De que tipo de solo gosta a pimenta?
A quantidade e a qualidade da safra dependem diretamente do solo em que a safra foi plantada. É muito importante escolher o solo certo para as mudas e para a área de cultivo principal. Para tal, recomenda-se que se familiarize com a composição, acidez e outras características do solo favoráveis ao cultivo de pimentões e outros pimentos.
Composição
O solo adequado para o cultivo de pimentas em campo aberto e na estufa deve ter uma determinada composição. Do contrário, não se deve esperar uma boa colheita. Os principais componentes que constituem esse solo são os seguintes.
- Húmus. Mudas e plantas já maduras requerem solo nutritivo, portanto, o húmus deve ser incluído em sua composição. Estrume fresco não pode ser usado para esse fim, pois é considerado excessivamente agressivo. Para que o húmus não prejudique as pimentas, sua idade deve ser de pelo menos 2 anos.
- Solo frondoso - uma espécie de húmus, que é formado como resultado do superaquecimento da grama.
- Sod Land, que, dependendo do tipo, consiste em areia ou argila / areia.
- Fermento em pó. Várias impurezas podem ser atribuídas com segurança a esse grupo de uma vez, mas a mais popular é a areia do rio. Pode ser usado em combinação com turfa. Se não houver esses componentes, eles podem ser substituídos pelos seguintes: perlita, esfagno, serragem e vermiculita.
Para pimentas de variedades diferentes, o solo do tipo chernozem é ideal. Portanto, é necessário focar justamente nas características inerentes a esse solo.
Acidez
Pimentos doces e outros tipos de pimenta amam solo com uma certa acidez. Um pH de 5 a 7 é normal. Você pode medi-lo usando um dispositivo especial. Para fazer isso, você precisa pegar uma amostra do solo da área onde os pimentões devem ser plantados e verificar. O sensor mostrará o nível de pH.
Para quem não tem medidor eletrônico, o papel de tornassol ajudará. Para isso, uma amostra de solo é envolvida em um pano, colocada em uma jarra com água por alguns minutos e, em seguida, removida. O papel de tornassol é mergulhado na água.
A essência desse método é que a tira deve ser pintada em uma determinada cor. A escala de medição é mostrada na embalagem. O primeiro método é mais preciso. Por outro lado, o papel de tornassol é muito mais barato do que um medidor de acidez eletrônico.
Se o solo for muito ácido, deve ser desoxidado. Isso pode ser feito de várias maneiras.
- Adicione farinha de dolomita na taxa de 0,5 kg por 1 metro quadrado de solo.
- A cinza de madeira também atua como desoxidante. Para restaurar a acidez normal, você precisará injetar 1,5 kg da substância por metro quadrado.
- Você pode usar um desoxidante especial chamado "Lime-Gumi". Serão necessários apenas 200 g para o mesmo 1 metro quadrado de solo.
Se você precisar acidificar o solo, deve-se adicionar turfa esfagno. Aqui, o cálculo é feito na proporção de 1,5 kg para cada metro quadrado de solo.
Não é recomendável plantar pimentas se o solo for alcalino. Para normalizar este valor, é necessário adicionar sulfato de amônio (40 g por metro quadrado).
Umidade
Pimentas de qualquer tipo são plantações que adoram umidade. As raízes, responsáveis pela absorção de umidade, localizam-se nas camadas superiores do solo, portanto não é recomendável permitir nem mesmo uma leve secagem. Se as pimentas receberem uma quantidade insuficiente de líquido, isso levará à queda das flores e dos ovários. O resultado é uma diminuição do rendimento ou uma falta total dele.
Mas o excesso de líquido também é contra-indicado, principalmente para mudas. O excesso de umidade contribuirá para os processos de decomposição das raízes. Além disso, devido à saturação excessiva de umidade, o ar deixará de penetrar no solo, o que também afetará adversamente o crescimento e o desenvolvimento da planta.
Para determinar a necessidade de rega, o método mais simples é adequado - um visual. Bem como para a determinação da acidez, recomenda-se cavar um pequeno pedaço de terra a partir de uma profundidade de 20 cm. O resultado do teste é verificado assim:
- se a terra se desintegrar, deixando poeira, então o solo está muito seco;
- se ficar grudado em um caroço, isso indica umidade normal;
- se deixar sujeira em suas mãos, pare de regar por um tempo.
