- Autores: DENTRO E. Blokin-Mechtalin
- Ano de aprovação: 2019
- Tipo de crescimento: tamanho médio
- Forma de fruta: cônico
- Peso do fruto, g: 140-160
- Cor de fruta: branco-esverdeado (em maturação técnica), vermelho (em biológico)
- Termos de amadurecimento: cedo
- Tamanho da fruta, cm: 7 x 14
- Rendimento médio: 12,7 kg / m²
- Compromisso: para consumo fresco, para todos os tipos de processamento, para congelamento
O pimentão Vesta é um híbrido que amadurece um dos primeiros. Frutas grandes com excelente sabor o tornam atraente para uso em saladas e conservas, culinária. O híbrido é cultivado com sucesso em terrenos abertos e estufas, isso não cria dificuldades mesmo para produtores amadores de vegetais.
História de criação
Pepper Vesta foi criada pelo criador V.I.Blokin-Mechtalin. O híbrido foi aprovado para uso em 2019. Foi registrado pelo conhecido agrofirm de Moscou "Partner".
Descrição da variedade
Vesta forma arbustos com altura de cerca de 0,8 m, não necessita de restrição de crescimento. O híbrido se distingue por um sistema radicular do tipo superficial bem desenvolvido, com diâmetro que atinge 25 cm ou mais. As plantas são caracterizadas por intensa ramificação. Eles florescem em maio, os botões não florescem ao mesmo tempo, são formados ao longo da estação de crescimento, mas esse processo fica um pouco mais lento quando os pimentões amadurecem.
A frutificação é abundante, até 20 ovários são formados no arbusto ao mesmo tempo. A floração ocorre de acordo com o tipo feminino, as plantas não precisam de polinização.
Características do aparecimento de plantas e frutos
Os arbustos são de tamanho médio, potentes, semi-espalhados, com copas caídas de média densidade e frutos pendentes. As folhas podem ser bastante grandes, localizam-se isoladas, em campo aberto atingem 100 mm de comprimento, em estufa de 150 mm. A superfície das placas é ligeiramente enrugada, de cor verde. Os cortes são alongados.
Os frutos são alongados, de tamanho médio, cerca de 7 × 14 cm, de formato cônico, na maturação técnica a casca é pintada de um tom branco-esverdeado, quando totalmente madura torna-se vermelha. O peso médio dos frutos é de 140-160 g No seu interior existem 3-4 câmaras de sementes, a superfície da casca é lisa, com um brilho brilhante, finamente estriado.
Objetivo e gosto
Pepper Vesta tem um propósito universal. Bem adequado para congelar, todos os tipos de processamento, o sabor fresco é agradável. As frutas são altamente comercializáveis. A consistência de sua polpa é densa. O sabor é bom, agradável, sem amargor, moderadamente doce, com um aroma leve característico.
Pimentas são adequadas para armazenamento de longo prazo, transporte de longa distância. A pele densa permite que sejam usados para enchimento.
Termos de amadurecimento
A variedade é precoce, do momento da emergência à frutificação, leva de 65 a 70 dias.
Produção
As taxas médias de coleta chegam a 12,7 kg / m2.
Regiões em crescimento
Vesta é um híbrido despretensioso que é cultivado com sucesso em toda a Rússia. É cultivada no Extremo Oriente e Noroeste, na zona central e média da Federação Russa, nas regiões de Chernozem, nos Urais e na Sibéria. As pimentas têm tempo de amadurecer totalmente, mesmo em regiões frias.
Esquema de pouso
A densidade de plantio desejada é de 4-5 arbustos por 1 m2. O layout ideal é 40 × 40 cm.
Para obter uma colheita farta e saborosa de pimenta, é preciso cuidar com antecedência das mudas. Ao cultivar mudas de pimenta, é necessário determinar corretamente a época de semeadura, o tratamento da semente pré-semeadura, preparar o recipiente e o solo necessários.
Crescendo e cuidando
A cultura é realizada em ciclo de um ano, exclusivamente por mudas.Em regiões frias, apenas o plantio em estufa é usado. A semeadura das mudas é realizada em março, os pimentões são transferidos para o campo aberto em maio. As plantas são amarradas, colocando suportes individuais ao lado delas.
