- Autores: Ucrânia
- Sinônimos de nomes: Lesya
- Altura do arbusto, cm: até 60
- Tipo de crescimento: tamanho médio
- Forma de fruta: em forma de coração
- Peso do fruto, g: 160
- Cor de fruta: verde escuro na maturação técnica, vermelho escuro na maturidade
- Termos de amadurecimento: cedo
- Tamanho da fruta, cm: comprimento até 10
- Produção: Alto
O pimentão Lesya, ou Lesya, atrai a atenção à primeira vista. Ele tem uma forma cativante e incomum e um rendimento excelente.
Descrição da variedade
A variedade Lesya é bem conhecida em sua terra natal. Criado na Ucrânia, autor - D. Terentyev Não incluído no Registro do Estado Russo. É um pimentão compacto, de frutos grandes, surpreendentemente resistente, com um sabor incrível. A planta é uma variedade, não um híbrido, portanto, uma vez compradas, as sementes produzirão plantas das quais você pode colher seu próprio material de plantio.
Características do aparecimento de plantas e frutos
Arbustos de altura média, até 60 cm, segundo algumas fontes, até 40 cm, espalhando-se. As hastes são flexíveis e finas.
Os frutos da forma original são como cebolas, a ponta é pontiaguda, alongada. Na seção longitudinal, o feto se assemelha a um coração. A pele é vermelha brilhante, com espessamento a vermelho-escuro, com brilho de verniz. Jogando cores, profundamente. No estágio de maturação técnica, as pimentas Les são verdes escuras. O tamanho do fruto é bastante grande, até 10 cm de comprimento e o mesmo diâmetro. Os frutos são pesados, pesando até 160 gramas - isso é mais do que as variedades de frutos maiores. As paredes da pimenta são muito suculentas e grossas - 8-10 mm, em alguns lugares até 1,5 cm, a casca é fina e densa. A fruta é excelente - até 7 semanas na geladeira.
Objetivo e gosto
O sabor é excelente, interessante, os pimentos são muito doces, com um aroma pungente, picante e delicado. O sabor doce gourmand peculiar distingue imediatamente a variedade das outras. A variedade é versátil na aplicação. Adequado para qualquer primeiro e segundo pratos, saladas, lanches. É difícil de usar para recheio - as paredes são muito grossas, mas pode ser interessante em pratos festivos. Fica ótima em qualquer tipo de preservação, pode ser congelada para o inverno.
Termos de amadurecimento
A variedade é precoce, a colheita é retirada 105-110 dias após a germinação.
Produção
O rendimento é alto, até 30-35 pimentas são colhidas de 1 arbusto. A colheita pode ser de até 5-6 kg por 1 sq. m, que é um indicador muito alto para pimentões. O rendimento é amigável. Os frutos não têm tendência a rachar.
Esquema de pouso
Pimenta Les é compacta o suficiente, por isso é plantada de acordo com o esquema de 40x40 cm.
Para obter uma colheita farta e saborosa de pimenta, é preciso cuidar com antecedência das mudas. Ao cultivar mudas de pimenta, é necessário determinar corretamente a época de semeadura, o tratamento da semente pré-semeadura, preparar o recipiente e o solo necessários.
Crescendo e cuidando
Pepper Les é despretensioso, ele tem requisitos culturais padrão para cuidar.
As sementes das mudas são semeadas no final de fevereiro - início de março. Para que as sementes germinem mais rápido, elas são mantidas em água quente (+50 graus) por 5 horas, depois envolvidas em um pano úmido e mantidas em temperatura ambiente por 2 a 3 dias. Depois disso, são semeados imediatamente. As sementes tratadas desta forma podem brotar logo em 3 dias.
As mudas são transplantadas para campo aberto em maio - início de junho, dependendo da região. A temperatura do solo durante o dia deve ser + 15 ° С.
Para proteger contra pragas, calêndula, endro ou coentro são plantados ao redor das camas com pimentas.
Les é resistente, pode dar frutos mesmo em verões muito secos, quando outras variedades simplesmente morrem.No entanto, as pimentas adoram regas cuidadosas e sensíveis, respondem a um suprimento suficiente de umidade com mais e mais frutas. A ingestão de umidade deve ser uniforme. A umidade do solo 80%, sem períodos de água parada ou solo seco, previne doenças. Na primeira metade do verão, as pimentas adoram aspersão morna, depois são regadas pela raiz. Em verões secos, regada 3 vezes por semana, em verões muito secos, pode ser necessária rega diária. Para equilibrar as sensações de pimentas em um verão instável, depois de regar, o solo sob as plantas é solto e coberto com cobertura morta. Isso mantém a umidade em um nível mais ou menos constante.
Para aumentar a produtividade e atrair as abelhas, os pimentões em flor são pulverizados com uma solução de ácido bórico e açúcar (2 ge 100 g por 1 litro de água).
