Como cultivar mudas de pimenta?

Contente
  1. Semeando sementes
  2. Cuidados domiciliares
  3. Como cuidar de mudas no solo?
  4. Doenças e pragas
  5. Problemas crescentes

O pimentão doce é uma cultura saborosa tanto fresca quanto tratada termicamente, e conhece poucos concorrentes na marinada. Portanto, se houver uma oportunidade de plantar pimenta no local, raramente alguém se recusará a fazê-lo. Mas, primeiro, você terá que cultivar mudas em casa.

Semeando sementes

No final de fevereiro ou início de março, você já pode iniciar as mudas. Verdade, o tempo de desembarque depende da região, e também vale a pena conferir o horário do pacote. As sementes em si precisam ser compradas em lojas confiáveis ​​e, se forem compradas manualmente, não devem ser pessoas aleatórias. Semente de alta qualidade é uma necessidade inicial. Em seguida, você precisa escolher o solo: o solo certo se tornará um lar para as sementes, o que significa que também é perigoso calcular mal aqui. Cada cultura em particular requer um solo com características próprias. Portanto, a pimenta precisa de terra solta, com boa permeabilidade ao ar, capacidade de umidade e pH neutro. E, claro, o substrato deve ser fértil. Caso haja apenas solo com excesso de acidez, deve-se adicionar farinha de dolomita ou cal (15 g por 1 kg de mistura de solo).

Se não quiser comprar terrenos na loja, você mesmo pode fazer um substrato adequado. Você precisa retirar o solo do jardim de um lugar onde não crescem berinjelas, batatas e a mesma pimenta há vários anos. O primer precisará de 2 peças. E a ele são adicionados 1 parte de turfa, 1 parte de serragem (pode ser substituída por areia de rio), 1 parte de húmus e um punhado de cinzas de madeira. Em seguida, tudo o que for cozido deve ser filtrado em uma peneira. E 2-3 dias antes da semeadura direta das sementes, o solo pode ser processado com "Previkur" ou seu análogo. Você pode semear em cassetes de plástico (essas são células conectadas) ou em copos de plástico comuns. Uma opção conveniente seriam os tabletes de turfa, que eliminam completamente a necessidade de preparar o solo. Eles só precisam ser umedecidos, e as mudas vão crescer bem neles.

Eles têm apenas um menos - o alto custo (em relação aos mesmos copos de plástico).

Vamos dar uma olhada em como preparar as sementes corretamente:

  • desinfetar: mergulhar na solução não mais fraca de permanganato de potássio por 20 minutos e depois enxaguar com água limpa;
  • alimentar, por exemplo, com 1 colher de chá de "Nitrofoski" misturado com 1 litro de água;
  • germinar em solução nutritiva (“Ideal” ou “Gumi”), embrulhar em pano úmido, enviar em polietileno;
  • endurecer: primeiro mande para a geladeira por alguns dias, depois para uma sala por um dia, onde não será superior a +20, e depois novamente para a geladeira por 2 dias.

E só depois disso, as sementes podem finalmente ser semeadas.

Semear passo a passo sementes de pimentão tem esta aparência.

  • Coloque uma camada de drenagem com aproximadamente 1 cm de espessura no fundo do recipiente.
  • Encha o recipiente com terra, despeje abundantemente com água limpa (sedimentada), em temperatura ambiente.
  • Faça entalhes centimétricos no solo. Se a semeadura for feita em recipiente ou caixa, ou seja, em recipiente comum, são feitos sulcos no solo, também em um centímetro. E a distância entre eles é de 3 cm.
  • Então você pode começar a plantar: uma semente por cova, se for um tablete de turfa ou um copo. Se a semeadura for para um recipiente comum, observa-se um intervalo de 2 cm entre as sementes.
  • A semente deve ser coberta com terra.
  • Em seguida, a mistura de solo é umedecida com água de um borrifador. O recipiente é coberto com papel alumínio (também é possível usar vidro) para formar uma mini-estufa. E tudo isso vai para um lugar quente.

E você pode abrir mudas apenas quando os brotos (brotos) aparecem.

Cuidados domiciliares

Em casa, podem ser criadas condições para a pimenta para que as mudas cresçam fortes, saudáveis, com boas taxas de sobrevivência no local. E sair é uma tarefa complexa não das mais difíceis, mas que exige um sistema de ações.

Iluminação

Certamente falta luz natural na primavera ou no final do inverno. E para as mudas você precisa de 12 horas de luz todos os dias, ou melhor ainda - 14. E aí os fitolampos vêm em socorro. Sim, é preciso gastar dinheiro, mas afinal a compra não é sazonal, vai durar muito tempo. Na maioria das vezes, você deve destacar as pimentas que crescem no peitoril da janela.

