Por que caem as folhas de pimenta e o que fazer?

Contente
  1. Más condições
  2. Doenças e pragas
  3. Problemas freqüentes
  4. Medidas de prevenção
  5. Dicas úteis

Em muitos chalés de verão, várias variedades de pimenta são cultivadas. Muitas vezes é possível ver que as folhas de uma determinada cultura começam a cair. Hoje vamos falar sobre por que isso pode acontecer e o que fazer a respeito.

Más condições

Freqüentemente, as folhas das pimentas começam a cair devido às más condições de cultivo.

  • Iluminação insuficiente. Deve-se notar que os erros de iluminação podem aparecer não apenas ao plantar em solo aberto, mas também ao cultivar em um peitoril de janela e em uma estufa ou estufa. A pimenta é considerada uma planta que adora luz. Precisa de 12 horas de luz do dia. A melhor opção seria um tipo de iluminação difusa. Se a vegetação sofrer uma escassez aguda de luz, ela perderá rapidamente suas folhas. Também ficará fortemente esticado, os troncos ficarão muito frágeis e finos. Para proteger a cultura, você pode usar fitolamps especiais.

Recomenda-se colocar caixas de mudas nos parapeitos mais ensolarados da casa.

  • Composição incorreta do solo. Pimentas não devem ser cultivadas em solo normal. Para essas plantas, é necessário preparar um substrato especial, que consiste em terra calcinada, areia limpa e húmus. Nesse caso, o solo deve ter acidez neutra. Se for muito ácido, pode-se adicionar farinha de dolomita (haverá cerca de 200 gramas dessa composição por metro quadrado de plantio).
  • Temperatura baixa. Pimentas são plantas termofílicas, são muito difíceis de tolerar correntes de ar e frio. A temperatura diurna deve ser de 23-25 ​​graus Celsius. À noite, pode cair para 14 graus. Uma onda de frio pode provocar o enfraquecimento das plantas jovens, elas perderão a capacidade de extrair nutrientes do solo. Se você cultiva pimentas em estufas ou dentro de casa no parapeito de uma janela, também é importante manter a temperatura interna ideal.

Deve-se notar que a iluminação deficiente e as condições de baixa temperatura podem fazer com que os cotilédones caiam sobre a pimenta. Eles também podem ficar muito amarelos.

  • Cuidado impróprio. O cuidado inadequado também leva ao fato de que a cultura começa a perder folhagem.
  • Erros de rega. A pimenta é uma planta que adora umidade. Ao mesmo tempo, ele também reagirá negativamente ao alagamento excessivo. As folhas murcham primeiro, tornam-se muito moles e depois caem. Esta cultura possui um sistema radicular não muito profundo, mas ao mesmo tempo ramificado, portanto, a umidade da planta é obtida da camada superficial do solo. Recomenda-se regar a pimenta com frequência e abundância. Antes de regar, o líquido deve ser defendido por dois dias. A temperatura da água para irrigação deve ser de 20-22 graus Celsius. Neste caso, a humidificação deve ser efectuada depois de seca a camada superior do solo a uma profundidade não superior a 2 centímetros. O procedimento é melhor realizado no início da manhã. A água precisa ser derramada apenas pela raiz. Não deve cair na folhagem, caso contrário aparecerão queimaduras. Se você cultiva plantas dentro de casa em recipientes, deve tomar cuidado com antecedência para que os recipientes tenham orifícios de drenagem especiais.

São necessários para garantir o escoamento do excesso de umidade após a rega.

  • Falta de fertilização. Se a pimenta não receber nutrientes suficientes, suas folhas ficarão amarelas e cairão. A planta suga muito rapidamente os elementos necessários do solo, tornando-o pobre. Isso também leva a uma desaceleração do crescimento e do desenvolvimento. Se as folhas caírem no topo, você precisará fazer curativos minerais complexos. Eles podem ser comprados prontos em lojas de jardinagem. Se a parte inferior começar a cair, o nitrogênio deve ser adicionado. Para restaurar o valor nutricional do solo, vários fertilizantes complexos são usados, bem como ureia e nitrato de amônio.

