Plantando pimenta
Os pimentões não são exclusivos do site, mas sempre um produto bem-vindo e saboroso. Às vezes, eles têm medo de cultivá-lo, acreditando que o vegetal é muito caprichoso. Sim, e os conselheiros podem dissuadir, embora não o tenham cultivado devido a técnicas agrícolas alteradas e erros durante o plantio. Mas esses erros podem ser excluídos desde o início.
Cronometragem
O momento exato de transplantar pimentas em terreno aberto depende da região. Quase sempre, os jardineiros também são guiados pelo calendário lunar com datas exatas. A semeadura da pimenta costuma cair no final de fevereiro ou início de março, e o transplante já está previsto para o período de estabilização do regime de temperatura. Nesse caso, a marca no termômetro não deve ficar abaixo de +15.
Também é importante que, na hora do transplante, o solo tenha tido tempo de aquecer adequadamente. E a medição da temperatura do solo deve mostrar pelo menos +10. Então, na faixa do meio, esse período começa no final de maio, no sul, o desembarque costuma ser feito já no final de abril, no norte - no início de junho.
É preciso levar em conta o fato de que o pimentão é uma planta extremamente amante do calor, e o frio pode literalmente destruí-la. Os rebentos jovens e ainda não amadurecidos muitas vezes tornam-se vítimas de uma onda de frio.
Plantar mudas
E primeiro, você precisa cultivar mudas fortes em casa. E esse processo também é complicado, é preciso levar em consideração vários fatores ao mesmo tempo.
Capacidades
Muitos jardineiros concordam que o melhor recipiente para as mudas será aquele que não deixa entrar os raios do sol. Deve ser um material opaco e, portanto, nem todo copo de plástico é adequado para este caso. A luz natural é boa para a massa verde, ela precisa dela, o que não se pode dizer das raízes - sua luz pode destruir. Para mudas, você pode usar recipientes, caixas, tabletes de turfa e potes de turfa, caixas de suco e até sacos opacos. Tudo isso (com exceção das amostras de turfa) deve estar perfeitamente limpo e desinfetado. O fundo deve ser coberto com uma fina camada de drenagem. Se parece que os raios de sol ainda podem atingir as raízes, faz sentido instalar o recipiente em caixas de papelão grossas e profundas.
Os comprimidos de turfa são quase a melhor opção. Isso é praticamente uma garantia de boas mudas. Depois de embebidos, os comprimidos incham, são colocados num tabuleiro especial, neles se fazem depressões de um centímetro e meio e as sementes já aí colocadas. Em seguida, polvilhe com terra e cubra com papel alumínio. A uma temperatura de +25, o processo de germinação começará. Você terá que esperar cerca de uma semana para o surgimento das mudas. E quando eles aparecerem, o filme precisará ser removido dos comprimidos e as bandejas colocadas em locais quentes e iluminados. Quando a quarta folha verdadeira aparece no caule, os pimentões irão para o solo do vaso. Você também pode usar cassetes como um recipiente. Os tamanhos dos cassetes são diferentes, mas a essência é a mesma - eles são divididos em seções, em uma seção - uma planta. Os cassetes são equipados com tampas protetoras que permitem a passagem da luz, mas retêm a umidade.
O solo pode ser colocado nas células ou comprimidos de turfa podem ser enviados para lá. A rega terá de ser feita através da palete.
O solo
A qualidade do solo não deve deixar chance para pragas e fungos, e sua composição também deve ser adequada às necessidades da cultura de hortaliças. Pimentas precisam de uma mistura de solo nutritiva, estéril e solta com acidez neutra ou fraca. Se for difícil organizar essa composição sozinho, você pode comprar uma mistura pronta em um mercado de jardinagem e não se preocupar com nada.
Mas se você quiser fazer o solo sozinho, pode ouvir as recomendações abaixo.
- Misture a argila arenosa do prado com solo encharcado e adicione húmus - os primeiros componentes são 2 partes, o último - 1. E adicione outra colher de sulfato de potássio e 2 colheres de sopa de superfosfato a um balde dessa mistura.
- Misture 2 partes de turfa com 2 partes de húmus e 1 parte de areia de rio. Peneirar.
- Pegue parte da areia do rio e do composto, adicione 2 partes de grama.
- Em proporções iguais, turfa de alto pântano, solo folhoso e areia são misturados com uma pequena quantidade de cal.
Qualquer composição deve ser desinfetada. A loja é vendida já desinfetada, mas a caseira definitivamente precisa ser desinfetada.