Temperatura

Pode ser ligeiramente superior à temperatura ambiente, de preferência +25 graus. As mudas apodrecem com a baixa temperatura e, se estiver alta, superaquecerão. O regime de temperatura é muito importante, portanto, é fundamental respeitar os valores ideais.

Rega

A rega moderada também é importante para as pimentas. Como após a semeadura, o solo é pulverizado com um borrifador, de modo que nos primeiros 3 dias eles continuam a fazer o mesmo. A umidade moderada deve ser mantida. Em seguida, você terá que regar de um regador ou usar uma seringa, irrigando ao longo da borda do recipiente. É necessário verificar o estado da camada superior do solo.

Somente água limpa com indicadores de temperatura ambiente é usada para irrigação.

Afrouxamento

Se a chamada crosta do solo se formar (e isso acontece com frequência), o solo deve ser solto. Assim será mais fácil o oxigênio penetrar no solo, aproximar-se do sistema radicular. Mas, ao mesmo tempo, o afrouxamento deve ser superficial. É impossível fazer isso muito ativamente, porque as raízes podem ser feridas.

Top curativo

Normalmente, a pimenta é fertilizada com compostos complexos. A primeira vez - 2 semanas após a coleta, novamente após 2 semanas e, finalmente, uma semana antes de pousar no solo. São usados ​​reguladores e estimulantes de crescimento: são fertilizantes especiais da loja e algo da série "encontrados na fazenda" (por exemplo, cascas de ovo). Peróxido de hidrogênio, humato de potássio, nitrato de cálcio e ácido succínico também são usados. Não de uma vez, mas algo da lista. Além disso, a terra pode ser alimentada com cinzas.

Mergulho

Se as sementes foram plantadas em caixa, a colheita é imprescindível. E eles geralmente fazem isso por meio de transbordo. Isso é necessário para não perturbar as raízes mais uma vez. Sim, existe a opinião de que a colheita é uma operação desnecessária e sem ela os pimentões crescerão normalmente. Mas as plantas serão perturbadas, o que significa que serão vulneráveis ​​e caprichosas (esta é a opinião dos céticos). Mas realmente não há ninguém, você precisa confiar em sua intuição e experiência. Pimentas de um recipiente grande são transferidas para recipientes individuais quando as primeiras 2-3 folhas aparecem nos brotos. Mas se você demorar neste momento, a ameaça de emaranhamento de raízes será alta.

Mudas transferidas de uma caixa comum para pequenos recipientes não podem ser colocadas mais fundo do que no recipiente anterior. Se for aprofundado muito profundamente, o caule pode apodrecer, porque tal planta não dará raízes laterais adicionais.

Como cuidar de mudas no solo?

Os pimentões podem ser cultivados ao ar livre ou em estufa. O cuidado posterior com as mudas dependerá do local de cultivo.

Na abertura

A pimenta deve crescer em uma área bem iluminada e protegida de correntes de ar. As colheitas altas fornecerão proteção adicional contra o vento. Você pode colocar uma cerca de vime, se possível. Um mês antes do plantio da pimenta, é preciso desenterrar o solo, adicionar esterco podre, que se mistura com a cinza da madeira. 2 semanas antes do plantio da pimenta, o solo é desinfetado com sulfato de cobre na proporção de 1 colher de sopa para cada 10 litros de água.

É hora de transplantar pimentas para um terreno aberto se a diferença entre as temperaturas diurnas e noturnas for de cerca de 8 graus. As mudas toleram esse salto normalmente, mas se não ficarem mais fortes, pode haver problemas. E com geadas de retorno, você precisa ter cuidado. Portanto, é melhor cobrir os canteiros: seja com uma estufa de filme ou algo semelhante.O abrigo funciona à noite e dura pelo menos uma semana após o desembarque. Em princípio, o abrigo não pode ser removido até meados de junho.

Recursos de cuidado:

  • as mudas devem ser regadas uma semana após o transplante, e na primeira rega será diária, com taxa de 150 ml por planta;
  • você só pode regar pela raiz;
  • após cada rega, após 5 horas, o solo está solto para que não haja crosta;
  • você precisa alimentar os pimentões durante o período de floração, quando os frutos estão firmes e maduros, os fertilizantes devem ser aplicados a cada 2 semanas durante todo o verão;
  • da matéria orgânica, uma infusão de cinza de madeira, uma infusão de excrementos de pássaros, diluído de 1 a 10 húmus, diluído de 1 a 15 esterco líquido;
  • se os pimentos forem cultivados com rega irregular, devem ser cobertos com cobertura morta;
  • feno, agulhas de pinheiro, casca picada, serragem servirão como cobertura morta;
  • a formação de um arbusto ocorrerá à medida que cresce: você só pode beliscar a uma altura de 20 cm, para que os brotos laterais cresçam;
  • após a formação, 15-20 ovários devem permanecer em cada arbusto;
  • para estimular o amadurecimento no final da temporada nas últimas semanas do verão, é preciso cortar toda a copa do mato;
  • se a variedade for alta, a planta deve ser amarrada.

