- Autores: Wouter Lindeman, Aernoudt Aartse
- Sinônimos de nomes: Shakira
- Ano de aprovação: 2010
- Altura do arbusto, cm: até 120
- Tipo de crescimento: tamanho médio
- Forma de fruta: cônico estreito
- Peso do fruto, g: 45-50
- Cor de fruta: verde na maturação técnica, vermelho na maturação biológica
- Termos de amadurecimento: meia temporada
- Mês de amadurecimento: Julho agosto
A pimenta Shakira é um verdadeiro achado para os conhecedores de pratos picantes. Este híbrido holandês praticamente não tem defeitos, agrada com colheitas abundantes e um sabor picante de frutas. Não é de estranhar que, tendo surgido em 2010, já tenha conquistado a simpatia de muitos jardineiros e empresários.
Descrição da variedade
A variedade é versátil em termos de local de cultivo. No entanto, nas regiões do norte, o plantio em casa de vegetação é preferível. Às vezes também é cultivado em estufas. A pimenta Shakira não é adequada para galerias e criação doméstica devido ao seu alto crescimento.
A variedade possui excelente imunidade. É resistente a temperaturas extremas, secas e outras condições adversas. A tecnologia agrícola padrão torna possível cultivar com sucesso esta variedade, mesmo para produtores de vegetais com pouca experiência.
Características do aparecimento de plantas e frutos
Os arbustos são fechados, cobertos por folhas de tamanho médio. Crescem até 120 cm Os frutos com casca lisa e brilhante têm a forma de um cone estreito. O comprimento máximo pode ser de 18 cm com um diâmetro de cerca de 4 cm. O peso médio é de 45-50 g. No processo de maturação, os pimentões adquirem um tom verde escuro. Quando atingem a maturação biológica, ficam vermelhos.
Objetivo e gosto
A fruta bicameral tem um sabor brilhante e pungente semelhante ao da pimenta malagueta. Frescos não são comidos. Mas a colheita desta variedade é ideal para adicionar especiarias a pratos cozidos, cozidos e fritos. Também é bom em conservação.
Termos de amadurecimento
O híbrido está no meio da temporada. Os frutos começam a amadurecer cerca de 100 dias após o surgimento dos primeiros brotos na superfície da terra. Assim, os horticultores retiram as primeiras pimentas dos arbustos no final de julho. Ao mesmo tempo, a frutificação continua em agosto.
Produção
Segundo as estatísticas, um metro quadrado corresponde a cerca de 3,4 kg da safra. Os pimentos são bem conservados. Eles também suportam o transporte com firmeza. Mesmo em longas distâncias, os frutos mantêm sua excelente apresentação. A este respeito, a variedade Shakira é considerada adequada para criação comercial e posterior venda.
Esquema de pouso
Para dar aos pimentões espaço suficiente para o crescimento total, deve-se deixar uma distância de cerca de 50 cm entre os arbustos. O espaçamento ideal entre os canteiros é de 60 cm.
Para obter uma colheita farta e saborosa de pimenta, é preciso cuidar com antecedência das mudas. Ao cultivar mudas de pimenta, é necessário determinar corretamente a época de semeadura, o tratamento de sementes pré-semeadura, preparar o recipiente e o solo necessários.
Crescendo e cuidando
As sementes são semeadas cerca de 55-70 dias antes de os arbustos jovens serem movidos para o local. Nenhuma penetração profunda é necessária. Para não ferir as pimentas com o mergulho, é melhor usar imediatamente recipientes separados. Se a semeadura ainda for feita em uma caixa comum, as plantas são plantadas após o aparecimento de 3 folhas verdadeiras. As mudas não requerem cuidados especiais. É o suficiente para fornecer-lhe aquecimento e iluminação adequada (pelo menos 12 horas por dia).
As plantas adultas plantadas em estufas ou canteiros são regadas regularmente com água morna. O solo ao redor dos arbustos está solto. A cobertura é feita 3 vezes por temporada:
- antes da floração, o solo é enriquecido com matéria orgânica ou composição mineral com grande quantidade de nitrogênio;
- quando as flores aparecem, a cultura é fertilizada com um complexo de potássio-fósforo pronto;
- durante o período de frutificação, o potássio e o fósforo são reintroduzidos no solo.
No que diz respeito à formação da planta, as folhas e os rebentos laterais são removidos antes da primeira bifurcação. Além disso, os arbustos precisam de apoios.
Para fazer uma colheita saborosa e rica de pimenta, é preciso cumprir todas as condições da tecnologia agrícola, e os devidos cuidados começam com o plantio das plantas. Antes de plantar pimenta em terreno aberto, ela deve ser preparada. Também é importante cuidar das mudas e do espaço de plantio com antecedência.
Requisitos de solo
Para o cultivo de mudas, uma mistura de nutrientes é preparada a partir do solo do jardim, turfa ou húmus, serragem e cinzas de madeira. Superfosfato, uréia e sulfato de potássio também são adicionados a ele. Para fins de desinfecção, você pode derramar o solo resultante com uma solução forte de permanganato de potássio.
Ao plantar arbustos em local permanente, é necessário verificar a acidez da terra. Em solos muito ácidos (com pH superior a 6,5), esta variedade não se desenvolve bem. Portanto, se necessário, este indicador é reduzido pela adição de cinzas, cal apagada, giz triturado ou farinha de dolomita.
Para um bom crescimento de pés de pimenta e frutificação ativa, você precisa aplicar regularmente fertilizantes minerais e orgânicos no solo. É necessário não apenas escolher as formulações certas, mas também usá-las no estágio certo no desenvolvimento da cultura. A frequência do top dress é sempre individual. Depende diretamente da composição do terreno em seu site. Quanto mais pobre for a composição do solo, mais frequentemente você precisará alimentar com pimenta.
Condições climáticas exigidas
É melhor escolher um local ensolarado para o plantio. A área liberada depois de leguminosas ou cereais, repolho, cenoura, rabanete, cebola, alho, endro, abóbora, abobrinha é perfeita.
A pimenta é um dos vegetais mais comuns nas hortas caseiras. Essa cultura é bastante estável e despretensiosa. No entanto, sob certas condições, esta planta pode sofrer infecções e insetos nocivos. Antes de tratar pimentas para doenças ou pragas, você precisa descobrir a causa do problema, caso contrário, o tratamento pode ser ineficaz.
Visão geral da revisão
Jardineiros que cultivam pimenta Shakira em seus terrenos pessoais estão entusiasmados com essa variedade. Os arbustos são altamente decorativos e a frutificação é longa e abundante. Mesmo ao ar livre com clima instável, os rendimentos são bons. Ao mesmo tempo, as qualidades gustativas das frutas recebem as notas mais altas.
Pimentas com polpa carnuda, suculenta e sabor picante são ideais para marinadas, servem perfeitamente como temperos quentes. Os cultivadores comerciais também estão satisfeitos com esta variedade. Alta produtividade, comercialização e resistência ao transporte permitem que você obtenha um lucro decente com a venda dessas pimentas.