- Autores: Aleksashova M.V., JAN OLIVA, LUBOS SRBEK
- Ano de aprovação: 2007
- Altura do arbusto, cm: 55-60
- Tipo de crescimento: subdimensionado
- Forma de fruta: prismático
- Peso do fruto, g: 70-200
- Cor de fruta: branco-esverdeado na maturação técnica, vermelho na maturação biológica
- Termos de amadurecimento: cedo
- Mês de amadurecimento: Junho, julho, agosto, setembro, outubro
- Rendimento médio: 3,3 kg / m²
Boneta é uma variedade de pimentão que pertence a um grupo de plantas com maturação precoce. Atrai jardineiros com alto rendimento, forte imunidade e frutas suculentas.
Descrição da variedade
A pimenta Boneta distingue-se pela formação de frutos bastante grandes que amadurecem precocemente. Características principais:
os arbustos são compactos;
brotos - poderosos, até 60 cm de comprimento;
as folhas são de um verde rico, de tamanho médio.
A variedade é adaptada ao clima frio, resistente à seca e temperaturas extremas.
Características do aparecimento de plantas e frutos
Pequenos arbustos de Bonet não ocupam muito espaço no local, mas ao mesmo tempo deliciam-se com pimentos suculentos e doces. Características da fruta:
peso - até 200 gramas;
comprimento - 12 cm;
diâmetro - até 7 cm;
forma - trapezoidal.
Nos primeiros dias de maturação, os frutos apresentam uma cor verde brilhante, no final tornam-se vermelho-bordô. A pele é bastante espessa e resistente, o que possibilita o transporte por longas distâncias.
Objetivo e gosto
A variedade é caracterizada por um sabor doce e agradável, além de um aroma rico. As pimentas Boneta são utilizadas no consumo in natura, bem como no preparo de primeiro e segundo pratos, congelamento e conservas. Massas e molhos são feitos a partir das frutas.
Termos de amadurecimento
Em média, os primeiros frutos amadurecem após 90 dias após o plantio dos pimentões em casa de vegetação. Quando plantado em terreno aberto, o tempo de amadurecimento pode mudar para cima.
Produção
Boneta demonstra um rendimento bastante alto. É possível colher em média 3,3 kg de safra fresca em um metro quadrado, desde que seja cultivado em campo aberto. O plantio em uma estufa aumenta o desempenho em até 6 kg.
Esquema de pouso
A variedade é cultivada por meio de mudas, pré-preparando as sementes.
Seleção. As sementes são embebidas em um copo de água morna por 24 horas. Amostras vazias flutuam na superfície, deixando sementes inteiras no fundo, adequadas para o plantio.
Desinfecção. É realizada com permanganato de potássio em solução, onde as sementes são colocadas por 3 horas.
Tratamento. Dispõe sobre o uso de medicamentos especiais que estimulem o crescimento da cultura.
As sementes são plantadas em vasos de turfa pré-preparados por volta dos últimos dias de fevereiro ou início de março. A profundidade de plantio é de 2 cm.
Após o plantio das sementes, a terra é regada abundantemente com água morna e estável. Em seguida, os potes são cobertos com material transparente e colocados em um local quente e ensolarado. Após 60-65 dias, as mudas são movidas para o solo, cerca de 2 semanas antes do plantio, após o endurecimento da cultura. Esquema de pouso.
Uma distância de 40 cm deve ser mantida entre as linhas.
Entre as mudas, é necessário recuar até 30 cm.
Profundidade de plantio - não mais do que 7 cm.
É melhor plantar imediatamente os rebentos em vasos de turfa para não prejudicar as raízes ao tentar arrancar as plantas do recipiente.
Para obter uma colheita farta e saborosa de pimenta, é preciso cuidar com antecedência das mudas. Ao cultivar mudas de pimenta, é necessário determinar corretamente a época de semeadura, o tratamento da semente pré-semeadura, preparar o recipiente e o solo necessários.
Crescendo e cuidando
Todo jardineiro se esforça para obter um alto rendimento.Os indicadores desejados podem ser alcançados seguindo e levando em consideração uma série de recomendações para cultivo e cuidados.
Rega. Os pimentões jovens não precisam ser regados na primeira semana após o plantio, você precisa deixá-los criar raízes e crescerem mais fortes. Além disso, a rega é realizada até 2 vezes por semana, aumentando o volume do líquido aplicado no período seco e diminuindo no período chuvoso.
Top dress. Em média, recomenda-se fertilizar pimentas no máximo 4 vezes por temporada. Os jardineiros recomendam a alimentação durante o período de crescimento, floração e frutificação da cultura, dando preferência a composições orgânicas e complexas.
Afrouxamento e remoção de ervas daninhas. Procedimentos obrigatórios realizados após a rega. Com a ajuda deles, será possível reduzir o risco de doenças nas plantas, bem como conseguir uma rápida penetração de oxigênio e nutrientes nas raízes.
Às vezes, os jardineiros aconselham a poda das plantas, removendo os brotos secos e muito longos. A conformidade com as recomendações básicas permitirá que você alcance altos rendimentos e uma forte imunidade do arbusto.
Para fazer uma colheita saborosa e rica de pimenta, é preciso cumprir todas as condições da tecnologia agrícola, e os devidos cuidados começam com o plantio das plantas. Antes de plantar pimenta em terreno aberto, ela deve ser preparada. Também é importante cuidar das mudas e do espaço de plantio com antecedência.
Para um bom crescimento de arbustos de pimenta e frutificação ativa, você precisa aplicar regularmente fertilizantes minerais e orgânicos no solo. É necessário não apenas escolher as formulações certas, mas também usá-las no estágio certo no desenvolvimento da cultura. A frequência do top dress é sempre individual. Depende diretamente da composição do terreno em seu site. Quanto mais pobre for a composição do solo, mais frequentemente você precisará alimentar com pimenta.
Condições climáticas exigidas
As mudas são transplantadas principalmente em maio-junho, quando as geadas diminuem completamente e o solo se aquece até pelo menos 8 graus Celsius. Recomenda-se plantar pimentas em climas quentes e ensolarados, para que a planta se fortaleça e cresça mais rápido.
Antes de plantar a variedade Boneta, você deve primeiro fertilizar o solo e também soltá-lo e capinar.
Resistência a doenças e pragas
A variedade Boneta possui uma imunidade bastante forte. A pimenta não está exposta a várias doenças e tolera perfeitamente os ataques de insetos. Porém, para eliminar o risco de possível morte da cultura, tratamentos preventivos devem ser realizados. Para isso, numa loja de jardinagem, compram meios especiais ou dão preferência a composições folclóricas.
A desinfecção da pimenta é realizada antes mesmo do plantio das sementes. Também é possível borrifar folhas e caules já fortalecidos antes do início da floração ou frutificação da cultura.
A pimenta é um dos vegetais mais comuns nas hortas caseiras. Essa cultura é bastante estável e despretensiosa. No entanto, sob certas condições, esta planta pode sofrer infecções e insetos nocivos. Antes de tratar pimentas para doenças ou pragas, você precisa descobrir a causa do problema, caso contrário, o tratamento pode ser ineficaz.