Todos os fertilizantes são derramados pela raiz depois que o solo é umedecido. Dentro de dois dias, após ter alimentado as plantas, não deve ser regada para não lavar os componentes.

  • Escolha errada. Este procedimento envolve o transplante de vegetação com pinçamento de raiz. A colheita deve ser feita com o maior cuidado e cuidado possível, caso contrário a pimenta começará a perder as folhas rapidamente.

É melhor semear as mudas imediatamente em recipientes separados. Os potes pequenos de turfa são a melhor opção.

Doenças e pragas

A pimenta é freqüentemente afetada por insetos nocivos e várias doenças, que também podem causar a queda das lâminas das folhas. Para começar, considere quais doenças podem prejudicar a cultura.

  • Morte tardia. Neste caso, as plantas jovens são principalmente afetadas. Primeiro, manchas escuras e densas aparecem na folhagem, após o que a folhagem começa a cair gradualmente. O agente causador da requeima é um fungo prejudicial. Para curar a cultura, recomenda-se a aplicação imediata de produtos químicos ("Barreira", "Barreira").
  • Fusarium murchando. Esta doença é comum entre as beladonas. Provoca um rápido amarelecimento e queda das folhas. O agente causador da doença é um fungo. Após a infecção, todas as partes afetadas são imediatamente removidas e incineradas com cuidado. Em seguida, as plantas são tratadas com solução de Fundazol.
  • Septoria. Quando a pimenta é afetada por esta doença fúngica, aparecem manchas brancas com um contorno marrom. O desenvolvimento da septoria começa na parte inferior da planta, primeiro danifica a vegetação velha e depois segue para as partes verdes jovens. Com o tempo, as manchas tornam-se cada vez mais numerosas, as folhas começam a cair gradualmente.
  • Alternaria A doença também é chamada de "mancha seca". Em primeiro lugar, danifica folhas e caules. A alternaria também começa a afetar a cultura de baixo para cima, movendo-se gradualmente para cima. Manchas marrons podem ser encontradas nas lâminas das folhas. Com o tempo, eles começarão a aumentar de tamanho e fundir-se uns com os outros, então a folhagem irá cair.

Para curar a pimenta, você pode usar uma solução de Bordeaux líquido (100 gramas da substância por balde de água). Você também pode usar outras preparações medicinais que contenham cobre.

  • Cladosporium. A doença tem um segundo nome, mancha marrom. Seu agente causador é um fungo. Quando infestados, manchas verdes claras aparecem no interior da folhagem. Pontos mais escuros podem ser vistos do lado de fora. Além disso, as folhas murcham, secam e caem. A doença é transmitida por solo contaminado. Aos primeiros sinais de cladosporia, é necessário pulverizar as plantas doentes com oxicloreto de cobre ou outro agente que contenha cobre.

Se a derrota ocorreu durante o período de frutificação, recomenda-se o uso de infusões preparadas com base em materiais vegetais (alho ralado) para o tratamento.

Além disso, a pimenta pode ser fortemente afetada por vários insetos.

  • Aphid. Ela mora em todas as partes da cultura acima do solo. Com o tempo, as folhas ficam amareladas e começam a voar do caule.Para se livrar dos pulgões, pode-se borrifar a vegetação com tintura com pó de tabaco (500 gramas da substância por 10 litros de líquido), a composição é infundida por um dia. Além disso, você pode adicionar um pouco de sabão em pó ali.

Às vezes, cinzas de madeira são usadas em vez de pó de tabaco.

