Como germinar sementes de pimenta para mudas?
Os jardineiros costumam ter dificuldade em plantar pimentões. Algumas pessoas acham esta espécie difícil de cultivar. A chave para o sucesso da colheita futura são mudas de alta qualidade. É melhor cultivar plantas saudáveis em sua casa no parapeito de uma janela. Como preparar corretamente as sementes antes do plantio é descrito neste artigo.
A necessidade de um procedimento
A pimenta demora um pouco mais para germinar do que o pepino ou o repolho. Em climas quentes, alguns jardineiros, com o início de um clima favorável, semeiam as sementes no solo e aguardam o aparecimento das mudas. Isso é feito se o material de plantio foi adquirido de um fabricante confiável. Possui alta taxa de germinação e está protegido de pragas e infecções. Normalmente, as informações na embalagem indicam se as sementes foram pré-tratadas ou não.
Pimentas plantadas secas, quando as condições climáticas mudam, germinam um pouco mais, e as plantas não são tão fortes quanto as cultivadas por mudas.
Se houver alguma dúvida sobre a qualidade da semente, pode-se tentar germiná-la antes do plantio.... Isso é feito com sementes velhas compradas de um proprietário privado ou coletadas por conta própria. Recomenda-se que sejam pré-processados, mas antes disso é preciso se livrar das sementes não semelhantes.
Para fazer isso, use os seguintes métodos.
- As sementes são vertidas sobre uma superfície plana e seca e as maiores são selecionadas sem defeitos. Acredita-se que quanto maior o tamanho, mais resistentes serão as mudas.
- Algumas colheres de sopa de sal são dissolvidas em meio copo de água, os grãos são colocados na solução por 30 minutos. Os vazios e os mortos flutuam e, com os embriões vivos, afundam.
Nenhum dos métodos acima oferece 100% de garantia de germinação das sementes de pimenta. Às vezes, todas as sementes em uma solução salina podem flutuar para a superfície, e mesmo as maiores dentre as selecionadas darão brotos fracos. O quão bem certas espécies germinam pode ser descoberto somente após a germinação.
Em climas temperados, as pimentas são geralmente plantadas para as mudas em recipientes.
Para melhorar a qualidade das mudas, as sementes são preparadas preliminarmente para o plantio e são criadas condições favoráveis para o surgimento dos brotos.
Condições fávoraveis
Para ativar os embriões das futuras plantas, você precisa criar um ambiente adequado, eles precisam:
- umidade;
- calorosamente;
- Ar fresco.
A uma temperatura de +15 graus, as sementes começam a ganhar vida, mas vão germinar por muito tempo - até 2 semanas. A temperatura ideal em que os brotos aparecem rapidamente é de +25 graus. Em condições mais quentes, acima de +30, as plantas podem morrer.
As sementes não devem ser colocadas em água ou solo muito úmido. Durante o dia sem oxigênio, eles morrerão. Com a falta de umidade, o desenvolvimento de futuras plantas será atrasado. Via de regra, a semente é colocada sobre uma superfície úmida, mas não sobre úmida. Um filme é esticado no topo ou coberto com vidro para criar um efeito estufa - essas são as condições mais adequadas para a germinação.
O filme ou vidro é removido periodicamente: 1-2 vezes ao dia por 30-40 minutos, pois as mudas morrerão sem acesso ao ar fresco. O material de plantio deve ser ventilado, o nível de umidade verificado e, se necessário, pulverizado com spray.
Preparação
Antes de iniciar o plantio, as sementes devem primeiro ser preparadas: desinfete e coloque em um ambiente úmido. O material de plantio adquirido de um fornecedor de confiança não requer, na verdade, um preparo especial: ele já é separado, processado com uma composição especial para proteger contra doenças e estimular o crescimento. Os grãos não germinam antes do plantio e os primeiros brotos aparecem logo.
É melhor descontaminar o material coletado com suas próprias mãos ou adquirido de outros jardineiros. Isso protegerá não apenas as mudas futuras de possíveis doenças, mas também as safras vizinhas. Esporos de fungos ou mofo podem permanecer na casca e existem microorganismos no solo, contra os quais os brotos ficarão indefesos.
Para este procedimento, as sementes são colocadas em um pano de algodão e embrulhadas em um saco. Cada um é amarrado com uma fita de tecido, o nome da variedade está escrito nele. Sacos de gaze são colocados em água morna com uma temperatura de cerca de + 40 graus e embebidos por 60 minutos.
Para a desinfecção, é preparada uma solução de permanganato de potássio: o permanganato de potássio é dissolvido em água à temperatura ambiente: 1 g por 100 ml. Um pano com sementes é mergulhado na mistura resultante e deixado por meia hora. Em seguida, lavado.
O que você pode absorver?
Após a desinfecção, o grão pode ser germinado, mas é uma boa ideia realizar um processamento adicional para estimular a germinação. Eles são colocados em uma solução especial que nutre e estimula a formação de raízes. Estimulantes de crescimento estão disponíveis em lojas especializadas: medicamentos Epin, Zircon, Ekogel, Baikal-M. A solução é preparada de acordo com as instruções da embalagem e as sementes são embebidas na mesma por várias horas. Alguns jardineiros não confiam em produtos sintéticos, usando apenas neve derretida para os grãos. Existem outros compostos que preenchem os embriões com umidade e ativam o crescimento.
Que misturas nutricionais podem ser preparadas a partir das ferramentas disponíveis.
- Solução de cinza - 1ª fase. eu. insista em 1 litro de água por dia, mexendo de vez em quando. A infusão resultante é embebida por cerca de 12 horas ou usada para germinação.
- Solução de mel - 1 colher de chá. por 1 litro, a composição é misturada. Além disso, melhora a germinação e acelera a eclosão das sementes. Adequado para germinação.
- Suco de babosa bem desinfeta e estimula o surgimento de mudas. Os brotos tornam-se mais resistentes aos fatores negativos, eclodem e crescem rapidamente. A folha de babosa é cortada e lavada. Uma incisão longitudinal é feita na polpa e aberta como um livro. As sementes são colocadas uniformemente no recesso, as bordas da folha são conectadas e envolvidas com um pano úmido e, em seguida, com um filme. Isso é deixado por 24 horas.
Métodos de germinação
Qualquer tipo de pimenta tem um longo período de cultivo, e é melhor semeá-la um pouco mais cedo do que os tomates. As regras para o preparo de sementes de espécies doces e picantes são as mesmas. Ambas as espécies começam a germinar em meados de fevereiro ou adiam para a primeira semana de março. As sementes desta cultura podem brotar por muito tempo - até 2 semanas inteiras.
Todos podem plantar pimenta em casa. Tradicionalmente, eles fazem isso da seguinte maneira: um pedaço de tecido natural é colocado em um prato e as sementes são despejadas por cima. Despeje água 3-4 mm. Eles são colocados em um local quente, umedecido diariamente - o tecido não deve secar. As sementes encharcadas não começam a eclodir imediatamente, muito depende de quão bem foram preparadas, onde e como ocorreu o processo de germinação.
Existem várias maneiras eficazes.
Em almofadas de algodão
Para obter mudas de acordo com este esquema, você precisará de almofadas de algodão e pequenas bolsas com fechos de correr. São assinados com caneta esferográfica, o nome da variedade é colado com fita adesiva ou fita adesiva. Quatro a cinco orifícios são perfurados no polietileno para ventilação.
Os círculos de algodão são imersos em água morna, removidos e levemente torcidos. As sementes são espalhadas em cada disco e cobertas com outro círculo de algodão no topo. As camadas resultantes são colocadas em um saco e removidas para um local aquecido. Por 2-3 dias, cada um é verificado quanto ao nível de umidade e ventilado. Umedeça se necessário. Os rebentos em casa podem surgir no 4º dia.
Adequado para grandes quantidades de sementes e na ausência de tempo. Este método fácil tem uma desvantagem - as raízes das mudas podem ficar emaranhadas no algodão ou crescer dentro dele. Será difícil removê-los para não quebrar as pontas. Pode ser cortado e plantado com um pedaço de algodão.
Em papel higiênico
O papel perfurado é um material mais seguro do que o algodão. As raízes germinadas podem ser facilmente removidas da celulose úmida sem danos. Este método requer um copo raso ou prato descartável.
No fundo, guardanapos de papel ou papel higiênico são dispostos em várias camadas, as sementes do pimentão são umedecidas e distribuídas. Um filme é puxado de cima ou coberto com uma tampa. Recomenda-se ventilar duas vezes ao dia, hidratar quando estiver seco.
Usando espuma de borracha ou esponja
Com esse método de germinação, você precisará de esponjas de espuma, que são usadas para lavar pratos ou para tomar banho. É melhor escolher um pequeno e multicolorido: é conveniente destacar cada variedade com a ajuda da cor... No meio da esponja, são feitos dois longos rasgos, a borracha esponjosa é umedecida e as sementes são colocadas na incisão. Embrulhado em plástico e colocado em local aquecido. A estrutura deve ser verificada, ventilada e umidificada diariamente.
No "caracol"
A germinação requer um saco plástico e papel higiênico. O pacote é dobrado ao meio e colocado sobre a mesa, 2-3 camadas de papel são distribuídas sobre ele. Umedecido com um borrifador. Eles recuam um centímetro da borda e distribuem os grãos em fileiras. O polietileno é enrolado com um tubo e por cima é colocado um elástico de um conjunto de papelaria. O nome da variedade é anexado ao rolo. O "caracol" é colocado em um copo cheio de 2-3 cm de água.
Os brotos aparecerão em cerca de uma semana e devem ser colocados no solo imediatamente.
Em serragem
Para esta opção, use serragem comum, mas o enchimento de madeira para animais também é adequado.