A pulverização com ácido bórico pode ser realizada três vezes: quando os botões acabam de ser despejados, durante o período de floração em massa, durante o período de formação do ovário. Use uma solução de 1 g por 1 litro de água, entre os tratamentos - 7 dias. A fertilização com boro é especialmente útil em solos pobres, arenosos, podzólicos, bem como naqueles onde foi feita calagem - sempre reduz o valor nutricional do solo.
A pimenta de Les precisa de uma liga, ele tem hastes finas e flexíveis que cedem com o peso da fruta. Eles formam a planta a seu critério, geralmente deixam 2 hastes, todas as etapas e processos abaixo da bifurcação são removidos.
Eles são alimentados uma vez a cada 14 dias. O molho favorito de Pepper são excrementos de pássaros diluídos. Mas você pode usar fertilizantes minerais complexos com ênfase em potássio, cálcio, fósforo, boro, magnésio, zinco. Os fertilizantes de nitrogênio são fornecidos apenas uma vez, uma semana após o plantio das mudas no solo.
Como profilaxia de doenças e proteção contra pulgões, usa-se a infusão de cinzas - é ao mesmo tempo um suplemento de potássio. Para aumentar a imunidade das plantas, use "Epin" e "Zircon". Uma boa prevenção de doenças fúngicas é o uso de "Fitosporin". É um concentrado de bactérias que estão sempre presentes no solo. O medicamento é absolutamente seguro para as pessoas, não é fitotóxico, é usado 1 vez a cada 2 semanas, pode ser usado até 1 dia antes da colheita.
Para não ter que usar fungicidas ou inseticidas fortes, o local é cuidado. Todos os resíduos vegetais são queimados no outono, as plantas são cuidadosamente examinadas e tratadas com remédios caseiros na hora. Barreiras de lesmas podem ser organizadas ao redor das camas - pó de tabaco ou cinza de madeira é derramado nas ranhuras.
Para fazer uma colheita saborosa e rica de pimenta, é preciso cumprir todas as condições da tecnologia agrícola, e os devidos cuidados começam com o plantio das plantas. Antes de plantar pimenta em terreno aberto, ela deve ser preparada. Também é importante cuidar com antecedência das mudas e do espaço de plantio.
Requisitos do solo
Pimentas adoram solos leves, soltos e saturados. O berço da cultura são os trópicos da América Central, com seus solos densos, mas que secam rapidamente. Solos muito ácidos são calcários. O pH ideal para pimenta é 6,0-7,0. Como todas as solanáceas, a pimenta é capaz de tolerar alcalinos (solos salinos, com Ph> 7,0), por isso pode ser plantada em áreas onde "não cresce nada", sendo necessária a acidificação e cultivo do solo.
Pimenta Les é resistente, mas é melhor preparar o solo com antecedência: por um ano, sob a cultura anterior, por 1 sq. m fazer um balde de húmus, no outono eles cavam profundamente em 3 colheres de sopa. eu. fertilizantes de fósforo e potássio. Na primavera, o nitrato de amônio é introduzido - 1,5 colher de sopa. eu. por 1 sq. m superficialmente.
Melhores antecessores: adubo verde, abóbora, pepino, repolho, abobrinha, cenoura e cebola. É inaceitável plantar pimentão depois de qualquer outra erva-moura - batata, berinjela, tomate.
Para um bom crescimento de arbustos de pimenta e frutificação ativa, você precisa aplicar regularmente fertilizantes minerais e orgânicos no solo. É necessário não apenas escolher as formulações certas, mas também usá-las no estágio certo no desenvolvimento da cultura. A frequência do top dress é sempre individual. Depende diretamente da composição do terreno em seu site. Quanto mais pobre for a composição do solo, mais frequentemente você precisará alimentar a pimenta.
A pimenta é um dos vegetais mais comuns nas hortas caseiras. Essa cultura é bastante estável e despretensiosa. No entanto, sob certas condições, esta planta pode sofrer infecções e insetos nocivos. Antes de tratar pimentas para doenças ou pragas, você precisa descobrir a causa do problema, caso contrário, o tratamento pode ser ineficaz.
Visão geral da revisão
A variedade Lesya é interessante, mas há poucas análises completas. A origem da variedade não é clara, os jardineiros tentam plantá-la de bom grado, mas a maioria das sementes que caem em suas mãos são amadoras, de colecionadores. Portanto, Les, de acordo com as avaliações, são plantas diferentes. Dos traços estáveis: compacidade, sabor, formato do fruto, paredes grossas e suculentas, rendimento e resistência - a variedade sobrevive facilmente à seca e dá frutos enormes para uma planta tão pequena. Les será do interesse de todos os que procuram as variedades mais originais de pimentão. Não há tantas pimentas com "corações" flamejantes.