- Autores: DEGREEF PAUL
- Sinônimos de nomes: Pompeo
- Ano de aprovação: 2014
- Altura do arbusto, cm: até 100
- Tipo de crescimento: tamanho médio
- Forma de fruta: cilíndrico
- Peso do fruto, g: 150-280
- Cor de fruta: verde na maturação técnica, vermelho na maturação biológica
- Termos de amadurecimento: meia temporada
- Mês de amadurecimento: Agosto, setembro, outubro
Jardineiros experientes sabem que as variedades da Holanda geralmente são despretensiosas no cuidado e se adaptam perfeitamente a diferentes condições climáticas. Pompeo F1 é uma das pimentas híbridas de alto rendimento, desenvolvida em 2011 por criadores holandeses. E já em 2014, foi inscrito no Registro do Estado e aprovado para cultivo no território da Federação Russa.
Descrição da variedade
A pimenta da variedade Pompeo não é usada há muito tempo por produtores domésticos de vegetais, mas já recebeu muitas críticas positivas. A cultura foi apreciada por suas inúmeras vantagens:
- alta produtividade;
- período prolongado de frutificação;
- resistência ao frio e à seca;
- forte imunidade à maioria das doenças da cultura;
- despretensão;
- a presença de paredes espessas;
- Sabor fantástico;
- alta comercialização;
- versatilidade.
Todos os híbridos têm uma desvantagem - a incapacidade de usar sementes de seu próprio local.
Características do aparecimento de plantas e frutos
O arbusto densamente folhoso padrão de Pompeo é de tamanho médio, cresce até um metro. Espalhamento médio. As folhas são grandes, em forma de elipse, com rugas. O arranjo das frutas está caindo. A pimenta tem a forma de um cilindro. Muito grande, pesando de 150 a 280 gramas, com espessura de parede de 5 a 6 mm. Verde no estágio de maturidade técnica, e quando chega a maturação biológica torna-se vermelho, brilhante. Existem 3-4 ninhos dentro da fruta. Os frutos estão presos aos ramos por um longo caule, de espessura diferente.
Objetivo e gosto
A aplicação do produto é universal. Os pimentões são usados tanto para preservação como para congelamento. Pimentas frescas fatiadas são deliciosas em saladas de verão. Ele pode ser usado para preparar pratos quentes, acompanhamentos. Pimentas de tamanho médio são especialmente boas para recheio. Para o inverno, eles ainda podem ser decapados e também adicionados ao lecho.
Termos de amadurecimento
O híbrido Pompeo é uma safra intermediária. A maturação técnica é atingida 95-110 dias após as sementes terem brotado, maturação biológica - após 7-10 dias. Frutificação de longo prazo.
Produção
O rendimento da variedade híbrida holandesa é bastante alto. Em média, 20-25 kg de frutas ou 292-318 c / ha são retirados de 1 m2.
Regiões em crescimento
Híbrido em zonas para cultivo em canteiros abertos no norte do Cáucaso e na região do Baixo Volga. Mas o escopo de sua distribuição não se limitou a esses territórios. Hoje, a pimenta holandesa é cultivada com sucesso em estufas privadas nas regiões central e noroeste do país, houve casos de obtenção de uma colheita estável nos Urais, em áreas de cultivo de risco, por exemplo, na parte oeste da Sibéria.
Para obter uma colheita farta e saborosa de pimenta, é preciso cuidar com antecedência das mudas. Ao cultivar mudas de pimenta, é necessário determinar corretamente a época de semeadura, o tratamento de sementes pré-semeadura, preparar o recipiente e o solo necessários.
Crescendo e cuidando
Nas regiões centrais, o híbrido em questão é cultivado por meio de mudas.Isso torna possível obter a primeira colheita após 15 de julho. O plantio de sementes deve ser planejado para os últimos dias de fevereiro ou início de março. Nesse caso, as mudas estarão prontas para transplante a partir de 20 de maio. Em princípio, qualquer pessoa, mesmo um iniciante, pode cultivar uma pimenta doce de Pompeo. O principal é realizar os cuidados básicos:
- regar com moderação, embora seja importante aumentar a quantidade de rega na fase de maturação dos frutos;
- alimentação alternada com matéria orgânica e fertilizantes minerais complexos;
- não se esqueça de afrouxar e arrancar as ervas daninhas dos canteiros.
O híbrido Pompeo produzirá excelentes frutos em área aberta, ensolarada e protegida do vento. O solo deve ser solto e também fértil.
Importante: você não pode plantar mudas de pimentão doce e picante nas proximidades. Nesse caso, ocorrerá a polinização, o pimentão ficará com um gosto amargo.
A variedade híbrida Pompeo é caracterizada por um desempenho comercial bastante elevado. Os vegetais podem ser retirados na fase de maturação técnica, podem amadurecer perfeitamente em interiores, onde é frio e escuro.
Para fazer uma colheita saborosa e rica de pimenta, é preciso cumprir todas as condições da tecnologia agrícola, e os devidos cuidados começam com o plantio das plantas. Antes de plantar pimenta em terreno aberto, ela deve ser preparada. Também é importante cuidar das mudas e do espaço de plantio com antecedência.
Para um bom crescimento de pés de pimenta e frutificação ativa, você precisa aplicar regularmente fertilizantes minerais e orgânicos no solo. É necessário não apenas escolher as formulações certas, mas também usá-las no estágio certo no desenvolvimento da cultura. A frequência do top dress é sempre individual. Depende diretamente da composição do terreno em seu site. Quanto mais pobre for a composição do solo, mais frequentemente você precisará alimentar com pimenta.
Resistência a doenças e pragas
Os criadores prometem que o híbrido Pompeo é altamente resistente a doenças como podridão de topo, vírus do mosaico do tabaco (TMV) e vírus da murcha manchada. No entanto, se o clima for frio e úmido, a cultura às vezes é afetada por doenças como o oídio e a requeima. Para a prevenção dessas infecções, vale a pena tratar as pimentas com a solução "Fitosporin". De acordo com as avaliações dos jardineiros, as pragas quase não demonstram interesse na pimenta da variedade descrita.
A pimenta é um dos vegetais mais comuns nas hortas caseiras. Essa cultura é bastante estável e despretensiosa. No entanto, sob certas condições, esta planta pode sofrer infecções e insetos nocivos. Antes de tratar pimentas para doenças ou pragas, você precisa descobrir a causa do problema, caso contrário, o tratamento pode ser ineficaz.