- Ano de aprovação: 1986
- Altura do arbusto, cm: 140-160
- Tipo de crescimento: tamanho médio
- Forma de fruta: cônico
- Peso do fruto, g: 100-110
- Cor de fruta: amarelo esverdeado na maturação técnica, vermelho na maturação biológica
- Termos de amadurecimento: cedo
- Mês de amadurecimento: Julho agosto setembro
- Tamanho da fruta, cm: comprimento 10-12, diâmetro 4-7
- Produção: Alto
Os jardineiros dos anos 70 e 80 do século passado podiam se contentar com apenas 3-4 variedades de pimentão doce (mas que tipo!). Milagre californiano, Andorinha, Presente da Moldávia, Ternura - todas essas culturas até hoje, tendo passado por diferentes épocas e muitas dificuldades, gozam da mesma popularidade e crescem por toda parte nas vastas extensões do país. A variedade Tenderness é de particular interesse para os agricultores de regiões frias.
História de criação
Esta variedade, única em seu tipo (especificamente, uma variedade, não um híbrido), foi criada em 1982 em St. Vavilov. A cultura se chamava "Ternura", e, muito provavelmente, isso foi facilitado pela obra de mesmo nome de A. Pakhmutova, que naquela época estava no auge da popularidade. Mas esta é uma das versões. Talvez a escolha do nome tenha sido influenciada pelas propriedades da pele e polpa bastante delicadas dos frutos da nova variedade.
Em todo caso, em 1986, a variedade foi registrada com esse nome no Registro Estadual e recomendada para cultivo em várias regiões do país. Ao mesmo tempo, os territórios do sul da Rússia não apareciam nas recomendações, já que naqueles anos outras variedades promissoras eram destinadas a eles, como o Dom da Moldávia, o milagre da Califórnia. Inicialmente, a variedade Tenderness foi criada para atender às necessidades dos jardineiros da região norte para o cultivo de pimentão em suas parcelas. Portanto, a cultura foi zoneada para terreno fechado, incluindo para as regiões de Murmansk e Arkhangelsk, bem como para Sakhalin, Kamchatka e o Território Primorsky.
Descrição da variedade
É interessante que alguns jovens agricultores hoje plantam pimenta Ternura segundo a tradição, como suas mães e até avós plantavam. Mas, na maioria das vezes, essa é exatamente a variedade que consegue sobreviver e até mesmo frutificar nas condições muito difíceis das regiões do norte. A cultura tolera um pouco de sombra e cresce bem com longas horas de luz do dia. Uma planta normalmente percebe uma queda de temperatura de curto prazo e quedas significativas de temperatura.
Características do aparecimento de plantas e frutos
Os arbustos da variedade Búlgara Tenderness são padrão, considerados de tamanho médio. Sua altura pode chegar a 1,4-1,6 metros. As plantas são poderosas, com um caule central bastante espesso, com rebentos semi-extensos. As folhas são de tamanho médio.
Pimentas Ternura de tamanho médio, 10-12 centímetros de comprimento e 4-7 centímetros de diâmetro. Peso da fruta - 100-110 gramas. A espessura da parede da pimenta é de 6 a 8 mm, um excelente indicador para a casta antiga.
Quando a pimenta atinge a maturidade técnica, torna-se verde-amarelado, depois, à medida que amadurece, o fruto torna-se laranja e depois completamente vermelho.
Objetivo e gosto
Como o nome sugere, a casca da fruta é macia e fina, e a textura da polpa é muito suculenta. As características gustativas dos pimentos são excelentes, os frutos são doces, aromáticos, existe um travo de mostarda quase imperceptível.
A aplicação do produto é universal. Dada a sua origem de longa data, era usado com mais frequência, e mesmo agora é usado para recheio.
Termos de amadurecimento
Variedade A maciez é referida como pimentão precoce; em média, o intervalo de tempo entre a emergência das mudas e o amadurecimento técnico dos frutos é de 80-85 dias.
Produção
A cultura é considerada de alto rendimento.Em média, os jardineiros coletam 1,7-1,9 kg de frutas vermelhas de um arbusto.
Para obter uma colheita farta e saborosa de pimenta, é preciso cuidar com antecedência das mudas. Ao cultivar mudas de pimenta, é necessário determinar corretamente a época de semeadura, o tratamento de sementes pré-semeadura, preparar o recipiente e o solo necessários.
Crescendo e cuidando
Para mudas, sementes de pimentão Ternura começam a ser semeadas a partir de 15 de fevereiro e seguem até 15 de março, dependendo da região. As sementes desta cultura germinam de 2 a 3 semanas. Quando duas folhas aparecem, você pode escolher em recipientes separados.
Quando o transbordo de mudas cultivadas para o solo / estufa, não mais do que 3-4 plantas são colocadas em um local permanente em uma área de 1 m2.
A primeira alimentação ocorre 2 semanas após o transplante. Para isso, uma solução de humate é usada. Quando os arbustos atingem uma altura de 15-20 centímetros, quando começam a se ramificar ligeiramente, eles formam um arbusto. A cultivar caracteriza-se pelo manejo da planta em 2 hastes. Esta é a melhor opção para o cultivo em estufas de culturas de pimentão nas latitudes norte.
Para obter um alto rendimento da cultura em questão, também será necessária rega moderada regular.
Para fazer uma colheita saborosa e rica de pimenta, é preciso cumprir todas as condições da tecnologia agrícola, e os devidos cuidados começam com o plantio das plantas. Antes de plantar pimenta em terreno aberto, ela deve ser preparada. Também é importante cuidar das mudas e do espaço de plantio com antecedência.
Para um bom crescimento de pés de pimenta e frutificação ativa, você precisa aplicar regularmente fertilizantes minerais e orgânicos no solo. É necessário não apenas escolher as formulações certas, mas também usá-las no estágio certo no desenvolvimento da cultura. A frequência do top dress é sempre individual. Depende diretamente da composição do terreno em seu site. Quanto mais pobre for a composição do solo, mais frequentemente você precisará alimentar com pimenta.
Resistência a doenças e pragas
Como acontece com todas as culturas cultivadas anteriormente, a resistência da pimenta a doenças e insetos nocivos é média. No entanto, podar e modelar adequadamente os arbustos melhora a ventilação da planta, o que reduz a probabilidade de infecção e penetração de pragas. Ao mesmo tempo, a variedade apresenta uma robustez e resistência recordes às intempéries.
A pimenta é um dos vegetais mais comuns nas hortas caseiras. Essa cultura é bastante estável e despretensiosa. No entanto, sob certas condições, esta planta pode sofrer infecções e insetos nocivos. Antes de tratar pimentas para doenças ou pragas, você precisa descobrir a causa do problema, caso contrário, o tratamento pode ser ineficaz.