O híbrido Vesta é sensível ao superaquecimento intenso, ressecando o solo. Os arbustos de pimenta precisam de rega regular de acordo com a programação, com um intervalo de 3-7 dias. A cada umedecimento, é necessário atingir a imersão do solo até a profundidade de 15 cm. A água é levada quente, assentada, fria pode levar à podridão das raízes. As plantas respondem bem à cobertura de turfa.
O tempero é outro componente importante do cultivo bem-sucedido dessa pimenta. Vesta requer fertilização a cada 2 semanas a partir do momento do transplante para o solo. Antes da floração, regar com vermicomposto e uma solução de esterco de vaca e fezes de aves é útil. A partir do momento do brotamento, eles mudam para o superfosfato.
A formação de um arbusto consiste em prender os brotos a um garfo. Cada pimenta é conduzida para 2 troncos, o primeiro botão é removido para estimular a ramificação.
Para fazer uma colheita saborosa e rica de pimenta, é preciso cumprir todas as condições da tecnologia agrícola, e os devidos cuidados começam com o plantio das plantas. Antes de plantar pimenta em terreno aberto, ela deve ser preparada. Também é importante cuidar das mudas e do espaço de plantio com antecedência.
Requisitos de solo
Este híbrido de pimenta cresce bem em canteiros após adubo verde, melões e leguminosas. O solo em si é preferível fértil, com boa umidade e permeabilidade ao ar até as raízes. Será útil complementar a argila argilosa e arenosa com húmus, sulfato de potássio e superfosfato.
Para um bom crescimento de arbustos de pimenta e frutificação ativa, você precisa aplicar regularmente fertilizantes minerais e orgânicos no solo. É necessário não apenas escolher as formulações certas, mas também usá-las no estágio certo no desenvolvimento da cultura. A frequência do top dress é sempre individual. Depende diretamente da composição do terreno em seu site. Quanto mais pobre for a composição do solo, mais frequentemente você precisará alimentar com pimenta.
Condições climáticas exigidas
O híbrido tolera uma onda de frio de curto prazo, mas geralmente é termofílico. Para o plantio, recomenda-se a escolha de áreas ensolaradas, sendo permitido o uso de canteiros semi-sombreados.
Resistência a doenças e pragas
O híbrido é geneticamente resistente ao TMV (raças 0-2). Praticamente não é afetado pela mancha bacteriana negra, é tolerante à ascocitose e ao oídio.Os arbustos durante a estação de crescimento ativa são muito atraentes para os pulgões. É preciso lutar com ele durante todo o período de crescimento. Na fase de frutificação, o canteiro pode ser habitado por lesmas, que são especialmente ativas à tarde e à noite.
A pimenta é um dos vegetais mais comuns nas hortas caseiras. Essa cultura é bastante estável e despretensiosa. No entanto, sob certas condições, esta planta pode sofrer infecções e insetos nocivos. Antes de tratar pimentas para doenças ou pragas, você precisa descobrir a causa do problema, caso contrário, o tratamento pode ser ineficaz.
Visão geral da revisão
Apesar do recente aparecimento da pimenta do oeste no mercado, os residentes de verão conseguiram apreciar este híbrido em seu verdadeiro valor. Amadurece realmente mais rápido do que a maioria das variedades concorrentes, rende frutos unidimensionais com excelente sabor e bem conservados. De acordo com as avaliações de horticultores amadores, as plantas são amarradas de forma intensiva, sem interromper esse processo até a própria geada. O surgimento de novas pimentas não é impedido por regas ocasionais e quedas de temperatura a curto prazo.
As opiniões dos moradores de verão sobre esta pimenta são muito altas. É indicado que retém o seu aroma quando conservado, recheado, a polpa carnuda permite diversificar o sabor das saladas. Na estufa, menos frutos se formam, mas são obtidos em tamanhos recordes. Para enlatar frutas inteiras, é melhor praticar o plantio em campo aberto.
Este híbrido tem poucas desvantagens. Tanto em casa de vegetação como em campo aberto, é bastante afetado por pragas, tem que se usar inseticidas para proteção. Não funcionará obter a segunda geração das sementes híbridas colhidas. Isso não se aplica a todos os residentes de verão que preferem guardar suas pimentas favoritas para a próxima temporada.