- Autores: Holanda
- Sinônimos de nomes: Turbina
- Ano de aprovação: 2010
- Altura do arbusto, cm: 100-130
- Tipo de crescimento: tamanho médio
- Forma de fruta: prismático
- Peso do fruto, g: 81 (de acordo com o originador até 200)
- Cor de fruta: verde claro na maturação técnica, amarelo a amarelo escuro na maturação biológica
- Termos de amadurecimento: meio cedo
- Mês de amadurecimento: Julho agosto setembro
Os pimentões holandeses são muito populares entre muitos jardineiros e fazendeiros. Isso porque exigem fácil manutenção, apresentam excelentes rendimentos e resistência às intempéries. Um excelente exemplo é a turbina híbrida intermediária.
Descrição da variedade
Turbine é um híbrido de primeira geração criado por um grupo de biólogos holandeses da holding agrícola Bejo Zaden. Uma cultura de hortaliças foi aprovada para uso desde 2010. Os pimentões são cultivados em estufas aquecidas e não aquecidas, em estufas, bem como em cumes de jardins. A planta é produtiva ao máximo, crescendo em condições de estufa.
Características do aparecimento de plantas e frutos
Turbin é uma cultura de tamanho médio, que em ambiente favorável se estende até 100-130 cm. Os arbustos são caracterizados por ramos semi-espalhados, um tronco central forte e reto, bom espessamento da folhagem esmeralda e um sistema radicular superficial. Nos arbustos, geralmente até 6-7 amostras amadurecem. As frutas estão localizadas nos arbustos caídos ("narizes" para baixo).
As turbinas híbridas são lembradas por sua aparência atraente. Os frutos amadurecem puros, por isso a pimenta é adequada para o cultivo à escala industrial. O peso médio de um vegetal é de 80-160 gramas, às vezes podem-se obter frutos maiores - 200 gramas. O tamanho dos frutos é de 12x16 cm. O formato dos pimentões é prismático ou cuboide.
Os vegetais verdes são pintados de verde pálido e a pimenta madura torna-se amarelo brilhante ou amarelo escuro. A cor dos vegetais é uniforme. A superfície da fruta é muito lisa, com um extravasamento brilhante e pronunciado e costelas sutis. A espécie pertence a pimentas de paredes grossas. A espessura da parede do vegetal pode ser de até 8 mm. A estrutura da pimenta é dividida em 3-4 seções com poucas sementes. As pimentas colhidas podem ser facilmente transportadas e armazenadas em ótimas condições.
Objetivo e gosto
O pimentão turbin é famoso por seu sabor excelente. A polpa dourada pálida é carnuda, firme, crocante e muito suculenta. O sabor contém uma doçura delicada, agradável teor de açúcar e um aroma apimentado pronunciado com notas de frutos silvestres. A vantagem do híbrido é o aumento do teor de vitaminas B e C na polpa da pimenta.
Os pimentos recolhidos caracterizam-se por uma finalidade universal: são consumidos frescos, adicionados ao primeiro e segundo pratos, assados, enlatados, congelados e em conserva. Molhos e temperos são incrivelmente saborosos de pimenta Turbin.
Termos de amadurecimento
O híbrido representa a classe intermediária. A estação de crescimento de uma cultura dura apenas 100-110 dias. As pimentas amadurecem gradualmente, pois são caracterizadas por uma coloração retardada. Por conta disso, a cultura tem um período de frutificação prolongado. A colheita pode ser iniciada em julho e os arbustos frutificam até meados de setembro.
Produção
O híbrido possui bons indicadores de produtividade. De 1 m2 de plantio, você pode coletar até 6 kg de espécimes suculentos e carnudos.
Esquema de pouso
No plantio de plantas, é recomendável observar a densidade de colocação dos arbustos, bem como a distância entre eles. A plantação é normalmente efectuada de acordo com o esquema 40x60 cm, podendo ser plantados até 4-5 pés de pimenta por 1 m2.
Para obter uma colheita farta e saborosa de pimenta, é preciso cuidar com antecedência das mudas.Ao cultivar mudas de pimenta, é necessário determinar corretamente a época de semeadura, o tratamento de sementes pré-semeadura, preparar o recipiente e o solo necessários.
Crescendo e cuidando
Os pimentões são cultivados por meio de mudas. Para fazer isso, escolha arbustos fortes com 60 dias. O plantio de arbustos prontos é realizado em maio. Para cultivo em terreno aberto, é necessário levar em consideração o regime de temperatura e o nível de aquecimento do solo.
A horticultura precisa de cuidados, o que implica rega regular com água morna (recomenda-se irrigação por gotejamento), adubação 3-4 vezes por safra (alternando matéria orgânica e complexos minerais), afrouxamento raso do solo, formação de arbusto e amarração a suportes , remoção de rebentos laterais para o primeiro garfo, prevenção de doenças fúngicas.
Para fazer uma colheita saborosa e rica de pimenta, é preciso cumprir todas as condições da tecnologia agrícola, e os devidos cuidados começam com o plantio das plantas. Antes de plantar pimenta em terreno aberto, ela deve ser preparada. Também é importante cuidar das mudas e do espaço de plantio com antecedência.
Requisitos de solo
A cultura holandesa precisa de um substrato de qualidade. O solo deve ser leve, solto, com boa permeabilidade ao ar e à umidade, além de fertilizado e não ácido. A pimenta é improdutiva se plantada em solos pantanosos ou em planícies onde a água fica estagnada.
Para um bom crescimento de pés de pimenta e frutificação ativa, você precisa aplicar regularmente fertilizantes minerais e orgânicos no solo. É necessário não apenas escolher as formulações certas, mas também usá-las no estágio certo no desenvolvimento da cultura. A frequência do top dress é sempre individual. Depende diretamente da composição do terreno em seu site. Quanto mais pobre for a composição do solo, mais frequentemente você precisará alimentar com pimenta.
Condições climáticas exigidas
A turbina é resistente ao calor, despretensiosa ao clima e à sombra de curto prazo. Para o plantio, opta-se por um local ensolarado com iluminação suficiente, circulação de ar e umidade. Além disso, é recomendável cuidar de uma barreira de proteção contra correntes de ar e rajadas de vento.
Resistência a doenças e pragas
Devido à sua forte imunidade, a cultura de hortaliças é absolutamente resistente ao vírus do mosaico do tabaco e à podridão de topo. Além disso, a pimenta tem tolerância a muitas doenças comuns. No caso de infestações infrequentes de pragas, os tratamentos preventivos com preparações inseticidas ajudarão.
A pimenta é um dos vegetais mais comuns nas hortas caseiras. Essa cultura é bastante estável e despretensiosa. No entanto, sob certas condições, esta planta pode sofrer infecções e insetos nocivos. Antes de tratar pimentas para doenças ou pragas, você precisa descobrir a causa do problema, caso contrário, o tratamento pode ser ineficaz.