O que são pimentas e como cultivá-las?
O pimentão é um vegetal que pode ser facilmente cultivado tanto no local quanto em casa no parapeito de uma janela. A planta deve ser cuidada com os devidos cuidados, pois assim dará muitos frutos lindos e saudáveis. No artigo de hoje, aprenderemos como são as pimentas e como precisam ser cultivadas com sabedoria.
descrição geral
O pimentão é uma planta que recebeu muitos nomes diferentes. Este vegetal também é chamado de vagem, pimenta mexicana picante, colorau. Os ancestrais do Chile, como os jardineiros modernos o conhecem, vêm da Nova Terra, onde os astecas e maias ainda estavam envolvidos no cultivo de safras. Hoje em dia, as pimentas são muito populares porque podem ser usadas em diferentes áreas da vida. Um vegetal verde ou vermelho picante é usado não apenas na culinária, mas também na medicina. Além disso, pimentas doces ou picantes têm uma aparência muito atraente, então podem servir como um complemento decorativo para diferentes ambientes.
Na culinária, o sabor picante desta planta útil e ao mesmo tempo ornamental é especialmente procurado. O vegetal pode ser usado cru e fresco ou seco. A pimenta é adicionada a um grande número de pratos diferentes, e seus frutos costumam ser moídos ou secos propositalmente. Do produto em questão obtêm-se molhos chiques, por exemplo, molho tailandês picante-doce. A pimenta malagueta é enriquecida com vitaminas C e A, além de P, B. O produto contém óleos essenciais especiais e até ácido ascórbico.
As vagens da planta são caracterizadas por uma cor viva e rica, podendo apresentar uma estrutura variada.
Na maioria das vezes, a forma da pimenta é reta ou curva, mas também podem ser encontradas variedades arredondadas e cônicas. Os tamanhos também variam. Os frutos podem desenvolver-se pequenos ou bastante grandes. Com um pouco menos de frequência, você pode ver pimentas que têm uma estrutura em forma de abóbora ou sino. A cor dos frutos nem sempre é apenas vermelha. Eles costumam exibir outras cores, como laranja, verde, amarelo, roxo e até mesmo o preto original.
Existem arbustos de pimentão ornamentais. Eles são freqüentemente usados como plantas domésticas e são colocados em um vaso adequado no parapeito da janela. As plantas ornamentais são caracterizadas por tamanho compacto e pequenos parâmetros de altura. Eles geralmente se desenvolvem ramificados com pequenas folhas verdes. A altura padrão das plantas consideradas pequenas geralmente atinge 15-50 cm. Os frutos podem crescer sozinhos ou na forma de pequenos cachos. No total, um arbusto pode conter de 20 a 100 frutos.
A pimenta chilena picante ou amarga é uma planta perene. Em condições confortáveis e idealmente adequadas, a cultura pode sobreviver ao inverno sem problemas, apesar do fato de que a especiaria é nativa dos trópicos. Com os devidos cuidados e boas condições, o pimentão pode dar frutos por 2 a 3 anos, às vezes 5 anos.
No entanto, deve-se ter em mente que nem todas as variedades da planta em questão estão adaptadas para o cultivo doméstico. Para tais condições, apenas são adequadas as variedades que possuem lâminas de tamanho miniatura.
Aterrissagem
Como qualquer outra planta, a pimenta malagueta deve ser plantada de acordo com todas as regras.
- O cultivo da pimenta começa com o plantio de sementes para as mudas... O período ideal para isso é fevereiro ou março quando se trata de áreas frias. Se a região estiver quente, é melhor realizar essas operações em janeiro-fevereiro. Recomenda-se comprar uma mistura de solo de cultivo em uma loja especializada. Você mesmo pode preparar uma mistura adequada de húmus, areia de rio, turfa.
- Mudas de pimentão precisam ser preparadas adequadamente para o plantio. Para fazer isso, eles são primeiro imersos em uma solução fraca à base de permanganato de potássio. Após o plantio, o material é cuidadosamente colocado em um pedaço de pano úmido. Ao mesmo tempo, a temperatura deve ser mantida em pelo menos 25 graus Celsius. É necessário esperar até que as mudas comecem a eclodir. Após este momento, as sementes devem ser seladas com o máximo cuidado em uma mistura de solo úmido. É necessário atuar com cautela para não danificar ou quebrar acidentalmente o material de plantio. A profundidade de imersão na mistura de solo é de 5-10 mm. Deixe espaços de pelo menos 5 cm entre as sementes.
- Recomenda-se semear em caixas especiais ou pequenos potes de turfa. Os recipientes devem então ser cobertos com um material de filme ou vidro. As mudas são mantidas assim até o surgimento dos primeiros brotos. É aconselhável escolher um local aquecido para guardar as mudas.
