Quantos dias a pimenta brota e o que fazer em caso de má germinação?

Contente
  1. Fatores de influência
  2. Cronometragem
  3. Como acelerar a germinação?

As razões para a má germinação das sementes de pimenta podem variar, mas na maioria das vezes o problema está nas condições de plantio inadequadas e no cuidado inadequado da cultura. Felizmente, é perfeitamente possível agilizar os processos que ocorrem dentro do material de plantio, realizando algumas ações simples.

Fatores de influência

A rapidez com que a pimenta cresce pode ser influenciada por vários fatores.

Iluminação

A iluminação desempenha um papel importante no processo de cultivo de pimentas. A luz aquece e inicia a insolação dos rebentos, com o que estes começam a procurar a sua fonte. Porém, o excesso de luz solar pode afetar negativamente a planta: se eles caírem sobre as raízes e provocarem seu clareamento, a muda começará a se esticar em vez de se desenvolver plenamente.

Para que a cultura tenha luz suficiente, os recipientes com ela devem ser colocados em um local bem iluminado, por exemplo, em uma janela, mas recipientes opacos devem ser preferidos.

O solo

A pimenta eclodirá na hora certa se uma mistura de solo leve e moderadamente solta for encontrada como seu habitat, fornecendo acesso de oxigênio ao sistema radicular. O desenvolvimento da planta em solo pesado ou argiloso será lento ou ineficaz. A alta densidade do substrato simplesmente não permite que os brotos eclodam. Se a terra retirada do jardim for usada para o plantio de sementes, ela deve ser complementada com areia e vermiculita.

A presença de grande quantidade de turfa na composição não é obrigatória, pois possui propriedades acidificantes, e a pimenta não gosta de solo acidificado.

Hora de embarque

Para enviar as mudas de pimenta para uma estufa ou estufa em tempo hábil, a semeadura deve ser realizada de meados de fevereiro ao início de maio. Isso tornará possível o transplante dos arbustos quando atingirem a idade de 60 a 80 dias, quando o ar esquentar o suficiente, e não haverá medo de geadas recorrentes.

Qualidade da semente

Quanto mais tempo as sementes de pimenta forem armazenadas, mais tarde elas germinarão. Em princípio, a capacidade de germinação dura até 3 anos, mas a cada ano o material perde qualidade. Em outras palavras, as sementes velhas não são adequadas para o crescimento. A deterioração das características das sementes também ocorre devido às condições inadequadas de armazenamento e transporte. Espécimes verdes ou secos demais não germinam. Sementes de alta qualidade rapidamente se estragam se estiverem em um ambiente com muita umidade. Isso se deve ao fato de que a umidade eleva a temperatura interna do material de plantio, e o superaquecimento, por sua vez, o priva de sua capacidade de germinação.

É melhor usar sementes de seu próprio jardim, obtidas após a colheita. Os grãos são cuidadosamente retirados da fruta, secos e transferidos para um local escuro. Os recipientes onde ficarão as sementes precisam ser ventilados regularmente, portanto, recomenda-se o uso de bolsa ou recipiente com orifícios.

Se o material de plantio for adquirido em loja, será necessário verificar o prazo de validade e a integridade da embalagem.

Tratamento antes da semeadura

O material de plantio seco emerge muito mais devagar do que previamente embebido por 6-7 horas. Para o procedimento, recomenda-se fazer uma solução de manganês, que tem função anti-séptica, além de fortalecer a imunidade da cultura. Após a imersão, as sementes são deixadas em um pano úmido por alguns dias para eclodirem. Aqueles que durante esse tempo não passarem para a próxima fase podem ser jogados fora. Antes de plantar as sementes, o solo é bem irrigado com aspersão. O material aprofunda 0,5–1 centímetro ou é deixado em uma superfície umedecida e coberto com uma camada de solo solto. Após a conclusão, o recipiente é apertado com filme plástico.

Clima

As sementes de uma plantação de vegetais germinarão o mais rápido possível a uma temperatura na faixa de +25 - +27 graus, por cerca de 10 dias. Se subir acima de +30 graus, os processos internos ficarão mais lentos e o material poderá até ser cozido. A temperatura mínima para a "ativação" das sementes de pimenta é de +15 graus, mas abaixo dela elas se desenvolverão por um longo tempo - cerca de algumas semanas. Também é bem possível que as mudas nunca apareçam na superfície. Ao cultivar vegetais em casa, você deve levar em consideração a temperatura do solo. Enquanto o material está germinando, não deve cair abaixo de +18 - +20 graus.

Vale ressaltar que é preferível colocar uma camada de poliestireno sob os recipientes que ficam no peitoril da janela.

