- Autores: TOM VAN DER HEIDE
- Sinônimos de nomes: Vedrana
- Ano de aprovação: 2010
- Altura do arbusto, cm: 80
- Tipo de crescimento: subdimensionado, médio
- Forma de fruta: cubóide
- Peso do fruto, g: 180-220
- Cor de fruta: em maturação técnica, branco-esverdeado, em maturação biológica - vermelho claro a vermelho
- Termos de amadurecimento: cedo
- Tamanho da fruta, cm: 9 x 13
A pimenta Vedrana, de raízes holandesas, goza de uma merecida popularidade há 10 anos. É bem colhido para o inverno e também é frequentemente usado para pratos frescos de verão. Este híbrido de pimentão é considerado por muitos especialistas como o padrão em termos de maturidade precoce, qualidade e produtividade.
Descrição da variedade
O híbrido de frutos grandes Vedrana F1 (Vedrana) foi criado pela famosa empresa Enza Zaden, que tem sua sede na Holanda. Em 2010, foi inscrito no registro russo de variedades. Os criadores recomendam-no para cultivo em estruturas de estufa da zona temperada, e nos territórios do sul, como a Crimeia, Kuban, é cultivado em cumes abertos. Esta variedade híbrida holandesa tem alto rendimento e excelente comercialização. A planta é bastante potente, adapta-se rapidamente a diferentes condições. Frutas grandes e de paredes grossas podem ser mantidas frescas e transportadas por longas distâncias.
Características do aparecimento de plantas e frutos
Pimenta Vedrana tem arbustos fortes de tamanho médio e brotos poderosos. A altura do tronco principal pode chegar a 0,8 metros. A folhagem com placas de folhas verdes é boa, com ligeiro enrugamento.
Os pimentos são cubóides, ligeiramente alongados, o tamanho do fruto é de 9 por 13 centímetros, o peso médio é de 180-220 gramas. Quando os pimentões atingem a maturação técnica, tornam-se branco-esverdeados e, ao atingir a maturidade biológica, passam de um tom vermelho claro para vermelho. As paredes são grossas - 6-7 milímetros, a pele é brilhante, brilha.
Objetivo e gosto
A versatilidade da pimenta holandesa é amplamente ilustrada. O produto é utilizado ativamente em diversas receitas de preparo de pratos caseiros. Pimentas recheadas, acompanhamentos, molhos, quaisquer preparações para o inverno - isso e muito mais podem ser preparados com os frutos de um híbrido interessante.
Termos de amadurecimento
Vedrana é uma pimenta doce que pertence à categoria de híbridos de maturação precoce. A frutificação começa após 95-105 dias, se contar a partir do momento da germinação da semente.
Produção
A cultura é considerada de alto rendimento. A taxa média de coleta por metro quadrado em terreno aberto é de 4,1-5,6 kg, e se você cultivar pimentas sob uma cobertura de filme, é de 5,8-7,2 kg.
Regiões em crescimento
Uma variedade híbrida da Holanda está sendo cultivada com sucesso em toda a Rússia. Entre as regiões estão o Norte e Noroeste, Central Terra Negra e Central, Volgo-Vyatka, bem como o Norte do Cáucaso, a região do Volga, os Urais, Sibéria, o Extremo Oriente.
Para obter uma colheita farta e saborosa de pimenta, é preciso cuidar com antecedência das mudas. Ao cultivar mudas de pimenta, é necessário determinar corretamente a época de semeadura, o tratamento de sementes pré-semeadura, preparar o recipiente e o solo necessários.
Crescendo e cuidando
Os especialistas recomendam o plantio de sementes no início de março. No entanto, há jardineiros que começam a temporada ainda mais cedo e plantam sementes em fevereiro.As sementes do híbrido são vendidas em pontos de venda especializados, portanto, nenhuma preparação ou processamento da semente é necessária. Os grãos já estão prontos para o plantio. Os grãos ficam imersos em 0,8 cm, não é necessário fazer furos no solo, basta borrifá-los com a mistura de terra. As mudas estão prontas para serem transplantadas para a estufa em 50 dias.
Durante toda a estação de cultivo, é importante regar abundantemente os pimentões Vedran. E também precisam ser amontoados com terra úmida. Este procedimento ajudará a fortalecer as raízes e a proteger contra o acamamento. Vedrana é cultivado com igual sucesso no campo e em casa de vegetação.
Para fazer uma colheita saborosa e rica de pimenta, é preciso cumprir todas as condições da tecnologia agrícola, e os devidos cuidados começam com o plantio das plantas. Antes de plantar pimenta em terreno aberto, ela deve ser preparada. Também é importante cuidar das mudas e do espaço de plantio com antecedência.
Para um bom crescimento de pés de pimenta e frutificação ativa, você precisa aplicar regularmente fertilizantes minerais e orgânicos no solo. É necessário não apenas escolher as formulações certas, mas também usá-las no estágio certo no desenvolvimento da cultura. A frequência do top dress é sempre individual. Depende diretamente da composição do terreno em seu site. Quanto mais pobre for a composição do solo, mais frequentemente você precisará alimentar com pimenta.
Resistência a doenças e pragas
A cultura se distingue pela forte imunidade, mas o híbrido é especialmente resistente ao TMV - o vírus do mosaico do tabaco.
Este vegetal pode ser cultivado tanto de forma hidropônica quanto com o uso de tecnologias de agricultura orgânica.
A pimenta é um dos vegetais mais comuns nas hortas caseiras. Essa cultura é bastante estável e despretensiosa. No entanto, sob certas condições, esta planta pode sofrer infecções e insetos nocivos. Antes de tratar pimentas para doenças ou pragas, você precisa descobrir a causa do problema, caso contrário, o tratamento pode ser ineficaz.