- Autores: Khikhlukha E.A., Antipova N.Yu., Sirota E.G., Svidovskaya N.N.
- Ano de aprovação: 2001
- Altura do arbusto, cm: 50-67
- Tipo de crescimento: tamanho médio
- Forma de fruta: cônico
- Peso do fruto, g: 55-71
- Cor de fruta: verde na maturação técnica, vermelho escuro na maturação biológica
- Termos de amadurecimento: meia temporada
- Mês de amadurecimento: 20 de julho a 20 de agosto
- Produção: Alto
Pimenta Morozko é uma variedade de beleza fabulosa. Vale a pena se familiarizar com seus recursos e características com mais detalhes.
História de criação
A planta foi cultivada em 1999 por criadores do Centro Científico Federal para Cultivo de Vegetais Khikhlukha E. A., Antipova N. Yu., Sirota E. G., Svidovskaya N. N. Em 2001, Morozko entrou no Registro Estadual da região da Sibéria Ocidental.
Descrição da variedade
A variedade destina-se ao cultivo em campo aberto, em condições de abrigo temporário ou permanente. A variedade é cultivada nas regiões da Sibéria Ocidental e da Sibéria Oriental.
Características do aparecimento de plantas e frutos
Morozko é um arbusto de tamanho médio. Em altura atinge em média 50-67 cm .O arbusto é padrão, fechado. No mato há poucas folhas de tamanho médio, o número de frutos varia de 10 a 29. Têm formato cônico, a massa de uma pimenta chega a 55-71 g. Verde no início, à medida que amadurecem, os frutos se transformam em um cor vermelho escuro agradável, adquire uma superfície lisa e brilhante.
Objetivo e gosto
A variedade pertence à espécie doce e tem um propósito universal: é consumida fresca, e a Morozko também é adequada para todos os tipos de processamento e enlatamento. O sabor é bom. Os frutos têm um aroma fraco, contêm substâncias úteis, por exemplo, ácido ascórbico (151 mg por 100 g de matéria-prima).
Termos de amadurecimento
Em termos de amadurecimento, Morozko está no meio da temporada. O período da germinação até a primeira onda da colheita leva de 100-125 dias, o período de maturação principal é de 20 de julho a 20 de agosto.
Produção
Frosty dá excelentes colheitas. Em média, de 1 a 2,3 kg são coletados em um metro quadrado. A variedade também tem alta comercialização - 97-100%.
Esquema de pouso
Ao plantar sementes ou plantar mudas preparadas, eles aderem ao esquema de 60x40 cm.
Para obter uma colheita farta e saborosa de pimenta, é preciso cuidar com antecedência das mudas. Ao cultivar mudas de pimenta, é necessário determinar corretamente a época de semeadura, o tratamento da semente pré-semeadura, preparar o recipiente e o solo necessários.
Crescendo e cuidando
A geada é plantada nas regiões setentrionais, onde quase sempre recorrem ao método de cultivo de mudas. No final de fevereiro ou na primeira década de março, as sementes são plantadas em vasos, em casa de vegetação ou sob um abrigo de filme, as plantas são transferidas em meados de maio, no final de maio, as mudas são transferidas para campo aberto.
O método de mudas permite que você obtenha mudas prontas viáveis no início do verão. As sementes são plantadas em grandes recipientes e em pequenos copos de plástico ou potes de turfa. Jardineiros experientes recomendam as duas últimas opções: Morozko não tolera bem o processo de separação das mudas, já que a pimenta tem um sistema radicular fraco nesta fase.
Antes de adicionar o solo ao recipiente, são feitos orifícios de drenagem nele e é colocada uma pedra triturada ou argila expandida. O solo para o plantio deve ser fértil: você pode retirar o substrato do armazém ou fazer você mesmo, fertilizando o solo com húmus ou composto. Se você não tiver terra preta em sua região, é possível misturar areia, turfa, húmus e grama (1: 1: 1: 2). Além disso, qualquer solo deve ser desinfetado com uma solução quente fraca de permanganato de potássio.