Cada estágio de desenvolvimento da cultura requer um certo nível de umidade. Para mudas, é necessária rega moderadamente abundante, enquanto o indicador deve ser de pelo menos 70%. Antes de plantar, é necessário aumentar o indicador em cerca de 5%. Para que as plantas enraízem bem no solo, durante o transplante, é necessário aumentar a umidade para 90%.
Além disso, até o final da estação de crescimento, é necessário manter um nível de aproximadamente 80%.
Os melhores fabricantes de mix
A chave para uma boa colheita de pimentão está em mudas de alta qualidade. É nesta fase que uma mistura de solo de boa qualidade deve ser selecionada. Os mais populares são os seguintes.
- "Biogrunt" do fabricante "Udmurttorf". Esta composição inclui vermiculita e biohumus. Alguns jardineiros experientes argumentam que o solo precisa ser ligeiramente desoxidado antes de semear.
- "Baby" da empresa "Fasco". A composição inclui solo, areia e farinha de dolomita.
- "Ekoflora" para vegetais do produtor "Gera". Aqui, a composição é a mais rica de todas as anteriores. Inclui: turfa, farinha de dolomita, vermiculita e areia.
Você pode comprar essas misturas em lojas especializadas.
Fazer faça você mesmo
Se por algum motivo você não quiser comprar uma mistura pronta, então você pode preparar uma composição adequada com suas próprias mãos em casa. Existem várias receitas de solo comprovadas que são adequadas para o cultivo de pimentas.
- Em partes iguais, os seguintes componentes devem ser misturados: areia, turfa, húmus e terra.
- Para partes iguais de areia, húmus, relva e terra (um total de 10 kg), adicione 200 g de cinzas.
- A turfa baixa e o húmus em quantidades iguais devem ser misturados com superfosfato e sulfato de potássio.
Para que as misturas sejam homogêneas, elas devem ser muito bem misturadas durante o processo de preparação.
Preparação antes do pouso
Antes de semear ou plantar mudas, o solo deve ser preparado. Isso é feito para que as plantas criem raízes e se desenvolvam bem.
Para mudas
Solo solto é muito importante para as mudas, pois será mais fácil para as sementes germinarem. As atividades preparatórias são as seguintes:
- o solo deve ser comprado ou preparado em casa;
- deve estar solto;
- não deve conter componentes agressivos, por exemplo, esterco fresco;
- o solo para as mudas deve ser quente.
O solo deve ser disposto em recipientes preparados (xícaras ou potes de turfa) e semeado.
Em uma área de cultivo permanente
Antes de plantar mudas em terreno aberto, também deve ser preparada. É preciso preparar bem o terreno: cavar, soltar e todo o mato deu certo.
Se alguma praga ou doença foi observada nesta área no ano passado, é necessário tratar o solo com produtos químicos. Isso é necessário para destruir as pragas existentes.Depois disso, é necessário adicionar mais fertilizantes ao solo, e medir a acidez (em caso de desvios, corrigir por um dos métodos acima).
Quando o terreno estiver preparado, você pode transplantar suavemente as mudas para um terreno aberto. Isso deve ser feito com o máximo de cuidado possível para não danificar o sistema raiz. Durante este período, as pimentas precisam de cuidados especiais e rega suficiente.
A umidade do solo deve ser de pelo menos 85-90%.
Além disso, o solo deve ser solto. Isso é, em primeiro lugar, necessário para o desenvolvimento do sistema radicular. Além disso, a troca de ar ativa é observada no solo solto, que também participa não só da formação de indicadores quantitativos, mas também qualitativos da produtividade. O solo não deve conter misturas de argila e outros componentes que afetem adversamente a planta.
O solo deve ser solto em tempo hábil e, se necessário, fertilizantes de raízes devem ser aplicados. Deve-se observar também que as pimentas têm uma atitude negativa em relação às correntes de ar, portanto, elas também devem ser evitadas.
O comentário foi enviado com sucesso.