- Autores: Gavrish S.F., Kapustina R.N., Gladkov D.S., Volkov A.A., Semenova A.N., Artemyeva G.M.
- Ano de aprovação: 2008
- Altura do arbusto, cm: até 80
- Tipo de crescimento: tamanho médio
- Forma de fruta: cônico
- Peso do fruto, g: 120-140
- Cor de fruta: branco-esverdeado na maturação técnica, vermelho na maturação biológica
- Termos de amadurecimento: meio cedo
- Mês de amadurecimento: Julho agosto setembro
- Tamanho da fruta, cm: 6,5 x 10
As variedades híbridas de pimentão são muito procuradas, pois são despretensiosas no cuidado, raramente adoecem, se adaptam rapidamente às condições de cultivo e também frutificam bem. O Butuz híbrido intermediário da seleção doméstica é dotado de tais qualidades.
História de criação
O pimentão Butuz é uma hortaliça obtida por cientistas da empresa agrícola "Gavrish" em 2007. A autoria pertence a um grupo de criadores liderado por S.F. Gavrish. O híbrido apareceu no Registro Estadual de Conquistas de Reprodução da Federação Russa em 2008.
A planta é cultivada em estufas ou em abrigos de filme. Os vegetais são cultivados em canteiros de jardim apenas na parte sul da Rússia. A cultura é cultivada em 7 regiões do país: nas regiões Central, Norte, Médio do Volga, Noroeste, Volgo-Vyatka, Cáucaso do Norte e Central da Terra Negra.
Descrição da variedade
A cultura Butuz é uma planta semi-espalhada de tamanho médio, caracterizada por folhagem moderada, caule central forte com pubescência pronunciada, tipo misto de floração e sistema radicular superficial. As folhas são de tamanho médio, verde escuro. Em condições favoráveis, o arbusto de pimenta atinge uma altura de 70-80 cm. Os frutos estão localizados nos arbustos caídos. Em média, até 10 espécimes idênticos amadurecem em uma planta.
Características do aparecimento de plantas e frutos
O Butuz híbrido tem frutos grandes. Os frutos amadurecem nivelados. O peso médio de um vegetal é 120-140 g, às vezes 180-200. O comprimento do fruto não ultrapassa os 10 cm e a forma dos pimentos é cónica.
Na maturação técnica, os vegetais têm uma cobertura branco-esverdeada e os pimentos totalmente maduros tornam-se vermelho-escuros. O híbrido tem paredes grossas, embora a pele não seja nem um pouco resistente. Espessura da parede até 6–7 mm. A superfície do vegetal é lisa, brilhante, com nervuras ligeiramente pronunciadas. Dentro da fruta existem 2-3 câmaras de sementes.
A safra colhida pode ser transportada, enquanto os vegetais não se deformam, não racham. Manter a qualidade é bom, principalmente na geladeira.
Objetivo e gosto
Pepper Butuz tem um sabor excelente. A polpa vermelha pálida é dotada de consistência carnuda, tenra, ligeiramente estaladiça e muito suculenta, sem aguada. O sabor dos vegetais é doce, harmoniosamente complementado por um leve aroma com notas picantes. Este tipo apimentado tem um propósito universal: o vegetal é consumido fresco, é decorado com vários pratos, é adicionado a sopas e saladas, em conserva, enlatado em fatias, congelado, cozido e também processado em todos os tipos de molhos.
Termos de amadurecimento
A cultura vegetal pertence ao grupo intermediário inicial. A estação de crescimento dura um pouco menos de 4 meses: 110-115 dias. A taxa de germinação da planta é alta. As pimentas amadurecem em épocas diferentes, de modo que o período de frutificação é ligeiramente estendido. A colheita pode ser iniciada em julho e dura até meados de setembro.
Produção
Se você fornecer à planta uma boa tecnologia agrícola, você terá um alto retorno: até 6,1 kg de frutos crocantes a partir de plantações de 1 m 2.Em campo aberto, o rendimento pode ser um pouco pior, já que o máximo retorno é observado quando cultivado em casa de vegetação.
Esquema de pouso
No momento do plantio, é necessário observar a densidade e a distância entre as plantas. Recomenda-se plantar 4 brotos por 1 m 2. A plantação de pimentos é feita de acordo com o esquema 40X60 cm.
Para obter uma colheita farta e saborosa de pimenta, é preciso cuidar com antecedência das mudas. Ao cultivar mudas de pimenta, é necessário determinar corretamente a época de semeadura, o tratamento de sementes pré-semeadura, preparar o recipiente e o solo necessários.
Crescendo e cuidando
Butuz é um híbrido, portanto é cultivado exclusivamente em mudas. Você pode plantar mudas em uma estufa ou canteiro no final de maio. Os brotos fortalecidos com a idade de 60-70 dias são selecionados como material de plantio.
A cultura não requer tecnologia agrícola intensiva, mas precisa de cuidados básicos. As mudas são regadas com água morna ou sedimentada sob a raiz (um sistema de gotejamento é bem-vindo), o fertilizante é aplicado 2 vezes por temporada, o solo é solto e capinado, o arbusto é amarrado a estacas, os processos laterais são removidos para o primeiro garfo e também previnem doenças e infestações de insetos. Nas estufas, a ventilação periódica é realizada para que não haja umidade e umidade excessivas.
Para fazer uma colheita saborosa e rica de pimenta, é preciso cumprir todas as condições da tecnologia agrícola, e os devidos cuidados começam com o plantio das plantas. Antes de plantar pimenta em terreno aberto, ela deve ser preparada. Também é importante cuidar das mudas e do espaço de plantio com antecedência.
Requisitos de solo
O pimentão Butuz, como a maioria de seus congêneres, prefere solos leves, fofos, férteis e bem permeáveis ao ar e à umidade. Não é recomendado plantar pimentas em solo azedo ou alagado.
Para um bom crescimento de pés de pimenta e frutificação ativa, você precisa aplicar regularmente fertilizantes minerais e orgânicos no solo. É necessário não apenas escolher as formulações certas, mas também usá-las no estágio certo no desenvolvimento da cultura. A frequência do top dress é sempre individual. Depende diretamente da composição do terreno em seu site. Quanto mais pobre for a composição do solo, mais frequentemente você precisará alimentar com pimenta.
Condições climáticas exigidas
Essa variedade é bastante termofílica, portanto, para o plantio, optam por um local ensolarado, com muita luz, boa circulação de ar.Se a pimenta for cultivada em campo aberto, é melhor escolher um local em uma pequena colina, onde não haja acúmulo excessivo de água.
Resistência a doenças e pragas
A pimenta é imune a uma série de doenças, mas ainda é necessário realizar 1-2 tratamentos preventivos por temporada. O único problema da planta é a infestação de pulgões, o que ajudará a superar a pulverização de inseticidas.
A pimenta é um dos vegetais mais comuns nas hortas caseiras. Essa cultura é bastante estável e despretensiosa. No entanto, sob certas condições, esta planta pode sofrer infecções e insetos nocivos. Antes de tratar pimentas para doenças ou pragas, você precisa descobrir a causa do problema, caso contrário, o tratamento pode ser ineficaz.