Plantar ao ar livre é sempre um risco, principalmente se não for na região sul. Na faixa do meio, por exemplo, com muito mais frequência, os pimentões são cultivados em uma estufa.

Na estufa

Não plante pimentas na mesma estufa onde a erva-moura cresceu no ano passado. Mas se não houver outro lugar, então você precisa preparar as camas na estufa no outono. A terra é fertilizada e desinfetada. Provavelmente, o melhor lugar para pimentos é uma estufa de policarbonato. Não haverá mudanças significativas de temperatura e a planta será o mais confortável possível.

Características do transplante para uma estufa e cuidados subsequentes:

  • o aprofundamento só pode ser feito até a altura do recipiente onde cresceram as mudas;
  • um punhado de turfa pode ser adicionado a cada buraco;
  • Deve-se ficar 30 cm ou menos entre os arbustos e 80 cm entre os canteiros;
  • o solo ao redor dos arbustos deve ser coberto com uma camada de húmus;
  • a primeira rega é realizada não antes de após 10 dias;
  • a estufa é ventilada diariamente, a umidade do ar é controlada.

O restante do cuidado com a pimenta na estufa é comparável aos mesmos procedimentos em campo aberto.

Doenças e pragas

Pulgões, besouro de maio e besouro da batata do Colorado são as principais pragas dos pimentões. E insectoacaricidas, o mesmo Fitoverm, fazem um bom trabalho com eles. Pulgões são considerados especialmente perigosos, que rapidamente cresce sua colônia. É melhor estar preparado com antecedência para encontrá-la: colocar bolinhas enroladas de açúcar de confeiteiro, gema fervida e ácido bórico na estufa (isso raramente acontece com as mudas em casa).

Agora, vamos examinar as doenças mais comuns da pimenta.

  • Se aparecerem manchas escuras nas folhas, o colo da raiz está podre e os frutos estão cheios de áreas aquosas, provavelmente é a requeima. Necessita de tratamento com "Barrier", "Alirin" ou "Barrier". Os arbustos afetados pela doença terão que ser desenterrados e queimados.
  • Manchas marrons e marrons nas folhas são antracnose. As plantas jovens murcham do topo, depois ficam amarelas e morrem. Necessita de processamento imediato "Antracol" (de acordo com as instruções de uso).
  • A podridão da raiz (perna preta) é uma doença com um sistema de irrigação perturbado, quando a planta e o solo estão alagados. Vai ajudar "Fitosporin" e regar o solo com permanganato de potássio.
  • Se a camada superior da folhagem murchar, deve ser Fusarium. A planta também pode ficar amarela, e manchas necróticas e esporos rosados ​​aparecerão em algumas de suas áreas. As plantas afetadas terão que ser desenterradas. Ajudará os arbustos "Fundazol", "Maxim" e seus análogos.
  • Manchas escuras lacrimejantes e manchas verde-oliva nos frutos que aparecem nas folhas são provavelmente sintomas de mofo cinza. O tratamento só é possível no início da doença, e aqui "Gamair" e "Topsin" ajudarão.

Nem todas as doenças da pimenta, mas são bastante comuns. Qualquer medicamento, seja "Epin" ou "Aktara", só deve ser diluído de acordo com as instruções, não faça nada a olho nu.E para prevenir doenças, você deve usar apenas uma ferramenta de jardim esterilizada, observar os fundamentos da tecnologia agrícola, rotação de culturas, capinar regularmente os canteiros, etc.

Problemas crescentes

Pode haver muitos erros, e é melhor saber sobre eles com antecedência:

  • se as mudas estão esticadas e ficam ralas, significa que não têm luz suficiente, é necessário destacar adicionalmente as mudas;
  • se a semente não germinou ou demora muito para germinar, é necessário ajustar o regime de temperatura (antes do surgimento dos brotos +25 há norma, após o aparecimento - +20);
  • se o arbusto crescer mal em altura, é possível que o solo tenha sido escolhido incorretamente, e a temperatura seja baixa, e haja pouca irrigação, e eles se apressaram em dar um mergulho;
  • se a planta murchar e cair, então um dos motivos está na violação do regime de água: talvez os pimentões se esqueçam de regar.

Não é preciso ter medo de usar estimulantes de crescimento, pois sem eles as mudas podem não atingir o desenvolvimento desejado para serem transplantadas para o solo. Ao cultivar mudas de pimentão, muitas ações, se não intuitivas, simplesmente requerem pensamento lógico.

Partindo do fato de que não vale a pena derramar solo de jardim não desinfetado em uma mistura de solo de bom armazenamento e terminar com a escolha de variedades zoneadas.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário