Tudo sobre como plantar pimentas em terreno aberto
A pimenta é considerada uma das hortaliças mais comuns na Rússia. As variedades doces são adequadas para preparar lanches, saladas e preparações para o inverno, enquanto as variedades picantes tornam qualquer prato mais saboroso, aromático e rico.
Nem todos os jardineiros se atrevem a cultivar pimenta, sabendo que é uma cultura do sul e que adora o calor, mas os experientes residentes de verão demonstraram o contrário na prática. Muitas variedades prosperam nos climas das regiões norte, oeste e central. Para fazer uma colheita saborosa e rica, é preciso cumprir todas as condições da tecnologia agrícola, e os devidos cuidados começam com o plantio das plantas.
Quando você pode plantar?
Moradores de verão inexperientes costumam se assustar com o plantio de pimentas em terreno aberto, pois nessas condições será mais difícil proteger as mudas dos caprichos do clima, pragas e doenças. Quer se trate de pimentão doce ou pimenta, o processo de plantio de mudas deve ser abordado da forma mais responsável possível. Cada etapa (seleção do local, preparação do material de plantio, etc.) é importante e afeta a frutificação.
Eles começam a se preparar para o trabalho em poucos dias. O lote de terreno selecionado deve ser limpo de ervas daninhas, alimentado e outras manipulações necessárias são realizadas. Ao cultivar mudas por conta própria, você precisa não apenas preparar, mas também germinar as sementes. Na utilização de mudas prontas, diversas atividades também são realizadas. No momento em que as plantas são plantadas no solo, elas devem estar devidamente preparadas.
Dias favoráveis foram estabelecidos para o plantio de pimenta no local.
Recomenda-se cumprir certos prazos.
- No período de 15 de fevereiro a 15 de março, tem início a semeadura das mudas. Para as regiões do sul, a data foi ligeiramente alterada algumas semanas antes (início de fevereiro - início de março).
- Assim que as mudas atingem a idade de 60-90 dias, podem ser transferidas para fora e plantadas no solo. O trabalho só pode ser realizado a uma temperatura favorável predeterminada.
Os tempos acima são aproximados e podem ser ajustados com base em vários fatores. Antes de cultivar, você deve se familiarizar com as características da variedade. Suas características devem indicar uma data adequada.
Você pode contar com a experiência pessoal e levar em consideração o clima. Por exemplo, nos Urais, as mudas são plantadas mais tarde do que no Território Krasnodar.
Desembarque por região
Semear sementes para mudas de pimenta.
- Sul. O início do último mês de inverno são os primeiros dias de março.
- Pista do meio. Depois de 15 de março - a segunda quinzena deste mês.
- Norte. A partir da segunda quinzena de março até os primeiros dias de abril.
Momento adequado para transferência de plantas para terreno aberto.
- Sul. As obras são realizadas desde os últimos dias de abril até meados de maio.
- Pista do meio. As datas adequadas são consideradas de meados de maio ao início do verão, incluindo os primeiros dias.
- Norte. Até 15 a 16 de junho.
O sistema acima é ajustado para a primavera, cedo ou tarde.
Pouso lunar
Alguns jardineiros, especialmente aqueles que cultivam frutas e vegetais por mais de um ano, são guiados por um calendário especial.
As seguintes datas são recomendadas para 2021.
- Fevereiro - de 15 a 16 e 28; Março é o primeiro dia, 8 e 9, bem como o 12. Durante esses períodos, você pode começar a germinar sementes para obter mudas.
- Em maio, as mudas podem ser transferidas para estufas e estufas. Os números vão de 12 a 18 e 8 de maio.
- Em canteiros a céu aberto, as mudas são plantadas em maio (de 12 a 18) ou em junho (13).
Recomenda-se focar não apenas no calendário lunar, mas também nas previsões sinóticas.
Seleção de assento
A preparação para o trabalho de plantio envolve a escolha de um local adequado. A pimenta prefere áreas abertas iluminadas pelo sol. A área deve ser espaçosa, mas protegida de ventos fortes e frios. Você pode plantar mudas ao longo da parede sul de uma casa ou outro prédio.
A proteção contra correntes de ar pode ser construída com suas próprias mãos. Por exemplo, plante plantas altas ao redor do perímetro do local ou instale fixadores com uma malha especial.
Para a germinação, um local onde as seguintes safras costumavam crescer é ótimo:
- repolho (qualquer variedade);
- leguminosas;
- abobrinha;
- pepinos;
- vários vegetais de raiz.
Você deve escolher um local diferente se eles cresceram no solo:
- tomates;
- beringela;
- batata;
- Pimenta.
Preparação
O solo
O solo ideal é leve, fértil e retém umidade.
As camas são preparadas no outono de acordo com o seguinte esquema:
- o local está limpo de ervas daninhas e restos de plantas;
- o uso de curativos minerais na proporção de 30-50 gramas por metro quadrado;
- o solo é fertilizado com cinzas, gastando de 50 a 80 gramas por metro quadrado;
- na introdução da matéria orgânica, são utilizados de 5 a 10 gramas de húmus;
- a área fertilizada é cuidadosamente desenterrada.
Mesmo que o solo esteja gravemente esgotado, é indesejável colocar mais nutrientes do que a taxa indicada. O estrume fresco para alimentação não é adequado devido ao seu alto teor de nitrogênio. Um excesso deste componente inibirá a frutificação.
Se a preparação do local for realizada na primavera, é necessário cavar cuidadosamente o solo e fertilizar com as seguintes substâncias (consumo por metro quadrado):
- formulações à base de nitrogênio - 20-30 gramas;
- fosfatos - de 30 a 40 gramas;
- substâncias de potássio - 30-40 gramas.
Cerca de uma semana antes do plantio, a terra deve ser tratada com qualquer desinfetante.
Material de plantio
Antes de transferir as mudas, elas precisam ser preparadas para as novas condições. Para isso, é realizado o endurecimento. Primeiro, os recipientes com plantas são deixados do lado de fora ou perto de uma janela aberta por no máximo uma hora. O intervalo de tempo é aumentado gradativamente, chegando a 8 horas por dia. No dia anterior à transferência, as mudas são deixadas do lado de fora durante a noite.
Apenas mudas formadas são transplantadas, a altura das quais é de cerca de 20-30 centímetros, com 6-8 folhas maduras de cor brilhante.
Se você deseja cultivar mudas por conta própria, é necessário selecionar e preparar corretamente as sementes para a germinação.
O método de preparação das sementes depende do período de armazenamento:
- se as sementes têm 3-4 anos, podem ser semeadas secas, mas para uma melhor germinação é aconselhável mergulhá-las em água morna por um dia;
- as sementes, com mais de quatro anos, são embebidas num estimulador de crescimento e numa solução de "Heteroauxina", com a sua ajuda, a taxa de germinação aumenta para 90%.
O processo de germinação é realizado de acordo com o seguinte esquema.
- Os grãos devem ser embrulhados em um pano úmido ou papel, que é periodicamente borrifado com água.
- O pacote é colocado em um saco para criar um efeito estufa. A bolsa está cheia de ar e amarrada.
- Em seguida, o recipiente deve ser colocado em uma bandeja ou tabuleiro e transferido para um local aquecido. Você pode deixá-lo ao lado da bateria.
Brotos frescos devem aparecer em alguns dias. Assim que as sementes começam a germinar, são transferidas para solo úmido, aprofundando-se em meio centímetro. Em vez de terra, costuma-se usar turfa ou tabletes de turfa. Você mesmo pode preparar uma mistura de solo adequada. Os seguintes componentes são misturados: uma parte de areia e solo de jardim, 2 partes de húmus, uma colher de sopa de cinzas (calculada por quilograma da mistura).
A pimenta não tolera colheita e transplante, por isso é aconselhável germinar imediatamente a cultura em recipientes separados até que seja transferida. Os tabletes especiais de turfa são ótimos, pois as plantas são transplantadas para o solo com eles, sem danificar o sistema radicular. Em vez disso, eles usam copos de plástico comuns com um diâmetro mínimo de 10 centímetros. Para não prejudicar as raízes, o recipiente é cortado.
Para obter mudas fortes e saudáveis, as seguintes condições devem ser atendidas.
- Faixa de temperatura confortável - de 25 a 28 graus Celsius. Em taxas mais baixas, o crescimento da muda diminui.
- Conforme o solo seca, a irrigação é realizada. A água deve ser separada e quente, cerca de 30 graus.
- As plantas adoram ar úmido, por isso é aconselhável borrifar periodicamente os recipientes com mudas com um borrifador.
- Evite mudanças repentinas de temperatura e correntes de ar.
- O recipiente com as mudas pode ser colocado no parapeito da janela na parte sul ou retirado para a varanda.
Ao semear em fevereiro, você precisa instalar fontes adicionais de iluminação na sala. A pimenta precisa de um longo dia de luz - das 7h00 às 21h00.
Esquemas
O padrão de plantio afeta muito o rendimento. Jardineiros inexperientes muitas vezes cometem o erro de plantar plantas muito próximas umas das outras, tentando aproveitar ao máximo a terra. Nesse caso, o processo de frutificação das hortaliças é interrompido.
Ao colocar as camas, você pode escolher qualquer um dos seguintes esquemas.
- Com o método padrão, deixe um espaço de 0,5 metros entre as plantas. Esta opção é recomendada para variedades de tamanho médio com tamanhos grandes de vegetais e pimenta malagueta.
- Se o terreno for pequeno, pode-se escolher um padrão de fechamento, mantendo uma distância de 30 centímetros entre as mudas, e deixando 40 centímetros entre as linhas. É aconselhável escolher esta opção para arbustos raquíticos e compactos.
- Para plantas baixas, a opção combinada também é ótima. Dois pedaços de pimenta são plantados em uma cova para o plantio. O padrão de pouso é 60 x 60 centímetros. E também as plantas ficarão confortáveis em regiões com clima abafado, já que arbustos localizados próximos uns dos outros criarão sombra adicional.
Ao escolher qualquer uma das opções, é preferível não plantar pimentões e pimentões na mesma área. Polinizando-se mutuamente, eles estragam o sabor e o aroma da fruta. É necessária uma lacuna bastante grande entre essas variedades.
Instruções passo a passo
Não é difícil aprender a plantar pimenta corretamente, o principal é seguir as regras estabelecidas e ouvir os segredos de especialistas experientes. Via de regra, o plantio de verduras em estufas é realizado em meados de abril. Se o solo não aqueceu, use aquecedores ou regue a área com água fervente. Um material de cobertura denso de cor preta ajudará a manter o calor.
Quando transferido para campo aberto, a data da obra desloca-se para perto de meados de maio. As geadas devem diminuir completamente. O plantio precoce envolve cobrir as plantas jovens durante a noite com um tecido não tecido para mantê-las fora do ar frio. E também o plantio é feito na primeira década de junho, quando chega o tempo mais quente e confortável.
Alguns jardineiros equipam canteiros altos para plantações de vegetais. Para a sua construção, serão necessárias tábuas, com a ajuda das quais as camas são elevadas cerca de 25-30 centímetros. As diferentes variedades devem ser separadas por plantas altas (girassóis, milho, tomates altos).
É assim que se parece o algoritmo de aterrissagem padrão.
- As mudas são regadas abundantemente antes do plantio. Aconselha-se realizar o trabalho com tempo nublado e quente, sem ventos fortes.
- A profundidade do buraco ou buraco de plantio deve ser maior do que a altura do recipiente da muda. As plantas não podem ser enterradas muito fundo, caso contrário o processo de seu desenvolvimento será interrompido. E também as plantas podem morrer.
- Os buracos cavados são irrigados com água morna, gastando-se 1 a 2 litros de líquido para cada um. A água deve ser totalmente absorvida pelo solo.
- Se a pimenta crescer em potes ou tabletes de turfa, eles são cuidadosamente transferidos para o buraco.Ao cultivar vegetais em recipientes de plástico, é necessário retirar as plantas com cuidado, sem destruir o caroço de terra.
- As mudas são plantadas na posição vertical, colocando-as o mais fundo possível até o valor permitido. A colocação correta garante o desenvolvimento das raízes laterais e apêndices.
- Polvilhe as mudas com uma pequena quantidade de terra ao redor do tronco e a seguir calque.
Possíveis dificuldades
Ao cultivar frutas, cada jardineiro pode enfrentar diferentes dificuldades. A principal delas são as infecções, pragas e doenças, das quais as plantas da família Solanaceae costumam sofrer.
As mudas jovens são freqüentemente atacadas por uma perna preta, devido ao qual as mudas crescem mal e morrem. Para proteger a plantação desta doença, é necessário tratar as sementes com uma solução desinfetante antes da germinação. E também é necessário cumprir as condições da tecnologia agrícola, mantendo o regime correto de temperatura e o nível ideal de umidade do solo.
A irrigação insuficiente também afeta a saúde das plantas, elas ficam amarelas e as folhas e ovários murcham e caem. Na estação quente, as próprias frutas costumam cair. O murchamento é perigoso para plantas de qualquer idade. Os arbustos perdem sua cor brilhante, uma tonalidade marrom aparece.
Bactérias, fungos e infecções prejudiciais freqüentemente vivem nas camadas do solo. Eles permanecem no solo de seus predecessores que anteriormente cresceram em um local específico. Alguns deles entram no solo com matéria orgânica. Para salvar a plantação, você deve fazer o seguinte:
- a semente deve ser processada antes da germinação;
- você precisa seguir estritamente as regras de rotação de culturas;
- as plantas afetadas devem ser rapidamente removidas do local e destruídas, o mesmo se aplica a pimentas crescidas;
- arbustos podem ser tratados com agentes protetores como profilaxia, pimentas florescendo devem ser pulverizadas apenas com compostos seguros que não afetarão a frutificação.
Os fungicidas são altamente eficazes. Ao usá-los, você deve seguir cuidadosamente as instruções de cada medicamento. Caso contrário, as plantas serão prejudicadas. Se estiver muito frio lá fora, a plantação deve ser protegida das condições climáticas adversas usando material de cobertura e equipamento de jardim especializado.
Frutas brilhantes e suculentas costumam atrair a atenção de pragas de jardim. Muitos jardineiros recomendam optar por receitas folclóricas, uma vez que tais formulações são mais seguras e podem ser utilizadas em qualquer fase do cultivo.
Para lidar com os pulgões, a área é tratada com a seguinte solução usando um pulverizador: 250 gramas de cinza de madeira por 10 litros de água quente. Os ácaros são repelidos por uma composição à base de cebola e alho (200 gramas de qualquer uma das plantas) e pontas de dente de leão (200 gramas). Aproximadamente 35 gramas de sabão em pó amassado são misturados à solução. A ferramenta deve ser insistida ao longo do dia, e somente após a pulverização.
Afrouxar constantemente o solo e usar cobertura de palha ajudará a se livrar das lesmas. Se as pragas já começaram a atacar os vegetais, elas precisam ser coletadas manualmente e a superfície do solo é coberta com pó de mostarda (uma colher de chá por metro quadrado de terra).
O comentário foi enviado com sucesso.