Semeando sementes de pimenta
Juntamente com o tomate, a pimenta é uma das culturas mais populares cultivadas pelo método de mudas. Os trabalhos preparatórios para esse processo começam no inverno e, já com o início dos primeiros dias quentes, as mudas podem ser plantadas em campo aberto ou em casa de vegetação.
Cronometragem
É possível plantar esta cultura em campo aberto apenas no sul da Rússia. Os residentes de verão que moram em outras regiões, incluindo a Sibéria, costumam fazer isso em estufas especiais, pois somente nessas condições é possível criar um microclima ideal para o crescimento da cultura. A temperatura do solo para o plantio deve estar acima de 15 graus, o que afeta a escolha da época mais ideal. O trabalho preparatório para o plantio de pimentão doce é melhor feito em janeiro ou fevereiro, já que março às vezes é bastante quente e você já pode plantar sementes. No processo de plantio das sementes é imprescindível levar em consideração o amadurecimento precoce de uma determinada variedade, pois é esse fator que interfere na duração da colheita.
Se a pimenta estiver em casa de vegetação, os primeiros frutos podem ser obtidos após 100 dias, mas em local não aquecido são necessários pelo menos 4 meses. Além disso, é necessário adicionar aqui o tempo que levará para o aparecimento das mudas. Assim, caso seja necessário obter essa hortaliça no final do verão, as mudas devem ser plantadas nos últimos dias de fevereiro ou, no máximo, até meados de março.
Ao usar o calendário lunar, o plantio também deve ser realizado no início do verão, de forma que a colheita será obtida no final do verão ou início do outono.
As condições necessárias
Para que as sementes de pimenta germinem e dêem uma boa colheita no final, são necessárias certas condições. Em primeiro lugar, deve-se preparar adequadamente o solo, saturá-lo com oligoelementos e substâncias úteis, que contribuirão para um crescimento mais eficiente e ótimo da pimenta. Além disso, você precisa se certificar de que a temperatura permite que as sementes germinem.
O processamento das próprias sementes também é importante, porque disso depende o futuro da colheita. É melhor seguir as instruções do fabricante da semente ou descobrir tudo empiricamente.
Preparação do solo
A qualidade do solo é de suma importância no processo de desenvolvimento das plantas. Para isso, é preparado com muito cuidado, caso contrário, toda a safra pode ser totalmente anulada. Se as possibilidades financeiras permitirem, é melhor comprar um substrato pronto em uma loja, mas é muito caro. Se você precisar de grandes volumes, terá que gastar dinheiro. Nesse caso, é melhor usar uma mistura preparada por você mesmo. Este é um processo bastante simples, mas como resultado, será possível obter componentes que melhoram muito a composição do solo. A solução ideal para as pimentas é usar uma mistura de solo de jardim, turfa, húmus e cinza de madeira. Isso fornecerá ao solo todos os nutrientes de que ele precisa para crescer mais rápido e com mais eficiência. Além disso, turfa, areia e húmus podem ser misturados em proporções iguais, o que também é uma forma bastante eficaz de melhorar as condições do solo.
Nesse caso, muita atenção deve ser dada à desinfecção do solo.... Para fazer isso, o solo deve ser desinfetado por vapor ou aquecimento. O primeiro método consiste em despejar água fervente sobre o solo e cobrir com pratos até que esfrie, e o segundo consiste em colocar a terra em um forno de alta temperatura. Também é considerado bastante eficaz tratar o solo com uma solução de manganês, que destrói todos os patógenos e torna o solo o mais limpo possível.
Deve-se notar que a desinfecção também tem uma desvantagem, porque as bactérias benéficas são mortas junto com os microorganismos prejudiciais. Para restaurar a microflora, é necessário encher imediatamente o solo com água para que repouse cerca de 2 semanas numa sala quente.
Preparação de sementes
O preparo das sementes é uma das etapas mais críticas, que determina a taxa de germinação da pimenta, bem como a quantidade e a qualidade da colheita. Além disso, a resistência das sementes a várias doenças e fatores externos depende disso. As instruções passo a passo o ajudarão a fazer tudo certo.
Ordenação e seleção
No âmbito desta etapa, ocorre a seleção das sementes da mais alta qualidade. Para alcançar a eficiência máxima, você precisa separar todas as sementes e remover as menores. Além disso, os residentes de verão são aconselhados a mergulhar as sementes em uma solução de sal por 20 minutos. Durante este tempo, será possível se livrar de todos os elementos ocos, e o resto pode ser cozido mais.
Durante a separação, também é necessário verificar se há danos ou mofo nas sementes, pois podem infestar outras sementes e destruir a cultura. A principal tarefa do processo de classificação é deixar apenas o material da mais alta qualidade que permitirá que você obtenha uma boa colheita no futuro.
Tratamento térmico
Independentemente de as sementes terem sido coletadas independentemente em casa ou adquiridas em uma loja, elas devem ser tratadas termicamente. Este procedimento é bastante simples e para sua execução basta envolver os grãos em um pano e colocá-los no aquecedor.
Gravura
Este procedimento é necessário para realizar uma desinfecção completa das sementes. Após o plantio das sementes, vários micróbios e bactérias patogênicos podem permanecer. Tudo isso traz o risco de destruição total da lavoura, portanto é necessário realizar a desinfecção e ataque ácido.
Uma das formas mais eficazes é usar uma solução de permanganato de potássio, para o qual é necessário diluir cerca de 5 gramas de permanganato de potássio em 200 ml de água. Basta manter as sementes nesta solução por cerca de 30 minutos e você não pode mais se preocupar com a presença de quaisquer patógenos. Após esses procedimentos, é imprescindível enxaguar as sementes em água corrente e secar com toalha comum.
