- Autores: Agapov A.S., Pyshnaya O.N., Syukalova A.A., Cheremushkina N.P., Mamedov M.I.
- Ano de aprovação: 1995
- Tipo de crescimento: tamanho médio
- Forma de fruta: prismático
- Peso do fruto, g: 114-120
- Cor de fruta: verde escuro na maturação técnica, vermelho na maturação biológica
- Termos de amadurecimento: cedo
- Mês de amadurecimento: Julho agosto setembro
- Produção: Alto
- Rendimento médio: 9,5-10,3kg / m²
Existem três áreas-chave na direção do melhoramento de hortaliças: produção, qualidade dos frutos, durabilidade. A pimenta Agapovsky impressiona com seus frutos enormes e poderosos.
Descrição da variedade
A variedade Agapovsky é uma pimenta frutífera de frutos grandes. A planta é de tamanho médio. Relativamente pouco exigente, cultivado em toda a Rússia. Incluído no Registro do Estado em 1995, divulgado pelo Centro Científico Federal para o Cultivo de Hortaliças, da região de Moscou.
Características do aparecimento de plantas e frutos
O arbusto é colhido, de altura média, cerca de 60-100 cm - a altura depende do método de cultivo. Em campo aberto, as plantas ficam mais compactas, em estufas, o pimentão pode chegar a 1 metro. A folhagem é alta, as folhas são verde-escuras, grandes. Frutas maduras olham para baixo.
Os frutos são grandes, até 120 gramas, de belo formato prismático, com ombros poderosos. Costelas superficiais, mas perceptíveis. A cor da fruta no estágio de maturação técnica é verde escuro. Na maturação biológica, os frutos são de um vermelho denso, laqueado. As paredes são grossas, 5-7 mm, 3-4 câmaras de sementes no interior. A pele é densa, mantendo a qualidade excelente.
Objetivo e gosto
As pimentas Agapovsky têm um gosto bom, com um aroma brilhante e pungente. O objetivo é universal. Para saladas dietéticas, é forte, mas para outros pratos é bom: saladas, guisados, salgadinhos, sopas, lecho. Muito bom recheado. Adequado para todos os tipos de blanks para o inverno, congelamento, secagem. Pode ser usado para fazer páprica.
Termos de amadurecimento
Pimenta Agapovsky - amadurecimento precoce, amadurece 3-4 meses (99-120 dias) após a germinação. As variedades de maturação precoce são tradicionalmente recomendadas para cultivo em qualquer região da Federação Russa, elas se adaptam bem ao curto verão dos Urais, Sibéria ou Extremo Oriente.
Produção
O rendimento é excelente, de 1 sq. m recebem até 9,5-10,3 kg. Isto está ao nível das melhores variedades. E algumas variedades estão até acima dos padrões. A produção de produtos comercializáveis é muito boa - 97-98%.
Esquema de pouso
As pimentas Agapovsky são bastante compactas. Por 1 sq. m 3-4 plantas são plantadas. Entre plantas - 50 cm, em espaçamento entre linhas - 50-80 cm.
Para obter uma colheita farta e saborosa de pimenta, é preciso cuidar com antecedência das mudas. Ao cultivar mudas de pimenta, é necessário determinar corretamente a época de semeadura, o tratamento de sementes pré-semeadura, preparar o recipiente e o solo necessários.
Crescendo e cuidando
O criador recomenda o cultivo de plantas em estufas. A variedade é um representante típico de sua cultura, com seus requisitos bastante elevados para a tecnologia agrícola.
Um dos cuidados mais importantes é a rega. Pimentas precisam de rega sensível, a falta de umidade pode afetar muito o rendimento e a qualidade da fruta. A necessidade de umidade varia muito com a idade das plantas.
Antes do início da formação do fruto, as pimentas não bebem mais do que 10% de toda a umidade que consomem durante a temporada. Portanto, a maioria dos jardineiros rega as pimentas usando o método de "aspersão quente". Isso resolve dois problemas ao mesmo tempo: moderação na entrada de umidade e umidificação do ar.
A formação de ovários depende fortemente da umidade do ar. As pimentas exigem muito da qualidade do ar, pois vêm de regiões tropicais.A umidade desejada não é inferior a 70%. Ao mesmo tempo, a umidade não deve ser estagnada, é necessária umidade constante e troca de ar.
Do início do aparecimento dos primeiros botões à formação de pequenos frutinhos - o período mais importante. Dura cerca de 1,5-2 meses. As falhas durante este período afetarão principalmente a colheita futura.
Você também precisa considerar o clima. Em dias quentes, as pimentas podem precisar de 1-2 regas por dia, se estiver seco, mas o tempo relativamente frio é regado 3-4 vezes por semana; mais perto do outono, a rega pode ser totalmente interrompida.
As características do solo também afetam a irrigação. Os solos argilosos são regados com um pouco menos de frequência, os franco e arenoso são regados mesmo quando o teor de humidade cai para 70% a uma profundidade de 30 cm.
