Vida útil da semente de pimenta
A germinação das sementes de pimenta depende das condições de armazenamento: temperatura, umidade, presença de uma série de substâncias agressivas, possibilidade de infecção por fungos, mofo e outras influências desestabilizadoras que podem estragar o material da semente antes que seja útil para o fim a que se destina .
Fatores de influência
Os fatores que afetam a germinação das sementes de pimenta são os seguintes.
- Com a exposição de longo prazo (mais de 25 dias) e o aquecimento de longo prazo (mais de 2 segundos) das sementes em água a uma temperatura de cerca de 55 graus, bem como se as condições para a sua semeadura forem violadas, a germinação diminui drasticamente.
- A semente que ficou por meia hora ou uma hora em água com uma temperatura de 26-28 graus pode ser semeada por 20 dias e imersa em água com uma temperatura de 36-38 graus (ao mesmo tempo) - 3 dias .
- Mudas de pimenta, obtidas em condições diferentes das recomendadas, só aparecem depois de alguns dias.
- Durante o período de pré-processamento, é necessário monitorar a umidade e a temperatura dos estoques de sementes. Se a umidade for insuficiente, o embrião torna-se letárgico e às vezes seca.
- Se a umidade for muito alta, as sementes muitas vezes ficam mofadas e perdem a germinação: o embrião apodrece e morre.
- Monitore a temperatura de armazenamento. É permitido um intervalo de -1 a +30, com uma violação significativa desta condição, o material semente torna-se facilmente inviável.
- Umidade moderada é obtida monitorando-se cuidadosamente a temperatura ao redor das sementes. Armazená-los em condições herméticas também ajuda, por exemplo, em um sachê ou frasco com uma rolha esmerilada.
Há casos em que um embrião enfraquecido dá brotos instáveis que não podem se desenvolver totalmente, como resultado, a planta morre sem trazer qualquer colheita.
Por quanto tempo as sementes podem ser armazenadas?
As sementes de pimentão amargo e doce (búlgaro) são preservadas com uso adequado por pelo menos um ano. Para efeito de comparação: sementes de pepino, berinjela e tomate são boas por 3 anos. O fabricante responsável indicará obrigatoriamente o prazo de validade e o período de coleta.
A maioria das hortaliças leva de 7 a 40 dias para germinar com sucesso, dependendo da temperatura e da umidade. Em uma estufa ou estufa, este processo pode ser significativamente acelerado: não há superaquecimento acentuado do solo devido às paredes da estrutura protetora espalhando luz. O solo não está exposto a um ataque constante e intensamente intensificado de ervas daninhas.
A germinação das sementes aumenta com luz moderada. Somente pimentas maduras, saudáveis e intactas são adequadas para sementes e devem ser colhidas manualmente. O material deve ser seco antes da semeadura. Em média, a taxa de germinação de grãos recém-colhidos é de 80-95%. As sementes podem ser desenterradas depois de germinadas. A taxa de germinação desses grãos durante o transplante será em média de 70%. Depois de alguns dias, eles podem ser transplantados para o canteiro do jardim.
As sementes devem ser classificadas antes da semeadura. Para isso, são espalhados em sacos de papel e determinados para germinação. Sementes que perderam muito o tamanho ou escureceram devem ser descartadas: chupetas defeituosas definitivamente não germinarão. Eles não afundam em um copo d'água.
O período máximo de preservação de embriões em sementes não é superior a 3 anos, após esse período, apenas 30-40% de todas as unidades colhidas permanecem vivas, portanto, não faz sentido mantê-las para uso futuro.
O material vencido pode ser plantado?
Sementes de pimenta plantadas por 4-5 anos reduzem drasticamente a porcentagem de germinação. Não será mais do que 10% na melhor das hipóteses, enquanto na pior, é inútil esperar pela colheita. Ensinados pela amarga experiência de gerações anteriores de residentes de verão, os jardineiros modernos não perdem tempo com um trabalho obviamente inútil: tentar germinar sementes velhas. Não é recomendado o uso de espécimes coletados há mais de 2-3 anos para semeadura e cultivo.
Recentemente, os cientistas aprenderam como obter altos rendimentos usando sementes de pimenta velhas: eles armazenam muitos nutrientes, mas requerem uma manutenção cuidadosa.
No entanto, esta abordagem requer quase condições de laboratório, protegidas de fatores ambientais desestabilizadores.
O material vencido é adequado para o plantio se sementes que não inspiram confiança apareceram nos balcões mais próximos nos últimos três anos. Por exemplo, uma variedade que se assemelha ao tomate F1, não produz sementes autopropagadas, que podem ser reiniciadas quantas vezes forem necessárias em um ambiente de estufa.
A maioria dos residentes de verão afirma que as sementes velhas de pimenta não são adequadas para mudas. Mas você sempre pode se lembrar que algum dia grãos envelhecidos e estragados certamente germinarão. Isso é muito econômico: o material de plantio geralmente não é barato. Para selecionar espécimes viáveis, faça o seguinte. Espere por um clima estável e quente na primavera.
Se você tiver uma estufa completa com a capacidade de controlar o microclima, esta etapa pode ser ignorada.
- Mergulhe as sementes por meia hora em água morna (30 graus).
- Embrulhe em um pano e coloque em um prato, umedeça-os periodicamente, mas não molhe. Eles devem respirar, não sufocar.
- Mantenha-os em um lugar quente (20 graus) longe da luz solar direta por uma semana.
- Tendo alcançado as mudas, transplante-as cuidadosamente para o solo. Descarte os grãos que não germinaram.
Os cuidados subsequentes com pimentas recém-plantadas devem ser fornecidos na íntegra: irrigação diária, alimentação regular das plantas e pulverização com remédios populares para pragas.
O comentário foi enviado com sucesso.