, "Velocidade" é usada.
Pulgões são insetos minúsculos que se reproduzem em uma taxa tremenda. Ela suga o suco das folhas, até come as copas quando dominada. No início, é realizada a pulverização com infusão de alho, topos de tomate. Com um grande número de insetos, eles usam Aktara. Uma teia fina na folhagem indica a aparência de um ácaro-aranha. Ele pode ser destruído com o inseticida Apollo. Lesmas são expulsas dos canteiros com cascas de ovo esmagadas ou agulhas de coníferas espalhadas pelos arbustos.
Possíveis problemas
Cultivando arbustos de pimentão, o jardineiro pode enfrentar alguns problemas. Vamos ver o que precisa ser feito nesses casos.
- Não brota. O motivo é a superalimentação de nitrogênio. A solução é eliminar completamente esses curativos.
- Sem ovários. Eles não se formam em alta umidade, calor ou frio. Se as condições não podem ser regulamentadas, use Ovário.
- As flores estão caindo. Existem várias razões aqui. Um dos principais é o mesmo excesso de nitrogênio. A segunda é uma onda de frio ou mudanças bruscas de temperatura, regando com água fria. Confira esses momentos.
- Ele está se desenvolvendo mal. Acontece que as pimentas se desenvolvem lentamente ou não crescem. Existem muitas razões. Primeiro, verifique o solo para ver se o nível de acidez está normal. Em seguida, preste atenção à temperatura. A pimenta inibe o crescimento quando cai abaixo de +13 graus. Se tudo está em ordem, olhamos para a aparência. Uma borda marrom na folhagem indica uma deficiência de potássio e as placas que se estendem para cima indicam fósforo. Se as folhas são claras, é falta de nitrogênio. Use fertilizantes compostos.
- Amargo. Os pimentões tornam-se amargos apenas em dois casos: irrigação inadequada e localização próxima das variedades de pimenta amarga. Ambos os momentos são muito fáceis de controlar.
- Não enrubesce. Se você comprou uma variedade de pimenta vermelha, e ela é teimosamente verde, o motivo deve ser investigado no seguinte: frio, alta acidez, regar com água fria, iluminação insuficiente. Depois de verificar cada item, você certamente descobrirá qual é o problema. Você pode precisar cobrir as plantas e colocar bolsas de água quente ao lado delas para aquecer os arbustos. Se estiver muito quente, você precisa cuidar da cobertura morta e remover a folhagem do fundo. Às vezes, a folhagem das pimentas também fica vermelha. Isso ocorre com mais frequência quando há falta de fósforo. Mas também pode sinalizar baixas temperaturas e solo pobre.
- Se os arbustos forem queimados no calor, eles devem ser sombreados e, em seguida, regados com fertilizante de potássio. Após 21 dias, as amostras afetadas são regadas com uma solução de ureia.
O comentário foi enviado com sucesso.