A uniformidade da rega é muito importante, as plantas podem reagir igualmente mal ao excesso de umidade e à falta. No primeiro caso, as raízes começam a engasgar, não têm ar suficiente, o crescimento das pimentas diminui. Regar com água fria tem o mesmo efeito. Especialmente se a temperatura do ar estiver acima de + 30 ° С.
O esquema de cultivo mais simples (sem iluminação suplementar, em condições de falta de espaço e tempo).
- Sementes da variedade Agapovsky são plantadas para mudas no final de fevereiro - início de março.
- Antes da semeadura, as sementes são embebidas em permanganato de potássio por 2 horas.
- Colher em recipientes separados - quando as primeiras folhas reais aparecerem.
- Transferência para campo aberto no final de maio.
- Rega regular na raiz, seguida de afrouxamento do solo.
- Até 4 molhos por temporada com fertilizante mineral complexo para vegetais.
Tratamentos para pragas e doenças - conforme necessário. Em vez de fertilizantes minerais, você pode usar matéria orgânica: uma solução de fezes de aves, uma infusão em cascas de banana, uma solução de cinzas.
Para fazer uma colheita saborosa e rica de pimenta, é preciso cumprir todas as condições da tecnologia agrícola, e os devidos cuidados começam com o plantio das plantas. Antes de plantar pimenta em terreno aberto, ela deve ser preparada. Também é importante cuidar das mudas e do espaço de plantio com antecedência.
Requisitos de solo
O melhor solo para a pimenta é solto, permeável à água e à umidade, que seca rapidamente e é nutritivo. O excesso de nitrogênio é indesejável. Os fertilizantes com cloro devem ser evitados. Acidez - 6,0-7,0. Mistura de solo para mudas: terra com grama depois de leguminosas ou sementes de abóbora, húmus, serragem podre (2: 1: 1). Você pode adicionar um pouco de hidrogel, ele equaliza perfeitamente o teor de umidade do solo, há menos risco de enchimento insuficiente ou transbordamento de pimentas.
Para um bom crescimento de arbustos de pimenta e frutificação ativa, você precisa aplicar regularmente fertilizantes minerais e orgânicos no solo.É necessário não apenas escolher as formulações certas, mas também usá-las no estágio certo no desenvolvimento da cultura. A frequência do top dress é sempre individual. Depende diretamente da composição do terreno em seu site. Quanto mais pobre for a composição do solo, mais frequentemente você precisará alimentar com pimenta.
Resistência a doenças e pragas
A variedade é resistente ao vírus do mosaico do tabaco. Mas pode ser ligeiramente afetado pela podridão apical.
Medidas preventivas.
- Tecnologia agrícola bem pensada, eliminando a deficiência de cálcio nas plantas.
- Evitar muitos fertilizantes nitrogenados - isso interfere na absorção de cálcio.
- Verifique a quantidade de potássio e magnésio. O excesso e a deficiência tornam as paredes da fruta frágeis e sujeitas a doenças.
- Afrouxamento suave. As pimentas têm um sistema radicular superficial, o afrouxamento profundo danifica as raízes.
- Ingestão de umidade suave, sem períodos de secura ou umidade pronunciadas. Se não houver tempo para regar, o solo é ligeiramente solto e coberto com húmus seco ou serragem.
- Aumente a umidade em altas temperaturas. Evite a combinação de "quente e muito seco".
- Plante os pimentões em um solo razoavelmente solto. Locais de plantio baixos com solo pegajoso enfraquecem a imunidade da planta.
A podridão do vértice é bastante fácil de tratar nos estágios iniciais. As plantas são regadas com solução de nitrato de cálcio: 2 colheres de sopa. eu. por 10 litros de água. Você pode adicionar 2 colheres de sopa a esta mistura. eu. carbonato de potássio. Após a rega, 200 ml de solução são adicionados a cada planta.
Em tempo nublado e seco sem vento, a pulverização é realizada com uma solução de nitrato de cálcio a 1%.
Para a prevenção e tratamento da podridão apical, pode utilizar a "Fitosporina" - os tratamentos e regas são realizados 1 vez em 14 dias.
A pimenta é um dos vegetais mais comuns nas hortas caseiras. Essa cultura é bastante estável e despretensiosa. No entanto, sob certas condições, esta planta pode sofrer infecções e insetos nocivos. Antes de tratar pimentas para doenças ou pragas, você precisa descobrir a causa do problema, caso contrário, o tratamento pode ser ineficaz.
Visão geral da revisão
À primeira vista, a variedade parece luxuosa, o que significa que é muito exigente. Não, os praticantes notam que as sementes germinam bem, as mudas são vigorosas, as plantas são tenazes. A variedade Agapovsky cresce melhor em uma estufa e realmente surpreende: plantas exuberantes e saudáveis. Os frutos são colhidos do final de junho ao final de setembro. As pimentas são carnudas, brilhantes e saborosas. A variedade cresce bem em terreno aberto, embora o rendimento e as dimensões do arbusto sejam ligeiramente menores. Esta variedade vale a pena considerar para quem procura uma pimenta búlgara picante e verdadeira com um aroma distinto e um excelente rendimento.