- Autores: Dubinin S.V., Kirillov M.I.
- Ano de aprovação: 2004
- Altura do arbusto, cm: 45-50
- Tipo de crescimento: subdimensionado
- Forma de fruta: prismático
- Peso do fruto, g: 100-130
- Cor de fruta: amarelado na maturação técnica, vermelho na maturação biológica
- Termos de amadurecimento: cedo
- Produção: Alto
- Rendimento médio: 6,0 kg / m2
Variedades de pimenta com técnicas agrícolas simples e rápida adaptabilidade aos caprichos do clima são as mais procuradas por jardineiros e agricultores. Essas são as qualidades de que a variedade primitiva Zorka da seleção doméstica é dotada.
História de criação
O pimentão Zorka foi obtido em 2003 por cientistas russos da empresa agrícola Sedek. Os autores da cultura vegetal são criadores bem conhecidos - Dubinin S.V e Kirillov M.I.The vegetal apareceu no Registro do Estado em 2004. Zorka pode crescer em cumes de jardins e em vários tipos de estruturas de estufa. O pimentão pode ser cultivado em qualquer zona climática, pois a planta se adapta rapidamente às condições de cultivo.
Descrição da variedade
Dawn é uma planta determinante de baixo crescimento que cresce até 45-50 cm em um ambiente favorável. O arbusto é caracterizado por ramos semi-espalhados, uma haste central forte, folhagem fraca com folhas verdes com rugas quase imperceptíveis, um tipo de floração feminina e um rizoma desenvolvido. As frutas nos arbustos ficam penduradas com o “nariz” para baixo (caído). Em um arbusto saudável, de 6 a 8 frutos alinhados amadurecem.
Características do aparecimento de plantas e frutos
Esta variedade destaca-se pelo seu atraente aspecto frutado. Via de regra, vegetais com peso de até 130 gramas amadurecem nos arbustos. A forma da fruta é bem cuidada - prismática, com nervuras ligeiramente pronunciadas. Uma pimenta verde tem uma cor amarelada pálida e, quando totalmente madura, é uniformemente colorida em um vermelho vivo. A casca do fruto é densa e firme, lisa e brilhante, a espessura da parede do fruto é de 7 a 10 mm. A estrutura do vegetal consiste em 3-4 ninhos de sementes.
A safra colhida pode ser facilmente transportada por longas distâncias, e também é armazenada por um longo tempo sem perda de sabor e comercialização, se o regime de temperatura for observado.
Objetivo e gosto
Zorka é lembrada pelo seu sabor delicioso, razão pela qual muitas donas de casa a adoram. A polpa da pimenta tem consistência carnuda, moderadamente densa, tenra e suculenta sem aguada. Os pimentos têm um sabor muito doce e aromático, sem acidez e amargor. Na culinária, a pimenta é usada universalmente - é consumida fresca, adicionada a saladas, sopas, recheada, em conserva, enlatada, processada em molhos e temperos e também congelada.
Termos de amadurecimento
A cultura está amadurecendo cedo. Do momento da germinação em massa dos brotos até o amadurecimento dos primeiros frutos, passam-se 90-95 dias. Os vegetais são temperados juntos, por isso é recomendado remover os pimentões 2 vezes por semana, dando a oportunidade de crescer e cantar para os seguintes espécimes. É possível avaliar o sabor da fruta em junho e fazer uma colheita completa em julho.
Produção
A pimenta é caracterizada por altas taxas de rendimento. Durante a temporada, cerca de 1,5 kg de pimentas carnudas podem ser colhidas de cada arbusto. Em média, 6 kg de vegetais são retirados de 1 m2 de plantações. Na estufa, o rendimento é maior - até 10 kg / m2.
Esquema de pouso
No plantio de mudas de pimenta, é necessário observar a densidade dos plantios, bem como a distância entre as plantas. Recomenda-se plantar 3-4 arbustos por 1 m2. O desembarque é realizado de acordo com o esquema 60x30 cm.
Para obter uma colheita farta e saborosa de pimenta, é preciso cuidar com antecedência das mudas. Ao cultivar mudas de pimenta, é necessário determinar corretamente a época de semeadura, o tratamento de sementes pré-semeadura, preparar o recipiente e o solo necessários.
Crescendo e cuidando
O cultivo de vegetais ocorre por meio de mudas. Você pode plantar uma planta nos canteiros depois que a temperatura estiver completamente normalizada e o solo aquecido. Via de regra, estamos no final de maio - início de junho. Na estufa, o plantio é realizado de 10 a 20 de maio. Não é recomendado plantar pimentão em uma área onde já tenham crescido batatas, berinjelas ou tomates.
A cultura não requer cuidados intensivos, mas os procedimentos padrão são necessariamente realizados - irrigação regular com água morna sob a raiz (de preferência irrigação por gotejamento), cobertura de 3-4 vezes por temporada (é importante não esquecer os complexos de fósforo e potássio ), afofamento e remoção de ervas daninhas do solo, em virtude do qual passa de forma mais intensa a umidade e o ar às raízes, a prevenção de ataques de vírus e insetos, bem como a aeração, caso a pimenta cresça em estufa. Os arbustos não precisam de ligas, já que o caule pode suportar o peso na forma de frutas.
Para fazer uma colheita saborosa e rica de pimenta, é preciso cumprir todas as condições da tecnologia agrícola, e os devidos cuidados começam com o plantio das plantas. Antes de plantar pimenta em terreno aberto, ela deve ser preparada. Também é importante cuidar das mudas e do espaço de plantio com antecedência.
Requisitos de solo
A cultura cresce confortavelmente em solo solto, fértil, úmido e respirável com índice de acidez neutro. A hortaliça não gosta de águas estagnadas e solos pantanosos, portanto, a ocorrência de lençóis freáticos deve ser profunda.
Para um bom crescimento de pés de pimenta e frutificação ativa, você precisa aplicar regularmente fertilizantes minerais e orgânicos no solo. É necessário não apenas escolher as formulações certas, mas também usá-las no estágio certo no desenvolvimento da cultura. A frequência do top dress é sempre individual. Depende diretamente da composição do terreno em seu site. Quanto mais pobre for a composição do solo, mais frequentemente você precisará alimentar com pimenta.
Condições climáticas exigidas
O pimentão Zorka é uma cultura termofílica que reage negativamente a quedas bruscas de temperatura, seca prolongada e sombra, por isso deve-se escolher uma parcela para uma hortaliça que seja ensolarada, livre de ervas daninhas, protegida das correntes de ar.
Resistência a doenças e pragas
O sistema imunológico da pimenta é bom, por isso é resistente à podridão da raiz e também é tolerante ao oídio e ascocitose. Em caso de violação da tecnologia agrícola e de condições climáticas anormais, os pimentões podem ser expostos a uma série de doenças - requeima, vírus do mosaico do tabaco, pata preta e até manchas marrons.
Entre as pragas que ameaçam a planta, as mais perigosas são pulgões, ursos, lesmas e ácaros. Você pode fornecer proteção confiável contra pragas de insetos plantando safras próximas com um cheiro forte - manjericão ou cebola.
A pimenta é um dos vegetais mais comuns nas hortas caseiras. Essa cultura é bastante estável e despretensiosa. No entanto, sob certas condições, esta planta pode sofrer infecções e insetos nocivos. Antes de tratar pimentas para doenças ou pragas, você precisa descobrir a causa do problema, caso contrário, o tratamento pode ser ineficaz.