- Autores: Lukyanenko A.N., Dubinin S.V., Dubinina I.N.
- Ano de aprovação: 2009
- Altura do arbusto, cm: 40-45
- Tipo de crescimento: subdimensionado
- Forma de fruta: cônico estreito
- Peso do fruto, g: 35-60
- Cor de fruta: amarelo na maturação técnica, vermelho na maturação biológica
- Termos de amadurecimento: cedo
- Mês de amadurecimento: VII-IX
- Produção: Alto
O pimentão amarelo húngaro pertence às variedades picantes. Atrai os horticultores com belos frutos amarelo-ouro, densamente localizados nos arbustos. Ao mesmo tempo, a cultura se distingue não só por uma aparência atraente e decorativa, mas também por um sabor perfumado - forte, mas ao mesmo tempo bastante suave, com um certo toque.
História de criação
O pimentão amarelo húngaro quente foi criado por criadores domésticos da empresa agrícola Sedek A. Lukyanenko, S. Dubinin, I. Dubinina. A cultura foi adicionada ao registro estadual em 2009. Ao mesmo tempo, foi aprovado para uso em terreno aberto e canteiros de cobertura. A variedade foi especialmente criada para ser resistente ao frio.
Descrição da variedade
O pimentão amarelo húngaro pertence às variedades picantes. Na escala de Scoville, difere na gravidade média - 7000-11000 unidades. É interessante que, apesar do nome, a cor, embora mantenha a cor amarela por muito tempo, torna-se rubi na fase de maturidade biológica. As frutas vão ficar bem em arbustos e na geladeira.
Características do aparecimento de plantas e frutos
O amarelo húngaro é um arbusto compacto e fechado. A altura do arbusto subdimensionado é de 40-45 centímetros. Os arbustos são moderadamente frondosos com folhas grandes, as placas são verdes, ligeiramente enrugadas.
Comparado com outras variedades de pimenta, o amarelo húngaro se distingue por grandes frutas pesando 35-60 gramas. A forma tem a forma de um cone estreito, cujo tamanho é de 14 a 16 centímetros. As cascas de pimenta são lisas e brilhantes. Em estado de maturação técnica, os frutos são amarelos brilhantes, na maturação biológica são vermelhos. O arranjo das pimentas está caindo. Espessura da parede da pimenta 4 milímetros.
Objetivo e gosto
O sabor da pimenta amarela húngara é semi-quente. Os especialistas recomendam usá-lo para cozinhar em casa, enlatados (decapagem), preparações de inverno. A pimenta pode ser colocada em saladas, usada em salgadinhos, adjika, lecho, molhos. O produto irá adicionar um sabor picante requintado à cozinha caucasiana.
Termos de amadurecimento
O amarelo húngaro é uma colheita precoce. A estação de crescimento completa é de 85-90 dias.
Produção
Difere em alta produtividade. Os indicadores de rendimento médio são de 6-6,4 kg / m2.
Regiões em crescimento
Os pimentões amarelos húngaros são bastante populares e são cultivados em quase todo o país. Regiões como o Norte e Noroeste, a Região Central da Terra Negra e a Região Central, o Volgo-Vyatka e as regiões do Cáucaso do Norte não passaram despercebidas. É cultivada na região do Volga, nos Urais, na Sibéria, no Extremo Oriente.
Para obter uma colheita farta e saborosa de pimenta, é preciso cuidar com antecedência das mudas. Ao cultivar mudas de pimenta, é necessário determinar corretamente a época de semeadura, o tratamento de sementes pré-semeadura, preparar o recipiente e o solo necessários.
Crescendo e cuidando
A variedade está incluída no Registro Estadual da Federação Russa para cultivo em campo aberto e em abrigos de filmes. A semeadura das mudas pode ser iniciada a partir do dia 10 de fevereiro, a semeadura continua até os últimos dias de março, dependendo da região de cultivo.
Pimenta prefere solo fertilizado e solto.
É melhor semear mudas para esta cultura em vasos ou copos separados, bem como em recipientes especiais de cassete.Após o desembarque, a temperatura é mantida em + 20 ... 25 graus, bem como a umidade de 70%. Aproximadamente 10 dias antes da transferência para local definitivo, os arbustos são temperados, para isso são levados para a rua, varanda.
O esquema de plantio ideal para arbustos é 50x35 cm.
Para obter uma boa colheita, bastam as técnicas agrícolas tradicionais:
- devido a sua compactação, a planta não requer modelagem e amarração;
- rega semanal, durante a floração e o derramamento dos frutos - com mais frequência;
- cobertura - com fertilizantes minerais complexos, matéria orgânica, que devem ser alternados.
Ao plantar amarelo húngaro em um local permanente, as mudas não precisam ser enterradas e amontoadas - esta variedade não forma raízes adicionais. Na primeira bifurcação, a flor da coroa deve ser removida. Além disso, o isolamento espacial das variedades de pimentão é importante se elas também crescerem no local.
Para fazer uma colheita saborosa e rica de pimenta, é preciso cumprir todas as condições da tecnologia agrícola, e os devidos cuidados começam com o plantio das plantas. Antes de plantar pimenta em terreno aberto, ela deve ser preparada. Também é importante cuidar das mudas e do espaço de plantio com antecedência.
Para um bom crescimento de arbustos de pimenta e frutificação ativa, você precisa aplicar regularmente fertilizantes minerais e orgânicos no solo. É necessário não apenas escolher as formulações certas, mas também usá-las no estágio certo no desenvolvimento da cultura. A frequência do top dress é sempre individual. Depende diretamente da composição do terreno em seu site. Quanto mais pobre for a composição do solo, mais frequentemente você precisará alimentar com pimenta.
A pimenta é um dos vegetais mais comuns nas hortas caseiras. Essa cultura é bastante estável e despretensiosa. No entanto, sob certas condições, esta planta pode sofrer infecções e insetos nocivos. Antes de tratar pimentas para doenças ou pragas, você precisa descobrir a causa do problema, caso contrário, o tratamento pode ser ineficaz.