Absorver
Uma característica distintiva desse procedimento é que ele permite que você prepare sementes para crescer em condições de solo, além de fornecer um sistema imunológico mais forte. Graças a isso, uma boa colheita pode ser obtida na saída. Para embeber, basta colocar as sementes em um pano úmido, depois mandar para o saco e para a geladeira. O melhor é mantê-los nos compartimentos para vegetais, que estão à temperatura zero.
Germinação
Este procedimento não é obrigatório, no entanto, a maioria dos veranistas recorre a ele para encurtar o tempo de crescimento da pimenta.... Após a germinação, será muito mais fácil para as sementes chegarem à superfície do solo. Para isso, basta pegar um pano de algodão úmido comum e colocar as sementes ali. Periodicamente, deve ser umedecido com água. Você pode enrolar a gaze na forma de um caracol. Da mesma forma, o papel higiênico com sementes nele colocadas é enrolado e periodicamente ligeiramente umedecido.
Para acelerar o processo de germinação, você também pode usar preparações especiais.
Métodos de plantio
Hoje, existem várias maneiras de semear corretamente pimentões para mudas em casa. Independentemente do recipiente utilizado para o plantio, ele deve ser tratado com desinfetantes especiais e as sementes devem ser colocadas a uma profundidade de no máximo um centímetro.
Em caixas ou recipientes de plástico
Neste caso, são utilizados recipientes com altura máxima de 100 mm. A pedra triturada ou argila expandida é despejada no recipiente, graças ao qual será possível se livrar do excesso de água. Depois disso, a terra é despejada no recipiente, deixando alguns centímetros livre da borda.
Usando uma régua regular, pequenas depressões são criadas nas quais as sementes de pimenta são plantadas. Neste caso, a distância deve ser de pelo menos 3 cm entre si, caso contrário não poderão se desenvolver. É melhor usar uma pinça para obter o máximo de resultados e facilidade de uso. Depois que as sementes são lançadas, elas devem ser borrifadas com terra, e o solo deve ser compactado e regado cuidadosamente.
Em copos
No mercado hoje é possível encontrar copos plásticos especiais com fundo removível. É necessário eliminar o excesso de umidade, que é de suma importância para o crescimento eficiente das sementes de pimenta. Se copos comuns forem usados após o iogurte ou outros produtos semelhantes, vários orifícios devem ser feitos na parte inferior para que a água não permaneça dentro do copo. Em seguida, o solo é despejado no recipiente, uma depressão é feita nele e uma semente é enviada para lá, borrifando-a com terra em cima.
Se o copo tiver fundo removível, plantar será muito mais fácil do que usar a opção usual.
Panelas ou tabletes de turfa
Este método é um dos mais populares e eficazes, pois permite preparar mudas com rapidez e segurança. O algoritmo de plantio é praticamente igual ao apresentado no uso de copos plásticos.
Depois que a planta está totalmente crescida, ela deve ser transplantada para um terreno aberto ou estufa usando recipientes de turfa comuns. A principal vantagem da utilização deste método é que as plantas não são danificadas durante o processo de transplante, para que possam continuar a crescer no mesmo ritmo. Além disso, no mercado você encontra uma grande quantidade de containers que diferem em suas dimensões e possuem um custo acessível.
Para obter melhores resultados, você também pode usar pastilhas de turfa, que são colocadas em copos separados antes de plantar as sementes. Eles são dispostos de forma a fornecer às sementes tudo o que precisam para crescer rapidamente.
Em cassetes
Em alguns casos, os cassetes são usados para obter mudas de pimenta, que são moldes de plástico com células. A principal vantagem desse método é que até 12 plantas podem ser cultivadas em um dispositivo. Também pode encontrar cassetes especiais que se fecham com tampa, com o que é possível garantir um microclima ideal para a germinação de sementes de pimenta.
É necessário colocar uma mistura de solo ou pastilhas de turfa nas células, e só depois é possível começar a semear.
No hidrogel
Um hidrogel é um polímero exclusivo que pode absorver grandes quantidades de umidade. Hoje, os hidrogéis podem ser encontrados no mercado na forma de pós ou grânulos, cada um dos quais é diferente em sua eficácia. Para preparar um hidrogel para o cultivo de pimenta, é necessário tomar 1 colher de sopa de pó e um litro de água, e a mistura estará pronta em 30 minutos. As sementes de pimenta são colocadas na superfície do hidrogel resultante, para que no futuro a planta não precise ser regada. Você não precisa colocá-los muito fundo.
Depois que os brotos aparecerem, você precisará remover as sementes com uma colher comum e transferir para copos. Uma vantagem distinta do hidrogel é que ele permite que você obtenha sementes germinadas perfeitamente e transplante-as com segurança em outro recipiente. Isso aumenta muito o rendimento da colheita.
Cuidado
Após a semeadura, é necessário fornecer o nível adequado de cuidado com as sementes. É extremamente importante monitorar a temperatura, que deve estar no mínimo 25 graus, caso contrário as sementes não conseguirão germinar. Para irrigação, é permitido o uso de água em temperatura ambiente. Se não estiver filtrado, é necessário limpá-lo. A solução ideal é usar água da chuva para acelerar o processo de germinação.
Depois que as sementes brotam juntas, elas precisam ser mergulhadas para garantir um maior desenvolvimento normal. Se você seguir rigorosamente todas as técnicas agrotécnicas, usar sementes de alta qualidade e realizar todo o trabalho no mais alto nível, então no quinto dia você poderá ver as mudas.
O comentário foi enviado com sucesso.