- Autores: Maksimov S.V., Klimenko N.N., Kostenko A.N.
- Ano de aprovação: 2007
- Altura do arbusto, cm: 60‒70
- Tipo de crescimento: tamanho médio
- Forma de fruta: cônico
- Peso do fruto, g: 160-170
- Cor de fruta: verde claro na maturação técnica, vermelho na maturação biológica
- Termos de amadurecimento: meia temporada
- Mês de amadurecimento: 20 de julho a 30 de agosto
- Rendimento médio: 3,4 kg / m2
Para os amantes de variedades de pimenta carnudas e saborosas, a variedade búlgara de meia temporada se tornará uma dádiva de Deus e um dos vegetais favoritos no jardim no futuro. Isso se deve às características que essa variedade possui - alto rendimento, tecnologia agrícola simples e resistência à maioria das infecções.
História de criação
O búlgaro é uma criação de cientistas domésticos do Centro Federal de Pesquisa de Cultivo de Vegetais, criado em 2006. A autoria pertence a Kostenko A.N., Maksimov S.V. e Klimenko N.N. O vegetal é cultivado em todas as regiões da Rússia. A variedade é produtiva tanto em campo aberto, como sob abrigos de filme, e em vários tipos de estufas.
Descrição da variedade
É uma planta de tamanho médio que geralmente cresce até 60-70 cm de altura. Os arbustos apresentam espessamento abundante com folhas verdes brilhantes ligeiramente enrugadas, ramos semiabertos, um caule central forte, um tipo de floração feminina e um sistema radicular superficial. As frutas nos arbustos estão localizadas com o "nariz" para baixo (inclinado). Em média, até 5-6 pimentões grandes e uniformes amadurecem ao mesmo tempo.
Características do aparecimento de plantas e frutos
O búlgaro pertence à classe dos frutos grandes. O peso do fruto varia de 160-170 a 200 gramas (comprimento de até 12 cm). Os vegetais são todos do mesmo tamanho, então a variedade é amplamente cultivada comercialmente. A forma das pimentas é cônica. Os espécimes verdes têm uma cor verde pálida e os pimentões totalmente maduros são uniformemente cobertos com uma rica cor vermelha. Dentro do vegetal existem 2-3 câmaras com uma pequena quantidade de sementes pequenas. A variedade pertence a paredes espessas (espessura de 5-7 mm). A superfície do vegetal é lisa, com brilho pronunciado e nervuras quase imperceptíveis.
Pimentas maduras são transportáveis e também aumentam a segurança e a qualidade de conservação. Em média, os vegetais podem ser armazenados sem perda de comercialização e sabor por mais de 5 a 6 semanas. Amostras coletadas no estágio de maturidade técnica podem ser armazenadas por mais tempo se colocadas em local frio e escuro.
Objetivo e gosto
O pimentão búlgaro é caracterizado pelo seu sabor excelente. A polpa vermelha clara é muito firme, carnuda, crocante e muito suculenta. O sabor é dominado por doçura e açúcar sutil, combinado com um aroma apimentado pronunciado.
A safra colhida será amplamente utilizada na culinária - é consumida fresca, em conserva, congelada, enlatada em fatias, adicionada a pratos quentes e lanches frios, e também processada em molhos, ketchups e outros temperos.
Termos de amadurecimento
O búlgaro é um brilhante representante das variedades de meia temporada. A estação de crescimento dura mais de 4 meses - 130 dias. A germinação, a formação de ovários e o amadurecimento da variedade são amigáveis. Você pode avaliar o sabor da pimenta já na primeira quinzena de julho. O grande retorno ocorre na 5-6ª semana - de 20 de julho a 30 de agosto.
Produção
Os indicadores de rendimento da variedade são bons. Em uma estufa, uma média de 3,4 quilos de pimentas carnudas são removidos de 1 m2, e no canteiro um pouco menos - até 3 quilos. O indicador máximo foi registrado em campo aberto em torno de 6,2-7 kg / m2.
Esquema de pouso
No plantio de pés de pimenta em canteiro ou em casa de vegetação, deve-se observar a densidade de plantio, bem como a distância correta entre as plantas para que não se sombreiem e não se formem espessamentos. Ao plantar em terreno aberto, existem 4-5 arbustos por 1 m2, e em uma estufa - 3-4 arbustos. O desembarque é realizado de acordo com o esquema padrão 60x40 cm.
Para obter uma colheita farta e saborosa de pimenta, é preciso cuidar com antecedência das mudas. Ao cultivar mudas de pimenta, é necessário determinar corretamente a época de semeadura, o tratamento de sementes pré-semeadura, preparar o recipiente e o solo necessários.
Crescendo e cuidando
Os vegetais são cultivados principalmente por meio de mudas. Para o plantio, são selecionados arbustos reforçados com altura de 20-25 cm e idade de 65-70 dias, que apresentam sistema radicular formado e com 3-5 folhas verdadeiras. As mudas são plantadas em estufa em meados de maio - das 10 às 20. A plantação no canteiro é feita depois de estabilizada a temperatura e o solo suficientemente aquecido. Geralmente é a segunda metade de maio - início de junho.
As medidas agrotécnicas incluem: rega regular com água morna (a cada 3-4 dias), cobertura semanal, afrouxamento e capina do solo, formação de arbusto em 2 hastes, liga obrigatória a suporte ou treliça, retirada do excesso de brotos antes da primeira ramo, prevenção de doenças e infestações de insetos ...
Para fazer uma colheita saborosa e rica de pimenta, é preciso cumprir todas as condições da tecnologia agrícola, e os devidos cuidados começam com o plantio das plantas. Antes de plantar pimenta em terreno aberto, ela deve ser preparada. Também é importante cuidar das mudas e do espaço de plantio com antecedência.
Requisitos de solo
Esta variedade cresce produtivamente em solos leves, soltos, respiráveis, férteis e úmidos com um nível de acidez neutro.
Para um bom crescimento de pés de pimenta e frutificação ativa, você precisa aplicar regularmente fertilizantes minerais e orgânicos no solo. É necessário não apenas escolher as formulações certas, mas também usá-las no estágio certo no desenvolvimento da cultura. A frequência do top dress é sempre individual. Depende diretamente da composição do terreno em seu site. Quanto mais pobre for a composição do solo, mais frequentemente você precisará alimentar com pimenta.
Condições climáticas exigidas
O búlgaro é bastante resistente ao estresse, portanto, é capaz de suportar flutuações de temperatura, calor prolongado e sombra de curto prazo. Para o plantio, opta-se por um local com luz e calor suficientes, além de proteção contra correntes de ar.
Resistência a doenças e pragas
A planta possui resistência genética a muitas doenças. Alta resistência da cultura ao vírus do mosaico do tabaco e murcha de fusarium.
A pimenta é um dos vegetais mais comuns nas hortas caseiras.Essa cultura é bastante estável e despretensiosa. No entanto, sob certas condições, esta planta pode sofrer infecções e insetos nocivos. Antes de tratar pimentas para doenças ou pragas, você precisa descobrir a causa do problema, caso contrário, o tratamento pode ser ineficaz.