- Autores: Timina O.O.
- Ano de aprovação: 2006
- Altura do arbusto, cm: 45-55
- Tipo de crescimento: tamanho médio
- Forma de fruta: cônico estreito
- Peso do fruto, g: 20
- Cor de fruta: verde na maturação técnica, vermelho escuro na maturação biológica
- Termos de amadurecimento: meia temporada
- Mês de amadurecimento: Junho, julho, agosto, setembro, outubro
- Tamanho da fruta, cm: comprimento 16-18
Esta maravilhosa pimenta picante destaca-se pelo facto de poder muito bem ser cultivada em casa, e ao mesmo tempo dar frutos saborosos e saudáveis durante todo o ano. Além disso, o Spark tem um forte potencial imunológico e raramente fica doente com os devidos cuidados.
História de criação
As equipes da empresa agrícola de Moscou "Russian Seeds" e do Pridnestrovian Research Institute of Agriculture, que se inscreveram conjuntamente para os testes e inscrição no Registro do Estado, trabalharam na obtenção do Ogonyok. A pesquisa foi chefiada por O. Timina e, em 2006, a cultura foi registrada simultaneamente ao recebimento da admissão para seu cultivo em todas as regiões da Federação Russa.
Descrição da variedade
A cultura é nítida, pode ser cultivada em solos abertos, estufas, em galerias e em apartamentos. Possui excelentes propriedades decorativas.
Das vantagens da cultura, notamos:
tamanho compacto dos arbustos;
um alto nível de resistência à bacteriose e outras doenças típicas de pimentas;
propriedades gustativas originais (pungência e aroma apimentado);
os arbustos de pimenta não requerem modelagem;
aparência original e maravilhosa.
Desvantagens:
a confusão frequente com o material de plantio, uma vez que com este nome (Ogonyok) um número significativo de sementes são vendidas na rede de comércio, que diferem em sabor, aparência e outros parâmetros;
não um nível de produtividade muito alto;
amadurecimento assíncrono de frutas;
falta de estabilidade adequada à luz solar direta;
Durante o cultivo em estufas, o grau de umidade e temperatura deve ser regulado sistematicamente.
Características do aparecimento de plantas e frutos
Os arbustos da cultura são fechados, de tamanho médio - nos canteiros crescem até 45-55 cm, e nos vasos - até 30-35 cm. A copa é formada por uma configuração piramidal. Nos arbustos em diferentes estágios de desenvolvimento, flores e frutos são formados simultaneamente. As folhas são de tamanho médio, de cor verde, ligeiramente enrugadas.
Os frutos são alongados, estreitos e cônicos, pesando até 20 g, com cerca de 16-18 cm de comprimento e espessura de parede de cerca de 1,5 mm. As vagens localizam-se caídas, no estado maduro de cor vermelho escuro, na fase de maturação técnica são verdes. A superfície da fruta é brilhante. O número de câmaras de sementes é 2-3.
Objetivo e gosto
De acordo com a finalidade a que se destinam, as vagens da cultura são utilizadas com sucesso em conservas, como especiarias. Em termos de sabor, são picantes, com um forte aroma apimentado.
Mantenha-os frescos ou processados. Nas unidades de refrigeração, ficam bem conservados por cerca de um mês e, se forem embalados em filme plástico, o prazo de validade aumenta. As vagens também são secas e congeladas.
Termos de amadurecimento
Em termos de amadurecimento, a cultura é no meio da temporada - até 140 dias. O amadurecimento é prolongado, assíncrono - de junho a outubro. Três meses após o plantio, os primeiros frutos amadurecem e, em seguida, as flores são formadas constantemente nos arbustos.
Produção
A safra é de alto rendimento, com rendimento médio de até 3,8 kg / m². m.
Esquema de pouso
O padrão de pouso padrão é 20x30 cm.
Para obter uma colheita farta e saborosa de pimenta, é preciso cuidar com antecedência das mudas. Ao cultivar mudas de pimenta, é necessário determinar corretamente a época de semeadura, o tratamento de sementes pré-semeadura, preparar o recipiente e o solo necessários.
Crescendo e cuidando
Se sua meta é cultivar pimentas apenas em casa, você pode plantá-las durante todo o ano. A época de plantio de mudas em solos abertos é maio.
Freqüentemente, a cultura é cultivada em sacadas ou peitoris de janelas. Com um cuidado agrícola competente, é possível receber frutas o ano todo. Isso requer manter a temperatura e a umidade ideais, bem como garantir um fornecimento uniforme de luz solar para todas as plantas.
