- Autores: Ugarova S.V., Dederko V.N.
- Ano de aprovação: 2015
- Altura do arbusto, cm: 80
- Tipo de crescimento: tamanho médio
- Forma de fruta: cubóide
- Peso do fruto, g: 129-300
- Cor de fruta: na maturação técnica verde escuro, na maturação biológica vermelho escuro
- Termos de amadurecimento: meia temporada
- Mês de amadurecimento: Julho agosto setembro
- Tamanho da fruta, cm: 12x10, 18x12
Os fãs de grandes variedades de pimenta carnuda certamente vão gostar do pimentão de formato siberiano, que se adapta rapidamente às condições de cultivo e não requer tecnologia agrícola complexa. É fácil cultivar esta variedade se você se familiarizar com as peculiaridades da cultura de hortaliças e as regras de cuidado.
História de criação
O formato siberiano é uma cultura vegetal relativamente nova desenvolvida por cientistas russos. A autoria pertence a V.N. Dederko e S.V. Ugarova. Os pimentões doces apareceram no Registro Estadual de Uso Permitido em 2015. Você pode cultivar um vegetal na crista de um jardim, sob um abrigo de filme e em uma estufa. A variedade foi dividida em zonas de acordo com as diferentes zonas climáticas da Rússia - da região central da Terra Negra às regiões do Extremo Oriente.
Descrição da variedade
Uma variedade de meia estação é uma planta que, em condições favoráveis, atinge uma altura de 70-80 cm. Um arbusto de tamanho médio de um tipo de meio tronco é caracterizado por uma fraca distribuição de ramos, folhagem moderada com folhas verdes claras enrugadas , um sistema radicular desenvolvido e um tipo de floração feminina.
Uma característica da planta é o fraco crescimento do arbusto nas laterais. As frutas nos arbustos estão localizadas com o "nariz" voltado para baixo (posição inclinada). Em cada arbusto de pimenta saudável, amadurecem até 15 frutos revestidos.
Características do aparecimento de plantas e frutos
O formato da pimenta siberiana pertence ao grupo dos frutos grandes - os vegetais crescem nos arbustos com peso de 129 a 300, às vezes até 450 gramas (12x10 cm). A forma do vegetal é perfeita - cubóide ou trapezoidal. Na fase de maturação técnica, o vegetal apresenta-se revestido de cor verde escura e o fruto maduro adquire uma cobertura uniforme vermelho-rubi. A parede dos pimentos é forte e espessada (espessura 8-10 mm), a pele é lisa, com um brilho perceptível e nervuras fracas. A estrutura de um vegetal consiste em 3-4 câmaras de sementes.
Pimentas maduras podem ser facilmente transportadas e também são dotadas de boa qualidade de conservação se armazenadas na temperatura correta. Além disso, pimentas verdes podem ser armazenadas por cerca de 1 mês.
Objetivo e gosto
Os pimentões da seleção siberiana são famosos por seu excelente sabor. A polpa do vegetal apresenta consistência densa, carnosa, crocante e muito suculenta. A fruta tem um sabor equilibrado - doçura de verão mais um aroma pronunciado que persiste mesmo após o tratamento térmico. A polpa da pimenta contém uma grande quantidade de vitaminas e minerais.
O propósito de uma cultura vegetal é universal - os pimentões são consumidos frescos, adicionados a pratos quentes e frios, em conserva, recheados, assados e congelados. Além disso, a carne e o aroma da pimenta permitem que ela seja usada para processamento em molhos e temperos.
Termos de amadurecimento
Pimenta de meia-temporada. A estação de crescimento dura 120-130 dias. Os frutos amadurecem gradativamente, por isso a frutificação da variedade é alongada. Você pode avaliar o sabor dos primeiros frutos já em julho, e o amadurecimento em massa ocorre em agosto-setembro.
Produção
Os indicadores de rendimento da variedade são excelentes. Em média, 4-4,6 kg de vegetais carnudos podem ser colhidos em 1 m2 de plantio. Em condições de estufa, o rendimento é ligeiramente superior - até 9-10 kg / m2.
Esquema de pouso
A cultura não precisa apenas de manutenção regular, mas também precisa ser devidamente plantada no local / na estufa. Recomenda-se não colocar mais que 5-7 pés de pimenta por 1 m2, garantindo assim a circulação de ar, luz e calor para cada planta. A horta é plantada no esquema 40x60 cm.
Para obter uma colheita farta e saborosa de pimenta, é preciso cuidar com antecedência das mudas. Ao cultivar mudas de pimenta, é necessário determinar corretamente a época de semeadura, o tratamento de sementes pré-semeadura, preparar o recipiente e o solo necessários.
Crescendo e cuidando
A hortaliça é cultivada principalmente em mudas. Pimentas podem ser plantadas na estufa em meados de maio. A cultura é plantada em canteiros de jardim depois que a temperatura volta ao normal, o solo aquece, as geadas de primavera voltam para trás, e isso é final de maio - os primeiros dias de junho. Não é recomendável plantar pimentões de formato siberiano em áreas onde crescem tomates, batatas ou berinjelas.
A tecnologia agrícola da planta inclui uma série de medidas padrão: irrigação regular com água sedimentada ou quente (sistema de gotejamento), fertilização 3-4 vezes por temporada (o vegetal reage bem aos complexos minerais), afrouxamento e remoção de ervas daninhas do solo, o formação de arbustos se necessário, prevenção de doenças e infestações de insetos ... Você precisa amarrar arbustos de pimenta se as hastes dobrarem com o peso da fruta.
Para fazer uma colheita saborosa e rica de pimenta, é preciso cumprir todas as condições da tecnologia agrícola, e os devidos cuidados começam com o plantio das plantas. Antes de plantar pimenta em terreno aberto, ela deve ser preparada. Também é importante cuidar das mudas e do espaço de plantio com antecedência.
Requisitos de solo
Uma cultura é produtiva se crescer em solo leve, solto, nutritivo, úmido, respirável e não ácido. O crescimento e a frutificação diminuem quando a planta cresce em solo pantanoso.
Para um bom crescimento de arbustos de pimenta e frutificação ativa, você precisa aplicar regularmente fertilizantes minerais e orgânicos no solo. É necessário não apenas escolher as formulações certas, mas também usá-las no estágio certo no desenvolvimento da cultura. A frequência do top dress é sempre individual. Depende diretamente da composição do terreno em seu site.Quanto mais pobre for a composição do solo, mais frequentemente você precisará alimentar com pimenta.
Condições climáticas exigidas
O formato siberiano é uma planta termofílica, resistente à sombra parcial, curta seca e leves oscilações de temperatura. As pimentas precisam ser plantadas em um local ensolarado e claro, onde haja proteção contra correntes de ar.
Resistência a doenças e pragas
Graças à sua boa imunidade, a planta está protegida de muitas doenças da pimenta - perna preta, Fusarium, Alternaria. As pragas perigosas são pulgões e lesmas.
A pimenta é um dos vegetais mais comuns nas hortas caseiras. Essa cultura é bastante estável e despretensiosa. No entanto, sob certas condições, esta planta pode sofrer infecções e insetos nocivos. Antes de tratar pimentas para doenças ou pragas, você precisa descobrir a causa do problema, caso contrário, o tratamento pode ser ineficaz.