- Autores: Nastenko N.V., Kachainik V.G., Kandoba A.V.
- Ano de aprovação: 2008
- Altura do arbusto, cm: 70-75
- Tipo de crescimento: tamanho médio
- Forma de fruta: cilíndrico
- Peso do fruto, g: 120-150
- Cor de fruta: no amadurecimento técnico branco-esverdeado, no amadurecimento biológico laranja claro
- Termos de amadurecimento: cedo
- Produção: Alto
- Rendimento médio: 7,0-7,5 kg / m2
Para os amantes das variedades de pimenta de laranja, o vegetal da Emelya é uma boa escolha. A variedade de maturação precoce é famosa por seus altos rendimentos e excelente sabor de frutas, enquanto a planta é absolutamente nada exigente para cuidar. Até um iniciante pode cultivar um vegetal, tendo se familiarizado com as peculiaridades da variedade e as regras da tecnologia agrícola.
História de criação
A pimenta precoce de Emelya foi cultivada por criadores russos da empresa agrícola Aelita em 2008. A autoria pertence aos cientistas N.V. Nastenko, V.G. Kachainik e A.V. Kandoba. A cultura vegetal está incluída no Registro Estadual de Realizações de Reprodução da Federação Russa. A hortaliça é cultivada em cumes de jardim, em abrigo de película e em estufas. Os pimentões podem ser cultivados em diferentes zonas climáticas - seja na Região Central ou no Extremo Oriente.
Descrição da variedade
Emelya é uma planta de tamanho médio, do tipo meio caule, que chega a atingir 70-75 cm de altura, numa estufa, o arbusto cresce até 1 metro. O pimenteiro apresenta uma fraca distribuição de ramos, pelo que parece bastante compacto, espessamento moderado de folhagem verde, sistema radicular desenvolvido, haste central potente e floração mista. Nos arbustos, os frutos murcham. Em média, até 12 grandes espécimes amadurecem em cada arbusto por temporada.
Características do aparecimento de plantas e frutos
Os pimentões são caracterizados por frutas suaves e saborosas. A variedade pertence a variedades de frutos grandes. O peso médio de um legume é de 120-150 gramas com comprimento de 10-15 cm.O formato do fruto é cilíndrico, ligeiramente estreito para baixo. Os pimentões verdes têm uma cor branco-esverdeada, enquanto os pimentões maduros são uniformemente cobertos com laranja claro, às vezes amarelo-laranja.
A casca dos vegetais é de densidade média, firme (6 mm de espessura), perfeitamente lisa, brilhante, com ligeiras nervuras. A estrutura da pimenta consiste em 3-4 câmaras de sementes.
A safra colhida fica bem armazenada - 7 dias na geladeira e 14 em saco plástico furado, podendo também ser transportada por longas distâncias. Em embalagem a vácuo, o pimentão conserva o frescor, o sabor e o aroma por 3 meses.
Objetivo e gosto
Emelya tem um sabor excelente e um aroma agradável. A polpa amarelo-claro tem uma textura tenra, carnuda e muito suculenta. O sabor do vegetal tem uma doçura brilhante com um aroma rico, sem amargor e especiarias. Não há aguado na polpa.
Frutas perfumadas de uso universal - são consumidas in natura, adicionadas a pratos frios e quentes, usadas como decoração, em conserva, recheada, congelada, enlatada e também processada em molhos e temperos.
Termos de amadurecimento
Emelya é uma representante brilhante da classe das variedades precoces. Da germinação em massa ao amadurecimento dos primeiros frutos nos arbustos, passam de 105 a 110 dias. Amadurecer os vegetais é amigável. O pico de produção ocorre em julho.
Produção
A variedade é declarada de alto rendimento. Tendo munido a cultura de tecnologia agrícola básica, certamente lhe agradecerá com uma boa colheita - até 7-7,5 kg / m2. É característico que, tanto na estufa quanto na crista do jardim, o indicador de produção seja igualmente alto.
Esquema de pouso
O crescimento confortável e a frutificação da cultura dependem de quão perto a densidade e o padrão de plantio são observados. Podem ser plantados até 4 pés de pimenta por 1 m2. No plantio seguem o esquema 50x35 cm.
Para obter uma colheita farta e saborosa de pimenta, é preciso cuidar com antecedência das mudas. Ao cultivar mudas de pimenta, é necessário determinar corretamente a época de semeadura, o tratamento de sementes pré-semeadura, preparar o recipiente e o solo necessários.
Crescendo e cuidando
O vegetal é plantado de duas maneiras - sementes e mudas, mas o plantio por meio de mudas é considerado o mais aceitável. Os arbustos são plantados em campo aberto no final de maio - início de junho, e em uma estufa em meados de maio. Arbustos com 60-70 dias de idade com caule reforçado e 4-6 folhas verdadeiras são usados como material de plantio.
A agrotécnica da variedade pimenta consiste em procedimentos padrão - irrigação regular com água morna ou sedimentada sob a raiz, fertilização com fertilizantes 3-4 vezes durante a estação de crescimento (o vegetal reage bem aos complexos minerais), a formação de um arbusto em 2 hastes , liga a treliças, afrouxamento e sacha do solo, prevenção de doenças e pragas. Além disso, o controle de umidade é necessário em estufas por meio de ventilação regular.
Para fazer uma colheita saborosa e rica de pimenta, é preciso cumprir todas as condições da tecnologia agrícola, e os devidos cuidados começam com o plantio das plantas. Antes de plantar pimenta em terreno aberto, ela deve ser preparada. Também é importante cuidar das mudas e do espaço de plantio com antecedência.
Requisitos de solo
Uma cultura de hortaliças é mais produtiva se crescer em solos leves, fofos, férteis e respiráveis, que permitem uma boa passagem de umidade. O solo não deve ser ácido e encharcado.
Para um bom crescimento de pés de pimenta e frutificação ativa, você precisa aplicar regularmente fertilizantes minerais e orgânicos no solo. É necessário não apenas escolher as formulações certas, mas também usá-las no estágio certo no desenvolvimento da cultura. A frequência do top dress é sempre individual. Depende diretamente da composição do terreno em seu site. Quanto mais pobre for a composição do solo, mais frequentemente você precisará alimentar com pimenta.
Condições climáticas exigidas
A pimenta Emelya, como a maioria de suas parentes, é uma cultura termofílica, portanto é recomendável plantá-la em locais ensolarados e claros, onde haja proteção contra correntes de ar. É importante saber que o vegetal não reage bem a ondas de frio repentinas, sombra prolongada e umidade excessiva.
Resistência a doenças e pragas
A cultura possui uma imunidade complexa às doenças da erva-moura, portanto, a planta só adoece se a tecnologia agrícola for violada e em más condições climáticas. Plantar ervas aromáticas e flores nas proximidades ajudará a proteger contra ataques de pragas de insetos.
A pimenta é um dos vegetais mais comuns nas hortas caseiras. Essa cultura é bastante estável e despretensiosa. No entanto, sob certas condições, esta planta pode sofrer infecções e insetos nocivos. Antes de tratar pimentas para doenças ou pragas, você precisa descobrir a causa do problema, caso contrário, o tratamento pode ser ineficaz.