Umidade do solo

Manter o controle dos níveis de umidade do solo é benéfico para a saúde das sementes. É importante que antes do aparecimento dos rebentos, a superfície do recipiente seja escondida por película aderente, no entanto, não deve aparecer condensação nos vasos. Para fazer isso, os patamares precisarão ser ventilados diariamente. Imediatamente depois de bicar as primeiras sementes, o revestimento é removido temporariamente, primeiro por alguns minutos, e depois mais e mais, por até meia hora. A própria terra precisará ser mantida em um estado de umidade moderada. Se o solo secar, as sementes não incharão nem eclodirão, e as mudas que já apareceram secarão. Solo muito úmido contribui para a deterioração do material de plantio.

Para manter uma condição ideal, será necessário organizar furos de drenagem no fundo do recipiente, bem como soltar a camada superficial do solo em tempo hábil.

É melhor regar as mudas direcionando o riacho ao longo da borda dos vasos.

Fertilizantes

O cuidado adequado está diretamente relacionado ao estado das sementes. No entanto, os fertilizantes desempenham algum papel neste caso apenas se a semeadura for realizada diretamente no habitat permanente, contornando o estágio de muda. Nesse caso, o solo precisará ser fertilizado com uma mistura de potássio e fósforo.

Por exemplo, cada metro quadrado pode ser alimentado com húmus, 1 copo de superfosfato duplo e 1 copo de cinza de madeira, além de 25 gramas de nitrato.

Rotação de colheitas

Ao plantar sementes de pimenta imediatamente na horta, é preferível escolher os locais deixados depois das abóboras, pepinos e cenouras, bem como cebolas com alho e abobrinha. Todas as soleiras, berinjelas e physalis são consideradas antecessoras ruins para a cultura.

Cronometragem

Em média, os pimentões doces surgem rapidamente - de 6 a 14 dias, mas o período exato é determinado dependendo das condições climáticas, qualidade da semente, características da variedade e outros fatores. Se o processamento do plantio for realizado corretamente, até o 15º dia todo o material plantado deverá eclodir. Com um método de semeadura a seco, os primeiros brotos aparecem no dia 8-10, e a imersão preliminar e a germinação encurtam esse período para 5-6 dias.

Os brotos novos de um vegetal parecem caules torcidos em um laço e desprovidos das lâminas das folhas. Os próprios cotilédones são formados posteriormente.

Acontece que uma casca permanece na planta em fase de incubação, que antes envolvia a semente, que jardineiros inexperientes tentam remover por conta própria. Você não deve tocá-lo, porque uma interferência grosseira pode levar à destruição da muda.

Como acelerar a germinação?

Para melhorar a germinação de sementes para mudas, vale a pena fazer primeiro uma série de procedimentos adicionais. Por exemplo, será útil verificar o material da semente. Os grãos comprados de um fabricante de confiança e cobertos com estimulantes de crescimento não devem ser tocados, mas aqueles coletados com as próprias mãos no jardim ou comprados no mercado exigem essa etapa. A maneira mais fácil é misturar 30 gramas de sal e 1 litro de água, e aí abaixar o material por 5 minutos. Os grãos que germinarem bem irão para o fundo, e os que são ruins irão imediatamente flutuar para cima.

Água limpa comum aquecida a +30 - +40 graus também é adequada para este teste. Nesse caso, as sementes ficam de molho por 20 minutos, futuramente também se livram das que surgiram. A estimulação alcançará um bom resultado. Para executá-lo, os grãos precisarão ser mergulhados em água aquecida a +50 graus e deixados nela por cerca de um terço de uma hora. Após o período acima, o material é embrulhado em um guardanapo umedecido e transferido para o freezer por algumas horas.

As sementes assim tratadas são imediatamente plantadas no solo.

Estimulantes de crescimento também podem atingir o resultado desejado. Alguns jardineiros preferem drogas compradas: "Zircon", "Epin", "Energenu". Outros usam receitas populares. Assim, os últimos incluem o suco de aloe, que é diluído com água pura na proporção de 1 para 1 e é usado por duas ou três horas para embeber o material. Se possível, vale a pena coletar a neve e derretê-la naturalmente. Depois de embeber as almofadas de algodão no líquido, resta colocar os grãos entre elas e deixar até que as raízes eclodam.

É importante monitorar o estado da pimenta e responder em tempo hábil às suas mudanças. Por exemplo, se as mudas não aparecem bem, faz sentido mover o recipiente para um local mais aquecido e bem iluminado. Não deve ser colocado diretamente na bateria, pois temperaturas muito altas prejudicam os grãos. Se o tempo estiver nublado, as mudas terão que organizar iluminação adicional com a instalação de lâmpadas especiais. A propósito, seria uma boa solução plantar imediatamente os pimentões em xícaras ou potes de turfa separados. O fato é que a planta enfraquece com os estragos nas raízes, e é quase impossível evitar isso durante o transbordo, por isso é melhor não mexer nas mudas mais uma vez. No futuro, os espécimes devem ser transferidos para seu habitat permanente usando o método de transbordo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário