- Tipo de crescimento: tamanho médio
- Forma de fruta: cônico
- Peso do fruto, g: 30-50
- Cor de fruta: vermelho escuro
- Termos de amadurecimento: cedo
- Mês de amadurecimento: Julho agosto setembro
- Produção: Alto
- Rendimento médio: 5 kg / m²
- Compromisso: universal
- Condições de cultivo: estufa, terreno aberto, na varanda, interior
As variedades de pimenta são muito procuradas, podendo ser cultivadas não só no jardim ou na estufa, mas também no peitoril da janela, na varanda. Um representante marcante desta classe de pimentão é a variedade Fiuggi de maturação precoce.
Descrição da variedade
Fiuggi é uma planta de tamanho médio que, em condições favoráveis, pode atingir 70-90 cm de altura.Os arbustos parecem bastante atraentes, por isso muitas vezes desempenham um papel decorativo em um canteiro de jardim. Os arbustos compactos têm folhagem moderada com folhas verdes brilhantes, haste central forte, boa ramificação e floração mista. Nos arbustos, frutas em miniatura estão penduradas. Em média, até 30-40 espécimes nivelados podem amadurecer em uma planta.
É possível cultivar hortaliças em campo aberto, sob uma cobertura de filme, em estruturas de estufas e estufas. Além disso, a compactação dos arbustos permite que sejam plantados em grandes vasos na varanda ou peitoril da janela.
Características do aparecimento de plantas e frutos
O híbrido precoce pertence às variedades de frutos pequenos. Os arbustos amadurecem vegetais com peso entre 30 e 50 gramas e comprimento de 8 a 10 cm.O formato do fruto é bem cônico. Na fase de maturação técnica, os pimentos são recobertos de verde. Um vegetal maduro é uniformemente coberto por uma cor vermelha brilhante.
O híbrido pertence às variedades de paredes finas - a espessura da parede é inferior a 5 mm. A casca da fruta é elástica, firme, lisa, com brilho pronunciado e leve nervuras. A estrutura do pimentão é composta por 3 câmaras de sementes com uma quantidade insignificante de pequenas sementes.
Pimentas maduras podem ser transportadas por curtas distâncias. A qualidade da conservação dos frutos é boa. Os vegetais podem ficar na geladeira por cerca de uma semana sem perder o sabor e a comercialização.
Objetivo e gosto
O híbrido Fiuggi é dono de muito bom gosto. A polpa escarlate clara é caracterizada por carnosidade, densidade média, maciez e suculência sem aguado. O sabor do vegetal é dominado pela doçura, agradável teor de açúcar, que é complementado por um aroma apimentado brilhante, do qual nem todos os híbridos podem se orgulhar.
Os pimentões maduros têm uma ampla variedade de utilizações na culinária - os vegetais são consumidos frescos, enlatados inteiros, recheados, adicionados a pratos quentes e frios, em conserva e congelados. Além disso, o vegetal é ideal para a decoração de saladas, sanduíches, cortes, tortas de legumes e carnes.
Termos de amadurecimento
O pimentão Fiuggi pertence à categoria dos híbridos de maturação precoce. Do momento do aparecimento da massa de rebentos até ao amadurecimento dos primeiros vegetais nos arbustos, decorrem menos de 4 meses - 105-110 dias. Os pimentos não amadurecem ao mesmo tempo, pelo que o período de frutificação é alargado, o que permite desfrutar durante muito tempo dos deliciosos frutos da horta. O pico de frutificação e colheita em massa ocorre em julho-agosto, mas nas regiões do sul, assim como quando cultivadas em casa, os pimentões suculentos podem ser retirados até o final de setembro.
Produção
Os indicadores de rendimento para esta variedade de pimenta são altos, se você seguir as recomendações agrotécnicas. A partir de 1 m2 de plantio, podem ser colhidos até 5 kg de pimentas em miniatura.
Esquema de pouso
Para que os arbustos cresçam e frutifiquem com conforto, é necessário plantá-los corretamente, observando a densidade de plantio e a distância entre as plantas. Não mais do que 4 plantas são plantadas por 1 m2. A aterragem, por via de regra, executa-se de acordo com o esquema 60x40 cm.
Para obter uma colheita farta e saborosa de pimenta, é preciso cuidar com antecedência das mudas. Ao cultivar mudas de pimenta, é necessário determinar corretamente a época de semeadura, o tratamento de sementes pré-semeadura, preparar o recipiente e o solo necessários.
Crescendo e cuidando
A pimenta é cultivada com tecnologia de mudas, por se tratar de uma forma híbrida. É possível plantar pés de pimenta em uma estufa em meados de maio, e as mudas são transferidas para o canteiro no final da primavera - início do verão, quando não há ameaça de retorno das geadas da primavera, a temperatura estabilizou e o solo aqueceu o suficiente. Adequado para o plantio de mudas com 60-65 dias de idade com 3-5 folhas verdadeiras e haste central reforçada.
O cuidado com as plantas consiste em procedimentos básicos: irrigação com água morna (sob a raiz ou sistema de gotejamento), fertilização 2-3 vezes, alternância de matéria orgânica e complexos minerais, afrouxamento regular e remoção de ervas daninhas do solo, formação de arbustos e liga obrigatória para apoios, prevenção de doenças e ataques de insetos.
Para fazer uma colheita saborosa e rica de pimenta, é preciso cumprir todas as condições da tecnologia agrícola, e os devidos cuidados começam com o plantio das plantas. Antes de plantar pimenta em terreno aberto, ela deve ser preparada. Também é importante cuidar das mudas e do espaço de plantio com antecedência.
Requisitos de solo
Para o cultivo de pimentas em casa, recomenda-se um solo especial adquirido com uma estrutura leve e composição nutricional. Para plantar em um cume ou em uma estufa, um solo solto, fértil, respirável, úmido e não ácido deve ser preparado. Além disso, o solo não deve ser pesado e encharcado.
Para um bom crescimento de pés de pimenta e frutificação ativa, você precisa aplicar regularmente fertilizantes minerais e orgânicos no solo. É necessário não apenas escolher as formulações certas, mas também usá-las no estágio certo no desenvolvimento da cultura. A frequência do top dress é sempre individual. Depende diretamente da composição do terreno em seu site. Quanto mais pobre for a composição do solo, mais frequentemente você precisará alimentar com pimenta.
Condições climáticas exigidas
A pimenta fiuggi é bastante termofílica, portanto, opta-se pelo cultivo em uma área plana e limpa, onde incide muito sol, luz e calor. É importante que o local seja protegido de forma confiável contra ventos frios e correntes de ar.
Resistência a doenças e pragas
A cultura de vegetais é resistente a uma série de doenças comuns e infecções fúngicas. Isso se deve a um bom sistema imunológico.
A pimenta é um dos vegetais mais comuns nas hortas caseiras. Essa cultura é bastante estável e despretensiosa. No entanto, sob certas condições, esta planta pode sofrer infecções e insetos nocivos. Antes de tratar pimentas para doenças ou pragas, você precisa descobrir a causa do problema, caso contrário, o tratamento pode ser ineficaz.