- Autores: Holanda
- Sinônimos de nomes: Khaski
- Ano de aprovação: 2015
- Altura do arbusto, cm: até 80
- Tipo de crescimento: subdimensionado
- Forma de fruta: probóscide
- Peso do fruto, g: 80-100
- Cor de fruta: branco-esverdeado na maturação técnica, vermelho na maturação biológica
- Termos de amadurecimento: cedo
- Mês de amadurecimento: Julho agosto
Para regiões com verões curtos, são indicadas variedades de pimenta de maturação precoce, que conseguem antecipar a colheita antes do frio. Os pimentões F1 Husky se distinguem pelo amadurecimento acelerado das frutas, bem como pela resistência impressionante, porque não é por acaso que tem o nome de um dos cães de trenó mais rápidos usados por humanos no Extremo Norte.
História de criação
Pepper Husky F1 (Khaski) é uma variedade híbrida holandesa derivada da empresa de sementes de renome mundial Enza Zaden. Desde 2015, a cultura foi incluída no Rosreestr e aprovada para cultivo em muitas regiões da Federação Russa.
Descrição da variedade
Pimenta Husky é um híbrido de pimentão. A alta produtividade, assim como a resistência ao clima severo, tornaram essa variedade de pimenta popular entre os horticultores, principalmente em regiões de cultivo de risco. Este híbrido não tem medo de extremos de temperatura, chuva, seca ou calor. Todas essas situações não afetarão a produtividade. Frutos Husky são perfeitamente transportados e armazenados.
Características do aparecimento de plantas e frutos
A planta é de crescimento médio ou curto, a altura pode chegar a 80 cm, é um arbusto semi-extenso com frutos caídos. Os pimentos são todos homogéneos, muito bonitos, desde um tom marfim nos momentos de maturação técnica até um vermelho profundo na fase de frutos maduros. As pimentas têm um formato clássico cônico ou de tromba.
Tamanhos dos frutos: diâmetro 6 cm, comprimento 11 cm Peso médio - 80-100 gramas. As paredes têm 6 a 8 mm de espessura.
Objetivo e gosto
Husky são pimentas versáteis. Eles podem ser usados tanto para consumo in natura quanto para processamento, conservação e congelamento diversos. A estrutura do vegetal é densa e carnuda.
Termos de amadurecimento
O amadurecimento de lindos frutos ocorre em 90-115 dias, desde a germinação até a frutificação.
Produção
O rendimento em canteiros abertos nas regiões do sul é de 4,8 kg de frutas comerciáveis por m². m.
Para obter uma colheita farta e saborosa de pimenta, é preciso cuidar com antecedência das mudas. Ao cultivar mudas de pimenta, é necessário determinar corretamente a época de semeadura, o tratamento da semente pré-semeadura, preparar o recipiente e o solo necessários.
Crescendo e cuidando
Para que as sementes do híbrido Husky criem raízes bem em terreno aberto ou protegido, é necessário seguir alguns cuidados simples. Na hora do plantio, o terreno deve ser fertilizado e umedecido. A norma de horas de luz do dia ao cultivar mudas em uma estrutura de estufa deve ser de pelo menos oito horas.
A irrigação por gotejamento regular ajudará a planta a crescer bem. A irrigação é realizada somente após a secagem completa da camada superior de terra. Após o aparecimento da 2ª folha, as mudas são alimentadas a cada 2 semanas com complexos minerais.
40-50 dias após a semeadura, as mudas cultivadas são plantadas em canteiro permanente de acordo com o esquema 40 × 80 cm.Colocação recomendada - não mais do que quatro arbustos em uma área de um metro quadrado. É necessário alimentar a variedade híbrida cerca de 2 ou 3 vezes durante a estação de crescimento com fertilizantes minerais, incluindo o teor de potássio.
Para fazer uma colheita saborosa e rica de pimenta, é preciso cumprir todas as condições da tecnologia agrícola, e os devidos cuidados começam com o plantio das plantas. Antes de plantar pimenta em terreno aberto, ela deve ser preparada. Também é importante cuidar das mudas e do espaço de plantio com antecedência.
Para um bom crescimento de arbustos de pimenta e frutificação ativa, você precisa aplicar regularmente fertilizantes minerais e orgânicos no solo. É necessário não apenas escolher as formulações certas, mas também usá-las no estágio certo no desenvolvimento da cultura. A frequência do top dress é sempre individual. Depende diretamente da composição do terreno em seu site. Quanto mais pobre for a composição do solo, mais frequentemente você precisará alimentar com pimenta.
Resistência a doenças e pragas
A variedade híbrida Husky demonstra resistência a doenças como a mancha bacteriana negra e o TMV (vírus do mosaico do tabaco). No entanto, a cultura é vulnerável a pragas de insetos.
Pulverizar os fragmentos afetados com compostos populares, como uma decocção de tansy ou absinto, bem como uma infusão de mil-folhas, ajuda contra pulgões e carrapatos. Pulverizar com infusão de celidônia ajudará a combater o besouro da batata do Colorado. O aparecimento de lesmas no canteiro pode ser evitado plantando salsa ao lado da pimenta.
Um inseto particularmente prejudicial é a borboleta mosca-branca. Se conseguir encontrá-lo a tempo, pode simplesmente lavá-lo com uma grande quantidade de água decantada. No caso de a planta ser gravemente afetada, deve ser tratada com "Inta-Vir".
A pimenta é um dos vegetais mais comuns nas hortas caseiras. Essa cultura é bastante estável e despretensiosa. No entanto, sob certas condições, esta planta pode sofrer infecções e insetos nocivos. Antes de tratar pimentas para doenças ou pragas, você precisa descobrir a causa do problema, caso contrário, o tratamento pode ser ineficaz.