- Autores: seleção folclórica
- Altura do arbusto, cm: 60-80
- Tipo de crescimento: tamanho médio
- Forma de fruta: cônico alongado
- Cor de fruta: verde garrafa na maturação técnica, vermelho escuro na íntegra
- Termos de amadurecimento: meia temporada
- Tamanho da fruta, cm: comprimento até 13
- Produção: Alto
- Compromisso: para consumo fresco, para enlatamento, para congelamento
- Condições de cultivo: estufa, terreno aberto
Tsitsak é uma variedade híbrida popular de pimentão. A variedade pertence à espécie picante e apresenta vantagens e desvantagens. Vamos dar uma olhada mais de perto nas características deste vegetal.
Descrição da variedade
Dentre as vantagens da variedade apresentada, vale destacar seu alto rendimento, além de forte imunidade a doenças e cuidados despretensiosos. As desvantagens incluem seu amor excessivo pela luz e pelo calor, então as regiões adequadas para seu cultivo são Geórgia e Armênia. No entanto, nas regiões do sul da Rússia, a pimenta também crescerá sem problemas em campo aberto, mas em condições climáticas mais severas, ela deve ser plantada em uma estufa.
Características do aparecimento de plantas e frutos
O arbusto tem um vigor de crescimento médio, atinge uma altura de 60-80 cm e apresenta folhas verdes, oblongas e alongadas. O caule principal é bastante forte, a folhagem é média. Os frutos são formados em forma de cone alongado de 13 cm de comprimento, em fase de maturação técnica apresentam casca verde, em cheio - vermelho escuro.
Objetivo e gosto
A fruta tem sabor picante, moderadamente doce, o nível de pungência é de 1500-3500 SHU. Os fãs de pratos apimentados ficam felizes em adicionar vegetais frescos a saladas e pratos quentes, e os apreciadores de uma pimenta Tsitsak enlatada de sabor mais calmo. Esta variedade também tolera bem o congelamento.
Termos de amadurecimento
A frutificação começa cerca de 100-110 dias após a eclosão dos primeiros brotos, portanto, a variedade pode ser classificada como uma variedade de cultivo com um período de maturação intermediária.
Produção
Esta é uma variedade de alto rendimento que pode agradar ao jardineiro com vegetais na quantidade de 2 a 4 kg por metro quadrado. É permitida a retirada dos frutos tanto na fase de maturação técnica, quando ainda de cor verde claro, como nos pimentos vermelhos maduros já vivos.
Esquema de pouso
A semeadura é realizada em fevereiro-março, um período mais específico depende das condições climáticas onde a planta será cultivada. Para a germinação das sementes, elas são colocadas em um pano úmido por uma semana, sendo então semeadas a 0,5 cm de profundidade em recipientes com substrato nutriente e umedecidos. Em seguida, o recipiente é coberto com papel alumínio e as mudas aguardam o surgimento de mudas. Quando os primeiros brotos aparecem, o recipiente pode ser colocado no parapeito da janela e o filme pode ser removido.
Mudas jovens precisam de alimentação complexa e irrigação moderada, na fase de aparecimento das primeiras folhas, os arbustos são plantados em recipientes separados. Cerca de uma semana antes do transplante para a casa de veraneio, os brotos precisam ser endurecidos, ou seja, colocá-los do lado de fora, e a cada dia o tempo passado ao ar livre deve ser aumentado.
Os arbustos são transplantados para um canteiro previamente coberto com grama e serragem - assim o jardineiro facilitará o cuidado do vegetal, a saber: ele não precisará mais afrouxá-lo regularmente. A variedade apresentada pode ser plantada no esquema 50x50 cm ou em filas de 25x50 cm.
Para obter uma colheita farta e saborosa de pimenta, é preciso cuidar com antecedência das mudas. Ao cultivar mudas de pimenta, é necessário determinar corretamente a época de semeadura, o tratamento de sementes pré-semeadura, preparar o recipiente e o solo necessários.
Crescendo e cuidando
Ao cuidar de uma planta, atenção especial deve ser dada à rega e alimentação. Portanto, a cultura precisa de umidade 2-3 vezes por semana. Para regar, use água morna decantada e irrigue a crista pela manhã ou à noite. Costuma-se usar cerca de 0,7 litros de água por cada metro quadrado.
Antes da formação das flores, a planta é fertilizada com compostos de nitrogênio e, em seguida, com misturas contendo fósforo e potássio. Se na fase de plantio a terra não foi coberta com cobertura morta, então é necessário afrouxar regularmente o solo e remover as ervas daninhas.
Para fazer uma colheita saborosa e rica de pimenta, é preciso cumprir todas as condições da tecnologia agrícola, e os devidos cuidados começam com o plantio das plantas. Antes de plantar pimenta em terreno aberto, ela deve ser preparada. Também é importante cuidar das mudas e do espaço de plantio com antecedência.
Para um bom crescimento de arbustos de pimenta e frutificação ativa, você precisa aplicar regularmente fertilizantes minerais e orgânicos no solo. É necessário não apenas escolher as formulações certas, mas também usá-las no estágio certo no desenvolvimento da cultura. A frequência do top dress é sempre individual. Depende diretamente da composição do terreno em seu site. Quanto mais pobre for a composição do solo, mais frequentemente você precisará alimentar com pimenta.
Resistência a doenças e pragas
O híbrido é altamente resistente a doenças e danos por insetos, porém, se as regras da tecnologia agrícola não forem seguidas, ainda pode se tornar vítima de pragas, por exemplo, pulgões, ácaros, lesmas. Para evitar este problema, deve-se observar o regime de irrigação, evitar o alagamento do solo ou, inversamente, a formação de uma crosta dura. Manter a área limpa, inspecionar regularmente as plantações quanto à presença de parasitas e suas larvas, soltar o solo e remover ervas daninhas.
A pimenta é um dos vegetais mais comuns nas hortas caseiras. Essa cultura é bastante estável e despretensiosa. No entanto, sob certas condições, esta planta pode sofrer infecções e insetos nocivos. Antes de tratar pimentas para doenças ou pragas, você precisa descobrir a causa do problema, caso contrário, o tratamento pode ser ineficaz.