- As sementes de diferentes variedades de pimenta se desenvolvem em ritmos diferentes. Assim que os rebentos iniciais eclodirem, as colheitas devem ser imediatamente rearranjadas para a luz. Se a cultura não tiver iluminação suficiente, pode-se colocar uma lâmpada ultravioleta com uma altura de 25-30 cm acima dela. As horas de luz do dia para as pimentas devem durar pelo menos 18 horas. Se essa condição não for atendida, as mudas começarão a crescer rapidamente. Além disso, o substrato deve ser mantido ligeiramente úmido. Muita umidade não deve ser permitida. De vez em quando, entre as mudas, você precisará afrouxar a mistura de solo.
- É permitido o transplante de plantas em terreno aberto no momento do início dos botões nas mudas.... Outro pré-requisito é o ajuste de uma temperatura média de 15 a 17 graus Celsius durante o dia. Algumas semanas antes do plantio, as mudas de tempero precisarão ser devidamente endurecidas por "caminhadas" diárias ao ar livre. É aconselhável começar com 15-20 minutos de "caminhadas", e depois este tempo "alongado".
Isso deve ser feito até que a planta jovem comece a passar o dia inteiro na rua. Quando a cultura estiver totalmente adaptada ao ambiente externo, é permitido movê-la para o canteiro do jardim.
- Antes de plantar uma pimenta em terreno aberto, você precisa considerar qual substrato é melhor para ela. Nenhuma das pimentas é capaz de suportar misturas pesadas e frias de solo. Se o solo for argiloso por natureza, deve-se cavar até a profundidade de um par de baionetas com pá e adicionar turfa e húmus. Se o solo for leve e permeável, precisará ser fertilizado a partir do outono com a ajuda de esterco podre.
- Para plantar e posteriormente cultivar mudas sem problemas, você precisará fazer pequenos furos no solo, deixando uma distância de 30-40 cm. O espaçamento entre linhas deve ser de 60 cm, sendo permitido o plantio de pimenta pelo método de nidificação no esquema 50x50 cm, neste caso é colocado um par de mudas em cada cova. A profundidade dos setores escavados deve ser tal que a muda entre eles até o colo das raízes. Coloque uma colher de fertilizantes minerais em cada buraco cavado.
- Além disso, a muda da planta precisará ser removida com muito cuidado do recipiente e, junto com um pedaço de terra, transferida para o buraco preparado... Este último é polvilhado com terra em 50% ou um pouco mais. Despeje um terço do balde de água. Assim que todo o líquido estiver saturado, o orifício é despejado com terra nas seções superiores.
- Depois de completar os procedimentos de plantio, é aconselhável cobrir o canteiro com turfa... Caso haja necessidade, os arbustos da planta devem ser amarrados nas bases de apoio. Se à noite os valores de temperatura caírem abaixo de 13 graus Celsius, é recomendável cobrir a cama adicionalmente com um material não tecido especial. Jogue este material nos arcos previamente escavados.
Recomenda-se iniciar o transplante de mudas em dias nublados ou após o pôr do sol.
Cuidado
Pimentas crescem muito bem e produzem frutos de qualidade quando mantidas de maneira adequada e regular. Vamos descobrir como regar e alimentar adequadamente esta planta no local.
Rega
A pimenta é uma cultura que adora umidade e precisa especialmente de umidade na época de sua frutificação e floração. O solo no qual a planta cresce nunca deve estar em um estado seco. Portanto, no verão, o plantio precisa ser regado quase que diariamente. Use um líquido quente.
Para preparar o líquido de irrigação, você pode pegar um tanque grande, enchê-lo com água e depois colocá-lo no sol no jardim. Ao longo do dia, o líquido terá tempo para aquecer e infundir. Depois de terminar de regar as plantas, é aconselhável afrouxar a camada de solo entre as plantações individuais e remover todas as ervas daninhas.
Top curativo
No início da estação de crescimento, as pimentas precisam de magnésio e fósforo ao máximo. Antes que chegue o momento do amadurecimento da fruta, é necessário reduzir a quantidade de suplementos de nitrogênio adicionados. Em geral, a cultura em questão pode ser fertilizada sem dúvida com as mesmas composições que são utilizadas para o tomate. Os tempos de aplicação são praticamente os mesmos.
Doenças e pragas
A pimenta malagueta pode sofrer de várias doenças, bem como ataques de pragas de insetos. Um perigo muito grande para a planta em questão são os pulgões, assim como os ácaros, os besouros do Colorado, as moscas brancas, os ursos e as lesmas. Deve-se notar que os parasitas listados na maioria das vezes infectam plantações de beladona. Felizmente, as pimentas têm menos probabilidade de serem afetadas por insetos do que o mesmo tomate.