  • Ácaro-aranha. Esta praga é um pequeno inseto sugador que se localiza na parte de trás das folhas. As peças danificadas rapidamente torcem e caem. Para combater os ácaros da aranha, podem ser usados ​​os preparados químicos Fitoverm e Akarin.
  • Thrips. Na maioria das vezes, eles optam por pimentões doces. Eles afetam principalmente as partes inferiores. As placas foliares começam gradualmente a perder a sua cor rica, depois os caules são danificados, as flores e os ovários deformam-se. Nos estágios finais, as folhas caem. Para evitar o aparecimento de tripes, deve-se afrouxar periodicamente o terreno ao redor das plantações, remover todas as ervas daninhas.

Se as pragas já apareceram, você pode destruí-las com tinturas caseiras preparadas à base de cascas de cebola, hortelã e manjericão, mostarda, dente de leão.

Problemas freqüentes

As folhas de pimenta podem cair por outros motivos.

Em campo aberto

Quando a vegetação jovem é colocada dentro de casa, ela praticamente não está exposta aos efeitos negativos das correntes de ar, mudanças de temperatura e chuva. Para que as mudas criem raízes no campo aberto, é necessário endurecê-las periodicamente.

Neste caso, os seguintes fatores podem levar à queda da folhagem:

  • usando água fria para regar;
  • deficiência de componentes nutricionais;
  • condições climáticas desfavoráveis ​​para a cultura;
  • estresse após transplante para outro local;
  • transplantar muito cedo para um lugar permanente no solo;
  • luz do sol direta;
  • o desenvolvimento de doenças e o aparecimento de pragas características do campo aberto.

Na estufa

Em estufas e viveiros, é criado um microclima especial no qual doenças e organismos prejudiciais se desenvolvem fácil e rapidamente. Além disso, o espaço limitado e a ventilação insuficiente também afetarão o estado da cultura. Vários motivos podem levar à queda de chapas em estufas e estruturas de estufas:

  • terra pantanosa;
  • o desenvolvimento de doenças do tipo fúngica;
  • espessamento de desembarques;
  • rascunhos.

Medidas de prevenção

Existem algumas medidas preventivas importantes a ter em mente para evitar danificar as pimentas.

  • No processo de plantio de mudas jovens, o sistema radicular deve ser endireitado com o máximo de cuidado para não danificar.
  • Para o plantio, é recomendável selecionar apenas as áreas bem ventiladas e suficientemente iluminadas.
  • Ao plantar, você deve seguir todas as regras de rotação de culturas. É impossível plantar esta cultura no mesmo local no local por 3-4 anos. Além disso, não plante pimentas depois de outros representantes da erva-moura.
  • É necessário fazer curativos nutritivos regularmente.
  • As plantas devem ser regadas apenas com água morna ou água de temperatura média.

É necessário inspecionar periodicamente a pimenta para verificar a presença de áreas danificadas, pragas.

Dicas úteis

Muitos jardineiros experientes recomendam descontaminar o solo antes de plantar mudas jovens. Para isso, você pode usar vários agentes biológicos ("Baikal"). Não deixe o plantio engrossar, caso contrário, a vegetação simplesmente não terá nutrientes suficientes do solo.

Para o plantio, é necessário selecionar apenas sementes de alta qualidade em lojas agrícolas comprovadas. Antes do uso, deve ser tratado com fungicidas. É melhor selecionar imediatamente variedades que tenham boa resistência a doenças e pragas. Se você usar recipientes para plantar sementes muitas vezes, antes de cada uso, eles devem ser bem enxaguados com uma solução de permanganato de potássio ou álcool.

As mudas não devem ser afetadas negativamente pela seca, devem ser plantadas apenas em locais onde estejam totalmente protegidas. No momento do plantio, é necessário garantir uma boa drenagem e uma correta rega oportuna do solo.

Após cada rega, o solo ao redor dos arbustos deve ser bem solto. Também é necessário remover imediatamente todas as ervas daninhas nocivas do local. Se você cultiva em uma estufa ou em uma estufa, então tais estruturas devem ser regularmente abertas e ventiladas.

No ar viciado e encharcado, forma-se um ambiente favorável ao desenvolvimento de doenças e pragas. Em tal microclima, haverá uma alta probabilidade de morte de todas as mudas jovens.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário