Beliscando mudas de pimenta
Aperte as mudas de pimenta para aumentar a produção e evitar o crescimento de hastes muito alongadas e fracas. Se a tarefa do jardineiro é conseguir mudas fortes, espalhando, viáveis, fica difícil ficar sem esse procedimento.
A necessidade de um procedimento
Beliscar é a maneira de obter mudas mais saudáveis e resistentes. A essência do procedimento é reduzida ao encurtamento do caule central, como resultado, os brotos ficam mais espessos, o tamanho das placas das folhas aumenta e seu número dobra. Beliscar, ou beliscar, é uma operação para reduzir o crescimento excessivo de uma cultura em prol do crescimento da copa. Pimentos e outras plantas (os mesmos tomates, por exemplo) são pinçados - essa já é uma prática estabelecida. O número de ovários aumenta, seu crescimento é ativado e mais frutos podem ser obtidos de cada amostra. Acontece que os componentes nutrientes não serão usados para o crescimento das mudas, mas para o amadurecimento.
Vamos descobrir quais são as vantagens do procedimento.
- Os frutos crescerão maiores do que se o procedimento fosse abandonado. A casca dos vegetais será grossa, firme e dura. E este é um bom sinal - a possibilidade de armazenamento mais longo de pimentas e resultados de preservação mais previsíveis.
- Após o pinçamento, o sistema radicular só se beneficia: recebe mais umidade e nutrientes do solo.
- Os botões das frutas das plantas crescem mais rápido após o procedimento, o que significa que o amadurecimento será mais rápido.
- Será mais fácil cuidar das próprias mudas: soltar o solo, processar a colheita das pragas e alimentá-las.
- A ameaça de redução de infecções fúngicas é outro mérito de beliscar, especialmente protege contra a podridão negra. Beliscar também evita, até certo ponto, a infecção do mosaico.
- A iluminação dos arbustos é um ponto importante no cuidado com a cultura. Depois de apertar, este indicador melhora claramente.
Assim, o procedimento realizado na pimenta búlgara e em outros tipos de pimenta pode aumentar o rendimento da colheita em 15-20%, facilitam o cuidado com a planta e melhoram a qualidade da fruta. Sua conveniência é indiscutível, especialmente o risco de danos e ferimentos às plantas durante o procedimento é mínimo. Claro que isso é possível, mas para isso existe uma instrução passo a passo, atuando de acordo com a qual você pode evitar erros típicos e fazer tudo certo.
Nem todas as variedades de plantas precisam de pinçamento e nem todos os algoritmos de pinçamento estão corretos. Portanto, em cada caso, a abordagem deve ser individual.
Tecnologia
O pinçamento é feito em um determinado horário, de acordo com as regras. Se você os ignorar, é fácil danificar as mudas. As plantas retardam seu crescimento ou até morrem. E não porque as pimentas sejam tão exigentes, é só que algumas ações são perigosas até mesmo para as plantas mais resistentes. Um deles é a prematuridade. Portanto, o momento ideal para beliscar é quando 5 folhas verdadeiras se formarão na pimenta. Não há necessidade de esperar que a cultura floresça. Tal espécime já tem um sistema radicular bastante forte e cresceu para 10-15 cm (as especificações dependem da variedade). E com isso, as mudas devem bater no mínimo 25 dias.
Nessa idade, as plantas já estão prontas para "se mudar" para a estufa, para se estabelecerem em um lugar permanente. Eles já podem suportar com segurança o encurtamento da copa, beliscamento e remoção do botão da coroa. Se a planta for colhida já mais madura, é necessário cortar os brotos em que não há botões de flores, abaixar ainda as folhas do esqueleto.Isso vai melhorar a ventilação, o acesso dos raios solares à planta, e é importante que os frutos estejam bem aquecidos.
No momento em que a colheita amadurece, a pinça também é realizada. Seu objetivo é remover ovários e flores que ainda não amadureceram. Eles não são necessários, porque tiram a força e a nutrição da planta, mas não vão dar nenhum sentido (ou seja, frutas) de qualquer maneira.
Vamos descrever o processo passo a passo.
- Você pode beliscar pimentas doces (e não apenas) com uma ferramenta afiada de jardim. Estéril, desinfetado, claro. Geralmente é uma tesoura ou um bisturi. Mas você pode fazer isso apenas com as mãos. Jardineiros experientes começam a trabalhar com as mãos, porque é mais rápido e tem menos risco de ferir acidentalmente as plantas vizinhas.
- Arrancar os topos dos brotos é extremamente delicado. Se, durante o procedimento, danificar a casca superficial do restante do caule, será necessário retirar toda a seção da planta.
- O próprio processo deve ser iniciado com a designação dos ramos esqueléticos da planta. Estes são os tiros mais poderosos, eles são determinados simplesmente visualmente. Os topos que estão escondidos nos seios da face na área da quinta folha verdadeira são cortados. Bem, ou eles apenas cortam com as mãos.
- Os ovários não ficam nas pimentas, pois sua presença retardará o desenvolvimento das hastes laterais. Portanto, os botões são removidos posteriormente, que atingiram cerca de 5 mm.
- Em seguida, os brotos laterais são submetidos a encurtamento. O procedimento é realizado durante o período em que as mudas estão na rua e há pelo menos três frutos no pimentão.
Atenção! Todas as ações devem ser realizadas à noite, de preferência com tempo seco. E antes disso, as mudas devem ser regadas.
Todas as amostras que serão pinçadas devem ser saudáveis. Mudas doloridas podem não tolerar o procedimento.
Vamos listar alguns pontos importantes.
- Nem todos os jardineiros estão empenhados em beliscar. Isso é normal, especialmente se uma pessoa consegue a colheita desejada sem o procedimento. Mas, ainda assim, a maioria deles remove os ramos internos inferiores e crescentes, porque o fluxo de ar e o acesso à luz são benefícios incondicionais para a planta.
- Mais deve ser dito sobre o corte do botão real. Estes são os botões que aparecem primeiro na planta, são formados na bifurcação do ramo principal. Eles têm um elemento que impede a cultura de crescer e se desenvolver normalmente. Só se pode sair do botão real quando houver um plano de coleta de sementes ou houver necessidade de retardar o crescimento da planta (isso acontece, por exemplo, ao plantar cedo no solo da rua). Deve ser retirado quando a pimenta crescer até 20 cm.
- Os rebentos laterais são cortados no início da estação de crescimento. Você precisa deixar alguns galhos fortes. Os brotos que se formam depois são cortados ou aparados com cuidado.
- Se as pimentas tiverem brotos estéreis (aqueles sob o primeiro ramo da haste principal), eles também precisam ser removidos. E junto com elas, as folhas inferiores, que consomem nutrientes implacavelmente, e também tocam o solo. Para nutrir brotos frutíferos, isso é apenas uma vantagem.
- Os brotos do esqueleto são pinçados cerca de 6 semanas antes do amadurecimento. Economize cerca de 25 ovários em uma amostra, não mais. Porque um arbusto não pode dar mais frutos de qualquer maneira.
E como beliscar ainda é estressante para a planta, você precisa ajudá-la a se recuperar rapidamente. Em primeiro lugar, isso é irrigação - deve haver umidade suficiente no solo. Na hora da rega, você pode adicionar permanganato de potássio à água para enfraquecer a solução. Vai desinfetar bem o solo, expulsar as pragas do solo. No segundo dia após a pinçada, a cultura pode ser alimentada foliarmente, para isso geralmente são utilizadas formulações complexas.
E, claro, vale a pena considerar que o procedimento irá adiar um pouco o período de amadurecimento das frutas em 5–7 dias. É especialmente importante levar esta circunstância em consideração nas regiões do norte.
Quais variedades não precisam ser pinçadas?
Você não precisa fazer nada com pimentas híbridas, amargas e pequenas. Para os jardineiros, isso é na verdade um axioma. As variedades rasteiras e mesmo anãs não precisam de ser formadas por beliscões, pois podem fazê-lo de qualquer maneira: haverá um arbusto correcto e uma boa colheita sem qualquer manipulação.
A menos que alguns representantes desta lista precisem de pinça parcial se os arbustos estiverem muito próximos. Isso está repleto de doenças e, para evitá-las, os arbustos seletivamente enteado. Mas, ao mesmo tempo, apenas os galhos fracos e os que crescem para dentro são removidos.
Entre as variedades populares que não necessitam do procedimento: Florida, Swallow, Krasny Bogatyr, Zodiac, Barguzin, Ilya Muromets, além de Othello F1, Buratino F1, Maxim F1 e algumas outras.
O comentário foi enviado com sucesso.