Semeadura
Devo dizer que é na fase de germinação das sementes que já podem surgir problemas. Porque pode acontecer de forma lenta e desigual. Mesmo os brotos mais "rápidos" aparecerão somente após 2 semanas. Para acelerar a germinação, a semente deve passar pelos seguintes procedimentos:
- calibração - seleção manual de sementes grandes e inteiras (mergulhe as sementes em solução salina, deixe apenas as que já afundaram);
- desinfecção - o permanganato de potássio comum ajuda;
- tratamento com bioestimulantes - ajuda a acelerar o surgimento das mudas e, paralelamente ao seu aspecto uniforme, são adequados "Intavir" e "Zircão";
- borbulhante - as sementes serão enriquecidas com oxigênio (os grãos são coletados em gaze amarrada com nó, enviada para a água com a inclusão do compressor do aquário, e dura 12 horas);
- endurecimento - mas isso raramente acontece, porque é mais seguro fazer este procedimento não com sementes, mas com brotos crescidos;
- germinação - as sementes são colocadas entre duas camadas de matéria umedecida, ficam ali por uma semana, o tecido é colocado em um pires, puxado com um filme.
Mas se as sementes forem peletizadas, você não precisa fazer nenhuma das opções acima. Esse material é plantado imediatamente e os recipientes de turfa também não precisam ser tratados com um bioestimulador. É melhor plantar as sementes imediatamente em recipientes separados para não expor os pimentões ao mergulho, que eles toleram com frequência. É mais conveniente dispor o material de plantio com uma pinça a cada 2 cm, pressionando levemente contra o solo umedecido. E então o plantio é polvilhado com uma camada centimétrica de solo. Só será necessário compactar um pouco a terra e cobrir as caixas com papel alumínio.
Como plantar nas camas?
Esse processo também exige preparação e muito.
Seleção de assento
O principal requisito para ele é uma boa iluminação. Além disso, deve estar quente, pois a pimenta não agüenta o frio e a corrente de ar. Pimentas plantadas próximas à cerca também dificilmente darão uma boa colheita, assim como plantadas próximas a prédios. O fato é que os edifícios lançam sombras, e isso é destrutivo para o crescimento de um vegetal. Não plante pimentões onde berinjelas, tomates, ervilhas ou tabaco costumavam crescer.
Pimentas requerem solo fértil, nutritivo e leve. A estagnação da água no local é um problema, as mudas têm muito medo. Os canteiros devem ser bem cavados, as ervas daninhas removidas, fertilizantes (minerais ou orgânicos) aplicados e um dia antes do trabalho, os buracos são derramados com água. Bem, na primavera nas covas, antes do plantio, é claro, você precisa adicionar nitrato de amônio. Cerca de uma semana antes do plantio, os canteiros são regados com uma solução de sulfato de cobre.
Os caminhos
Primeiramente, é necessário fazer marcações de plantio, que levarão em consideração a altura dos arbustos futuros, bem como o método de rega. E os furos também devem ser feitos corretamente.
Quais métodos existem:
- o nidificação quadrada envolve o plantio de duas raízes em um buraco de modo que intervalos de 60x60 cm sejam observados entre as mudas;
- linhas regulares (criadas com um sistema de irrigação por gotejamento) - o esquema é 90-50-35 ou 70-70-45 cm;
- em sacos - sejam sacos com composto especial, ou mesmo caseiros, feitos de açúcar (método de plantio africano, horta móvel);
- em baldes - também um método móvel, se necessário, a pimenta é mandada para casa, no calor;
- bouquet - é o plantio de pimenta em uma cova em pares.
Qual método é o melhor é uma questão difícil, é sempre uma escolha individual. No entanto, no país você pode experimentar todos os anos.
Esquemas de layout
Tudo depende do representante varietal. O benchmark é o seguinte.
- Padrão. As mudas são plantadas a uma distância de 50 cm, para as variedades de tamanho médio esta é a melhor opção, principalmente se tiverem frutos grandes. A propósito, essa opção também é adequada para pimenta malagueta.
- Esquema aproximado. Assume grande compactação e é frequentemente utilizado em pequenos jardins. Os arbustos ficam separados por 30 cm, deixando-se no máximo 40 cm entre os canteiros, o que é normal para a cultura, é o suficiente para que ela fique livre.
- União. Portanto, é melhor plantar variedades subdimensionadas. Vários brotos irão para um buraco (geralmente 2 pedaços cada). É comum plantar aos pares em regiões quentes, porque arbustos espessos criarão sombra. O esquema em si é 60x60 cm.
É categoricamente impossível plantar pimentões picantes e pimentões lado a lado, porque os pimentões terão um sabor amargo vindo dessa vizinhança.
Tecnologia de pouso
O solo com mudas deve ser totalmente eliminado com água no dia anterior ao plantio. Isso é feito para que o broto do recipiente não seja difícil de sair e para que o sistema radicular não seja danificado ao mesmo tempo. Qual será a aparência da preparação.
- Recipientes de mudas podem ser movidos do peitoril da janela para a rua. No início, isso é feito por meia hora, mas depois o tempo aumenta. Se está frio lá fora, o temperamento deve ser adiado até o momento certo.
- O melhor local para adaptar as mudas é na sombra parcial. Mas nas sombras ela não tem nada para fazer. No sol forte - especialmente porque as mudas não toleram isso.
- Cerca de uma semana antes do plantio, você precisa pulverizar as mudas com fungicidas.
O procedimento de desembarque em si é determinado pela manhã ou à noite, não podendo ser feito durante o dia.