A sementeira deve ser selecionada antes do plantio, para "acordar" ela é embebida em estimulador de crescimento por meia hora. As sementes não são plantadas muito profundamente, a profundidade ideal é de até 1 cm.O material colocado no solo deve ser regado em abundância, coberto com papel alumínio e as mudas devem ser transferidas para um local quente e seco com temperatura de + 23-25 graus. O ideal é que o local esteja ligeiramente iluminado. Os tiros de Morozko aparecem em 10-12 dias.
O plantio de mudas, em que cada planta tem pelo menos duas folhas maduras, é realizado quando a terra está aquecida a +15 graus e o clima está estável lá fora. Antes disso, as mudas para endurecimento são levadas para a rua para uma “caminhada” de 20 minutos, deixando as mudas parcialmente sombreadas e a cada vez aumentando o tempo de aproximação. O enredo de Morozko é ensolarado. Às covas preparadas adiciona-se húmus e um pouco de cinza de madeira e, após o plantio, o solo é bem humedecido.
Na primeira semana, Morozko é coberto com papel alumínio à noite. A rega é realizada 2-3 vezes por semana com água sedimentada à temperatura ambiente. O solo deve ser afrouxado periodicamente, removendo ervas daninhas. Morozko também responde bem ao amontoado. Ambos os procedimentos contribuem para o crescimento e desenvolvimento normais do sistema radicular e de toda a planta como um todo.
Pimenta também precisa ser alimentada. Eles são administrados pelo menos três vezes por temporada.
- A primeira vez ocorre 10-14 dias após o transplante das plantas para um terreno aberto ou uma estufa. Fertilizantes orgânicos, nitrato de amônio são usados.
- Durante o período de floração, misturas de minerais contendo potássio e fósforo são adicionadas sob o arbusto.
- Durante o período de formação dos frutos, pode-se alternar a adubação orgânica e química, começando pela primeira, ou recorrer apenas à orgânica devido ao seu respeito ao meio ambiente. Húmus e estrume podre são adequados.
Para fazer uma colheita saborosa e rica de pimenta, é preciso cumprir todas as condições da tecnologia agrícola, e os devidos cuidados começam com o plantio das plantas. Antes de plantar pimenta em terreno aberto, ela deve ser preparada. Também é importante cuidar das mudas e do espaço de plantio com antecedência.
Para um bom crescimento de arbustos de pimenta e frutificação ativa, você precisa aplicar regularmente fertilizantes minerais e orgânicos no solo. É necessário não apenas escolher as formulações certas, mas também usá-las no estágio certo no desenvolvimento da cultura. A frequência do top dress é sempre individual. Depende diretamente da composição do terreno em seu site. Quanto mais pobre for a composição do solo, mais frequentemente você precisará alimentar com pimenta.
Resistência a doenças e pragas
Em geral, Morozko tem um sistema imunológico resistente a doenças. Analisaremos diversos meios para sua prevenção, bem como possíveis pragas.
Alguns jardineiros usam fungicidas a cada duas semanas para prevenir uma série de doenças. É normal obter os seguintes fundos:
- "Velocidade";
- Ridomil Gold;
- "Quadris".
Todas as preparações são preparadas de acordo com as instruções e representam uma solução líquida, pulverizando com a qual evita a propagação de fungos e seus esporos.
Entre os insetos que não são avessos a festejar com os frutos do Morozko, destaca-se o besouro da batata do Colorado. Antes do plantio, as mudas são regadas com o famoso preparo "Aktara" (1,4 g por 10 litros de água).
A pimenta é um dos vegetais mais comuns nas hortas caseiras. Essa cultura é bastante estável e despretensiosa. No entanto, sob certas condições, esta planta pode sofrer infecções e insetos nocivos. Antes de tratar pimentas para doenças ou pragas, você precisa descobrir a causa do problema, caso contrário, o tratamento pode ser ineficaz.