A composição é derramada com água fervente e deixada inchar, após cerca de uma hora o líquido pode ser espremido. A mistura resultante é despejada em recipientes com uma camada de 4-5 cm, restando parte da serragem. Os grãos são dispostos uniformemente e cobertos com uma camada fina dos grânulos restantes não mais do que 0,5 cm. Cubra com papel alumínio ou vidro. Mudas com duas folhas são transplantadas para copos separados.
Em hidrogel
Para mudas, use um hidrogel em forma de grânulos ou qualquer outro. Adequado até para sementes pequenas, retém perfeitamente a umidade. Os grânulos são despejados com água na quantidade indicada na embalagem e embebidos. O gel inchado é cortado em placas ou misturado a um estado de gelatina, colocado em recipientes rasos largos. As sementes são distribuídas na superfície do hidrogel e cobertas com mica.
Após o aparecimento das folhas dos cotilédones, elas são transferidas para o solo com um fragmento do hidrogel. Você pode deixar as mudas até o estágio de mergulho, mas para que as plantas não fiquem para trás no desenvolvimento, elas são alimentadas com aditivos complexos.
É difícil dizer qual dos métodos a seguir é o melhor. Cada jardineiro escolhe a opção mais eficaz e conveniente para si.
Na primavera, os dias ficam mais longos e os brotos já têm luz suficiente. As mudas são colocadas em uma janela iluminada e aquecida. As plantas jovens são transferidas para os canteiros dentro de 60-80 dias. É possível plantar em terreno aberto ou estufas quando a geada pára e o tempo quente se estabelece.
Como agilizar o processo?
Jardineiros novatos muitas vezes enfrentam o fracasso ao plantar sementes para mudas. Existem métodos confiáveis que garantem 100% de germinação. Cultivadores de vegetais experientes compartilham seus segredos sobre como fazer todas as sementes germinarem.
- As pimentas são plantadas na última semana de março ou nas duas primeiras semanas de abril.
- O material de semeadura é levado 3, e às vezes 5 vezes mais do que as mudas são necessárias para o plantio.
- As sementes devem ser frescas, caso contrário, todos os esforços serão em vão - as antigas geram mudas fracas e inviáveis.
- Mergulhe por 2 horas nesta mistura: estimulante de crescimento "Zircon" - 4 gotas por 1 litro e uma solução rosa fraca de permanganato de potássio.
- A solução é drenada e os grãos dispostos em um pano umedecido (de preferência não tecido) e em um recipiente com tampa.
- O frasco é colocado na bateria. Leva tempo para verificar se há ventilação e controle.
- As raízes devem eclodir rapidamente - após 3 dias.
- Em seguida, são semeados em recipientes separados, o solo é previamente derramado com água quente.
- 2-3 mudas são semeadas em uma célula, polvilhadas com solo de 5-10 mm, coberto com papel alumínio e colocado em um local quente.
Os brotos devem aparecer em 3 dias.
As mudas cultivadas desta forma não são mergulhadas, mas mantidas nos mesmos recipientes antes de serem transplantadas para o canteiro.
Na falta de tempo para preparar as sementes de pimenta antes do plantio, isso pode ser feito rapidamente. O truque é energizar as plantas futuras em um curto espaço de tempo. Para fazer isso, eles primeiro são deixados por 20 minutos em água morna com uma temperatura de até 40 graus. O principal é que a temperatura não desça: o recipiente é colocado sobre uma bateria ou almofada térmica. Depois as sementes são retiradas e colocadas em uma solução rosa fraca de permanganato de potássio por um quarto de hora. Retire, seque e semeie.
Possíveis erros
As sementes despertam em um ambiente úmido a uma temperatura de 26-30 graus em termos de 3 a 7 dias. Em alguns casos, eles germinam um pouco mais - até 10-14 dias. Mas há situações em que a semente incha quando embebida e não germina por muito tempo nem eclode, mas muito mal.
Isso pode acontecer pelos seguintes motivos.
- Temperatura muito baixa ou muito alta ambiente.
- Água para imersão contém compostos de cloreto: é melhor usar filtrado ou liquidado por vários dias.
- Falta de ar - Recomenda-se que recipientes fechados sejam ventilados com mais freqüência.
- O principal motivo é a semente. Isso acontece se estiver velho, fraco ou seco. Os grãos secos demais às vezes brotam por mais de 10-15 dias. É melhor não usar material de semeadura com mais de 5 anos, a probabilidade de surgirem brotos neles é mínima. Apenas os dois primeiros anos são considerados sementes frescas, no 3º ano a taxa de germinação diminui 2 vezes, e no 4º ano apenas uma décima semente eclodirá.
- Agora é comum cozinhar as sementes no vapor antes do plantio. ou um líquido muito quente, mas este método é perigoso para futuras mudas. Após esse procedimento, todos os embriões geralmente morrem.
Para mais informações sobre como germinar sementes de pimenta para mudas, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.