No decorrer do plantio de sementes, uma série de nuances devem ser levadas em consideração:
para o plantio, você pode usar solo de jardim;
solo fertilizado com alto nível de fertilidade e capacidade média de umidade é o ideal;
costumam escolher solo destinado ao cultivo de flores de interior;
os recipientes para solo devem ser feitos de materiais que não afetem sua qualidade, pois são selecionados entre vidro, cerâmica, argila, plástico;
o pote selecionado deve ter abertura para saída de líquido;
a organização da drenagem em recipientes é necessária.
Antes de plantar as sementes, uma série de procedimentos preparatórios são realizados para aumentar o nível de germinação e a defesa imunológica da cultura:
as sementes são esterilizadas, para isso são embebidas em solução salina 4% por 10 minutos, sendo então transferidas para solução de manganês por 20 minutos;
as sementes são lavadas para que não fique nenhuma solução esterilizante, pois esses resíduos prejudicam o crescimento da cultura;
sementes secas;
endurecimento de sementes por várias horas na rua;
eles são processados com compostos estimuladores de crescimento para aumentar o nível de germinação (usando ácido succínico ou "Zircão").
Em seguida, as sementes são secas e armazenadas em casa.
A cultura requer a manutenção de temperaturas e umidade ideais. Faça a germinação a partir do início da primavera e, às vezes, a partir do final de fevereiro. Na segunda metade do verão, os arbustos já começam a dar frutos, enquanto no final da primavera costumam ser transplantados para solos abertos.
As sementes devem ser plantadas em recipientes separados ou em recipientes grandes. Para isso, são preparados recortes separados (cerca de 1,5 cm). Não é recomendado cobrir os materiais de plantio com solo abundantemente.
A fim de aumentar o grau de germinação das pimentas, uma série de regras de cuidado devem ser seguidas:
regime de temperatura dentro de +24 graus;
é melhor colocar os recipientes com as colheitas nos peitoris das janelas voltados para o sul;
antes de germinar, os vasos devem ser cobertos com vidro ou papel alumínio;
após a germinação da semente, a temperatura é reduzida para +20 graus;
a exposição constante das plantas ao sol não é recomendada;
no início da primavera, lâmpadas especiais de jardim são usadas para iluminação, que funcionam por pelo menos 10 horas;
a irrigação é realizada conforme necessário, com moderação, mas pelo menos uma vez a cada dois dias;
o processo de colheita é executado quando aparecem 3 folhas.
Os jovens são alimentados pela primeira vez 14 dias após o desembarque no local escolhido. Para isso, usa-se matéria orgânica, é útil usar uma mistura de esterco de galinha e esterco de vaca.
Durante o período vegetativo, a fertilização é feita a cada 20 dias, utilizando compostos de fósforo e potássio. É proibido o uso de nitrogênio, pois estimula o crescimento das folhas, o que leva à inibição do processo de floração e diminuição do nível de produtividade.
Os procedimentos de poda são realizados conforme necessário e durante a estação de crescimento. As ferramentas de jardim utilizadas neste caso devem ser tratadas com manganês ou álcool.
A cultura é autopolinizada, mas a polinização cruzada melhora os rendimentos.
Para fazer uma colheita saborosa e rica de pimenta, é preciso cumprir todas as condições da tecnologia agrícola, e os devidos cuidados começam com o plantio das plantas. Antes de plantar pimenta em terreno aberto, ela deve ser preparada.Também é importante cuidar das mudas e do espaço de plantio com antecedência.
Para um bom crescimento de arbustos de pimenta e frutificação ativa, você precisa aplicar regularmente fertilizantes minerais e orgânicos no solo. É necessário não apenas escolher as formulações certas, mas também usá-las no estágio certo no desenvolvimento da cultura. A frequência do top dress é sempre individual. Depende diretamente da composição do terreno em seu site. Quanto mais pobre for a composição do solo, mais frequentemente você precisará alimentar com pimenta.
Resistência a doenças e pragas
Problemas culturais típicos incluem:
quando as folhas caem ou começam a murchar, o que indica falta de sol, por isso, devem ser utilizadas lâmpadas de jardim;
o aparecimento de pulgões ocorre frequentemente nos períodos de calor, sendo destruído com o auxílio de inseticidas ("Fitoverma" ou "Agromertina");
são possíveis ataques de ácaros, que são eliminados com preparações especiais ou com o uso de uma solução de sabão.
Ao observar o nível ideal de temperatura e umidade, situações problemáticas associadas a insetos e parasitas nocivos podem ser evitadas, já que em geral a cultura é resistente às doenças típicas.
A pimenta é um dos vegetais mais comuns nas hortas caseiras. Essa cultura é bastante estável e despretensiosa. No entanto, sob certas condições, esta planta pode sofrer infecções e insetos nocivos. Antes de tratar pimentas para doenças ou pragas, você precisa descobrir a causa do problema, caso contrário, o tratamento pode ser ineficaz.