Quanto às doenças comuns às quais a pimenta malagueta está sujeita, são as mesmas que afetam com mais frequência os tomates ou as berinjelas. Estamos falando de mancha branca, marrom e preta, além de perna preta, mosaico, fitosporose. Freqüentemente, a planta em questão é afetada por um câncer de natureza bacteriana.
Se a planta foi afetada por doenças fúngicas, é aconselhável tratá-la com fungicidas. Os mais populares são drogas como "Abiga-pico", "Baylon", "Maxim", "Gamair". Você também pode usar sulfato de cobre.
A pimenta malagueta também pode sofrer de doenças graves de natureza bacteriana ou viral. Nesses casos, qualquer tratamento é inútil, uma vez que tais doenças não têm cura. Quanto ao combate às pragas de insetos, os inseticidas e acaricidas são ótimos e eficazes. Entre eles, os mais populares e frequentemente utilizados são:
- Akarin;
- "Karbofos";
- "Kleschevit";
- Aktelik.
Se você cuidar bem da pimenta, criar todas as condições de conforto necessárias para o seu desenvolvimento, o risco de doenças ou do aparecimento de parasitas diminuirá sensivelmente.
Coleta e armazenamento
As pimentas não só precisam ser plantadas e cultivadas adequadamente, mas também colhidas e armazenadas corretamente. Por exemplo, os pimentões vermelhos podem ser usados tanto no estágio de maturação incompleta quanto no final de seu amadurecimento final. Devido a esta característica, se necessário, os frutos podem ser removidos assim que se formarem.
Se os planos incluem o envio da cultura para armazenamento de longo prazo, é aconselhável aguardar até que chegue o momento de plena maturação dos frutos. Se você não seguir esta regra, o tempero não será armazenado corretamente.
Deve-se notar que o prazo de validade de uma mesma pimenta vermelha depende de uma substância especial na composição. O volume dessa substância aumenta com o desenvolvimento da fruta. Isso sugere que quanto maior a vagem, mais ele contém elementos amargos especiais que desempenham o papel de conservantes durante o armazenamento.
Antes de colher os frutos da pimenta, é preciso descobrir como determinar o grau de sua formação.
- Os pimentões maduros são caracterizados por uma cor brilhante.... Pode ser vermelho, amarelo, laranja ou outros.
- As folhas das pimentas totalmente maduras ficam amarelas. As mesmas folhas que estão localizadas na metade inferior do arbusto inevitavelmente secam.
- Se você esfregar suavemente sua mão com a pimenta, você pode sentir uma leve sensação de queimação.
As pimentas são geralmente colhidas no final de setembro. Os frutos são muito fáceis de preparar para armazenamento posterior. Para isso, os pimentões são imersos em uma tigela com um líquido morno por alguns minutos. Os frutos são bem lavados da poeira e de todos os contaminantes, enxaguados em água fria. Depois disso, as vagens são enxugadas com uma toalha e secas.
Existem muitos métodos para armazenar pimentas. A escolha de uma opção específica depende de como o tempero será usado no futuro. Você pode segurar a fruta pendurando-a em uma corda pelo caule. Nesse caso, os frutos não devem estar em contato uns com os outros. Frutos completamente secos são coletados em sacos de tecido apertados ou potes de vidro. Os recipientes são cobertos com pergaminho e mantidos em local seco.
As pimentas podem secar espalhando-as em um pergaminho colocado no parapeito da janela. Se você virar as frutas regularmente, elas podem secar 100% em três semanas.
Se for necessário acelerar este processo tanto quanto possível, os frutos devem primeiro ser cortados em 2 metades.
Também é possível moer pimentões com um liquidificador / picador de carne. A massa acabada é espalhada em uma assadeira e seca no forno a 50 graus. Quando os frutos esfriam, eles podem ser facilmente transferidos para um saco. Às vezes, as donas de casa preferem secar a fruta inteira no forno. Ao mesmo tempo, a temperatura é fixada nos mesmos 50 graus, apenas todo o procedimento leva cerca de 2 horas. A assadeira deve ser coberta com papel. As pimentas precisam ser viradas de vez em quando.
Outra opção válida - preservação de frutas em óleo de girassol. Para isso, as vagens, bem lavadas e descascadas das sementes, são colocadas em frasco de vidro esterilizado. Em seguida, eles são derramados com óleo, salgados. Na última etapa, as recepcionistas enrolam os recipientes com tampa estéril. Os produtos são armazenados neste estado em local escuro e seco por 2-3 meses.
O comentário foi enviado com sucesso.