Como plantar pimenta em local permanente de acordo com as regras.
- Remova com cuidado o broto de seu recipiente.
- Coloque-o no centro do furo criado. Não vale a pena aprofundar profundamente, você precisa se concentrar no nível do colar da raiz - não acima dele. Caso contrário, o caule apodrecerá.
- Polvilhe o local com terra, aperte suavemente.
- Umedeça uma plantação fresca, coloque cobertura morta (turfa ou folhas velhas) no solo.
Se a região for ao norte, seria apropriado organizar uma "cama quentinha". No fundo da "trincheira" formada, várias camadas de estrume podre são colocadas, bem como costeletas de palha. Em seguida, o buraco é cuidadosamente derramado com água fervente. Finalmente, você pode enviar terras para lá e começar a plantar pimenta. Acontece que no primeiro dia após o desembarque, as mudas caem. A folhagem murcha e às vezes até fica amarela. Mas não é preciso empolgação, o processo é normal, a planta logo crescerá.
Mas pousar não é suficiente, simplesmente não é a coisa mais complicada. Mas outras regras de cuidado afetarão o comportamento das mudas. Se for uma estufa ou uma estufa, você terá que manter o necessário mais 22-25, você não deve esquecer a iluminação uniforme de alta qualidade, bem como a umidade. A rega é organizada exclusivamente pela manhã. E a primeira rega não ocorrerá antes do quinto dia a partir do momento do desembarque. Bem, então você terá que regar os pimentões cerca de 2 vezes por semana. Meio mês após o plantio, os fertilizantes precisarão ser aplicados, estes serão complexos minerais. A próxima cobertura será apenas quando os pimentões começarem a dar frutos.
Erros freqüentes
E existem, de fato, muitos deles. Mas ainda vale a pena considerar aqueles em que os jardineiros regularmente preenchem cones.
- Deslizamento de grau. Existem variedades muito precoces, primeiras, intermediárias e tardias. O amadurecimento precoce leva 100 dias ou um pouco mais, o superciário - menos de 100 dias, o tardio - 135 dias. E aqui é necessário avaliar com clareza as condições climáticas da região. Mas todos os termos são calculados de forma aproximada, com uma boa previsão, condições meteorológicas previsíveis. Na verdade, os brotos podem eclodir tarde e o clima fará seus próprios ajustes e, sendo muito termofílica, a pimenta diminuirá o crescimento no clima frio.Portanto, em campo aberto, variedades precoces e muito precoces crescem com sucesso, todo o resto - apenas para estufas.
- Semeadura incorreta. Você pode até selecionar o material errado e perder amostras realmente boas. Por exemplo, as sementes têm mais de 3 anos e não foram tratadas com bioestimulantes - podem demorar muito para germinar. Em uma palavra, as sementes precisam ser "dopadas", e é um pouco presunçoso esperar que tudo chocará com o tempo sem isso.
- Falta de calor. Recipientes com mudas só devem ficar em local quente, nada mais. Pimenta é um tema sulista. Não deve soprar pelas janelas, o peitoril da janela em si não deve ser frio. O solo frio dificultará que as pimentas retirem água e comida dele, e elas ficarão estagnadas. E nos canteiros o princípio é o mesmo - se a temperatura cair abaixo de +15, é melhor cobrir as plantas com tecido não tecido. E o espaço entre as camas é feito de polietileno preto. Regue os pimentões apenas com água morna.
- Escolhendo. Você pode mergulhar, mas esta é uma manipulação perigosa. Esta cultura em particular não o tolera bem. É melhor semear as sementes de uma vez em xícaras diferentes. Após a colheita, as raízes são danificadas, a planta torna-se fraca - murcha, amarelece ou até mesmo interrompe o desenvolvimento completamente.
- Aterrissando na sombra. Eles não suportam nem sombra parcial, dar sol às pimentas. É uma cultura que ama muito a luz e adora aproveitar o sol. Se você olhar para as mudas alongadas de pimentão, este é um exemplo de plantio à sombra ou sombra parcial.
- Aprofundamento no solo. Eles plantam exatamente da mesma forma que cresceram em um recipiente. Pode ser comparado ao plantio de árvores frutíferas, o princípio é o mesmo. Caso contrário, a pimenta vai "desacelerar" e crescer mal.
- Afrouxamento muito profundo. A cultura adora soltar e isso pode ser feito após cada rega. Mas apenas para quebrar a crosta do solo, nada mais. As raízes são altas e, se você exagerar, pode prejudicar o sistema radicular.
- Subalimentação. A pimenta adora fósforo e potássio e reagirá negativamente à falta desses elementos. Quase tudo é possível, exceto esterco fresco, que dará frutos podres.
Do contrário, basta cumprir os prazos, escolher o local certo e prepará-lo (levando em consideração os antecessores), e não haverá frutos imaturos ou crescidos demais. Bem, claro, se você cuidar da pimenta até o momento da colheita.
O comentário foi enviado com sucesso.