- Autores: Blokin-Mechtalin V.I.
- Ano de aprovação: 2020
- Tipo de crescimento: tamanho médio
- Forma de fruta: cônico estreito
- Peso do fruto, g: 110-140
- Cor de fruta: verde escuro na maturação técnica, vermelho na maturação biológica
- Termos de amadurecimento: cedo
- Rendimento médio: 6 kg / m²
- Compromisso: universal
- Condições de cultivo: estufa, terreno aberto
A Pepper Lasanta é uma variedade híbrida de 2020, fruto da seleção nacional. É caracterizado por alto rendimento e excelente sabor.
História de criação
Os agrários devem o surgimento de uma nova variedade de pimentão de paredes grossas aos esforços meticulosos de V.I.
O híbrido de primeira geração é identificado pela designação alfanumérica padrão F1. O pedido de registro no registro de conquistas de criação nacional foi recebido no outono de 2018. Dois anos depois, foi aprovado.
Descrição da variedade
A peculiaridade do híbrido é a impossibilidade de obter descendentes férteis a partir da semente coletada de forma independente. Portanto, você deve comprar sementes todos os anos. A planta híbrida é caracterizada pela resistência comparativa a uma variedade de doenças e condições climáticas adversas. Outra vantagem é o amadurecimento precoce dos frutos. As pimentas podem ser removidas dos arbustos em julho e estarão maduras.
Características do aparecimento de plantas e frutos
O tipo de arbusto é de tamanho médio, semi-espalhado. Os frutos dos ramos localizam-se com a ponta para baixo, de forma inclinada. As folhas são ligeiramente enrugadas, de tamanho médio e de cor verde escura.
Os frutos são de tamanho médio e muito alongados. Pimentas em forma de cone crescem até 30 cm de comprimento e ganham na forma madura uma massa de 110-140 g.
O nome desta pimenta foi dado devido à sua semelhança externa com o gorro do Papai Noel. Com efeito, tanto na cor como na forma, esta é a cara do cocar do protagonista do Ano Novo. Na maturação técnica, os frutos são de cor verde escuro. Quando totalmente maduros, eles ficam vermelhos. Com base nisso, é fácil navegar quando colher dos arbustos.
A superfície da casca da pimenta Lasantha é um pouco nervurada, com um brilho pronunciado e brilhante. A espessura da parede é de cerca de 4,5 mm. No interior existem três câmaras ocas com sementes.
Objetivo e gosto
O objetivo do híbrido Lasanta é universal. As pimentas são suculentas e frescas, há doçura, não há amargor.
Termos de amadurecimento
Os frutos aparecem em 95-110 dias após a germinação. Se as sementes forem plantadas para as mudas em meados de fevereiro, a primeira porção da safra estará pronta para a colheita no final do primeiro mês de verão. O principal pico de frutificação ocorre em julho e dura até várias semanas.
Produção
O rendimento médio da pimenta híbrida é de 6 kg por sq. m. O período de frutificação é longo. No plantio de mudas em campo aberto, a produtividade diminuirá, além disso, as condições climáticas também afetam este indicador.
Esquema de pouso
O desembarque é realizado de acordo com o seguinte esquema:
- 60-70 cm entre as linhas;
- 35-40 cm em uma fileira.
Este cálculo permite que você coloque 1 sq. m até 5 arbustos de cultura híbrida e economizar espaço. A última vantagem é especialmente importante se a pimenta for cultivada em casa de vegetação. Cada buraco com um arbusto é regado com abundante água decantada aquecida ao sol.
Para obter uma colheita farta e saborosa de pimenta, é preciso cuidar com antecedência das mudas. Ao cultivar mudas de pimenta, é necessário determinar corretamente a época de semeadura, o tratamento de sementes pré-semeadura, preparar o recipiente e o solo necessários.
Crescendo e cuidando
O híbrido Lasantha não precisa criar condições especiais para o crescimento. Ao mesmo tempo, a cultura é considerada exigente, como outras variedades semelhantes. A planta precisa se desenvolver em temperatura ideal, alta umidade e iluminação adicional. Os vegetais preferem crescer em locais ensolarados.
A semeadura das mudas é realizada de fevereiro a março. Em campo aberto, as mudas são plantadas de maio a junho. As mudas também podem ser colocadas em um abrigo sob um filme em maio-junho.
Antes da semeadura, as sementes devem ser embebidas. A imersão ajuda a acelerar a germinação e aumenta a germinação. É importante germinar as sementes com antecedência, gastando de 10 a 14 dias neste procedimento. Nesse sentido, a semeadura está prevista para meados de fevereiro - os primeiros dez dias de março.
O cultivo de mudas de um vegetal híbrido é o padrão. As sementes são germinadas espalhando-as em algodão umedecido com água ou usando um pedaço de espuma de borracha. As mudas são plantadas em solo nutritivo, aprofundando-as em 1,5 cm e não mais.
A rega é realizada por irrigação de um pulverizador. Pimentas são cultivadas a uma temperatura de 25-28 graus (primeiro sob vidro, depois sem abrigo). Certifique-se de complementar a iluminação. Assim que aparecem os brotos, o filme é removido, a temperatura é ligeiramente reduzida, a rega é continuada e iluminada. Algumas semanas antes de a pimenta ser transplantada para o solo, os rebentos de Lasanta são endurecidos, enviando-os para a varanda ou para o exterior.
A transferência para o terreno aberto é realizada assim que apareçam 3-4 folhas em cada muda. Nesse caso, o solo deve ser aquecido até 15 graus. Com um termômetro especial, você pode verificar se o solo está pronto para o plantio. Para isso, o medidor é imerso no solo 10 cm e deixado por alguns minutos.
Os cuidados posteriores com a colheita de vegetais são realizados de forma padrão. Ele precisa de hidratação e alimentação regulares. Considere as regras básicas da tecnologia agrícola.
- Regar duas vezes por semana. No calor - até 3-4 vezes.
- Fertilize a cada 10-15 dias. Os complexos com minerais são adequados, alternando com matéria orgânica na forma de verbasco, infusão de corte de grama, humato de potássio.
- De vez em quando é necessário soltar o solo, capinar, fazer cobertura morta com serragem ou palha. Os arbustos altos e produtivos devem ser amarrados a um suporte.
- É importante não se esquecer de proteger as plantações de plantas com flores no calor. Para fazer isso, você precisa de uma tela branca ou telas especiais que bloqueiem o sol ativo. Se você não se preocupar com isso, o pólen pode se tornar inviável.
Para fazer uma colheita saborosa e rica de pimenta, é preciso cumprir todas as condições da tecnologia agrícola, e os devidos cuidados começam com o plantio das plantas. Antes de plantar pimenta em terreno aberto, ela deve ser preparada. Também é importante cuidar das mudas e do espaço de plantio com antecedência.
Para um bom crescimento de arbustos de pimenta e frutificação ativa, você precisa aplicar regularmente fertilizantes minerais e orgânicos no solo. É necessário não apenas escolher as formulações certas, mas também usá-las no estágio certo no desenvolvimento da cultura. A frequência do top dress é sempre individual. Depende diretamente da composição do terreno em seu site. Quanto mais pobre for a composição do solo, mais frequentemente você precisará alimentar com pimenta.
Resistência a doenças e pragas
O híbrido é caracterizado como uma cultura vegetal resistente a doenças. Além disso, ele lida sem dor com as flutuações de temperatura e sua ligeira diminuição.
Lasante é caracterizado por boa resistência à requeima. Mas pode ser afetado pelo vírus do mosaico do tabaco, e a rega excessiva freqüentemente provoca apodrecimento. Nesse sentido, a água deve ser fornecida regularmente e com moderação, controlando para que a superfície permaneça apenas ligeiramente úmida. Para prevenção, no início da safra é realizado tratamento fungicida.
No verão, as plantações devem ser inspecionadas periodicamente para não perder o aparecimento e disseminação de pragas como pulgões, ácaros, moscas-brancas, conchas, lesmas. Se parasitas forem encontrados, o tratamento com inseticida é necessário.
A pimenta é um dos vegetais mais comuns nas hortas caseiras. Essa cultura é bastante estável e despretensiosa. No entanto, sob certas condições, esta planta pode sofrer infecções e insetos nocivos. Antes de tratar pimentas para doenças ou pragas, você precisa descobrir a causa do problema, caso contrário, o tratamento pode ser ineficaz.
Visão geral da revisão
As pimentas são deliciosas e frescas e são mais comumente usadas em saladas. Mas, como um componente de todos os tipos de conservação, é muito procurado. Inclusive, é adicionado ao lecho, salgado e em conserva. Frutas apetitosas mantêm seu sabor inerente, mesmo após o tratamento térmico. Esta é uma das melhores pimentas híbridas para assar e assar frutas inteiras.
As pimentas têm boa qualidade de conservação durante o armazenamento e transporte. As sementes de Lasanta germinam bem, o híbrido é de maturação precoce, por isso pode ser cultivado em regiões com verão curto, o que só aumenta a popularidade do vegetal entre os consumidores e jardineiros.