- Autores: Kapustina R.N.
- Ano de aprovação: 2005
- Altura do arbusto, cm: 54
- Forma de fruta: prismático
- Peso do fruto, g: 65-200
- Cor de fruta: verde na maturação técnica, vermelho na maturação biológica
- Termos de amadurecimento: meia temporada
- Mês de amadurecimento: Julho
- Tamanho da fruta, cm: comprimento 10-12, diâmetro - 6,5-8 cm
- Rendimento médio: 167-348 c / ha
Na hora de escolher uma pimenta para plantar em estufa ou no cume de um jardim, vale considerar não só a facilidade de cuidado e rendimento, mas também como a cultura se adapta às características climáticas da região. Para cultivo na região do Cáucaso Norte do país, pimentas gordurosas, de seleção nacional, serão ideais.
História de criação
Este tipo de pimenta foi cultivado no Instituto de Recursos Genéticos de Plantas da Rússia, em homenagem a V.I. N.I. Vavilov em 2002. O autor da safra de hortaliças é o conhecido criador Kapustina R.N.
A planta é cultivada em cumes de jardins e em estruturas de estufas. A variedade de meia temporada é a mais produtiva da região do Cáucaso do Norte.
Descrição da variedade
O gordo é um arbusto de tamanho médio que cresce até 50-54 cm de altura em um ambiente favorável. A planta é caracterizada por ramos semi-espalhados, espessamento moderado de folhas verdes brilhantes com uma superfície enrugada, posição dos frutos caídos (nariz para baixo), um sistema radicular desenvolvido e um tipo de floração mista. A cultura pertence a espécies autopolinizadoras. Em um arbusto saudável, de 6 a 8 pimentas grandes e uniformes amadurecem.
Características do aparecimento de plantas e frutos
Os frutos se destacam entre muitos congêneres pela apresentação atrativa. A variedade é de grande frutificação. Via de regra, os vegetais amadurecem em arbustos com peso de 65 a 200 gramas (peso médio do fruto - 130 g) e comprimento de 10-12 cm. A pimenta recebeu esse nome devido ao fato de ter diâmetro largo - 6,5-8 cm. A forma do vegetal puro - prismático.
Na fase de maturação técnica, a pimenta apresenta uma cor verde claro e, quando totalmente madura, adquire uma cobertura uniforme de cor vermelho vivo. A casca do fruto é bastante densa (5,2-10 mm de espessura), lisa, brilhante, com nervuras moderadamente pronunciadas. Devido às costelas claras, o vegetal é facilmente cortado em fatias perfeitas.
Graças à casca grossa, os vegetais são bem transportados e também têm uma longa vida útil. De referir ainda que, retirados os pimentos do mato na fase de maturação técnica, pode-se contar com a sua rápida maturação em local quente e escuro. O melhor de tudo é que os vegetais amadurecem em uma caixa, rebobinada com papel, onde você precisa colocar algumas maçãs maduras ou uma banana.
Objetivo e gosto
A fruta tem um gosto excelente. A polpa da pimenta é dotada de estrutura carnuda, firme, macia, levemente crocante e suculenta, sem aguado. O sabor é harmonioso - doce, sem amargor e acidez. Uma característica da variedade é o aumento do conteúdo de ácido ascórbico na polpa.
Pimentos maduros podem ser consumidos in natura, adicionados a saladas, pratos frios e quentes, usados na decoração de pratos festivos, recheados, em conserva, enlatados, congelados e também processados em vários molhos.
Termos de amadurecimento
Pepper Fatty é uma classe de variedades de meia temporada. Do momento da germinação em massa até o amadurecimento dos primeiros frutos nos arbustos, passam-se 115-118 dias. Pimentas temperadas juntas. Ao remover os vegetais na fase de maturação técnica, você pode aumentar um pouco o rendimento, permitindo que novos pimentões cresçam. O pico de maturação e frutificação ocorre na segunda quinzena de julho - início de agosto.
Produção
A variedade é caracterizada por bons indicadores de rendimento. Em média, 4,5-5 kg de pimentas suculentas podem ser colhidas em 1 m2 de plantio.No cultivo de hortaliças para fins comerciais, você pode contar com 167-348 c / ha.
Esquema de pouso
No plantio de pimentão, deve-se observar a distância entre as plantas, bem como a densidade, o que permitirá que cada arbusto receba luz, ar e calor suficientes. Recomenda-se plantar 5-7 arbustos de mudas por 1 m2. As pimentas são plantadas de acordo com o esquema 40x60 cm.
Para obter uma colheita farta e saborosa de pimenta, é preciso cuidar com antecedência das mudas. Ao cultivar mudas de pimenta, é necessário determinar corretamente a época de semeadura, o tratamento da semente pré-semeadura, preparar o recipiente e o solo necessários.
Crescendo e cuidando
Os vegetais são cultivados principalmente por mudas. Os arbustos de pimenta são plantados em canteiros e estufas na segunda quinzena de maio. Para o plantio em campo aberto, é necessário levar em consideração o quão quente está o solo e a estabilidade da temperatura do ar.
O cuidado da colheita consiste em atividades padrão: irrigação regular com água morna, cobertura de 3-4 vezes por temporada (fertilizantes de fósforo-potássio), preparo do solo, formação, desbaste e amarração do arbusto, prevenção de ataques de vírus e pragas.
Para fazer uma colheita saborosa e rica de pimenta, é preciso cumprir todas as condições da tecnologia agrícola, e os devidos cuidados começam com o plantio das plantas. Antes de plantar pimenta em terreno aberto, ela deve ser preparada. Também é importante cuidar das mudas e do espaço de plantio com antecedência.
Requisitos de solo
O solo deve ser solto, fértil, permeável à umidade e ao ar, além de apresentar acidez neutra. Ao plantar uma cultura em solo pesado, é recomendado alimentar abundantemente a planta com complexos orgânicos.
Para um bom crescimento de arbustos de pimenta e frutificação ativa, você precisa aplicar regularmente fertilizantes minerais e orgânicos no solo. É necessário não apenas escolher as formulações certas, mas também usá-las no estágio certo no desenvolvimento da cultura. A frequência do top dress é sempre individual. Depende diretamente da composição do terreno em seu site. Quanto mais pobre a composição do solo, mais frequentemente você precisará alimentar a pimenta.
Condições climáticas exigidas
A plantação de pimenta é feita em local com muita luz e calor, também sem estagnação de água, ventos fortes e correntes de ar. É melhor se for uma pequena colina onde a luz difusa é observada.
Resistência a doenças e pragas
A imunidade da variedade é média, mas se a tecnologia agrícola for seguida, a doença pode ser prevenida. Na maioria das vezes, a pimenta é exposta à requeima, perna preta e pilar.
A pimenta é um dos vegetais mais comuns nas hortas caseiras. Essa cultura é bastante estável e despretensiosa. No entanto, sob certas condições, esta planta pode sofrer infecções e insetos nocivos. Antes de tratar pimentas para doenças ou pragas, você precisa descobrir a causa do problema, caso contrário, o tratamento pode ser ineficaz.